Copa do Mundo 2026: com Brasil de volta a campo, confira jogos decisivos desta quarta-feira

 


Por Sara Santos

Copa do Mundo 2026: com Brasil de volta a campo, confira jogos decisivos desta quarta-feira
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A última rodada da fase de grupos tem início nesta quarta-feira (24), batendo o martelo para as definições dos grupos A, B e C da Copa do Mundo de 2026. Até o momento, o México (Grupo A) já está matematicamente classificado para a próxima fase. Por outro lado, o Haiti (Grupo C) é a única seleção destas chaves que já entra em campo eliminada. As demais equipes continuam na disputa pelas vagas restantes para o mata-mata.

 

O Brasil entra em campo contra a Escócia no mesmo horário em que jogam Marrocos e Haiti, às 19h (de Brasília). Com os haitianos fora da disputa pelas vagas, os três classificados restantes buscam a melhor posição possível na tabela para decidir o chaveamento ideal na fase de 16 avos de final.

 

Já no Grupo A, África do Sul e Coreia do Sul brigam diretamente pela permanência na zona de classificação, enquanto torcem pelo resultado do outro confronto da chave. Com o México isolado na liderança com 6 pontos, a disputa pelas vagas restantes ferve entre os demais colocados: os sul-coreanos aparecem na segunda posição com 3 pontos, enquanto África do Sul e Tchéquia empatam na sequência com 1 ponto cada.

 

No embolado Grupo B, as confirmações dependem 100% dos resultados desta quarta-feira. Após aplicar uma goleada por 6 a 0 sobre o Catar, o Canadá assumiu a liderança da chave. Embora esteja empatado com a Suíça com 4 pontos, o time canadense leva vantagem devido ao saldo de gols. Na parte de baixo da tabela, Bósnia e Herzegovina e Catar aparecem empatados com apenas um ponto cada.

 

CONFIRA JOGOS DESTA QUARTA-FEIRA (24)
16h - Bósnia e Herzegovina x Catar
Local: Lumen Field, Seattle (EUA)
Transmissão: CazéTV
 

16h - Suíça x Canadá
Local: BC Place, Vancouver (Canadá)
Transmissão: CazéTV
 

19h - Escócia x Brasil
Local: Hard Rock Stadium, Miami Gardens (EUA)
Transmissão: TV Globo, SporTV, Globoplay, GE, SBT, NSports e CazéTV

 

19h - Marrocos x Haiti
Local:
Gillette Stadium, Foxborough (EUA)
Transmissão: CazéTV

 

22h - África do Sul x Coreia do Sul
Local:
Estádio BBVA, Monterrey (México)
Transmissão: CazéTV

 

22h - Tchéquia x México
Local:
Estádio Azteca, Cidade do México (México)
Transmissão: TV Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV

 

RESULTADOS DESTA TERÇA-FEIRA (23)
Jordânia 1 x 2 Argélia
Portugal 5 x 0 Uzubequistão
Inglaterra 0 x 0 Gana
Panamá 0 x1 Croácia
Colômbia 1 x0 RD do Congo

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Ancelotti confirma Neymar entre relacionados contra a Escócia e indica Rayan no lugar de Raphinha

 


Por Redação

Ancelotti confirma Neymar entre relacionados contra a Escócia e indica Rayan no lugar de Raphinha
Foto: Carmen Mandato - FIFA/FIFA

Depois de enfrentar quase três horas de atraso para deixar Nova Jersey por causa de más condições climáticas, a Seleção Brasileira chegou a Miami para o duelo contra a Escócia, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

 

Em entrevista coletiva nesta terça-feira, já na cidade da partida, o técnico Carlo Ancelotti não adiantou a escalação do Brasil para o confronto desta quarta-feira (24), às 19h, no Hard Rock Stadium. O treinador, no entanto, confirmou que Neymar estará entre os relacionados.

 

O camisa 10 ainda não atuou nesta Copa do Mundo por causa de uma lesão na panturrilha direita, mas voltou a treinar com o grupo e está à disposição da comissão técnica para a partida.

 

"Ele pode jogar 90 minutos. Eu posso jogar 90 minutos caminhando. Ele está bem, trabalhou muito bem, treinou muito bem. Estou muito feliz com ele", afirmou Ancelotti.

 

O Brasil chega para a última rodada da fase de grupos na liderança do Grupo C pelo saldo de gols. A Seleção tem quatro pontos, mesma pontuação de Marrocos, que enfrenta o Haiti também nesta quarta-feira.

 

Para a partida, Ancelotti não poderá contar com Raphinha. O atacante se lesionou no duelo contra o Haiti e está fora do confronto com os escoceses. No último treino antes do jogo, o treinador indicou Rayan como possível substituto.

 

Ao ser perguntado sobre a necessidade de dar amplitude ao time contra a Escócia, Ancelotti citou espontaneamente o atacante de 19 anos.

 

"(Amplitude) é um desses detalhes obviamente sim. Rayan quando entrou no lugar de Raphinha fez um bom jogo, Rayan tem muito potencial nesse aspecto. Tenho outros jogadores que podem se adaptar a esse sistema, mas se precisamos de amplitude no campo. Rayan pode fazer esse papel", afirmou.

 

O treinador também confirmou que não pretende poupar Douglas Santos e Casemiro, que estão pendurados com cartão amarelo.

 

"Não pensamos em outra coisa que não seja jogar um bom jogo com a melhor escalação possível. O mesmo vale para os jogadores da frente. Temos ideia clara de quem vai substituir Raphinha, não tem como pensar em cartões", disse Ancelotti.

 

Com Neymar disponível e Raphinha fora, o Brasil encerra a preparação para enfrentar a Escócia em busca da classificação à próxima fase da Copa do Mundo.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Fifa vê Copa da pressão e Brasil como exemplo de velocidade na transição

 


Por Folhapress

Fifa vê Copa da pressão e Brasil como exemplo de velocidade na transição
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O Brasil é um exemplo de transição veloz, característica fundamental nesta Copa do Mundo. A opinião é do brasileiro Gilberto Silva, integrante do Grupo de Estudos da Fifa (TSG - Technical Study Group). Gilberto falou sobre o tema questionado pelo UOL sobre como a Copa do Mundo mostra mudanças do futebol. O questionamento era sobre a marcação por pressão. Ele avaliou os efeitos da marcação no campo de ataque, mas tratou muito das transições rápidas.
 

"Podemos ver como o Brasil recuperou a bola e fez transições muito rápidas nas jogadas de seus gols contra o Haiti. Com Bruno Guimarães, Matheus Cunha e Vinicius Júnior, é um exemplo de como as transições têm sido muito importantes", disse Gilberto Silva.
 

"Transições, pressão alta. Este é o futebol dos nossos dias", completou.
 

O TSG é comandado pelo ex-goleiro suíço Pascal Zuberbuhler e, como na Copa do Mundo de Clubes, conta com o brasileiro Gilberto Silva entre seus integrantes. Todos submetidos ao trabalho de Arsene Wenger, diretor de desenvolvimento global da Fifa.
 

A pergunta que levou Gilberto Silva a falar sobre as transições era, na verdade, sobre a importância da marcação por pressão. A Holanda, por exemplo, faz 7% de suas ações sem bola com marcação por pressão. O Brasil fez 6% contra o Marrocos, mas diminuiu para apenas 3% contra o Haiti.
 

Gilberto Silva não colocou o Brasil entre as maiores potências da Copa nem o excluiu. Teve o cuidado de dizer que espera ver a seleção de Ancelotti evoluindo durante a competição. Mas salientou suas transições velozes, especialmente nas jogadas dos gols contra o Haiti. "Eu aqdmiro velocidade do jogo. Mais competitivo. Gostaria de ver o Brasil no nível mais alto do futebol mundial", afirmou.
 

Neste Mundial, 20% dos gols nasceram em jogadas de transição, com bola roubada no campo de ataque ou na intermediária que se tornam contra-ataques. Mais do que o índice de bolas paradas, de 18%.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Especulado no Vitória, zagueiro Arboleda é reintegrado ao elenco do São Paulo

 


Por Redação

Especulado no Vitória, zagueiro Arboleda é reintegrado ao elenco do São Paulo
Foto: Rubens Chiri/São Paulo

O São Paulo decidiu reintegrar o zagueiro Robert Arboleda ao elenco principal nesta terça-feira (23). A diretoria definiu que o defensor voltará a treinar com o restante do grupo nos próximos dias e ficará novamente à disposição do técnico Dorival Júnior. A informação foi veiculada inicialmente pelo site ge.globo.

 

Arboleda estava afastado desde o início de maio, quando passou a realizar atividades separadamente após permanecer quase um mês sem se apresentar ao clube. O episódio ocorreu depois de o jogador não comparecer à partida contra o Cruzeiro, em 4 de abril, e viajar para o Equador sem autorização.

 

Após o período de ausência, o zagueiro retornou ao São Paulo pouco antes do prazo que poderia resultar na rescisão contratual por justa causa. Desde então, vinha treinando em separado enquanto o clube avaliava seu futuro.

 

Durante o afastamento, o São Paulo recebeu apenas uma proposta formal pelo atleta, apresentada pelo Vitória. As condições oferecidas, porém, não atenderam às expectativas da diretoria. Outros clubes também demonstraram interesse, entre eles o Santos FC, mas as negociações não avançaram.

 

Desde que assumiu o comando da equipe, Dorival Júnior não se mostrou contrário ao retorno do defensor. Diante dos problemas enfrentados pelo setor defensivo ao longo da temporada, o treinador já considerava a possibilidade de voltar a contar com o equatoriano no elenco.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes
Read More

Esposa de Raphinha quebra o silêncio após fala de Vampeta sobre suposta crise financeira

 


Por Redação

Esposa de Raphinha quebra o silêncio após fala de Vampeta sobre suposta crise financeira
Foto: Reprodução/TV Globo

 

Mesmo lesionado e desfalcando a Seleção Brasileira, o atacante Rphinha teve o nome repercutido nas redes sociais após uma polêmica após declarações do ex-jogador Vampeta. No último domingo (21), durante participação no programa Red News, o comentarista afirmou que o atleta do Barcelona estaria enfrentando um "problema sério familiar e financeiro".

 

“Ele está rezando para ver se vai para o Al-Hilal, está com essa dificuldade”, afirmou Vampeta, sugerindo uma necessidade de transferência por motivos econômicos.

 

Nesta terça-feira (23), a esposa de Raphinha, a influenciadora Natália Belloli, utilizou seu perfil no Instagram para publicar uma mensagem apontada por internautas como uma resposta indireta às declarações. 

 

“A oração da esposa é um escudo contra as armadilhas espirituais. Ela traz paz onde há guerra, esperança onde há desânimo e cura onde há feridas”, compartilhou, citando um trecho reflexivo associado à passagem de Filipenses 4:6-7.

 

Mais tarde, em declarações enviadas ao perfil Daily do Garotinho, Natália negou categoricamente os rumores levantados por Vampeta e lamentou a necessidade de se expor.

 

“De verdade, acho um absurdo eu ter que falar sobre a minha vida financeira. Se nós ganhássemos atualmente apenas 10% do que o Raphinha ganha, já seríamos muito abençoados. Não vejo necessidade de expor isso nas minhas redes sociais, pois tenho total noção da realidade social em que vivemos", desabafou.

 

A influenciadora explicou que optou pelo silêncio inicial por acreditar que os boatos não tomariam proporções maiores. “Se eu fizesse um post dizendo: ‘Olha, não estou pobre, continuo rica’, iriam me chamar de sem classe. Achei que a história morreria, mas esses boatos já chegaram à Espanha, e todos estão achando que estamos passando necessidade”, completou.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Com três no DM, Bahia realiza segundo dia de intertemporada; Kike Oliveira entra em transição

 


Por Bia Jesus

Com três no DM, Bahia realiza segundo dia de intertemporada; Kike Oliveira entra em transição
Foto: divulgação/EC bahia

O elenco do Bahia realizou, nesta terça-feira (23), o segundo treinamento da semana durante a intertemporada no CT Evaristo de Macedo.

 

As atividades começaram com a continuidade das avaliações realizadas pelo Departamento de Saúde e Performance. Em seguida, os atletas foram ao campo para um trabalho físico comandado pelos preparadores José Mário Campeiz e Diogo Missena.

 

Na sequência, Rogério Ceni comandou a primeira atividade com bola da semana. O treinador orientou um trabalho de posicionamento em espaço reduzido, com enfrentamento entre duas equipes, troca de passes e finalizações.

 

Léo Vieira, Luciano Juba e Iago Borduchi realizaram tratamento, enquanto Kike Olivera fez um trabalho de transição no gramado.

 

O Bahia volta aos treinamentos nesta quarta-feira (24), dando sequência à preparação durante o período sem jogos.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes
Read More

Dois homicídios em Jequié registrados nas últimas 48h em Jequié

 


Mais dois homicidios sendo investigados pela Polícia Civil em Jequié

 

Um homem de prenome Diego foi morto na tarde de terça-feira (23), no bairro do KM 4, em Jequié. Elementos em uma motocicleta se aproximaram da vitima e fizeram vários disparos de armas de fogo. O homem tombou morto no local. Equipes da Polícia e o Departamento de Polícia Técnica-DPT, providenciaram a remoção do corpo para o IML.

Na noite domingo (21), um homem foi encontrado morto no banheiro de uma residência na Rua Tiradentes, na  Vila Vitória, bairro Jequiezinho, em Jequié, com várias perfurações de bala no corpo. De acordo com informações  equipes foram acionadas pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) após a denúncia de que uma pessoa havia sido baleada no imóvel. A identificação da vítima não foi divulgada.

Ao chegarem ao endereço, os policiais encontraram a vítima caída no chão do banheiro, apresentando diversas perfurações provocadas por disparos de arma de fogo. A área foi isolada para a realização da perícia pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pela remoção do corpo e pelos primeiros levantamentos no local.

Autorias e  motivações dos dois homicídios serão investigadas pela Polícia Civil.

https://jequiereporter.com/

Read More

Ipiaú: Produtos típicos juninos ficam mais baratos este ano na região

 


Prefeitura FSA

Com a chegada dos festejos juninos, o IPIAÚ ONLINE realizou uma pesquisa de preços dos principais produtos utilizados na preparação das comidas típicas de São João.

A boa notícia para os consumidores é que, apesar da inflação acumulada de 4,72% nos últimos 12 meses, muitos ingredientes tradicionais apresentaram aumentos abaixo desse índice e alguns até registraram queda de preços.

De acordo com um levantamento da Universidade Veiga de Almeida (UVA), baseado nos dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio de 2026, divulgado pelo IBGE, os derivados do milho, protagonistas das festas juninas, tiveram reajustes modestos.

Os flocos de milho acumularam alta de 4,49%, enquanto o milho-verde em conserva subiu 2,43%. Já o milho em grão teve aumento de apenas 0,44%, e o fubá de milho registrou variação de 0,30%.

Na pesquisa realizada pelo IPIAÚ ONLINE o amendoim, ingrediente indispensável para receitas como paçoca e pé de moleque, foi encontrado com preços variando entre R$ 14 e R$ 20.

A espiga de milho está sendo comercializada por cerca de R$ 1,50 a unidade, enquanto o pacote de 400 gramas de canjica branca, utilizada no preparo do tradicional mungunzá, custa em média R$ 6.

Por outro lado, alguns produtos tiveram aumentos superiores à inflação e podem pesar mais no orçamento das famílias. Entre eles estão a mandioca (aipim), com alta de 12,69%, o leite de coco, que subiu 7,25%, a cerveja, com aumento de 5,99%, e o bolo pronto, que registrou elevação de 5,40%.

Segundo especialistas, as variações de preços são influenciadas por fatores como condições climáticas, oferta e demanda dos produtos e custos de produção. Ainda assim, o cenário geral é considerado favorável para quem pretende manter viva a tradição das festas juninas sem comprometer tanto o orçamento.

Com os preços relativamente estáveis da maioria dos ingredientes típicos, a expectativa é de que as famílias possam celebrar o São João de 2026 com mesas fartas, repletas de delícias tradicionais como canjica, mungunzá, bolos, pamonha, milho cozido e diversas outras receitas que fazem parte da cultura nordestina.

Ipiaú Online/ Fábio Rodella

https://ipiauonline.com.br/

Read More

Bahia: Homem morre após ser atingido por espada durante festejo junino

 


Foto: Reprodução / Blog do Valente

Um homem morreu na noite desta terça-feira (23) após ser atingido na cabeça por uma espada, artefato pirotécnico tradicional dos festejos juninos. O caso aconteceu no bairro Jaqueira, em Sapeaçu, no Recôncavo Baiano.

Segundo informações divulgadas pelo Blog do Valente, a vítima, identificada como Tarcísio Sodré, era moradora de Salvador e foi atingida após a explosão do artefato. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia e a remoção do corpo. Em nota, a Prefeitura de Sapeaçu lamentou a morte e informou o cancelamento dos festejos previstos para a noite desta terça-feira em respeito ao luto da família.

De acordo com o comunicado, Tarcísio Sodré era sobrinho da escritora e servidora Edelzuite Sodré. As circunstâncias do acidente ainda não foram esclarecidas. O caso deve ser investigado pelas autoridades competentes.

https://ipiauonline.com.br/

Read More

PL propondo aumentar o limite do MEI chega ao Congresso nesta quarta (24)

 


Foto: Reprodução

 

O ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, afirmou que o governo está em processo de construção da proposta de mudanças para os MEIs. O texto que chega ao Congresso nesta quarta-feira (24), altera o limite do MEI em busca de beneficiar os microempreendedores de todo o país. limite de faturamento dos microempreendedores individuais (MEIs), atualmente fixado em R$ 81 mil de receita anual, ou R$ 6.750 ao mês.

O governo tem argumentado que o teto do MEI está sem reajuste há anos, o que prejudica o desenvolvimento dos negócios. O último reajuste ocorreu em janeiro de 2018. No modelo atual se o faturamento superar o teto atual de R$ 81 mil anual, o autônomo passa a ser enquadrado como microempresário (ME), sendo tributado pelo regime do Simples Nacional.

https://jequiereporter.com/

Read More

Governo oficializa política permanente do “Celular Seguro” e lança banco de celulares roubados

 


Foto: Divulgação

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na terça-feira (23), um decreto que transforma o programa “Celular Seguro” em política pública permanente e cria o Banco Nacional de Celulares com Restrição (BNCR), uma plataforma que reunirá informações sobre aparelhos roubados, furtados ou extraviados em todo o país.

Segundo o governo, o sistema vai integrar dados de boletins de ocorrência das Polícias Civis, operadoras de telefonia, bases de segurança pública e cadastros da Anatel e da ABR Telecom. A proposta é centralizar as informações e ampliar a capacidade de recuperação de celulares, além de combater toda a cadeia envolvida no comércio ilegal desses aparelhos.

Durante o anúncio, em São Paulo, Lula afirmou que a iniciativa deve endurecer o combate ao crime. “A partir desse decreto, muita coisa vai mudar na atuação do governo federal, dos governos estaduais e também muita coisa vai mudar nas pessoas que ousarem roubar um celular daqui para frente”, disse o presidente.

O governo também destacou que o sistema permitirá identificar aparelhos roubados em circulação por meio do chamado “Modo Recuperação”, que mantém o IMEI monitorado nacionalmente. Caso uma nova linha seja habilitada em um dispositivo com restrição, o sistema poderá acionar o fluxo de recuperação pelas autoridades.

Outra novidade é a criação de uma ferramenta pública de consulta, que permitirá verificar, antes da compra, se um aparelho possui registro de restrição. A checagem será feita pelo número IMEI e indicará apenas duas respostas: “com restrição” ou “sem restrição”.

Segundo o Ministério da Justiça, o banco já reúne dados de mais de 3,3 milhões de aparelhos e deve fortalecer a atuação integrada entre estados e órgãos federais no enfrentamento aos crimes patrimoniais envolvendo celulares.


https://jequiereporter.com/

Read More

WALDEMIR VIDAL SANTOS DRT-BA 4.260 - ABCD-BA 544

Tecnologia do Blogger.

Brasil segue rotina de treinos para jogo com a Escócia - FE - 23/06