León e Pachuca recorrem ao TAS contra exclusão do Mundial de Clubes 2025
A disputa por uma vaga no Mundial de Clubes de 2025 ganhou um novo capítulo. O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) registrou, nesta sexta-feira (4), dois recursos apresentados por clubes mexicanos contra a FIFA. As ações, protocoladas na última quarta-feira (2), foram movidas por León e Pachuca, que buscam reverter a decisão da entidade máxima do futebol de excluir o León da competição.
A FIFA determinou a exclusão do clube mexicano em março, após seu Comitê de Apelação concluir que as equipes violaram o Artigo 10 do regulamento do torneio, que trata sobre multipropriedade de clubes. Agora, León e Pachuca tentam anular a decisão e provar que cumprem todas as exigências para disputar o torneio.
Além dos recursos no TAS, o León também entrou com uma apelação específica contra a decisão do Secretário-Geral da FIFA, Mattias Grafstrom, que confirmou a exclusão da equipe no dia 21 de março. O objetivo do clube é ser reintegrado à competição.
A contestação envolvendo os times mexicanos foi motivada por uma ação da Liga Deportiva Alajuelense, da Costa Rica. O clube alegou que a suposta violação do regulamento justificaria a exclusão de uma das equipes do México. A Alajuelense reivindica a vaga do León com base em dois argumentos: a limitação da FIFA, que impede a participação de mais de dois clubes do mesmo país no torneio, e sua posição no ranking da entidade, sendo o primeiro clube elegível fora dos times do México e dos Estados Unidos.
O caso será analisado pelo TAS em duas datas: no dia 23 de abril, será julgado o pedido da Alajuelense; já os recursos de León e Pachuca serão decididos em 5 de maio. Caso o clube costa-riquenho saia vitorioso na disputa judicial, ele assumirá a vaga do León no Grupo D do Mundial de Clubes, onde enfrentará o Flamengo.
https://www.bahianoticias.com.br/esportes
0 comments:
Postar um comentário