Queda nas coberturas vacinais infantis no Brasil preocupam autoridades e cobra estratégia e compromisso institucional

O Anuário VacinaBR 2025, elaborado pelo Instituto Questão de Ciência (IQC) com apoio da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), revelou uma queda contínua e generalizada nas coberturas vacinais infantis a partir de 2015, intensificada em alguns casos após 2020, possivelmente devido à pandemia de Covid-19.
O Brasil enfrenta uma das mais graves crises em saúde pública desde a criação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), mais de meio século atrás. O relatório mostra que, apesar da recuperação iniciada em 2022 e acelerada em 2023 nenhuma das vacinas infantis do calendário nacional atingiu as metas de cobertura estabelecidas pelo PNI em todos os estados em 2023.
O programa “Dinâmico News”, da Rádio Povo FM, em parceria com o Blog Jequié Repórter, entrevistou a diretora de Vigilância Epidemiológica do município de Jequié, Franciele Cardoso, que explicou com detalhes o cronograma de vacinação, a partir de recém nascidos e, a demais vacinas que estão disponíveis nas unidades públicas da saúde municipal.
https://jequiereporter.com/
0 comments:
Postar um comentário