quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Ex-Vitória sofre racismo no futebol tailandês e desabafa: “Não me define”

 


Por Redação

Denílson Júnior
Foto: Maurícia da Mata/EC Vitória

Mais uma vez, a habilidade em campo não foi suficiente para coibir atos criminosos. Goleador na Tailândia, Denilson Júnior foi vítima de ataques racistas nesta quarta-feira (18), após o seu time, o Ratchaburi, eliminar o Persib Bandung da Champions League Asia 2, em partida realizada na Indonésia.

 

Usando a ferramenta de stories do Instagram, o jogador de 30 anos implorou que as pessoas parassem com as ofensas.

 

“Por favor, parem de atacar a minha família! Meu Instagram é aberto, e esses racistas o usam para me chamar de macaco, gorila, negro e preto. Eu não me importo e por isso meu perfil é aberto para todos. Mas, por favor, peço que poupem meus filhos e minha esposa. Eles não têm culpa de nada; parem de atacar a minha família [...] apenas parem de atacar minha família”, escreveu o jogador, em português e inglês.

 

Os ataques também se estenderam ao perfil da esposa do atleta, Mariany Fonte. Nesta quinta-feira (19), com mais calma, o jogador publicou um pronunciamento oficial sobre o caso.

 

“Ontem vivi mais um desafio dentro do futebol, mas um daqueles que eu gostaria que não existissem. Os ataques racistas que recebi nas redes sociais após a partida em que conquistamos a classificação para a próxima fase da AFC não me abalam. Não me definem. Sei quem eu sou, de onde venho e tudo o que construí até aqui com trabalho, respeito e dedicação”, começou.

 

De acordo com Deni, o maior impacto do ocorrido foram os ataques direcionados à família. “Mas é impossível permanecer em silêncio quando palavras e atitudes que ferem atingem as pessoas que eu amo, minha família e todos que caminham ao meu lado. É nesse momento que a covardia dessas ações se torna ainda mais evidente e dolorosa”.

 

O jogador ainda reforçou a importância de combater o preconceito. “O racismo, em qualquer forma, é um problema social e histórico que precisa ser enfrentado com seriedade. Precisa ser falado, combatido e superado, não importa onde aconteça, nem contra quem seja”.

 

Finalizando, o centroavante agradeceu as mensagens de apoio recebidas. “Agradeço pelas inúmeras mensagens de apoio e jamais deixarei de usar minha voz para representar e defender todos que passam por isso diariamente”.

 

 

O Ratchaburi também postou uma mensagem em solidariedade a Deni Jr., que é artilheiro e destaque absoluto do time na temporada 2025/26, com 16 gols e 10 assistências em 26 jogos disputados. Pelo Vitória, na temporada de 2018, Denilson participou de 27 jogos e deu 11 assistências, sem balançar as redes.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

0 comments:

Postar um comentário

WALDEMIR VIDAL SANTOS DRT-BA 4.260 - ABCD-BA 544

Tecnologia do Blogger.

Jogos da semana de Carnaval definirão situação do Jequié no Baianão - Falando de Esportes - 13/02/26