CBF conclui testes do impedimento semiautomático no Maracanã; Fonte Nova está entre os próximos estádios
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) concluiu a etapa inicial de testes do sistema de impedimento semiautomático (SAOT) no Maracanã. A avaliação ocorreu durante o clássico entre Fluminense e Botafogo, disputado no dia 12 de fevereiro, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
De acordo com a entidade, os resultados obtidos nesta fase indicaram conformidade entre as decisões tomadas pela arbitragem em campo e as análises produzidas pelo sistema. O projeto é desenvolvido em parceria com a Genius Sports, responsável pela implementação da tecnologia.
As imagens geradas pelo SAOT incluíram jogadas classificadas como de alta complexidade. Em um dos registros, o lateral Renê, em ação ofensiva do Fluminense, aparece com o pé direito projetado à frente da linha defensiva formada por Alex Telles, indicando posição irregular.
Em outro lance, Lucho Acosta surge em condição legal, com o zagueiro Alexandre Barboza mantendo a linha defensiva e validando a continuidade da jogada.

Foto: Divulgação / CBF
De acordo com a CBF, ambas as decisões adotadas pelo árbitro Rafael Klein foram confirmadas pelas simulações do sistema.
Apesar dos testes bem-sucedidos, a tecnologia ainda não integra o fluxo operacional da arbitragem. Nesta etapa, os árbitros não tiveram acesso às imagens produzidas pelo equipamento, procedimento padrão em períodos de validação técnica.
O presidente do Grupo de Trabalho da Arbitragem da CBF, Netto Góes, avaliou positivamente os resultados preliminares e destacou os objetivos da adoção do SAOT.
"O uso da tecnologia é voltado para otimizar a decisão do árbitro em campo, oferecendo ferramentas para que ele tome a melhor decisão. Isto realmente vai tornar muito mais transparente o jogo, expondo para o torcedor, para o dirigente, as decisões com bastante clareza por meio de imagens", disse.
Além da análise de impedimentos, Góes ressaltou benefícios indiretos associados à implementação do sistema.
"Tudo isto é custeado pela CBF no contrato assinado com a Genius", explicou Góes.
Após a conclusão da primeira fase no Maracanã, a CBF prevê a instalação do SAOT em outras arenas que receberão partidas do Brasileirão. A lista inclui a Arena do Grêmio, Arena MRV, Allianz Parque, Estádio José Maria de Campos Maia, Arena Fonte Nova e Vila Belmiro.
Enquanto o cronograma de instalação avança, o Maracanã deverá receber uma nova rodada de avaliações para ajustes operacionais e validação complementar do sistema.
https://www.bahianoticias.com.br/esportes

0 comments:
Postar um comentário