Beneficiários do Planserv reclamam de aumento de até 131% nas mensalidades

As alterações na forma de cobrança do Planserv, o plano de saúde dos servidores estaduais, já provocam reclamações de beneficiários na capital e interior. As alegações são de não terem a garantia de melhorias no atendimento e os percentuais de até 131% mais caras e diretamente descontadas em folha. Muitas dessas pessoas afirmam estar avaliando a possibilidade de deixar o plano, o que pode trazer consequências graves para o serviço de saúde.
De dezembro para janeiro, os descontos tiveram reajustes que variam entre 81% e 131%. Os percentuais mudam conforme os salários: quanto maiores as remunerações, maior são as mensalidades.
No final do ano passado, ao analisar o déficit do Planserv, o governo do estado apresentou um projeto de lei para alterar totalmente a forma de cobrança do plano, que antes era feita com base em faixas salariais. Previsões do próprio governo já apontavam que apenas 30% dos beneficiários teriam redução de mensalidade.
Com a aprovação do PL pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), um percentual fixo foi estabelecido para o valor dos descontos. O percentual é de 5,5% sobre a remuneração bruta, em 2026. No ano que vem, haverá aumento para 6%. Antes das mudanças, estava em vigor um teto para a cobrança do plano, no valor de R$ 721. Sem o limite máximo para os descontos.
https://jequiereporter.com/
0 comments:
Postar um comentário