Barragem Santa Rita: Atualização cadastral em Ubatã e Barra do Rocha é técnica e não sinaliza risco, garante Atlantic Nickel

A Atlantic Nickel, responsável pela operação da Barragem Santa Rita no sul da Bahia, informou em contato com o IPIAÚ ONLINE, que a atualização cadastral em comunidades de Ubatã e Barra do Rocha, na Zona de Autossalvamento (ZAS), é um procedimento técnico obrigatório e não indica qualquer risco iminente à população.
Iniciado em 13 de janeiro e previsto para terminar em 11 de fevereiro, o levantamento, segundo comunicado da mineradora, atende à Política Nacional de Segurança de Barragens, após o alteamento da estrutura.
A empresa enfatiza que “a barragem opera com total estabilidade, monitorada 24 horas por dia, sete dias por semana. Adotando o método construtivo a jusante – que reforça a robustez a cada expansão –, a Santa Rita se diferencia de estruturas que romperam no passado em outras regiões.
“Não há situação crítica ou indício de risco”, reforça a mineradora, que ampliou o raio de monitoramento devido à maior capacidade da barragem, conforme exigência legal.
O trabalho de campo é conduzido por pesquisadores da consultoria Ferreira Rocha, devidamente identificados, que coletam dados socioeconômicos básicos dos moradores para atualizar o banco de dados compartilhado com a Defesa Civil.
Ainda de acordo com a empresa, a inclusão das comunidades de Ubatã e Barra do Rocha resulta diretamente das obras de alteamento, estendendo protocolos de segurança rotineiros a perímetros mais amplos.
Ipiaú Online
0 comments:
Postar um comentário