Lula descarta plano B e mantém Jorge Messias para vaga no STF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deve indicar outro nome para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) caso o nome de Jorge Messias, atual Advogado-Geral da União, seja rejeitado pelo Senado. Lula tem reforçado a aliados que não trabalha com um “plano B” para o posto, aberto após a aposentadoria de Luís Roberto Barroso.
O presidente também não pretende avançar com especulações sobre possíveis alternativas para a Corte caso Messias seja rejeitado na Casa Alta. Lula assumiu pessoalmente a articulação política em meio à crise. Com a comunicação travada entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA), desde o anúncio da indicação de Messias em 20 de novembro, o presidente passou a dialogar diretamente com senadores em busca de apoio. A expectativa é que Lula e Alcolumbre conversem nos próximos dias.
“Minha relação com o Alcolumbre está boa. Ainda não conversamos, mas isso está sendo trabalhado. Tem muita gente no meio fazendo essa movimentação, vice-líderes, líderes de outros partidos. A conversa está andando”, afirmou Jaques Wagner.
Jorge Messias pediu um encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), considerado o favorito da Casa para ocupar a vaga de Barroso e que acabou preterido por Lula. A expectativa, porém, é de que uma reunião entre Pacheco e o indicado só ocorra quando a tensão entre Planalto e Senado diminuir.
https://www.bahianoticias.com.br/

0 comments:
Postar um comentário