Morre no Hospital Couto Maia em Salvador criança de Jequié diagnosticada com meningite bacteriana

O menor Vinícius da Silva Oliveira, 10 anos, diagnosticado com meningite bacteriana, faleceu na segunda-feira (1º), no Hospital Couto Maia, em Salvador, para onde foi transferido na sexta-feira (29), após o internamento de urgência no Hospital Geral Prado Valadares-HGPV. O corpo de Vinícius está sendo aguardado em Jequié para ser velado na Associação dos Moradores da Caixa d’Água, no bairro onde morava com a família, de onde sairá para sepultamento no Cemitério São João Batsta.
A criança estudava na Escola Rotary, que integra a rede municipal e Saúde informando que os demais alunos da escola “estão sendo monitorados e receberão quimioprofilaxia como medida de prevenção”. No dia em que o caso foi diagnosticado o Departamento de Vigilância Epidemiológica esclareceu em nota técnica que “não há indícios de surto da doença em Jequié ou na região e que a situação está sob controle”, enfatizando que a prefeitura, “está adotando medidas de prevenção, incluindo a quimioprofilaxia para o círculo de contato próximo da criança, composto por colegas e demais pessoas com quem ela teve contato prolongado”.
A meningite bacteriana tipo B é uma infecção grave das meninges e a transmissão ocorre principalmente por meio do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. A prevenção inclui medidas simples de higiene, como lavar as mãos com freqüência, evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal e manter os ambientes limpos e arejados. Em caso de aparecimento de sintomas como febre, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, náuseas, vômitos ou sensibilidade à luz, é importante procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica. Na rede pública de saúde, não possui vacinas para essa doença.
https://jequiereporter.com/
0 comments:
Postar um comentário