sexta-feira, 1 de agosto de 2025

“CIN em Todo Lugar” leva nova carteira de identidade a 343 municípios da Bahia

 


Foto: Feijão Almeida/GOVBA

 

Expandir os locais de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para atender a cada vez mais pessoas. Esse é o objetivo principal do projeto CIN em Todo Lugar, que pretende levar o serviço da nova carteira de identidade a 343 municípios da Bahia. Iniciada em abril de 2025, a ação já realizou 11,3 mil atendimentos e chegou a 75 cidades baianas (veja relação abaixo), que ainda não possuem postos fixos da Rede SAC. Para tirar a nova carteira de identidade basta se dirigir ao Posto de Identificação vinculado à prefeitura local.

O projeto CIN em Todo Lugar é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP), através do Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), e a Secretaria da Administração (Saeb), com o SAC, além do Detran-BA. Por meio de um convênio, as prefeituras recebem um kit multibiométrico e também a devida capacitação de pessoal para o funcionamento do Ponto de Identificação. “A solicitação da nova carteira de identidade será realizada direto pelo sistema, possibilitando mais rapidez na demanda e também na entrega do documento”, explica o diretor do IIPM, Bruno Fróes.

A equipe do SAC realiza visitas técnicas aos municípios com o objetivo de avaliar a viabilidade técnica e estrutural para a implantação do serviço. “A interiorização da CIN, levando o serviço a municípios que ainda não possuem SAC, é a materialização do direito à cidadania e inclusão social, mudando a realidade de milhares de baianos e baianas. Em um Estado tão grande e diversificado, garantir o acesso à identificação civil básica é fundamental para a dignidade de todas as pessoas”, afirma a secretário da Administração, Edelvino Góes.

O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, destaca o empenho do governo estadual em intensificar o investimento em ações e serviços transversais. “A coleta de biometria e a emissão dos documentos CNH e CIN são feitas hoje pelo Detran, através do consórcio Bahia Digital. O objetivo da contratação integrada é ampliar cada vez mais, possibilitando a construção de uma base de identificação única do Estado. Isso garante mais comodidade, segurança e eficiência nos serviços oferecidos ao cidadão”, ressalta Pimentel.

https://jequiereporter.com/

0 comments:

Postar um comentário

WALDEMIR VIDAL

Tecnologia do Blogger.

Programa Falando de Esportes - 15/08/2025