sexta-feira, 25 de julho de 2025

Na Antena 1, CEO da Vinci cita "plano" para Bahia e Vitória ao explicar mudanças no embarque do Aeroporto de Salvador

 Sexta-Feira, 25/07/2025 - 13h35

Por Thiago Tolentino

Na Antena 1, CEO da Vinci cita "plano" para Bahia e Vitória ao explicar mudanças no embarque do Aeroporto de Salvador
Foto: Reprodução / YouTube / Bahia Notícias

O sistema de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional de Salvador está passando por mudanças estruturais com o objetivo de melhorar a fluidez no meio-fio e a experiência de passageiros e motoristas. A principal novidade é a implantação do modelo “Kiss and Fly”, que visa evitar paradas prolongadas e garantir maior organização no tráfego da área externa do terminal.

 

As informações foram detalhadas pelo CEO da Vinci Airports, Júlio Ribas, em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, da Rádio Antena 1 Salvador 100.1 FM, na manhã desta sexta-feira (25). Segundo ele, a medida é necessária por uma questão de civilidade e respeito ao coletivo.

 

“O meio-fio tem um comprimento limitado, então se as pessoas começarem a pensar dessa forma [esperando até meia hora para pegar o passageiro], causa um transtorno enorme, afetando o bem comum. Nem é o aeroporto em si, é o passageiro, que tem CPF, que tem preocupações. Então quando a gente organiza, é nesse objetivo de privilegiar as pessoas”, explicou Ribas.

 

A previsão é de que os motoristas tenham 10 minutos gratuitos na área de embarque e desembarque de passageiros. Após esse tempo, será cobrada uma taxa. O controle será feito por cancelas, e haverá ajustes em casos de passageiros com mobilidade reduzida - com ampliação deste tempo de permanência.

 

De maneira descontraída, o executivo também mencionou os clubes baianos ao falar sobre o planejamento em dias de grande fluxo. Segundo ele, nesses momentos, as cancelas serão levantadas, para que os torcedores tenham condições de receber os seus times sem precisar se preocupar com o tempo. "Em caso de contingência, se o Vitória ou o Bahia ‘invadirem’ o aeroporto, temos planos de contingência. O pessoal se organiza muito bem, temos pessoas da equipe que torcem pro Bahia e para o Vitória. Mas se vier o Bahia de Feira ou o Galícia também incorporamos lá", disse, em referência às movimentações de torcidas em datas importantes. Assista na íntegra:

 

 

A reestruturação também envolve intervenções no setor destinado aos motoristas de aplicativo. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o projeto já foi aprovado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e as obras estão em andamento.

 

"Essas obras já se iniciaram, mas as obras que se referem ao projeto que eles chamam de 'Kiss & Fly', que é uma zona de embarque e desembarque dos passageiros no aeroporto. Na sequência, eles vão atacar essa área dos motoristas de aplicativo, pra poder oferecer uma condição melhor pros trabalhadores daquela região com todo o conforto, com toda a comodidade, e sem ser um tipo de cobrança", informou o secretário de Mobilidade, Pablo Souza, aos apresentadores Bahia Notícias no Ar, Mauricio Leiro e Rebeca Menezes.

 

Ainda não há data definida para a liberação do novo estacionamento, mas o aeroporto também trabalha na reconfiguração completa do meio-fio, com nova sinalização e organização, buscando mais eficiência nas operações de chegada e saída de passageiros. Segundo Ribas, a expectativa é fazer testes a partir de janeiro do ano que vem, e que a partir de março é possível que o sistema já esteja em funcionamento.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

0 comments:

Postar um comentário

WALDEMIR VIDAL

Tecnologia do Blogger.

Programa Falando de Esportes - 11/08/2025