segunda-feira, 28 de julho de 2025

Jequié sedia a 5ª Conferência Interterritorial da Igualdade Racial com foco em reparação e justiça social

 

Imagem divulgação

 

 

Com o tema “Respeitar as raízes é respeitar a história”, será realizada no dia 31 de julho, quinta-feira, das 8h às 17h, no Auditório do Colégio Estadual de Jequié (Antigo Polivalente), na Avenida Franz Gedeon, Bairro Jequiezinho, a 5ª Conferência Interterritorial da Igualdade Racial dos Territórios de Identidade do Médio Rio das Contas e Vale do Jiquiriça.

O evento representa um importante marco de articulação política e social em defesa da equidade racial e dos direitos dos povos e comunidades tradicionais da Bahia. A conferência é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (V CONAPIR), que acontecerá de 15 a 19 de setembro, em Brasília, e da 4ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (IV CONEPIR), prevista para os dias 20 a 22 de agosto, em Salvador.

A Conferência Interterritorial é uma realização conjunta dos Territórios de Identidade do Médio Rio das Contas e Vale do Jiquiriça, com apoio da SETAF – Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar, SEPROMI – Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, da Secretaria Estadual de Educação do Governo do Estado da Bahia.

A IV CONEPIR tem como meta mobilizar cerca de 15 mil pessoas em todo o estado da Bahia, por meio das conferências municipais e territoriais. A etapa estadual reunirá aproximadamente 800 representantes dos 27 territórios de identidade, com o objetivo de construir uma agenda estratégica de fortalecimento das políticas públicas de promoção da igualdade racial para a próxima década.

Sob o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, as conferências buscam aprofundar o debate sobre a superação do racismo estrutural e institucional, o fortalecimento da cidadania das populações negras, indígenas e tradicionais, e o avanço nas ações de reparação histórica.

A realização da 5ª Conferência Interterritorial reforça o compromisso dos territórios baianos com a luta por justiça social, inclusão e reconhecimento das múltiplas identidades que compõem a diversidade cultural do estado.

https://jequiereporter.com/

0 comments:

Postar um comentário

WALDEMIR VIDAL

Tecnologia do Blogger.

Programa Falando de Esportes - 14/08/2025