Com forte influência do tráfico de drogas e disputa por território entre facções Jequié e Juazeiro no top 3 da violência no Brasil
25/07/2025

Somando pouco mais de 400 mil habitantes juntas, estão posicionadas entre as cidades mais violentas do Brasil. Ambas ocupam, respectivamente, o 2º e o 3º lugar no ranking do Anuário de Segurança, divulgados [veja matéria abaixo] na quinta-feira (24), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
O anuário calcula as taxas de violência a cada 100 mil habitantes e os dados são referentes ao ano de 2024. Neste cenário, Jequié assumiu o segundo lugar com uma taxa de mortalidade de 77,6. Em números absolutos, foram 131 pessoas mortas vítimas de violência.
O município consta ainda do ranking das maiores taxas de letalidade policial: das 131 mortes violentas registradas no último ano, 44 foram provocadas pelas polícias Militar e Civil, ou seja, 1 em cada 3 mortes na cidade foram provocadas por agentes do Estado.
Cenário de Jequié em 2024
Taxa de mortalidade: 77,6
Número de mortos: 131
Mortes por intervenção policial : 44
Guerra de facções
As organizações atuam há pelo menos 10 anos, ordenando homicídios e intensificando o clima de insegurança na cidade, além de ampliar o confronto armado com agentes de segurança.
Em Juazeiro
As guerras entre facções não só estão em Jequié, mas também na cidade de Juazeiro. A predominância dos grupos criminosos fez com que a cidade ocupasse o terceiro lugar do ranking das cidades com mais mortes violentas do Brasil, no Anuário de Segurança.
Localizado na região norte da Bahia, o município, com cerca de 250 mil habitantes, viu o número de mortes violentas intencionais crescer 9,6% no último ano e chegar a 194 vítimas, com uma taxa de 76,2.
Com informações do Jornal A Tarde
https://jequiereporter.com/
0 comments:
Postar um comentário