sábado, 2 de novembro de 2024

Promessa baiana da ginástica rítmica, Ysadora Batista busca apoio para disputa do Brasileiro

 


Por Carlos Matos

Ysadora Batista, ginasta baiana, durante a disputa do Campeonato Brasileiro
Foto: Divulgação / @ivosodrefotografia

Em Lauro de Freitas, mais especificamente no bairro de Areia Branca, um sonho na ginástica rítmica resiste às dificuldades cotidianas com o poder do talento. Ysadora Batista é a autora do desejo de um dia competir nas Olimpíadas pela equipe brasileira. A garota de 10 anos irá disputar o seu terceiro Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica “Ilona Peuker”, de 27 de novembro a 1° de dezembro. Apesar dos obstáculos na captação de recursos financeiros para custear a inscrição, hospedagem, transporte e alimentação, a pequena Ysadora se mostra gigante ao buscar mais um ouro na cidade de Aracaju, em Sergipe, local que sediará a segunda etapa da competição nacional de GR.

 

Em agosto, a ginasta baiana participou do Campeonato Brasileiro disputado em Vitória, no Espírito Santo. Em sua segunda participação pelo torneio, Ysadora ficou entre as 20 melhores competidoras da categoria pré-infantil, colocando-se entre uma das atletas que recebeu a medalha de ouro.

 

Bahia Notícias conversou com Isis Duarte, mãe da atleta mirim. Força vital para a realização do sonho de Ysadora, Isis detalhou as barreiras que dificultam o dia a dia da família na luta para manter a carreira da menina e revelou o primeiro programa de auxílio para Ysadora.

 

“Minha irmã me ajuda muito (questão financeira). Na verdade, ela está até sozinha nessa, pois eu e meu marido estamos sem trabalhar desde abril. Recentemente, Ysa foi agraciada com o benefício do Governo do Estado, o Bolsa Talento. Recebemos a notícia neste mês e eu fico muito grata pela ajuda, todos estão felizes e comemorando essa vitória. Para a prática da ginástica rítmica, tudo é muito custoso. De inscrições aos materiais, tudo acaba ficando caro. Apesar do auxílio não cobrir todos os custos do esporte, ajuda”, disse a mãe da atleta.

 

Ysadora Batista, ginasta baiana, durante apresentação com o arco | Foto: Divulgação / @ivosodrefotografia

 

Ainda na conversa com o BN, Isis Duarte relatou o sacrifício feito durante a trajetória da filha no esporte para quitar o alto custo que a Ginástica Rítmica exige. A mãe da ginasta explicou que já tentou outras formas de garantir valores maiores que serviriam de investimento para a continuidade de Ysadora na ginástica, mas mesmo com o esforço, não é fácil conseguir bater as metas estipuladas, tornando a luta mais cansativa.

 

“Perdão pelo desabafo, mas é algo cansativo. Nos últimos tempos eu tenho feito rifas para ela, e qualquer 10 reais é uma grande vitória. Geralmente, as pessoas de fora que ajudam mais”, declarou Isis Duarte.

 

A mãe da atleta da categoria pré-infantil divulgou as formas de ajuda para Ysadora Batista. As doações podem ser feitas pelo pix 86986099533, no nome da atleta mirim, ou pela "vaquinha" virtual organizada por Isis Duarte. 

 

Isis ainda destacou a disciplina da filha para conciliar a rotina de treinos com os estudos no dia a dia. Segundo ela, Ysadora é bem aplicada e isso ajuda nas tarefas diárias que começam cedo.

 

 “O dia começa bem cedinho para ir para escola. Quando ela chega, almoça, faz as tarefas e depois vai treinar. Ysa é bem comprometida e consegue conciliar os estudos com os treinos”, afirmou Isis.

 

Ysadora Batista durante apresentação de mãos livres | Foto: Federação Bahiana de Ginástica / (@jonasfariasfotografia)

 

2024 PARA YSADORA NA GINÁSTICA RÍTMICA

Em 2024, Ysadora Batista disputou o Campeonato Baiano e a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica. Pela competição estadual, a ginasta competiu nos aparelhos de mãos livres, corda e arco. Considerando os aparelhos individualmente e o geral, Ysadora ficou na primeira posição e se sagrou campeã baiana pelo segundo ano.

 

No Campeonato Brasileiro disputado em Vitória, no Espírito Santo, a atleta repetiu os aparelhos que disputou no Baiano. Escolha que resultou em um dos 20 melhores resultados do torneio, dando mais uma medalha de ouro para a pequena Ysadora.

 

De 27 de novembro até 1º de dezembro deste ano, a baiana estará presente no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica "Ilona Peuker” para disputar na modalidade de duplas do aparelho corda com a amiga Samara Carneiro, que também tem 10 anos.

 

O bom desempenho de Ysa é notável. Em conversa com o Bahia Notícias, Joseane Coelho, treinadora de Ysadora no Centro de Treinamento de Ginástica Olímpica e Rítmica (GORBA), destacou o desempenho da ginasta nas duas últimas competições no ano de 2024.

 

“Ysadora é uma ginasta da categoria pré-infantil, tem apenas 10 anos e o desempenho dela no Campeonato Baiano foi excelente. É uma ginasta com futuro promissor e de muito talento. No Campeonato Brasileiro, ela teve uma participação muito boa, classificando-se entre as 20 primeiras ginastas e recebendo a medalha de ouro por seu desempenho”, disse a treinadora.

 

Ysabela Batista e Samara Carneiro, dupla de corda, expondo medalhas conquistadas no Campeonato Brasileiro | Foto: Reprodução

 

Ao falar da preparação para o torneio nacional que acontecerá ainda neste mês, Joseane afirmou que os treinos estão focados em uma apresentação paciente e firme.

 

“Ysa e Samara participarão como dupla no aparelho corda do Campeonato Brasileiro de conjunto, trios e duplas que será em Aracaju. Elas treinam de segunda a sexta, de 14h às 18h. Os treinos são intensos para realizarem uma competição tranquila e segura", comentou Joseane. 

 

Isis contou a expectativa para a disputa de Ysadora Batista no Campeonato Brasileiro "Ilona Peuker, em novembro. A mãe disse estar encantada com a história que a filha tem escrito e desejou que a menina realize todos seus sonhos.

 

“Minha expectativa para este ano é que ela consiga alcançar todos os sonhos e objetivos. Ela estreou lindamente no ano passado, no Brasileiro. Este ano mostrou para o que veio e ficou na classificação geral no bloco de ouro. Agora, irá participar mais uma vez com a dupla, Samara, no Brasileiro 'Ilone Peuker' em Aracaju”, afirmou a mãe da atleta.

 

Ysadora Batista sagrou-se bicampeã baiana de ginástica rítmica em 2024. Neste ano vitorioso, a garota de 10 anos conquistou o ouro no Campeonato Brasileiro (pré-infantil e infantil) após ter uma das 20 melhores apresentações no resultado geral do torneio. A atleta mirim afirmou ter um sonho para o futuro na ginástica. Segundo a menina, seu maior objetivo é disputar as Olimpíadas representando as cores do Brasil.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

0 comments:

Postar um comentário

WALDEMIR VIDAL

Tecnologia do Blogger.

Jequié perde gols e fica no empate com o Barcelona na Fonte Nova - FE - 16/01/2025