Lançamento de biorefinaria em Luiz Eduardo Magalhães marca expansão de biocombustíveis na Bahia
A Inpasa, produtora da América Latina de combustível limpo e renovável à base de grãos, lançou na manhã desta segunda-feira (21), a pedra fundamental de uma nova planta de biorrefinaria de etanol, Luís Eduardo Magalhães (LEM), região Oeste da Bahia.
Com combustível feito a partir de grãos com origem no Paraguai, após o início das operações, previstas para o primeiro trimestre de 2026, a empresa tornará a Bahia autossuficiente em etanol.
O momento marca a expansão de biocombustíveis na Bahia, que deixará de importar cerca de 700 milhões de litros de etanol de Goiás, equivalente a 70% do consumo atual do Estado.
A cerimônia teve a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), do presidente da Inpasa, José Odvar Lopes, e dos secretários estaduais e outras autoridades.
A unidade receberá um investimento estimado de R$ 1,3 bilhão para uma capacidade de processamento anual de um milhão de toneladas de grãos. A produção contempla 460 milhões litros/ano de etanol, 230 mil toneladas/ano de DDGS (Distiller`s Dried Grains with Solubles), 23 mil toneladas/ano de óleo vegetal, 200 Gwh ao ano de energia elétrica. A previsão é de que o projeto esteja totalmente concluído até janeiro de 2026.
Além disso, estão incluídas no projeto, ações sociais que beneficiam a comunidade local, incluindo projetos voltados à educação, saúde e desenvolvimento econômico, são alguns dos compromissos assumidos pela empresa. Para o vice-presidente da Inpasa no Brasil, Rafael Ranzolin, a região chamou atenção por ser uma cidade verticalizada e com potencial industrial instalado.
Esta é a 8ª biorrefinaria da companhia, a 6ª no Brasil, e representa um investimento de aproximadamente R$ 1,3 bilhão na região. A unidade terá um impacto significativo na economia local, com previsão de gerar aproximadamente 2.500 empregos durante a construção e cerca de 450 vagas diretas após o início das operações, programadas para o primeiro trimestre de 2026.
https://jequiereporter.com/
0 comments:
Postar um comentário