domingo, 18 de agosto de 2024

Professores de universidades estaduais fazem paralisação nesta segunda (19)

 


Crédito: Murilo Bereta/Ascom ADUNEB

 

Os professores das quatro Universidades Estaduais da Bahia vão paralisar as atividades acadêmicas por 24 horas, nesta segunda-feira (14). Eles rejeitaram a proposta de recomposição salarial oferecida pelo governo estadual e, em resposta ao Palácio de Ondina, aprovaram tanto uma nova contraproposta e quanto a paralisação. A suspensão das atividades acontecerá na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e nas Universidades Estaduais de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e de Santa Cruz (Uesc).

A assembleia da Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb) foi na quarta-feira (14), no campus de Salvador. Professores que estavam na atividade entenderam que, embora a proposta do governo tenha sido rebaixada, houve avanço nas negociações. “O Executivo assumiu o compromisso de pagar, pelos próximos quatro anos, o valor da inflação do ano anterior. Consideramos isso um fato positivo. Porém, quanto à proposta de recomposição dos salários defasados em quase 35%, segundo os dados do Dieese, o governo só aceita pagar 1% ao ano, também pelo período de quatro anos. A proposta causou indignação entre os professores”, afirmou o coordenador geral da entidade, Clóvis Piáu.

O coordenador da pasta de Comunicação da ADUNEB, o professor João José Borges, pontuou que a situação fiscal da Bahia é uma das melhores do país. Para ele, isso torna possível pensar que o governo deveria ser mais justo na proposta de reparação salarial. “Não podemos aceitar que 1% seja uma proposta digna, ainda mais considerando que o atual governador é também oriundo de uma universidade do Estado”, afirmou.

https://jequiereporter.com/

0 comments:

Postar um comentário

WALDEMIR VIDAL

Tecnologia do Blogger.

Programa Falando de Esportes - 19/11/2024