terça-feira, 6 de agosto de 2024

Australiana quebra domínio japonês no skate; Dora brilha e é 4ª

 


Por THIAGO ARANTES E ARTHUR MACEDO

Dora Varella no skate park nos Jogos Olímpicos de Paris
Foto: Alexandre Loureiro / COB

Dora Varella terminou a final do skate park feminino das Olimpíadas na quarta posição. A brasileira de 23 anos —skatista mais velha da decisão— esteve a apenas 3,17 pontos de uma medalha e ficou feliz com o próprio desempenho e sua evolução em Paris.
 

A australiana Arisa Trew conquistou a medalha de ouro com nota 93,18. A japonesa Cocona Hiraki, líder do ranking mundial, ficou com a prata (92,63), e a britânica Sky Brown foi bronze (92,31).
 

O triunfo de Trew simboliza uma quebra de hegemonia contra o 'país do skate'. O Japão havia faturado todos os ouros disponíveis no esporte até então, com Coco Yoshizawa (street feminino) e Yuto Horigome (street masculino).
 

COMO FOI A FINAL
 

Antes de as oito finalistas entrarem na pista, uma justa homenagem a uma supercampeã: a brasileira Karen Jonz, tetracampeã mundial de skate, foi quem abriu a pista para a disputa por medalhas. Ela cumprimentou as participantes e fez uma espécie de contagem regressiva para o início da disputa.
 

Dora Varella tinha avisado, depois de se classificar para a final, que iria "arriscar e se divertir". Já em sua primeira volta, ela conseguiu: com um sorriso no rosto, conseguiu uma linha com nota 85,06, mais de dois pontos acima do que havia feito nas eliminatórias.
 

Hiraki elevou o sarrafo para sonhar com medalha logo em sua primeira tentativa. Calma e precisa, a japonesa executou com naturalidade manobras precisas e obteve nota 91,98, marca que permaneceria como a mais alta até a terceira e última rodada.
 

Dora guardou o melhor para o fim. A brasileira fez sua melhor volta em Paris, acertou o que tentou e terminou com 89,14. Nota suficiente para superar todas as rivais, exceto as três grandes favoritas: Hiraki, Trew e Brown, números 1, 2 e 4 no ranking mundial, respectivamente.
 

Última rodada de altíssimo nível. Trew, Hiraki e Brown corresponderam às altas expectativas, apresentaram suas melhores voltas no encerramento e se consolidaram em um pódio esperado. Restava saber apenas quem estaria no lugar mais alto. No fim, a australiana de 14 anos conseguiu executar suas manobras à perfeição e saiu da pista com nota 93,18. Ela jogou pressão nas rivais, que deram o seu melhor e se aproximaram, mas não conseguiram igualá-la. Ouro para Arisa Trew.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

0 comments:

Postar um comentário

WALDEMIR VIDAL

Tecnologia do Blogger.

Programa Falando de Esportes - 15/11/2024