quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Animais soltos nas ruas: Um desafio para a gestão da saúde pública em Jequié

 


Praça Ruy Barbosa, em Jequié,  cenário permanente no dia a dia

 

A proliferação de cães e gatos abandonados perambulando nas ruas de Jequié representa um desafio para a saúde pública. Os animais são alvos de maus tratos, violência, não passam por nenhum processo de vacinação e, se constituem em risco permanente para os humanos.

O manejo dos animais de rua é de responsabilidade das Prefeituras, mas são poucos os que possuem legislação sobre o assunto. A advogada Débora Novaes, que preside a   Comissão dos Direitos dos Animais da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB,  em entrevista ao Podcast ‘Direto ao Ponto”, com Wilson Novaes, ao comentar esse assunto afirmou que  é preciso que a gestão crie diretrizes gerais sobre o controle populacional de animais de rua.

Diante quase que total omissão do setor público municipal, quem socorre os bichos, em geral, são as ONGs, com seu próprio dinheiro., ou através de atendimentos de médicos veterinários em empresas  parceiras. As ONGs buscam conseguir as doações desses animais e muitas  cuidam dos bichos e acabam se responsabilizando pela doação dos animais. Essas louváreis iniciativas não tem sido suficientes para solucionar o problema que aumenta no dia a dia.

https://jequiereporter.com/

,

0 comments:

Postar um comentário

WALDEMIR VIDAL

Tecnologia do Blogger.

Programa Falando de Esportes - 14/11/2024