quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Diretor do Conjunto Penal de Jequié divulga esclarecimento sobre denúncia de assédio moral divulgada por policial penal

 


 

 

O diretor do Conjunto Penal de Jequié, Dr. Elmar Lopes, endereçou nota de esclarecimento aos meios de comunicação, acerca de denúncia feita pelo policial penal da unidade, Gilson Ferreira, publicada no site do Sinspeb (Sindicato da categoria) e outros sites, dando conta de estar sendo alvo de assédio moral, por parte do diretor do CPJ.

No esclarecimento, o diretor Elmar Lopes, diz ter tomando conhecimento da denúncia “com tristeza” tendo considerado o conteúdo “infundado , com mentiras, caluniando o diretor […] “ a verdade é que existe um pequeno grupo de servidores do Conjunto Penal de Jequié que estava acostumado com algumas práticas impróprias, que não são permitidas, causando insatisfação com a Direção”, explica. .

Explicação do Diretor do CPJ – “Para a devida compreensão, acerca do tema que envolve o armamento, cumpre esclarecer que a responsabilidade pelo material bélico de uma Unidade Prisional no Estado da Bahia, é do Diretor da Unidade, portanto não há fundamento nenhum para esta nota inventada e publicada pelo Sindicato. Nunca coube a servidor nenhum qualquer tipo de decisão acerca desse tema. É o Diretor quem permite ao servidor fazer carga de uma arma, e não o contrário. Está aí a mentira…

Estamos fazendo gestão pública promovendo ações de ressocialização e de cuidado com o interno e com o servidor, sempre com diálogo e carinho tudo dentro dos princípios norteadores da Administração Pública.

Acontece que em desfavor do servidor Gilson Ferreira, foi encaminhado a Corregedoria da SEAP, um conjunto probatório, para apuração de infração administrativa por meio de PAD – Processo Administrativo Disciplinar, nos termos da Lei 6677/94 (Estatuto do Servidor) por abandono de posto de plantão deste servidor, tudo documentado – não trata-se de nota infundada sem provas.

Este mesmo servidor inclusive desrespeitou o Diretor, usando palavras ofensivas.  Sabe-se que em outras gestões, Diretores foram afrontados por servidores, com tapas na mesa, dedo na cara, gritos etc.

Em recente episódio, ao solicitar institucionalmente o material Bélico para a realização de Inventário, como ocorreu com todos aqueles que detinham a carga de armas, os Agentes Ordinários não fizeram oposição e entregaram as armas, já alguns Policiais Penais membros do GEOP, disseram ao Diretor que não daria a arma, inclusive um deles disse que  se fosse tomar havia troca de tiro. Trata-se de ameaça do Servidor ao Diretor. Vale salientar que até a presente data não foram entregues todas as armas institucionais do Estado que encontram-se com o grupo GEOP o que inviabiliza a conclusão do inventário. 

As provas dos fatos narrados, foram juntadas e adotadas as medidas judiciais legais e medidas administrativas legais, que foram encaminhadas à SEAP – Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia.  

Numa expressão de carinho, na manhã desta quarta-feira (17), o Diretor foi surpreendido com uma manifestação de apoio dos servidores de plantão com a entrega de um abaixo assinado em solidariedade ao Diretor Elmar Lopes.

Esta direção manifesta o respeito pelo trabalho dos Policiais Penais e inclusive os do Grupo Especial de Operações Prisional – GEOP, por sua importância e serviços prestados ao Estado da Bahia.

Estamos comprometidos a continuar desenvolvendo o trabalho dentro da legalidade, e afirmamos que não vamos promover nenhum ato de ilegalidade para satisfazer a quem quer que seja.

Continuaremos firmes, com o trabalho sério e com dedicação, fruto da confiança que nos foi depositada pelo Governador Jerônimo, pelo Presidente do MDB da Bahia Alex Futuca e demais lideranças políticas. Ao passo que nos colocamos a disposição para eventuais esclarecimentos”.

É o que relata em sua defesa das acusações o diretor do Conjunto Penal de Jequié.

https://jequiereporter.com/

0 comments:

Postar um comentário

WALDEMIR VIDAL

Tecnologia do Blogger.

Programa Falando de Esportes - 18/11/2024