terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Seca na Bahia força a prorrogação de vacina contra a febre aftosa no Estado

 


Foto: Divulgação ADAB

 

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) prorrogou o prazo para a vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa em todo o território baiano até o dia 31 de dezembro. A Agência informou que a medida deve-se à severa estiagem que afeta o estado. Com a mudança de prazo, a declaração da vacinação pode ser feita até o dia 15 de janeiro de 2024.

A Bahia abriga um rebanho bovino de cerca de 12 milhões de cabeças. A vacinação deve ser feita por todos agropecuaristas para prevenir a febre aftosa, uma das mais graves enfermidades que afetam bovinos e bubalinos. A Adab apela aos criadores que declarem a vacinação o mais breve possível.

Imunizar os animais é crucial não apenas para a saúde do rebanho, mas, também, para a economia, pois a presença da doença pode afetar as exportações de carne. Adab destaca que a Bahia está avançando para se tornar o primeiro estado do Nordeste a alcançar o status de Zona Livre da Aftosa sem Vacinação em 2024, o que permitirá a abertura de novos mercados à carne baiana.

https://jequiereporter.com/

0 comments:

Postar um comentário

WALDEMIR VIDAL

Tecnologia do Blogger.

Programa Falando de Esportes - 23/05/2024