terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Medidas realizadas pelo Estado para enfrentar efeitos da seca são apresentadas na Alba

 


 

 

Distribuição de água potável e cestas básicas, abertura e manutenção de cisternas e aguadas, articulação com o Governo Federal para estabelecer subsídios à aquisição de ração animal e ampliação do programa garantia safra. Essas são algumas das ações já em execução pelo Governo da Bahia para amenizar os efeitos da estiagem e que foram apresentadas nesta terça-feira (12), em audiência das Comissões de Agricultura e de Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). As informações foram prestadas pelo titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Wallison Tum, que participou da agenda ao lado dos secretários Eduardo Sodré, do Meio Ambiente (Sema), e Osni Cardoso, do Desenvolvimento Rural (SDR).

Até o momento, já são 144 municípios baianos em estado de emergência por conta da estiagem. O secretário Tum reforçou que, há anos, existe um plano de ação para auxiliar a população baiana e que vem sendo executado pelo Governo da Bahia. “A orientação do governador Jerônimo é garantir água e comida à população, assim como meios para os pequenos criadores manterem seus rebanhos, então essa é nossa prioridade. Para isso, estamos em constantes reuniões com o grupo de trabalho para alinhar ações que levem, desde já, um alento aos mais de quatro milhões de baianos que sofrem com a estiagem”, afirmou o secretário.

De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), a previsão para os próximos quatro meses é de mais calor e poucas chuvas, sobretudo no semiárido. De olho nesse cenário desafiador, o Governo da Bahia articula ações a médio prazo, como a parceria com o Governo Federal para subsidiar o preço do milho destinado à ração animal, assim como a distribuição de forrageiras, a fim de evitar a mortandade de rebanhos.

Bahia Sem Fogo

Com o agravamento da estiagem, outro problema tem preocupado as autoridades são os incêndios florestais. Para fazer frente, o Governo do Estado mantém o Programa Bahia Sem Fogo. A iniciativa tem por finalidade coordenar as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios, oferecendo infraestrutura e logística para as ações, quando necessário, observando-se, desde a sua criação, maior efetividade nas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado da Bahia.

https://jequiereporter.com/

0 comments:

Postar um comentário

WALDEMIR VIDAL

Tecnologia do Blogger.

Programa Falando de Esportes - 19/09/2024