segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Feminicídio cresce no território brasileiro, mas reduz na Bahia

 


Foto: Reprodução/ilustrativa

 

De 1º janeiro a 19 de novembro deste ano houve redução no número contabilizado de feminicídios na Bahia, de acordo com os dados da Polícia Civil do estado. Foram 86 registros, uma redução de 7,5% se comparado ao mesmo período de 2022, quando se notificou 93 crimes deste tipo. Há, porém, uma questão que especialistas alertam cotidianamente aos poderes públicos, que é a subnotificação. O crescimento dos feminicídios no Brasil é atribuído ao corte e extinção de políticas públicas de combate a violência contra as mulheres que passaram a acontecer a partir do segundo semestre de 2016.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres da Bahia, Elisângela Araújo, reforça que a violência contra a mulher faz parte de uma cultura. “É difícil identificar o agressor porque ele pode ser qualquer um. Por isso, as políticas de sensibilização e conscientização são importantes e funcionam tanto para aumentar as denúncias, quanto para prevenir os crimes”, diz.

No Brasil, após a instituição da Lei Maria da Penha, em 2006, o termo feminicídio passou a ser mais utilizado. E em 2015 entrou em vigor a Lei do Feminicídio.

No Brasil, somente no primeiro semestre deste ano foram registrados 722 feminicídios. A quantidade é 2,6% maior que nos seis primeiros meses de 2022, quando foram registrados  704 casos dessa natureza. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) com base em levantamento junto às Secretarias Estaduais de Segurança Pública. Segundo o Fórum, o número do primeiro semestre deste ano é o maior da série histórica para um primeiro semestre já registrado pela entidade desde 2019. O crescimento foi puxado pela alta de 16,2% (de 235 para 273 casos) dos casos no Sudeste, única região do país que apresentou aumento destes números nos seis primeiros meses. Já nas outras regiões, os casos diminuíram em relação a 2022.   A maior queda percentual deu-se no Nordeste (-5,6%) e a menor, no Norte (-2,8%).

https://jequiereporter.com/

0 comments:

Postar um comentário

WALDEMIR VIDAL

Tecnologia do Blogger.

Programa Falando de Esportes - 20/09/2024