sábado, 1 de abril de 2023

Baianão 2023: Governo do estado lança campanha de combate ao racismo no futebol

 


Por Redação

Imagem sobre Baianão 2023: Governo do estado lança campanha de combate ao racismo no futebol
Foto: Carlos Casaes / BAPRESS

O governo do estado fará o lançamento de uma campanha de combate ao racismo no futebol durante a final do Campeonato Baiano 2023, realizada neste domingo (2), às 16h, na Arena Fonte Nova. A iniciativa contará com a distribuição e exibição de materiais educativos durante a partida entre Bahia e Jacuipense.

 

LEIA TAMBÉM:

 

De acordo com a secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, Ângela Guimarães, o objetivo da ação é alertar torcedores, jogadores e árbitros que atos de preconceito e discriminação racial são crimes com punições previstas em lei.

 

“Os casos de racismo nos estádios não acontecem de forma esporádica, são recorrentes. Infelizmente, faltam punições dos envolvidos e engajamento massivo dos clubes, federações e da sociedade civil no combate à discriminação. O Governo do Estado está fazendo a sua parte, mostrando que esses atos não podem ser tolerados”, afirmou a titular da Sepromi.

 

De acordo com a última edição do Relatório Anual da Discriminação Racial no Esporte, publicado em 2021, de 2016 a 2019, os números dos casos de discriminação no esporte brasileiro, racismo, xenofobia, lgbtfobia e machismo, aumentaram ano após ano.

 

Em 2020, os casos tiveram uma queda de 50,65% por conta da pandemia que tirou os torcedores nos estádios. No ano de 2021, sem a presença do público em boa parte dele, bastou o retorno dos torcedores aos eventos esportivos para evidenciarmos como um ano que igualou o número recorde de discriminação e preconceito no esporte brasileiro, que foi 2019, com 158 registros. Em relação ao ano anterior, 2020, houve um aumento de 97,5%.  

 

Dos 158 casos identificados em 2021, 124 dizem respeito ao futebol e 34 a outros esportes. Dos 124 casos que envolvem o futebol, 74 dizem respeito à discriminação racial. 

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

0 comments:

Postar um comentário

WALDEMIR VIDAL

Tecnologia do Blogger.

Programa Falando de Esportes - 22/04/2024