Baia Notícias

O jogo entre Costa Rica e Alemanha, nesta quinta-feira (1º) será histórico. Pela primeira vez na história, uma mulher vai apitar uma partida de Copa Mundo masculina. A francesa Stéphanie Frappart, de 38 anos, será a dona do apito no duelo no estádio Al Bayt, pela terceira rodada do Grupo E. Além disso, o trio de arbitragem será todo feminino e terá como assistentes a brasileira Neusa Back e a mexicana Karen Diaz Medina, ambas também com 38.

Será a primeira vez que Stéphanie Frappart estará em campo, no entanto não é a primeira vez que ela trabalha nesta Copa. A francesa foi a quarta árbitra no empate sem gols entre México e Polônia, pela primeira rodada da chave C. Se tornando a pioneira entre as mulheres a trabalhar num Mundial. Antes da disputa no Catar, a árbitra também abriu as portas para o gênero apitando Juventus x Dínamo de Kiev, pela Champions League em 2020. A profissional faz parte dos quadros da Fifa desde 2009, sendo premiada pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) como a melhor do mundo em 2020 e 2021.

Nascida em Saudades, interior de Santa Catarina, Neusa Back mora em São Paulo desde 2018, onde divide apartamento com a árbitra Edina Alves Batista. Ela se mudou para a capital paulista em busca de crescimento e novas oportunidades na carreira. Formada em educação física, teve influência do irmão, que também apita, para entrar na arbitragem. Ela começou na Federação Catarinense de Futebol (CFC) até ser transferida para a Federação Paulista de Futebol (FPF). Ela faz parte do quadro da Fifa desde 2014. No começo deste ano, a catarinense foi selecionada para o Mundial de Clubes do Catar, mas figurou apenas como suplente.

Costa Rica e Alemanha está marcado para começar às 16h no horário de Brasília. As duas seleções têm chances de classificação. Os costa-riquenhos ocupam a terceira colocação com três pontos, mesma pontuação do Japão, que é o vice-líder por causa do saldo de gols. Os alemães aparecem na lanterna com um ponto, enquanto a Espanha é a primeira com quatro. Espanhóis e japoneses se enfrentam no mesmo dia e horário, no estádio Internacional Khalifa.

https://www.cidadeesportes.com.br/v1/