Evandro Lopes, cronista esportivo e abnegado do futebol amador e profissional de Jequié nas décadas de 60 e 70.

                                                                            Charles Meira
 
Evandro Lopes da Silva, o cronista esportivo.

Evandro Lopes da Silva, filho de Feliciano Lopes da Silva e Ubaldina Lopes da Silva, nasceu em 02/1932 em Amargosa – BA. Em 1956 casou-se com Olímpia Lopes da Silva e tiveram 04 filhos. Em 1964 chegou a Jequié. Em 1992 casou-se com Lúcia Martins Azevedo, desse enlace matrimonial, nasceu Lícia Martins de Azevedo Lopes, formada em Engenharia. Evandro tem também 11 netos, 06 bisnetos e um na forma.  Com 85 anos de idade o nosso entrevistado continua trabalhado como Gestor da Associação Comercial e Industrial de Jequié e aos sábados participa do programa “Movimento Lojista” apresentado pela entidade na Rádio Cidade Sol FM.
Com a divulgação desta entrevista realizada com Evandro Lopes na Associação Comercial e Industrial de Jequié, local onde trabalha, encerro a primeira parte da pesquisa, visando ampliar a história da Associação Desportiva Jequié. É minha vontade prosseguir, porém contando fatos mais recentes da trajetória do Jequié.
Pela importância de Evandro Lopes no cenário do futebol na nossa cidade, constantemente era sugerido por pessoas da nossa sociedade a realização desta matéria com o nosso inesquecível comentarista esportivo. Em uma manhã do mês de fevereiro consegui entrevistá-lo, bate-papo que durou quase 1h. Brincado perguntei: “falamos tudo?” e ele disse: “ainda quer mais?”. Risadas.

Evandro Lopes da Silva, o abnegado do futebol amador e profissional de Jequié. 

Com a desenvoltura peculiar de um profissional ligado a área radiofônica durante mais de uma década em Jequié, Evandro iniciou o seu relato falando que a partida do nosso futebol foi dada através da Seleção Municipal de Jequié, mercê de um trabalho dele, que não vangloria, mas tem consciência que realizou, divulgando, incentivando o desenvolvimento do esporte através da Rádio Bahiana de Jequié, buscando dar uma estrutura, até então inexistente no campeonato da cidade, evento realizado com a participação de times amadores no estádio Aníbal Brito e de forma muito rudimentar, pois os seus abnegados diretores não tinham estrutura econômica e financeira para melhor apresentá-los na competição. Visando contribuir com os dirigentes, Evandro começou a fazer uma campanha na rádio, incentivando a realização de torneios inícios com a participação das equipes, premiando a melhor uniformizada, empreitada que na época surtiu efeito e deu uma melhor visibilidade e promoção ao futebol amador de Jequié.


Eetudante Atlético Clube - Campeão invícto de 1967 - Paulinho, Cabinho, Hugo, Roque, Hige, Jurandir, Ademir, Gaso, Ademilton, Barbosinha, Noelito, Paulinho de Santa Inês-e Acismar.

Depois do sucesso desta campanha no campeonato e porque tinha times dirigidos por diretores abnegados, dedicados como: Radamés Lobão, Izidório Manoel do Carmo, Deusdete Amaral, Gildásio, Bria, Baianão, auxiliar do próprio campo que fazia tudo para as coisas acontecerem bem. Evandro estruturou também um trabalho na rádio, onde fazia sempre comentários elevando o nosso futebol, alternativa que contribuiu positivamente para o crescimento de Jequié nesta área. Além dessas opções acertadas, Evandro conta que Jequié teve a felicidade também de aportar aqui alguns excelentes atletas, vindo de outras cidades, formando os bons times do Flamengo, Jequiezinho, Estudante e Mandacaru e depois a seleção de 1967 que disputou o Intermunicipal, equipe bem estruturada que perdeu na final para a Seleção de Cachoeira.  
Seleção de Jequié em Itapetinga  - 1967 - Caculé, Dilermando, Tufu, Dete Leão, Maneca, Zé Augusto, João Potó, Edmilson, Carlinhos, Maíca e Eduardo Corró.

Durante a campanha de 1967 aconteceram alguns fatos interessantes e Evandro cita, por exemplo, o que teve com a Seleção de Itapetinga. Torcedores daquela cidade vieram aqui e foram tratados muito bem, inclusive conheceram a Fazenda Provisão, ponto turístico de Jequié bastante frequentado na época. Jequié ganhou de Itapetinga e alguns torcedores visitantes disseram que foram maltratados, o que segundo Evandro não foi verdade. No jogo de volta foi uma caravana de aproximadamente uns 30 carros particulares e até o prefeito na época o Sr. Waldomiro Borges. Pararam no parque de exposição que era na entrada da cidade e entraram em caravana, entretanto moradores de Itapetinga entenderam como hostilidade e isso mexeu com o brio deles e no campo a coisa foi meio grosseira. Ganharam o jogo de 2 x 1, mas diante dos fatos acontecidos, Izidório Manoel do Carmo com suas artimanhas foi à federação e conseguiu anular o jogo. A Seleção de Jequié voltou a Itapetinga com o espírito pacificado e ganhou o jogo de 2 X 1, pois Jequié era melhor. Saíram do campo acompanhado pelo prefeito até ao hotel onde estavam hospedados e depois foram embora. Na saída da cidade Evandro fez uma ligação para Jequié dizendo: “prepare uma recepção, pois ganhamos o jogo de 2x1”. A Rádio Bahaina não transmitiu este jogo. Em Jequié a seleção foi recepcionada no Colarinho e Tote Lomanto, pai de Lomanto fez um discurso, coisas daquele tempo, hoje não tem mais.

Jogo Seleção de Jequié X Seleção de Cachoeira em 1969.

Dizendo não se lembrar de 1968, Evandro contou que em 1969 a seleção disputou o Intermunicipal com a maioria dos jogadores da boa seleção de 1967 e foi dirigida por Maneca Mesquita, técnico do time amador do Flamengo de Jequié. A Liga organizava a seleção e os radialistas, diretores e um grupo de abnegados davam suporte.  Repetindo a boa campanha de 1967, novamente a seleção disputou a final com Cachoeira. A seleção ganhou aqui e perdeu lá. Evandro disse que estava no segundo jogo e na ocasião ficou hospedado na cidade de Muritiba. No domingo, dia do jogo foi pela manhã com Micheli e Wilson Senhorinho em Cachoeira para verificar como estava o clima. ”Olá, vocês por aqui, como vai, a cidade é vossa”, foram saudados por um médico no local. Voltaram alegres e falaram para os integrantes da delegação que o clima estava ótimo. No horário da partida quando a seleção veio para Cachoeira e aproximaram do campo o clima era terrível. Campo cheio, localizado na beira do rio. A Seleção de Jequié perdeu pela força, pelo ambiente carregado, sempre estourava uma briga e o juiz sempre fazia a média da casa, pois não queria problemas, coisas do futebol amador. Depois da competição, Ewerton Almeida recebeu uma paulada de um torcedor deles que em seguida pulou no rio e atravessou para o outro lado e a policia não conseguiu pegá-lo. Dedé um engraxate, também levou uma pancada. Muita gente de Jequié, uma grande caravana esteve presente e saiu muito hostilizada.

Evandro Lopes o primeiro agachado, jogando futebol de Salão.

Após o relato da segunda partida contra Cachoeira, Evandro Lopes contou que foi necessário uma terceira partida para conhecer o campeão do Intermunicipal de 1969 e a disputa aconteceu no Campo da Graça em Salvador. Foi um jogo extraordinário, porque realmente a Seleção de Cachoeira tinha um time muito forte, muito bom. O jogo começou e Cachoeira fez 1x0, 2x0 e Jequié fez 2x1. Evandro, Wilson estavam na beira do campo, junto com o técnico Maneca, Foca o Massagista e o jogo era bem disputado, bem definido, então Wilson Senhorinho usou da seguinte frase: “Ta na hora de mexer no time”, Evandro disse que nunca esquece isso. E mexer no time era entrar um jogador que era titular. Maneca disse para Foca: “prepara Marcos“. Depois que Wilson disse que tinha que mexer no time e Marcos entrou, o jogo mudou e com dois lances dele, envolvendo os zagueiros e cruzando para perto da área, o time de Jequié virou o placar para 3x2, com dois belos gols do maravilhoso atacante Dilermando. E foi uma vitória estupenda.
Em seguida Evandro falou que após esta conquista, começou a criar um espírito de profissionalismo na comunidade Jequieense e que aquela seleção poderia ser o time e realmente foi, entrou apenas Chinezinho, que veio do Fluminense de Feira, que era veterano e foi fazer o meio campo com Maíca e Betinho na ponta direita e relatou como começou a Associação Desportiva Jequié.

Jornal da época que consta a escolha da diretoria provisória do Jequié.

Fizeram inicialmente uma reunião para formação da diretoria no escritório da Líder Automóveis, pois seu irmão era o dono da empresa e ele trabalhava no escritório. Depois teve outra reunião no Rotary com aproximadamente 15 pessoa, entre elas estavam: Evandro Lopes, Carlos Lopes, Maneca Sampaio, Deusdete Amaral e seu irmão, o gerente do Banco Econômico e “Vaqueiro”, para consolidação do time. Foi escolhido o nome Associação Desportiva Jequié e as cores azul, amarelo e branco.  Foi convidado para dirigir a equipe o técnico Maneca Mesquita, que não aceitou, e então se buscou um treinador de Feira de Santana. Formou-se um time muito forte, voluntarioso e chegou a liderar o Campeonato Baiano de 1970.

Jornal  A TARDE de 15 de janeiro de 1970, que consta a escolha da primeira diretoria do Jequié.

Evandro falou também do tempo na Rádio Bahiana de Jequié com Wilson Senhorinho, José Mariano, Eutímio Almeida que fazia a redação, Nilton Torres na parte de campo e Cidi Teixeira com toda sua dedicação.  As transmissões eram feitas por Mariano e Wilson Senhorinho e ele comentava, mas era um trabalho de diletantismo e dedicação ao esporte. Não tinha salário, porém sempre dava certo, não tinha ganância, era um trabalho de quem gostava do futebol. Aliás, tinha um salário sim, ganhava um queijo cuia no São João e outro no Natal, um presente de Cidi Teixeira.

Evandro Lopes e Wilson Senhorinho.

No ano de 1978, Evandro afastou-se do processo de rádio, achando que tinha feito a sua parte. Confessou que o programa que participava na rádio era fundamental na sustentação e motivação da torcida. Depois acredita que perdeu essa ligação e a ADJ deixou de ser aquele time esperançoso, que Jequié gostava e gosta até hoje. Foi o que Evandro Lopes participou.

Evandro Lopés no  Jequié Tênis Clube, quando da apresentação do time do Jequié em 2017.

Na opinião de Evandro Lopes, se hoje não fizer uma estrutura capaz, acima de tudo ter a estrutura financeira para manutenção inicial do elenco para contratar, fica difícil administrar e manter o clube. Naquele tempo, os jogadores da ADJ não tinham salário. Edmilson era funcionário do Banco do Nordeste, Tanajura do Baneb, Marcos tinha negocio como o sogro e muitos jogadores assim. Somente os jogadores de fora ganhavam salário, os demais não, jogavam por amor a camisa. Atualmente o atual presidente “Bolinha” faz assembléias, visando à união dos amantes do clube e a prestação de contas da sua gestão, reuniões que participei de algumas e os abnegados até participam, entretanto não fazem parte do esquema.

Evandro Lopes, vereador de Jequié em 1998.

Evandro Lopes foi também Vereador de Jequié em 1972 e 1998, filiado ao PSD, hoje Democratas, ligado ao grupo de Waldomiro Borges, gerente da Líder Automóveis, proprietário da Revenda Volkswagen em Ipiaú, Chefe de Gabinete do Prefeito Walter Sampaio, fundador da Disvel em Jequié e Secretário de Gabinete do Prefeito Luiz Amaral.
Read More

Empossado o Conselho Deliberativo e eleita a diretoria definitiva do Jequié.


A TARDE – Quinta- feira, 15 de janeiro de 1970.

Jequié vem com força total no campeonato.

Depois de esperar por alguns anos, afinal, o futebol Jequieense irá participar do campeonato baiano profissional, estreando no próximo domingo (18/01) contra o São Cristovão, no estádio Municipal Valdomiro Borges, nessa cidade sobre a mais intensa expectativa dos desportistas locais e das cercanias.
Antes do primeiro ponta-pé no certame estadual, muito trabalho foi desenvolvido pelos abnegados da cidade-sol para colocar Jequié em plano de destaque no cenário esportivo da Bahia. Assim é que logo após confirmada a presença de Jequié no “Baianão”, foi eleita uma diretoria provisória e, em seguida, criado, eleito e empossado o Conselho Deliberativo da Associação Desportiva Jequié, sendo como presidente o Dr. Milton de Almeida Rabelo e integrado de 54 membros e 50 suplentes. Daí surgiu à diretoria definitiva da ADJ, sendo eleito o Dr. Nelson Moraes da Silva seu primeiro presidente e os seguintes membros: vices – Dr. Valdomiro Borges Filho e Marialvo Alves Meira; secretário – Gildélito Ferraz; Tesoureiro – Josué Fonseca; relações públicas – Jornalista Laerson Soares e Deodato Astrê; Departamento de profissionais Manoel Sampaio e Evandro Lopes; Departamento de amadores – Tibúrcio Freitas; Departamento Médico – Dr. José Mário Benevides; Departamento social – Alcindo Procópio Ferreira; Departamento de Publicidade – Eutímio Almeida; O ex-atleta do Fluminense Maneca deixará o setor amadorista para dirigir a equipe de profissionais da ADJ, não tendo fixado luvas ou ordenado. O popular “Foca” será o Massagista. Um técnico profissional foi contratado. Boquinha, ex-craque, será o responsável pelo quadro do Jequié no campeonato.
SEDE
Ouvido pela reportagem o Sr, Nelson Moraes informou que a ADJ, terá como sede provisória o prédio na Rua João Goulart, no Jequiezinho, onde funcionava o Butantã que através da maioria dos seus dirigentes cedeu aquelas instalações. Aquele local satisfaz plenamente aos objetivos de um clube profissional. Quanto à renda de manutenção da nova agremiação Jequieense, existe um consorcio que foi criado para tal fim e que já vem funcionando há muito tempo e deverá se prolongar por vários anos. Além disso, informa-nos o Dr. Milton Rabelo que os conselheiros pagarão mensalmente uma cota de trinta cruzeiros novos, já tendo à maioria pago a taxa de jóia, o que uma soma bem razoável. Complementando a renda, alguns milhares de sócios deixarão nos cofres da entidade o suficiente para manter mais que modestamente o clube. As rendas do campeonato serão o complemento necessário para satisfazer os planos deste ano.
A Turma da Bola
A quase totalidade dos jogadores participantes do torneio Intermunicipal de Futebol – quase campeões – foram aproveitados pelo novo time profissional. Somando-se a eles, outros jogadores de Jequié e de outras cidades foram e serão contratados, oferecendo uma média de 23 anos de idade. Essa rapaziada se compõe de: Edmilson e Besouro (Goleiros); Tufu, Carlinhos, Jurandir, Hugo e Zé Augusto (Zagueiros); Maíca, Chinezinho, Eduardo e Maneca (Armadores); Sérgio Florisvaldo, Esquerdinha, Tanajura, Marcos, Dilermando, Valmir, Betinho, Zé Roberto e Caculé. Outros azes do futebol estão sendo conversados e em breve dias poderão ser filiados a ADJ, não se mencionarão nome por preocupações obvias. Garante a direção do departamento profissional que, com certeza, Jequié terá um comportamento de acordo com a expectativa dos desportistas locais, surpreendendo aos cobrões e veteranos do “Baianão”.
Os contratos dos atletas, foram assinados na última segunda-feira, quando o Presidente Nelson Moraes esteve na concentração dos atletas e, após uma breve preleção passou os trabalhos ao chefe do departamento de futebol o Sr. Manoel Sampaio que, sem comover, mereceu dos jogadores assinatura dos contratos em branco. O primeiro a assinar foi o zagueiro Carlinhos, um dos cobras da ADJ.

Quanto ao estádio para a realização dos prélios oficiais do certame a cidade ganhou em outubro do ano passado um estádio novo, com excelentes acomodações para jogadores e público, possuindo inclusive melhores que a velha Graça. Jequié está na primeira lista do futebol da Bahia. “A questão é só esperar”, dizem os dirigentes.
Read More

Fundação da Associação Desportiva Jequié e escolha.da primeira diretoria.


Ipiaú retirou-se do Intermunicipal.

Um grupo de desportistas locais esteve reunido na sede da Liga Desportiva de Jequié no último dia 28, oportunidade em que foram tratados diversos assuntos relativos a criação de um time profissionais que representaria esta cidade no próximo certame Estadual da Bahia. Ouvidas as sugestões de todos os presentes, ficou determinada a fundação da Associação Desportiva Jequié, tendo sido eleita a sua primeira diretoria, que ficou assim constituída: Presidente de Honra – Prefeito Waldomiro Borges de Souza; Presidente da Diretoria – Dr. Milton de Almeida Rabelo; Vice Presidente – Dr. Nelson Moraes da Silva; Secretário – Gildélito Ferraz; Tesoureiro – Romil Navarro de Araujo; Chefe de Departamento de Futebol – Evandro Lopes da Silva; Chefe de Relações Públicas – Eutimio Oliveira Almeida; Consultor Jurídico – Dr. Fernando Steiger Tourinho de Sá; Departamento Médico – Dr. José Mário Benevides. No dia imediato a diretoria eleita iniciou seus trabalhos, procurando organizar todos os papéis para inscrição da ADJ, que decididamente estará no Baianão 70. Antes do encontro o Presidente da Liga Desportiva de Jequié, Sr. Carlos Nascimento, fez ciente aos desportistas da decisão da Liga de Ipiaú em não mais disputar os jogos do Intermunicipal deste ano, inconformada com a decisão do TJD da Federação Baiana de Futebol, que anulou as duas partidas entre Jequié e Ipiaú com irregularidades constadas. O presidente da LDJ recebeu carta desse sentido além de cópia enviada ao Tribunal de Justiça Desportiva da FBF.
Read More

Fanática pelo Bahia, garota de programa vai fazer promoção se o clube for campeão domingo

NA TORCIDA: Fanática pelo Bahia, garota de programa vai fazer promoção se o clube for campeão domingo

Se o marketing é mesmo a alma de qualquer negócio, Fany, de 27 anos, pode ser considerada alguém com poderes mediúnicos. Garota de programa, que prefere não revelar sua verdadeira identidade, a jovem inventou uma forma de alavancar seus negócios unindo paixão e um senso oportuno de lucro e divulgação massiva.
Em dias de triunfos marcantes do Bahia, seu time do coração, Fany anuncia promoções exclusivas para o torcedor. No último domingo (30/4), após eliminar o Vitória na Copa do Nordeste, a beldade anunciou um desconto de R$ 50 para quem fosse a encontrar vestido de com a camisa do clube ou apresentasse carteirinha de sócio. Seu programa, em geral, custa R$ 300 (completo).
“Sempre que o Bahia tá ganhando algum campeonato importante eu faço esse tipo de brincadeira. É mais pelo carinho que tenho pelo time e pelos torcedores. O torcedor sofre no jogo e depois tem que ter um prazer… Comigo”, ri Fany, da própria esperteza.
Todas as ofertas são divulgadas na conta que mantém no twitter (@gpfany). Lá, esta Chico Xavier do marketing interage com os torcedores, palpita sobre os jogos e brinca com a relação entre a própria profissão e o ato de torcer. Os comentários são sempre ornados com corações azul e vermelho, em alusão às principais cores do tricolor.
Outras postagens seguem a linha do bom humor e servem para disciplinar os clientes mais folgados:
Nascida em Salvador, Fany conta que costuma frequentar os jogos do Bahia com regularidade. Quando surge algum imprevisto, no entanto, reúne os amigos em casa ou num boteco. “O importante é não perder os lances”, diz, numa referência onde cabem vários sentidos.
Alguns clientes ganham elogio nas redes sociais após encontro com a torcedora fanática
Ela conta que já teve entre seus inúmeros clientes alguns jogadores de futebol — mas nunca nenhum do Bahia. Por ética profissional garante o sigilo de todos eles. “Imagina? Posso revelar não”, brinca.
FINAL DO BAIANO
No próximo domingo (7/5), o Bahia joga a final do Campeonato Baiano contra seu maior rival, no Barradão. E Fany já prepara uma promoção especial. Ela não revela muitos detalhes, mas diz que, caso o Esquadrão conquiste seu 47º título estadual, deve anunciar uma nova iniciativa. “Já tô pensando em algo, mas vai depender muito do placar. Só quero avisar que estou muito confiante”, palpita.
Read More

NOTÍCIAS DO JEQUIÉ: MAIS DOIS REFORÇOS DO JEQUIÉ

A Associação Desportiva Jequié (ADJ) contratou mais dois reforços: o volante 
Maicon e o meia-atacante Dionísio.
Os dois jogadores eram do Vitória da Conquista.
Maicon e Dionísio já se apresentaram e treinam com os demais atletas.
Assessoria de Imprensa
Associação Desportiva Jequié (ADJ)

Read More

EM GRANDE FASE, LEO PAREDÃO TEM SEU NOME CANTADO PELA TORCIDA DO JEQUIÉ

Leonardo Conceição de Souza ou simplesmente Leo Paredão. Estamos nos referindo ao goleiro da Associação Desportiva Jequié (ADJ). Sem levar um único gol em três jogos disputados pelo Campeonato Baiano de Futebol Profissional da Série B/2017, o atleta teve o nome dele cantado pela imensa torcida do Jequié, neste domingo (30ABRIL2017), após uma defesa monumental. O carinho dos torcedores é extensivo aos demais do time que vem fazendo uma boa campanha, tendo assumido a liderança isolada da competição com a vitória diante do Teixeira de Freitas por 3×0. Os trabalhos recomeçam nesta segunda-feira visando a quarta partida decisiva, desta vez contra o Colo Colo, sábado à noite, em Ilhéus, sabendo o torcedor que pode contar com o ataque mais positivo do campeonato e com um “El Poredón” apostos para o que der e vier e contando sempre com a confiança conquista junto ao apaixonado torcedor jequieense.
Leo Paredão: 270 minutos sem levar gol no Jequié
Read More

TORCIDA DO COLO COLO CRITICA CONDIÇÕES DO ESTADIO MÁRIO PESSOA


Integrantes da Torcida Organizada Mancha Azul, do Colo Colo, único time profissional de futebol de Ilhéus, procuraram o Blog Só em Ilhéus para denunciar o que chamam de “irresponsabilidade" da prefeitura com as condições do estádio Mário Pessoa.

O estádio é a casa do Tigre na disputa da segundona do Baiano, que garante acesso à elite do futebol. No entanto, segundo os torcedores, as condições do equipamento são degradantes.
O Mário Pessoa vai receber, no próximo fim de semana, jogo decisivo do Tigre contra o Jequié, que garantirá o primeiro lugar no grupo. Mas as condições do estádio não condizem com a importância do jogo.

Banheiros sujos e com água vazando, grama alta, que cobre até a canela, buracos no gramado e a geral em péssimas condições.

COM A PALAVRA A PREFEITURA DE ILHÉUS.

VEJAM AS FOTOS:

TEXTO E FOTOS: ROGÉRIO BEZERRA

Read More

Lista do Vitória tem Petkovic, Chamusca e Fernando Diniz

0 Comentário
Apenas 24 horas após a demissão do técnico Argel Fucks e já começa a surgir nos bastidores da bola meia dúzia de prováveis nomes para assumir o Esporte Clube Vitória, é claro, ainda se tratando de notícias oficiosas plantadas pela mídia e não sabemos a veracidade dos fatos, afinal, a diretoria rubro-negra se cala e evite falar no possível futuro treinador. De acordo com as informações, os dois mais cotados são Marquinhos Santos, campeão baiano pelo Bahia em 2014, e o tetracampeão mundial Jorginho, ex-Vasco, mas não pára por aí. 

Também figuram na lista de possíveis treinadores do Vitória, Enderson Moreira que está no América-MG, teria sido procurado pelo Leão e poderia ser opção por ter vínculo com os mineiros até o dia 1º de julho. Enderson acumula passagens por clubes como Fluisnese, Grêmio, Atlético-PR e Santos. Outros nomes também foram ventilados e estão sendo estudados, casos do sérvio e ídolo rubro-negro Petkovic, Péricles Chamusca, treinador do Leão entre 94 e 95, ambos sem clube, além de Fernando Diniz, rebaixado com o Audax no Campeonato Paulista deste ano. 
Read More

Atacante quer dois anos de contrato; Bahia oferece um

18 Comentários
O Esporte Clube Bahia segue em busca de um camisa 9 para o Campeonato Brasileiro que começa dia 13 de maio (sábado) quando o tricolor fará sua estreia na competição contra o Atlético-PR, na Arena Fonte Nova. O primeiro nome na lista da direção é o atacante Alecsandro que, inclusive, já vinha negociando muito antes da lesão sofrida por Hernane, mais precisamente há duas semanas atrás, de acordo com o próprio empresário do atleta de 36 anos que está atualmente sem espaço no Palmeiras e não deve permanecer.     

Alecsandro tem contrato até o final do ano e a diretoria do Palmeiras não deve dificultar a liberação do jogador. O que pode emperrar o acerto com o Bahia é justamente o tempo de contrato. O jogador exige dois anos e a diretoria tricolor estaria disposta a oferecer um ano de contrato como forma de se precaver devido a idade avançada do atleta. Em 2016, Alecgol pouco atuou com a chegada de Borja, foram oito jogos pelo Campeonato Paulista e nenhum gol marcado. 
Read More

Real Madrid 3 x 0 Atlético: Veja os 3 gols de Cristiano

0 Comentário
Com show de Cristiano Ronaldo, o Real Madrid deu um grande passo para disputar a final da Liga dos Campeões. Nesta terça-feira (2), a equipe venceu o Atlético de Madri por 3 a 0, no Santiago Bernabéu, pela partida de ida das semifinais da competição. Com o resultado, a equipe pode perder o jogo de volta por até dois gols de diferença que mesmo assim garante a vaga na decisão. A próxima partida entre as equipes está marcada para o dia 10 de maio, no Vicente Calderón. A outra semifinal acontece nesta quarta-feira (3) com Monaco e Juventus fazem o primeiro jogo em Monaco, às 15h45.

Veja os gols
Read More

Boleto vencido poderá ser pago em qualquer banco a partir de julho

O cálculo de juros e multa do boleto atrasado será feito automaticamente
Um novo sistema para pagamentos de boletos começa a funcionar em julho. Com o novo sistema, o boleto, mesmo vencido, poderá ser pago em qualquer banco. Além disso, o cálculo de juros e multa do boleto atrasado será feito automaticamente, o que reduzirá a necessidade de ir a um guichê de caixa e eliminará a possibilidade de erros no cálculo. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está apresentando o novo sistema para empresas e jornalistas em várias cidades. Na apresentação do novo sistema em Brasília nesta terça-feira (2), o diretor adjunto de Operações da Febraban, Walter Tadeu, lembrou que a nova plataforma vem sendo desenvolvida desde o ano passado, devido ao elevado número de fraudes em boletos trazendo mais segurança. As informações de todos os boletos emitidos pelos bancos estarão na nova plataforma única, criada pela federação em parceria com a rede bancária. Na hora de pagar o boleto, os dados serão checados na plataforma. Se houver divergência de informações, o pagamento não será autorizado, e o consumidor só poderá pagar o boleto no banco que emitiu a cobrança, uma vez que somente essa instituição terá condições de conferir o que for necessário. De acordo com a Febraban, a nova plataforma vai reduzir fraudes na emissão de boletos de condomínios, escolas e seguradoras, por exemplo. A federação lembra que quadrilhas enviam boletos falsos às casas, que acabam sendo pagos como se fossem verdadeiros, gerando prejuízos. Há também casos de sites maliciosos que emitem “segundas vias” com informações fraudulentas, além de vírus instalados em computadores. A implantação da nova plataforma seguirá um cronograma: a partir de 10 de julho, para boletos acima de R$ 50 mil; 11 de setembro, acima de R$ 2 mil; 13 de novembro, acima de R$ 200; e em 11 de dezembro, todos os boletos. Segundo Tadeu, esse cronograma é necessário para evitar falhas no sistema. (Agência Brasil).
http://www.jequiereporter.com.br/blog/
Read More

Número de mortes nas estradas federais da Bahia cresce durante feriado prolongado

BALANÇO: Número de mortes nas estradas federais da Bahia cresce durante feriado prolongado

O núcleo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia divulgou na tarde desta terça-feira (2/5) o balanço da Operação do dia Mundial do Trabalhador. De acordo com o levantamento do órgão, o número de acidentes entre os dias 29 de abril e 2 de maio reduziu, mas a quantidade de mortos ainda preocupa.
A PRF detalhou que o total de acidentes retraiu de 68 para 46, representando 32,35% menos ocorrências. Os acidentes graves tiveram redução ainda mais acentuada, de 56%, saindo de 25 em 2016 para 11 em 2017. Já o número de pessoas feridas caiu de 68 para 40, ou seja, 41,18% a menos.
A quantidade de pessoas mortas, porém, cresceu. Neste ano, 13 pessoas morreram no período do feriadão do Dia do Trabalho, enquanto no ano passado esse número foi de oito pessoas. O aumento foi de 62,5%.
As ultrapassagens em local proibido, manobras responsáveis pelos acidentes do tipo colisão frontal, os que mais vitimam pessoas, também foram verificadas com mais frequência este ano. Em 2016, 251 condutores receberam notificações em razão desta infração, enquanto em 2017 foram 739, aumento de 194,4%. ARATU ON LINE
Read More

ILHÉUS: HOMEM COM CICATRIZ NO ROSTO MORRE EM CONFRONTO COM A PM


Homem ainda não identificado morreu em confronto a Polícia Militar de Ilhéus, neste feriado de 1º de maio. A PM informa que recebeu denúncias de moradores que vários indivíduos estavam transitando armados na localidade da ” Fazendinha” em Olivença,a Gu do Pelotão Especial da 69 CIPM incursionou mato adentro para tentar prender os criminosos, quando houve  confronto.

A PM revela que que os disparos partiram  diversos elementos,a patrulha foi obrigada a revidar e posteriormente percebeu um elemento ao solo baleado,e ao lado uma sub metralhadora cal .40.


Foi prestado o devido socorro ao Hospital Regional de Ilhéus onde o elemento chegou com vida,e minutos após veio a óbito. PLANTÃO ITABUNA

Read More

No dia do Trabalhador homem assassinado em Jequié

O corpo de um homem com perfurações provocadas por tiros e facadas foi encontrado por 15h, no feriado de 1º de maio, foi encontrado por populares e comunicado à  Policia Militar, na Terceira Travessa Elísio Lapa, bairro Curral Novo  O morto foi identificado como Joabson Silva Barbosa, 26 anos  Após procedimento do levantamento cadavérico o  corpo foi  encaminhado para o Instituto Médico Legal-IML de Jequié.
Tentativa de homicídio: Na Avenida Senhor do Bonfim, no Pau Ferro, foi registrada uma  tentativa de homicídio por volta das 7h53, de segunda-feira (1º). A vítima de iniciais LCS, 24 anos foi alvejado com disparo de arma de fogo e socorrida para o Hospital Geral Prado Valadares, onde segue internada.
Read More

WALDEMIR VIDAL

Tecnologia do Blogger.

Programa Falando de Esportes - 01/05/2024