Gafe, global e protesto marcam sorteio da Copa das Confederações



Gafe deixou Jerome Valcke constrangido e prejudicou Belo Horizonte na Copa das Confederações Foto: Marcelo Pereira / Terra
Gafe deixou Jerome Valcke constrangido e prejudicou Belo Horizonte na Copa das Confederações
Foto: Marcelo Pereira / Terra
ALLEN CHAHAD
CELSO PAIVA
DASSLER MARQUES
Direto de São Paulo
Segundo grande evento oficial da Fifa no Brasil, o sorteio da Copa das Confederações não saiu totalmente do jeito que a entidade máxima do futebol poderia imaginar, principalmente por uma falha marcante no show televisionado mundialmente neste sábado, ápice da semana de entrevistas, reuniões e cerimônias oficiais. Os compromissos na capital paulista que começaram com o assunto fervilhante do anúncio de Luiz Felipe Scolari como novo técnico da Seleção Brasileira, culminaram com uma gafe cometida pelo renomado chef de cozinha, Alex Atala, que quase estragou por completo o sorteio dos dois grupos do torneio que acontece em 2013.
A cerimônia deste sábado mostrou ainda que a TV Globo voltou a dar todas as cartas em eventos de grande porte no Brasil, após ausência marcante nos Jogos Olímpicos de Londres. Com Glenda Kozlowski apresentando o evento e com transmissão ao vivo comandada por Galvão Bueno, a emissora carioca tomou conta do sorteio realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Um protesto em frente ao local onde aconteceu a cerimônia, a presença maciça de políticos e o otimismo do novo técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, também fizeram parte do evento.
Confira o que aconteceu de mais marcante no sorteio da Copa das Confederações:
Gafe de Alex Atala
Um dos convidados para o sorteio da Copa das Confederações, o renomado chef de cozinha Alex Atala errou ao tirar as bolinhas do sorteio e causou uma grande confusão na formação dos grupos para o torneio que será realizado em 2013. Ao invés de sortear a posição do Uruguai no Grupo B, ele sorteou uma das bolinhas do balde do Grupo A, o que confundiu o secretário geral da Fifa, Jérome Valcke.
Atala sorteou a posição A3 para o Uruguai, que fazia parte do grupo do Brasil, porém o time celeste não pode ficar no grupo da Seleção por ser também do continente sul-americano. Sem perceber, Valcke colocou o Uruguai na posição 3 do outro grupo, que tem como cabeça de chave a Espanha. O secretário geral da Fifa só foi perceber o erro quando Atala fez uma confusão ao sortear a posição em que a Itália ficaria no grupo do Brasil. Ele se encaminhava para pegar uma bolinha do pote B, quando Valcke notou e pediu para ele sortear uma bolinha da chave A. Neste momento, Valcke olhou para o papel que havia sido sorteado para o Uruguai e percebeu a falha. Visivelmente irritado, ele disse: "isso é mal".
O secretário geral da Fifa precisou de muito jogo de cintura para conseguir resolver toda a situação, mudando a ordem de algumas seleções nos grupos. Nunca houve registro de um incidente deste tipo nos últimos sorteios organizados pela entidade máxima do futebol. Por este motivo, Valcke se mostrou desconcertado durante boa parte do evento ao vivo.
Após o evento, ainda houve uma tentativa de esclarecimento do caso. Antes da entrevista com os técnicos do Grupo B, diante de uma sala lotada com jornalistas de todo o mundo, o representante da Fifa Walter de Gregório precisou se manifestar. “Só para deixar claro, o que aconteceu (erro no sorteio) não teve nenhum influência no resultado final dos grupos. De resto, falamos com os técnicos e está tudo bem por todos eles. Estão felizes”, assegurou.
Apesar das seleções não terem reclamado, a falha deve criar mal estar com as sedes da Copa das Confederações. Por conta do erro de Atala, a alteração na ordem dos confrontos fizeram com que uma cidade com grande expectativa de receber partidas importantes, como Belo Horizonte, ficasse com os dois confrontos tidos como os de menos qualidade técnica da primeira fase: Taiti x campeão africano e Japão x México.
Encontro entre Dilma e Marin
Mesmo depois de se sentarem lado a lado durante a cerimônia, a presidente da República Dilma Rousseff e o presidente da CBF e do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, José Maria Marin, finalmente tiveram um encontro mais próximo somente em meio ao "cortejo" de saída do evento. Um aperto de mãos, algumas poucas palavras e sorrisos discretos. Segundos suficientes para os flashes dos três fotógrafos, incluindo o oficial da presidência, registrarem o encontro. Dilma confirmou de última hora sua participação no evento. Menos de 24 horas antes, inclusive. A presidente fez um dos discursos de abertura, além de todas as formalidades e protocolos esperados na cerimônia. Até informalidades, como cantar sorridente e balançar de leve o tronco enquanto acompanhava sentada na plateia as apresentações dos músicos Arlindo Cruz e Maria Gadú. Os gestos neste primeiro grande evento em solo nacional antes da Copa do Mundo de 2014 demonstram grandes avanços na relação entre Comitê Organizador e governo federal.
Pouco mais de oito meses antes, Ricardo Teixeira renunciava aos cargos de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Comitê Organizador de 2014. Dentre outros motivos, devido à péssima relação (ou ausência dela) com a presidente Dilma. O cartola, que precisava do apoio do governo federal, não conseguia sequer se encontrar com a presidente.
Marin assumiu os postos de Teixeira devido ao estatuto da CBF apontar para sucessão sempre o vice-presidente mais velho da entidade. E o novo presidente, que foi ligado à ditadura militar (governador de São Paulo entre 1982 e 83, sucedendo Paulo Maluf), também nunca foi próximo à Dilma, que lutou contra o regime nos "anos de chumbo". O cartola sempre teve como principal interlocutor no governo federal, pelo menos antes de hoje, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
Domínio global no evento
Assim como aconteceu no sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, realizado ano passado no Rio de Janeiro e que foi produzido por um diretor artístico da emissora, a TV Globo voltou a tomar conta do sorteio da Copa das Confederações de 2013. Tanto é que a apresentadora oficial do evento é funcionária da rede carioca. Atualmente no comando do Esporte Espetacular, ao lado de Tande, coube a Glenda Koslowzki apresentar a cerimônia. A emissora teve ainda acesso irrestrito a todos os convidados do evento, fato que não ocorreu com quase a totalidade dos jornalistas credenciados, que tiveram que se contentar em ver a cerimônia sem poder entrevistar as autoridades e ex-jogadores que estiveram presentes no local.
Protesto na porta do sorteio
A ONG Rio de Paz, com 15 manifestantes, aproveitou o sorteio da Copa das Confederações em São Paulo, neste sábado, para protestar contra a violência no Brasil. Eles cobriram os rostos com máscaras, exibiram frases em inglês como shame (vergonha, em português) e pediram, de modo pacífico, providências para redução do número de homicídios no País. Os protestantes também mostravam cartazes com nomes e fotos de pessoas assassinadas.
A reivindicação pacífica, porém, só atraiu os olhares dos jornalistas e de alguns curiosos, já que as autoridades políticas e os membros da Fifa saiam e entravam por outra porta do Pavilhão de Exposições do Anhembi.
Felipão "monopoliza" entrevista dos treinadores
Depois de na sexta-feira fazer uma entrevista separada do técnico Luiz Felipe Scolari e dividir os outros treinadores que participarão da Copa das Confederações em outros dois grupos de entrevistados, a Fifa resolveu modificar o formato neste sábado, após a definição das chaves da competição. Primeiro, concederam entrevistas os treinadores do Grupo B: Vicente Del Bosque, da Espanha, Eddy Etaeta, do Taiti, e Oscar Tabárez, do Uruguai. Esta primeira parte transcorreu normalmente, com quase o mesmo número de perguntas para os três.
Quando foi a vez do Grupo A. ao invés de deixarem Felipão sozinho, como fizeram na sexta, os organizadores resolveram colocar o treinador para falar ao lado dos italianos Cesare Prandelli (Itália) e Alberto Zaccheroni (Japão), além do mexicano José Manuel de la Torre. Com a sala de imprensa composta em sua grande maioria por jornalistas brasileiros, as indagações foram praticamente todas voltadas a Scolari, deixando os outros praticamente como figurantes na mesa. Sem ter culpa por isso, Felipão mostrou descontração durante a entrevista. Fez piadas e usou discursos semelhantes ao que protagonizava em 2002, destacando o resgaste da paixão do torcedor brasileiro pela Seleção.
A descontração de Cafu e a beleza de Adriana Lima
O capitão do penta foi responsável por descontrair o, até então, ensaiado e metódico sorteio ao apresentar pela primeira vez a bola que será usada na Copa das Confederações e na Copa do Mundo de 2014. "Elegante como sempre, hein, Glenda (Kozlowski)?", brincou Cafu logo na chegada com a apresentadora da Rede Globo e da cerimônia deste sábado.
Quando apresentou a bola como "Cafusa", arrancou gargalhadas pela semelhança da sonoridade com seu apelido. "Não tem nada a ver comigo, hein? Será que é só uma coincidência?". Depois explicou que a ideia da empresa de materiais esportivos fabricante da bola foi fazer um produto que misture "carnaval, futebol e samba" - pegando carona no conceito dos “cafuzos”, descendentes da miscigenação de negros e índios muito comuns no Brasil.
A rápida participação da modelo Adriana Lima foi precisa. Não deveria ser considerado grande feito o de não errar a ordem de retirada das bolinhas de dois baldes, mas passou a ser necessário desde que Alex Atala, seu companheiro de missão errou e causou confusão no evento. A top apareceu de cabelo preso em rabo de cavalo e vestido preto longo e básico, bem mais comportada do que quando veste lingeries com o seleto grupo de angels da Victoria's Secret.
Sedes tentam angariar seleções
Em meio a ex-jogadores, membros da Fifa e autoridades engravatadas do mundo do futebol, muitos outros políticos brasileiros marcaram presença. Estiveram na plateia do sorteio da Copa das Confederações Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados, Gilberto Kassab e Fernando Haddad, atual e futuro prefeitos de São Paulo, entre outros. Junto com eles, estiveram presentes os governadores das sedes da Copa das Confederações, como Sérgio Cabral (Rio de Janeiro), Agnelo Queiroz (Brasília), Cid Ferreira (Ceará), Antonio Anastasia (Minas Gerais), Jacques Wagner (Bahia) e Eduardo Campos (Pernambuco).
Além de prestigiar os eventos, os governadores e suas equipes foram ao sorteio com outra missão: angariar seleções para ficarem nos seus estados durante a Copa das Confederações e durante a Copa do Mundo. A seleção italiana é uma das "disputadas quase a tapas" pelas sedes para criar uma base nos locais. A presença dessas seleções gera o maior interesse de turistas e jornalistas nas cidades, o que traria lucro para os municípios.
Read More

Em jogo morno, Bahia vence Atlético-GO no fim e se salva




Bahia garantiu a permanência na primeira divisão de 2013 Foto: Randes Nunes da Cunha / Gazeta Press
Bahia garantiu a permanência na primeira divisão de 2013
Foto: Randes Nunes da Cunha / Gazeta Press

O Bahia não precisou fazer um jogo brilhante neste domingo, mas venceu fora de casa na última rodada do Campeonato Brasileiro e escapou da queda para a Série B. Com um gol marcado aos 43min do segundo tempo, o time comandado por Jorginho derrotou o já rebaixado Atlético-GO por 1 a 0 no Estádio Serra Durada e assegurou a permanência na elite nacional - quem caiu de divisão foi o Sport, que perdeu o clássico pernambucano para o Náutico por 1 a 0.
Sem se expor muito no ataque diante dos goianienses, o Bahia viu Rafael marcar o único gol da partida aos 43min da etapa decisiva graças a uma trapalhada do zagueiro Gustavo: ele se complicou sozinho na hora de fazer um domínio, caiu sentado no gramado e deixou caminho livre para o adversário tricolor driblar Márcio e empurrar para a rede.
Com o placar deste domingo, o Bahia encerrou a campanha no torneio nacional com 47 pontos e na 15ª colocação, a penúltima antes da zona de rebaixamento. O Sport, que terminou em 17º com 41, acompanhou Palmeiras, Atlético-GO e Figueirense na queda para a Série B.
Primeira equipe matematicamente relegada à segunda divisão, o Atlético-GO ao menos conseguiu escapar da lanterna da tabela de classificação do Brasileiro. Apesar da derrota deste domingo, os pupilos de Jairo Araújo terminaram a competição com 30 pontos no penúltimo lugar - à frente , enquanto os catarinenses fecharam no último posto com a mesma pontuação, mas com pior saldo de gols.
Ficha técnica
ATLÉTICO-GO 0 x1 BAHIA
Gol
BAHIA:
Rafael, aos 43min do 2º tempo
ATLÉTICO-GO: Márcio; Marcos (Adriano), Gustavo, Leonardo e Diego Giaretta; Mahatma Gandhi (Whattimen), Dodó, Pituca e Diogo Campos; Patric (Luciano) e Rayllan
Treinador: Jairo Araújo
BAHIA: Marcelo Lomba; Neto, Titi, Lucas Fonseca e Jussandro; Fahel, Diones (Kleberson), Hélder e Gabriel; Jones (Caio) e Zé Roberto (Rafael)
Treinador: Jorginho
Cartões amarelos
ATLÉTICO-GO: Mahatma Gandhi

Árbitro
Leandro Pedro Vuaden
Local
Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Read More

COM SHOW DE NEYMAR, SANTOS VIRA E VENCE O REBAIXADO PALMEIRAS NA VILA

Craque desequilibra clássico e mostra repertório completo: chapéu, assistência e dois gols. Verdão começa vencendo, mas perde por 3 a 1


Tudo o que for escrito sobre Neymar corre o risco de soar repetitivo: show, dribles, golaço, toque de letra, chapéu... Mais uma vez, o craque fez tudo isso. Sob o comando dele, o Santos venceu o rebaixado Palmeiras por 3 a 1, de virada, e se despediu do Campeonato Brasileiro com a boa atuação em um clássico estadual. O resultado parece até detalhe perto da atuação de Neymar – dois gols, uma assistência e novo espetáculo para os mais de 11 mil torcedores na Vila Belmiro. Do outro lado, o Verdão se despede da Série A com mais uma derrota.
Neymar deixou de lado o moicano e apresentou um penteado diferente, meio estranho, na saideira da temporada 2012. A cabeça mudou, mas os pés não. Graças aos gols dele, o Santos termina o Brasileirão com 53 pontos, em posição intermediária, mas abaixo das expectativas de quem buscava vaga na Taça Libertadores.
O craque só não conseguiu bater o recorde de Serginho Chulapa. Terminou o ano com 43 gols pelo Santos, dois a menos que Chulapa em 1983 – o ex-centroavante continua sendo o maior artilheiro em uma única temporada após a era Pelé.
Agora, as duas equipes entram em férias e se reapresentam no início de janeiro. A primeira competição de 2013 é o Campeonato Paulista.O Palmeiras acumulou mais um revés no Brasileirão. São 22 derrotas em 38 jogos, uma campanha que culminou no rebaixamento com duas rodadas de antecedência. Com apenas 34 pontos, o time de Gilson Kleina termina na 18ª colocação, sem reação alguma. Há muito trabalho pela frente para reconstruir uma equipe ferida, mas que tem a Taça Libertadores no primeiro semestre do ano que vem.
Neymar apanha e devolve: na bola
Dois gols, uma assistência, uma bola na trave e um chute desviado quase em cima da linha. O camisa 11 do Santos mandou no primeiro tempo e enlouqueceu os alvinegros que compareceram em ótimo número a Vila Belmiro – todos para vê-lo, claro. Depois de cumprir suspensão contra o Corinthians, Neymar voltou com muita fome. Mas antes de dar seu show, ele precisou ser “acordado” pelos palmeirenses.
Já rebaixado e sem mais responsabilidades, o Verdão surpreendeu com um golaço de Maikon Leite logo aos três minutos, após lançamento preciso de Barcos. Maikon jogou no sacrifício, já que se ainda recupera de lesão, mas soube aproveitar bem a avenida deixada por Juan pelo lado esquerdo da defesa santista. No lance seguinte, idêntico ao do gol, o atacante exigiu grande defesa de Rafael.
Do lado alviverde, foi só. Quem estava na Vila Belmiro queria mesmo ver Neymar, que apanhou bastante. Nada que assuste o craque santista. Aos 12, o primeiro ato do espetáculo: o atacante recebeu lançamento de Patito Rodriguez, deu um corte seco que fez o goleiro Raphael Alemão trombar com Maurício Ramos e só rolou para Victor Andrade, de carrinho, empatar a partida. Aos 20 anos, Neymar fez a alegria do pupilo de 17, que comemorou muito o gol.
O paraguaio Adalberto Román não sossegou enquanto não conseguiu tirar o astro de campo. Com uma pancada fortíssima no tornozelo, o zagueiro finalmente fez Neymar ser atendido e deixar o gramado por alguns minutos. Se o palmeirense soubesse o que viria pela frente, não teria mexido com o santista. No lance seguinte da volta ao campo, Neymar castigou Román: recebeu de costas para o paraguaio e caiu ao ser puxado: pênalti bobo cometido, expulsão e o provável fim da passagem do paraguaio pelo Palmeiras. Na cobrança, o craque fez 2 a 1, aos 22 minutos.
Com um a menos, o Palmeiras recuou e assistiu ao show do Peixe. Se Neymar foi o personagem principal, Patito fez bem o papel de coadjuvante. Em uma de suas melhores partidas com a camisa do Santos, o argentino foi “clone” do craque, já que caiu pelo lado esquerdo do ataque – normalmente ocupado pelo camisa 11. Aos 39 minutos, Neymar estava na área, como um autêntico centroavante, esperando pelo cruzamento. Um toque seco decretou o 3 a 1. Em três jogos no ano, o astro castigou o Verdão com cinco gols.
A torcida se divertiu com o show, tanto que a Vila Belmiro parecia mesmo uma sala de espetáculos. Torcedores registravam cada lance de Neymar. No pênalti, dezenas de flashes vindos das arquibancadas documentaram mais um capítulo do belo futebol do craque santista. Mas um setor não se esqueceu de que é preciso pensar em 2013: no intervalo, um grupo de torcedores pediu a volta de Robinho, outro ídolo, e um time para “gritar ‘É campeão’”.
Ritmo de férias
Gilson Kleina tentou arrumar a combalida defesa do Palmeiras com a entrada do zagueiro Luiz Gustavo na lateral direita, mas sem efeito. O segundo tempo foi de um time só, o Santos, que passou boa parte do tempo no campo de ataque tocando bola para um lado, para o outro, e irritando os palmeirenses. As jogadas de efeito de Neymar continuaram, mas desta vez o clima esquentou.
O craque santista não costuma ligar para a irritação do rival, por isso manteve seu estilo de jogo, representado num toque de letra para Bruno Peres e num chapéu em Correa. As pancadas, então, aumentaram. Artur e Maurício Ramos se irritaram, Márcio Araújo esboçou uma discussão, mas nada que fizesse o resultado mudar. Só a expulsão de Alan Santos e a saída de Arouca, machucado, esfriaram a festa na Vila Belmiro.
O Palmeiras não conseguiu esboçar uma reação, nem mesmo quando os dois times ficaram com dez jogadores. O único bom lance foi com Maikon Leite, que chutou para boa defesa de Rafael e logo depois de machucou. Solitário no ataque, Barcos não conseguiu aumentar sua artilharia na temporada, que parou nos 28 gols.
Nos 20 minutos finais, o ritmo já era de férias. Os santistas celebravam mais um jogo memorável de Neymar, mas lembrando que 2013 precisa ser bem melhor para o time voltar à Taça Libertadores e disputar os grandes títulos. Os palmeirenses, em minoria, cantavam sem parar, mas não se esqueceram de pedir mudanças na diretoria, no time, na estrutura... Foi o último suspiro do gigante na Série A do Campeonato Brasileiro deste ano.
Read More

GAROTOS DÃO GRAÇA AO CLÁSSICO, E FLA E BOTA SE DESPEDEM COM EMPATE

Em jogo marcado por disposição e empenho, rivais encerram as suas participações no Brasileirão com igualdade em 2 a 2


O clássico que pouco valia acabou sendo uma surpresa. Quatro gols, garotos da base em ação, Seedorf, Vagner Love... Pode-se dizer que Flamengo e Botafogo despediram-se de forma digna do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, no Engenhão, os times empataram em 2 a 2, pela 38ª rodada, num clássico marcado por muita luta e empenho. As equipes terminam a competição sem motivos para comemorar, principalmente o Rubro-Negro, sem conquistar objetivos importantes, mas pelo menos se esforçaram para honrar a tradição dos clubes no último compromisso da temporada.
Nixon gol Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)
Quem foi ao estádio conheceu Sassá, de 18 anos, que marcou o primeiro gol da partida. Viu também Nixon, de 20, fazer o primeiro dele como profissional rubro-negro. Vítor Júnior e Vagner Love completaram o placar. Com o resultado, o Flamengo termina o campeonato com 50 pontos e ocupa 11ª posição. O Alvinegro tem 55, em sexto, mas pode acabar o campeonato até em oitavo. A renda da partida foi de R$ 92.605, para um público pagante de 6.674 pessoas (9.380 presentes).

Nixon, que fez um gol de meia-bicicleta, teve discurso parecido com o do rival.- Sempre no lugar certo, na hora certa para botar a bola para dentro. A emoção é muito grande, só tenho mesmo que agradecer a Deus - disse o garoto alvinegro Sassá.
- Primeiramente, eu quero agradecer a Deus. A emoção não tem como explicar. Me emocionei muito, sempre busquei isso. Agradecer também a toda a minha família e a meus amigos - declarou o rubro-negro.
Considerando apenas jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, o Botafogo não vence o Flamengo há 12 anos. Agora, são 20 jogos, sendo oito derrotas e 12 empates. A última vitória alvinegra pelo nacional ocorreu em 2000, por 3 a 1.
As equipes voltam a jogar em 2013. O Flamengo, que se reapresenta em 3 de janeiro, tem estreia na Taça Guanabara prevista para o dia 19, um sábado, contra o Quissamã, às 17h, no Engenhão. No dia seguinte, no mesmo local, o Botafogo recebe o Duque de Caxias, às 19h30m. O data do início da pré-temporada do Bota ainda não foi divulgada.
São só garotos...
O sorriso de moleque demorou só quatro minutos para brotar no rosto de Sassá. Primeiro jogo como titular do time principal do Botafogo. Primeiro clássico. Primeiro gol. Esquecido pelos zagueiros do Flamengo quase dentro da pequena área, o atacante de 18 anos recebeu passe de Seedorf após jogada de Fellype Gabriel e completou de primeira, de pé direito, para o gol de Paulo Victor. Fácil, fácil. Na comemoração, o camisa 26 ajoelhou-se e logo foi encoberto pelos companheiros. Beijo no escudo, abraço apertado no técnico Oswaldo de Oliveira e muita alegria.
Sasa gol Botafogo x Flamengo (Foto: Satiro Sodré / Ag. Estado)Sassá comemora o primeiro gol do Botafogo no clássico (Foto: Satiro Sodré / Ag. Estado)
Pronto. O clássico que não valia nada ganhava um atrativo: a participação dos garotos.
Liderado por Seedorf, que tem o dobro da idade de Sassá, o Botafogo tinha sete reservas e era melhor em campo. No Flamengo, Dorival Júnior decidiu dar chance aos garotos no último compromisso do ano. Lançou Mattheus, Adryan e Nixon como titulares. Demorou um pouco, mas eles começaram a se soltar. Mattheus, único armador do time, perdeu chance incrível de empatar quase na pequena área, aos nove.
Mais forte, o Rubro-Negro passou a buscar o empate com ímpeto. No Bota, Oswaldo teve de fazer uma mudança. Gabriel, machucado, deu lugar a Renato. Enquanto o Flamengo tentava jogar com velocidade, os alvinegros usavam as faltas para travar o jogo, mas não conseguiram segurar por muito tempo. Aos 32, outro garoto apareceu. Wellington Silva cruzou para a área, e Nixon acertou uma bonita meia-bicicleta: 1 a 1. A comemoração foi muito parecida com a de Sassá. Ajoelhado com os dedos para o céu, foi cercado pelo companheiros para celebrar o primeiro gol dele como profissional.
O empate trouxe confiança ao time de Dorival, que ainda chegou com Wellington Silva e Mattheus em chutes fracos que se perderam pela linha de fundo. Para o Botafogo, o primeiro tempo terminou com uma preocupação. Seedorf foi para o vestiário sentindo um incômodo na parte de trás da coxa direita.
O holandês voltou para o segundo tempo, mas ficou em campo só por um minuto. Logo deu lugar a Vítor Júnior e foi muito aplaudido na saída de campo. Foram necessários só dois minutos para que o substituto do camisa 10 aparecesse. Aos três, Lima fez ótima jogada pela lateral esquerda, cruzou rasteiro para a área, e Vitor apareceu com muita velocidade para fazer 2 a 1 para o Botafogo.
Outro jovem de joelhos: Nixon celebra gol pelo Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla imagem)
A reação rubro-negra foi rápida, e o empate saiu aos dez minutos. Em novo cruzamento da direita, Wellington Silva achou Vagner Love. O Artilheiro do Amor conseguiu se antecipar e tocou de primeira, de esquerda, para surpreender o marcador e o goleiro Renan: 2 a 2. Logo após o gol, o técnico Dorival Júnior tirou Adryan, que não fazia boa partida, e lançou Wellington Bruno. O Flamengo deixava o esquema com três atacantes para jogar no 4-4-2.
O quase parecia perseguir Mattheus. Depois de uma chance clara no primeiro tempo, o meia ficou novamente com o grito de gol preso na garganta, desta vez em cabeçada que passou muito perto da trave de Renan. Com dois meias, o Flamengo ganhou mais força ofensiva, passou a ocupar o campo do adversário, mas não foi efetivo.
Os dois treinadores fizeram mudanças para tentar a vitória na despedida do Brasileirão. Dorival tirou Mattheus e Nixon e tentou com Hernane e Paulo Sérgio. Pouco adiantou. No Botafogo, Oswaldo respondeu com Cidinho na vaga Lennon. Com uma linha de frente leve, a equipe passou a explorar contra-ataques, mas sem a força necessária para vencer.
Ao 46, Paulo Sérgio ainda teve a chance da virada para o Flamengo, mas a conclusão desviou na zaga e foi para fora. No fim, o clássico que se anunciava melancólico teve graça e placar justo. Pouco para os dois times, que em 2013 precisarão fazer muito mais. Tanto é que, com o jogo terminado, torcedores do Fla pediram a saída da presidente Patricia Amorim, ao passo que alvinegros hostilizaram o técnico Oswaldo de Oliveira.
Read More

Projeto "Bom de Bola, Fera na Escola" Conquista de Forma Invicta a 2ª Copa BB Teen da AABB-Jequié

Equipe do Projeto em perfil para fotografia.
Neste sábado, dia 01/12, foi realizada na AABB-Jequié a 2ª Copa Banco do Brasil de Futebol Mirim, que reune crianças de 10 a 12 anos de diferentes projetos e escolinhas de futebol, neste ano, o campeonato que teve o comando do Prof. Marcelo (Responsável Pela Escolinha AABB) reuniu 4 equipes :

AABB (Time 1)
AABB (Time 2)
Boca Iniciação Esportiva
Projeto "Bom de Bola, Fera na Escola" (A.D. Humaitá)



A copa foi realizada em duas fases, na primeira, as equipes se enfrentaram entre si em sistemas de pontos corridos, onde se classificaram com 9 e 5 pontos respectivamente, as equipes do Projeto Bom de Bola, Fera na Escola, e o Time 1 da AABB, a final foi realizada neste sábado, com a excelente arbitragem do Sr. Rogério Moitinho Silva Lima (FBF-BA), e terminou com o resultado de 3 tentos a 0 para a equipe do "Bom de Bola, Fera na Escola"(assista no vídeo acima o momento do apito final) , que se sagrou campeão com o incrível resultado de quatro vitórias em quatro partidas disputadas e sem levar nenhum gol, o que resultou no prêmio de Goleiro Menos Vazado ao defensor Wesley Santos. Com 4 Gols cada, Felipe e Pedro Henrique dividiram a premiação de artilheiros da competição. A Equipe da AABB, vice-campeã, apesar do placar, demonstrou que tem potencial e confirmou a competencia dos seus administradores, Marcelo e Boca.

Sr. João Lago, Sr. Gilberto de Jesus (Teca Rebu), Edízio Lago, Antônio, e Roberto Mendes, Comissão técnica do Projeto Campeão.
Em nome da Equipe Bola de Ouro e da Redação do Blog de Waldemir Vidal, parabenizo a todas as equipes participantes e a administração da Associação Atlética do Banco do Brasil, nas pessoas dos Professores Marcelo e Boca pela excelente organização do evento, da Redação,
Roberto Mendes.

Craque Meio-Campo João Victor, com o seu avô, Popular Seu Teco
.
Capitão da Equipe da AABB, o Experiente e Promissor Wallace, erguendo a placa do vice-campeonato.
Equipes Antes da Partida

Professor Marcelo com um dos Artilheiros da Competição, Felipe, 10 Anos.
Capitão da Equipe do Humaitá  e Artilheiro da Competição, Pedro Henrique, erguendo a Placa do Campeão.
Read More

COLUNA VIDAL SANTOS


Até o presente momento Presidentes do Figueirense e Santos
não confirmaram ainda o final da negociação do L. Esquerdo
Guilherme Santos do Figueirense-SC para o Santos-SP.
Estamos no aguardo!
COLUNA VIDAL FUTEBOL Até o presente momento Presidentes do Figueirense e Santos  não confirmaram ainda o final da negociação do Lateral Esquerdo Guilherme Santos do Figueirense-SC para o Santos-SP. Estamos no aguardo!
Read More

COLUNA DE ESPORTES UOL


Fiascos recentes fazem Felipão começar nova "família Scolari" sem homens de confiança

Do UOL, em São Paulo
  • Sergio Moraes/Reuters
    Scolari foi apresentado na quinta-feira como novo técnico da seleção brasileira
    Scolari foi apresentado na quinta-feira como novo técnico da seleção brasileira
Em sua vitoriosa primeira passagem pela seleção, Felipão emplacou a "Família Scolari" apoiado em um começo de trabalho com um grupo cheio de jogadores que já haviam passado pelas suas mãos. Dez anos depois, o técnico retorna à equipe nacional sem poder dar a largada com a segurança do mesmo artifício.
A segunda "Família Scolari" começa sem filhos, já que nos últimos anos o novo treinador da seleção passou fora do país e no comando do Palmeiras, em um trabalho de pouco destaque, a despeito do título da Copa do Brasil. O gaúcho deixou o Palestra Itália após duas temporadas sem conviver com nenhum 'selecionável', num time que despencou até a Série B do Brasileiro.

EVOLUÇÃO DA FAMÍLIA SCOLARI

SEIS FILHOS
Felipão estreia contra o Uruguai em Montevidéu, em jogo das eliminatórias. Derrota por 1 a 0 em 1º de julho de 2001.

Jogadores que já haviam atuado com Scolari em clubes: Marcos, Cris, Roque Júnior, Emerson, Jardel e Euller
OITO FILHOS
Seleção de Felipão estreia na Copa América de 2011 em 12 de julho, com derrota por 1 a 0 para o México.

Jogadores que já haviam atuado com Scolari em clubes: Marcos, Cris, Roque Júnior, Roger, Emerson, Alex, Geovanni e Jardel
DOIS FILHOS
Era Scolari termina na final da Copa de 2002, com vitória sobre a Alemanha por 2 a 0 em Yokohama.

Jogadores que já haviam atuado com Scolari em clubes: Marcos e Roque Júnior
Assim, Felipão não tem como repetir a medida de sua primeira estreia na seleção. O treinador gaúcho debutou em julho de 2001 como substituto de Emerson Leão com derrota para o Uruguai por 1 a 0 em Montevidéu, pelas eliminatórias. No compromisso, usou seis atletas que já haviam atuado sob seu comando em clubes.
Duas semanas depois Felipão partiu para a Copa América da Colômbia, estreando com nova derrota por 1 a 0, desta vez para o México. Nesta partida o treinador utilizou oito jogadores que já haviam passado por suas mãos (Grêmio, Palmeiras e Cruzeiro).
Mas, à medida que a Copa de 2002 foi se aproximando, Felipão acabou retendo no grupo apenas seus jogadores de clube mais confiáveis, aqueles que conseguiram dar alguma resposta jogando de amarelo. Foram os casos específicos do goleiro Marcos e do zagueiro Roque Júnior, integrante de sua linha de três defensores no Mundial.
Antes da Copa, Scolari ainda perdeu Emerson, volante que começara a jogar com o técnico na equipe principal do Grêmio em meados dos anos 90. Titular, o atleta ficou fora do Mundial em razão de uma lesão em um treino poucos dias antes da estreia.
Desta vez, o máximo de repetição que Scolari pode conseguir em relação a jogadores é em relação a eventuais aproveitamentos de Ronaldinho e Kaká, nomes remanescentes da Copa de 2002. 
A estreia de Luiz Felipe Scolari como técnico da seleção acontecerá em 6 de fevereiro, no amistoso contra a Inglaterra em Wembley, Londres. Como de praxe, a convocação para o compromisso deve ser efetuada duas semanas antes da partida.
Antes disso, neste final de semana, o técnico representa a seleção brasileira na cerimônia de sorteio dos grupos da Copa das Confederações 2013. O evento ocorre neste sábado em São Paulo. 
Read More

COLUNA DO JORNALISTA JUCA KFOURI



A Copa do Fuleco 

POR ALVARO OLIVEIRA FILHO
Não sei quanto a vocês, mas eu achei genial o nome da mascote da Copa do Mundo no Brasil. FULECO…
Querem um nome que se identifique mais com a nossa Copa do que este?
Fuleco vai virar verbo, adjetivo, advérbio.
No próximo Enem podem se preparar para conjugar o verbo fulecar: eu fuleco, tu fulecas, ele fuleca, nós fulecamos, vós fulecais, eles fulecam. É questão certa.
Eu, por exemplo, comemorei a escolha do Brasil como sede da Copa.
Acreditei naquele discurso de que a Copa nos ajudaria a tomar vergonha na cara e começar a trabalhar com planejamento por um país melhor.
Acreditei fulecamente quando o ex-presidente Lula garantiu que teríamos estádios moderníssimos sem que fosse gasto um centavo sequer do dinheiro publico.
Conclusão?
Fulequei-me. Mas, sejam sinceros, não fui só eu. Vão dizer que vocês não se fulecaram também?
Fuleco é tão genial, que poderia virar sobrenome do presidente da CBF e do Comitê Organizador Local.
Já imaginaram? José Maria Fuleco.
Seria o máximo. Fuleco pode ganhar o mundo: Joseph Fuleco Blatter… Jerome Fuleco Valcke… Imaginem os cumprimentos: “Senhor Marín, o senhor está com uma gravata muito fuleca hoje”…
Querem fulecagem maior do que demitir o técnico da Seleção, prometer anunciar o nome do substituto em janeiro e refazer tudo às pressas, da noite para o dia?
A cúpula da CBF simplesmente não levara em consideração que haveria uma cerimônia oficial da Fifa neste sábado e que seria um vexame desfulecal a seleção-anfitriã não ter um técnico para representá-la.
Na hora da coletiva para apresentar o novo técnico e o novo coordenador-técnico, o presidente da CBF ainda consegue errar duas vezes o nome de Carlos Alberto Parreira… Presidente, o senhor precisa tomar fulecol para reativar a memória.
Amigos, acreditem, não poderia haver nome melhor.
No futuro, nossos netos e bisnetos poderão pesquisar nos sites: “2014, a Copa do Mundo Fuleca”.
Tenho a impressão de que ainda vamos sentir orgulho deste nome, diferentemente dos padrinhos da mascote, que, de tanta vergonha, fizeram o batismo na calada da noite de um domingo chuvoso.
Não é uma bela fulecagem? É fantástico.
Publicado hoje no diário “Lance!”
Read More

NOTÍCIAS DA FBF


Curso para Treinador de Futebol da Padma começa nesta terça-feira (4).

Postado por Comunicação FBF em 30/11 - em Últimas Notícias

A Padma Consultoria, Pós-Graduação e Projetos Educacionais faz inscrições atéhoje, 30 de novembro, para o I Curso para Formação de Treinadores de Futebol, em Salvador. O curso, que conta com o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF), será realizado nos próximos dias 4 e 5 de dezembro.
 
Durante os dois dias, os participantes terão acesso à todo o conteúdo teórico e prático da profissão e disciplinas como Futebol Carreira Desafios e Possibilidades; `Preparação Física Moderna e Avaliação e Preparação Técnica Tática; Treinamento Especializado para Defesa, Atacante e Goleiro. As aulas serão ministradas na sede da Padma, no Edf. Fernandez Plaza, na Av. ACM, e na Colônia de Férias Deraldo Motta pelos instrutores Laelson Lopes, Celio Barreiros e Rodrigo Albuquerque.
 
Podem participar do curso estudantes e professores de Educação Física, ex-jogadores de futebol e treinadores de equipes amadoras, profissionais e de divisões de base de ambos os sexos. Os interessados devem correr para garantir uma das 80 vagas (Mínimo de 50 participantes).
 
As inscrições, no valor de R$ 180 (cento e oitenta reais), devem ser feitas na sede da Padma (Av. ACM, nº 2487, Edf. Fernandez Plaza, sala 103, Cidadela, Salvador) até o fechamento das vagas. Há também a opção de inscrição não presencial.
 
Nesta última, o interessado deve realizar o depósito da taxa na conta da Padma (Agência Bradesco nº 1425 / Conta Corrente nº 79332-9, em nome de Joelmo Barros Padma) e enviar o comprovante de pagamento ao endereço de email padma.cpp1@hotmail.com para confirmar a inscrição.
 
Os inscritos receberão CD/Apostila e Camisa e lanche durante o curso. Após o encerramento das aulas, os participantes receberão certificado de 20 horas/aula a ser entregue em solenidade realizada pela FBF, com data e local a serem confirmados posteriormente.
 
"Nosso objetivo é desenvolver, incentivar e capacitar os participantes em temáticas atualizadas do futebol para a formação de novos profissionais que possam atuar como treinadores e preparadores físicos em equipes amadoras, de divisões de base e times profissionais", explicou o técnico Laelson Lopes, um dos instrutores do curso.
 
Confira abaixo a programação e currículo dos instrutores:
 
Programação
 
4 de dezembro de 2012
 
Manhã (8h às 12h): Futebol Carreira, Desafios e Possibilidades (Oratória: a arte de falar)
Local: Auditório da sede da Padma
 
Tarde (13h às 17h): Preparação Física Moderna e Avaliação e Preparação Técnica Tática (Métodos de Periodização com ênfase em Tática - Jogos Reduzidos como ferramenta de Ensino)
Local: Auditório da sede da Padma
 
5 de dezembro de 2012
 
Manhã (8h às 12h): Aula Prática de Preparação Física Moderna e Avaliação e Preparação Técnica Tática (Métodos de Periodização com ênfase em Tática - Jogos Reduzidos como ferramenta de Ensino).
Local: ( CSDM )
 
Tarde (13h às 17h): Aula Prática de Treinamento Especializado para Defesa, Atacante e Goleiro.
Avaliação do Curso
Confraternização
Local: ( CSDM )

 
Currículo dos Instrutores

Laelson Lopes e Celio Barreiros em visita à FBF
 
LAELSON LOPES
 
Licenciado em Educação física pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Instrutor de Futebol pela Federação Gallega de Futebol (Espanha), especializado em futebol e futsal pela FICAB/Rio de Janeiro.
 
Ministrou cursos de futebol na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), curso para treinadores do Estado de Barinas (Venezuela), curso para treinadores em Pensecola (EUA), curso para treinadores e preparadores físicos em Luanda (Angola) e curso internacional de futebol no Cruzeiro (Minas Gerais).
 
Experiência como treinador na 3ª Divisão da Espanha, Itália, Torneio de Carnevalle e Angelo Dossena, Dallas-Cup e USA-Cup (EUA) e clubes de futebol nos estadis da Bahia, Alagoas, Sergipe, Goiás e Minas Gerais.
 
CELIO BARREIROS
 
Graduado em Educação Física pela Ucsal, pós-graduado em Docência Superior, professor-articulador em projetos educacionais da Padma, gestor da ACBF Esportivo.
 
Experiências profissionais em clubes como Bahia e Vitória (Divisão de Base) e Fluminense de Feira e Ypiranga (Profissional).
 

*Por motivos superiores, poderão ocorrer alterações na programação e nos professores do curso.
 
Mais informações no telefone (71) 3015-8779 e padma.cpp1@hotmail.com 



Read More

COLUNA DO VINICIUS SEGALLA


Parreira deixa cargo em Minas sem fechar negócios para a Copa, mas leva R$ 280 mil
1

Vinícius Segalla
Do UOL, em São Paulo
  • Rafael Ribeiro/Divulgação/CBF
    Parreira deveria ter feito relatório sobre as condições das estruturas esportivas de 19 cidades mineiras
    Parreira deveria ter feito relatório sobre as condições das estruturas esportivas de 19 cidades mineiras
O novo coordenador técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, rescindiu na última quinta-feira o contrato que tinha com o governo do Estado de Minas Gerais válido até a junho de 2014. O governo mineiro contratara Parreira como consultor do Estado para a Copa em abril deste ano.
O objetivo anunciado era o de atrair o máximo de seleções para treinar em Minas antes do início da Copa. O contrato era de 27 meses, e o treinador receberia um teto de R$ 1,2 milhão, ou R$ 44 mil por mês, mas sua remuneração seria por serviços prestados, de acordo com a Secretaria de Estado Extraordinário da Copa (Secopa-MG). Até sua saída do cargo, o coordenador técnico não fechou nenhum negócio em benefício do Estado. Ainda assim, Parreira embolsou R$ 280 mil pelos serviços prestados, segundo informa a Secopa-MG.

DIVERSIFICANDO OS NEGÓCIOS

  • Divulgação
    Desde o início de abril, Parreira está à frente de um novo desafio. De olho em um mercado que movimenta milhões de reais anualmente no país, o treinador lançou uma empresa de comércio exterior que tem entre seus objetivos ser a principal fornecedora de veículos e aeronaves importadas para jogadores de futebol brasileiros. LEIA MAIS
A pasta informa que, como consultor da Secopa, Parreira visitou as cidades mineiras de Juiz de Fora, Matias Barbosa, Ipatinga e Sete Lagoas, a fim de ter um diagnóstico claro sobre as estruturas esportivas dessas cidades, além de ter conhecido os centros de treinamento de Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG. 
O último trabalho de Parreira foi um tour a países membros da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe. Parreira esteve em Panamá, Costa Rica, Honduras e Los Angeles (EUA).  Segundo a Secopa, como a escolha do local para treinamento para a Copa é da seleção nacional, o contrato com Parreira visava "seduzir" essas equipes, mas não havia obrigação legal de convencer um país a optar por uma cidade mineira como base de treinamento pré-Copa.
Em abril deste ano, a Secopa-MG informou ao UOL Esporte a primeira atividade de Parreira seria realizar um diagnóstico de 19 cidades mineiras para informar ao governo o que precisaria ser aprimorado para que os municípios de fato tivessem chance de serem escolhidos como centro de treinamento. Isso não ocorreu.

Atividade paralela
Desde o início de abril. Parreira está à frente também de um novo desafio. De olho em um mercado que movimenta milhões de reais anualmente no país, o treinador lançou uma empresa de comércio exterior que tem entre seus objetivos ser a principal fornecedora de veículos e aeronaves importadas para jogadores de futebol brasileiros. "Mas também importamos, com toda a logística, maquinário e produtos industriais", contou o coordenador da seleção.
Segundo ele, seus dois trabalhos atuais podem ser feitos sem que um atrapalhe o outro. "Meu trabalho, na empresa, é conhecer investidores e clientes, não vou ficar no porto olhando navio e desembaraçando cargas", explica.
Read More

Felipão é o novo técnico da Seleção, e Andrés deixa cargo na CBF


Comandante do penta será anunciado oficialmente na quinta-feira. José Maria Marin extingue a função do ex-presidente do Corinthians



Luiz Felipe Scolari participa de evento em Natal (Foto: Matheus Magalhães/GLOBOESPORTE.COM)Scolari deixou o comando do Palmeiras em
setembro, antes do rebaixamento do clube
(Foto: Matheus Magalhães/GLOBOESPORTE.COM)
A CBF já acertou com um novo técnico para a seleção brasileira: Luiz Felipe Scolari é o substituto de Mano Menezes. A entidade, porém, não conta mais com um diretor de Seleções, já que Andrés Sanches deixou nesta quarta o cargo, que acabou extinto pelo presidente José Maria Marin. O anúncio oficial de Felipão, campeão mundial em 2002 com o Brasil, será feito na quinta, às 10h30m (de Brasília), no Rio de Janeiro.
Andrés pediu demissão do cargo de diretor de Seleções através de uma carta. Em São Paulo, Marin disse que a posição está extinta para a volta da função de coordenador, exercida nas Copas do Mundo de 1994 e 2006 por Zagallo, de 1998 por Zico e de 2002 por Antonio Lopes. Tetra nos Estados Unidos, Carlos Alberto Parreira é o mais cotado para assumir a tarefa de trabalhar na nova função.
Em seguida, Marin afirmou que o nome do novo técnico será revelado oficialmente na quinta, a tempo de participar do sorteio da Copa das Confederações, sábado. Felipão, que deixou o Palmeiras em setembro, conversou com Marin no último fim de semana e está com a família em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, mas vai desembarcar em São Paulo ainda nesta quarta para finalizar os últimos detalhes do contrato com a CBF.
Na última sexta, dia da demissão de Mano Menezes, uma fonte ouvida pelo GLOBOESPORTE.COM afirmou que Américo Faria, supervisor da Seleção até o Mundial de 2010, também voltaria com Felipão.
 - Vai voltar o bigode. E o outro bigode - disse a fonte, fazendo relação com os bigodes de Américo e Felipão, que trabalharam juntos na campanha do penta em 2002.
Presente na Soccerex - feira de negócios do futebol no Rio -, Américo disse que ainda não foi procurado, mas que aceitaria voltar à CBF:
- Primeiro, preciso receber o convite. Se isso acontecer, ficaria muito satisfeito e estaria prontopara assumir. Temos um período bom, que será facilitado pela experiência dos dois profissionais. Já existe uma base e acho que não seria problema nenhum.
Nos últimos dias, os nomes de Tite e Muricy Ramalho, inicialmente cotados, nem foram mais comentados nos bastidores da entidade, que se uniu em torno de Felipão, principalmente com o enfraquecimento de Andrés Sanches, que era contra o nome do treinador e entregou sua carta de demissão na manhã desta quarta. Durante esta semana, houve um encontro entre dirigentes da CBF e o provável novo comandante, que tem, principalmente, o respaldo do presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero.
Felipão deverá escolher seus auxiliares e um dos nomes indicados por Marin é Milton Cruz, observador-técnico do São Paulo há 18 anos. O presidente deseja um homem que faça o intercâmbio entre o vestiário e a diretoria, e já havia sugerido Milton anteriormente, só que Mano não tinha um relacionamento dos melhores com o auxiliar. Luiz Felipe Scolari não deverá fazer oposição à escolha.
luiz felipe scolari felipão brasil copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images)Felipão comemora na Copa de 2002: técnico volta dez anos após o penta (Foto: Agência Getty Images)
Um assunto a ser resolvido ainda por Marin e Felipão é um problema de relacionamento do gaúcho com a diretoria de comunicações da CBF. Felipão gostaria de trabalhar com outros profissionais.
Marin resolveu apressar o anúncio do novo técnico para que ele esteja presente nos eventos da Fifa, esta semana, que vão culminar no sorteio dos grupos da Copa das Confederações, no sábado. Será a primeira competição do sucessor no comando da Seleção e, até lá, ele deverá ter apenas cinco partidas no comando da equipe.
Ao trocar o nome de “diretor de seleções” para “coordenador da Seleção”, um dos intuitos de Marin é poder tirar um dirigente do cargo, no caso, Andrés, e substitui-lo por um técnico, que deverá mesmo ser Carlos Alberto Parreira. Tetracampeão do mundo em 94, ele também mantém contatos com a CBF há algum tempo.
Situação de Andrés ficou ruim após críticas à decisão de Marin
Andrés ficou contrariado com a demissão de Mano Menezes, na última sexta, e avisou que deixaria o cargo no início da semana. Mas alguns notáveis - em especial Ronaldo - tentaram convencê-lo a permanecer. Após declarações no Soccerex, segunda - quando disse que a "tendência era sair" e criticou a decisão da CBF em mudar de treinador -, a situação ficou insustentável. Marin disse a interlocutores:
- Depois dessa entrevista… para mim o Andrés já saiu.
Na terça, o ex-presidente do Corinthians adotou um tom mais ameno e disse que pretendia até participar do sorteio da Copa das Confederações como representante da CBF. No entanto, na manhã desta quarta-feira, entregou sua carta de demissão na sede da entidade, no Rio, mas sem contato com Marin, que estava em São Paulo participando da visita de membros da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local da Copa) à obra do estádio do Corinthians em Itaquera.
- Pensei que fosse encontrar o Marin aqui hoje - disse, após pedir demissão.
 
Andres Sanchez soccerex (Foto: TASSO MARCELO/Agêcia Estado)Andrés esteve no Rio segunda-feira e voltou a criticar demissão de Mano (Foto: Agêcia Estado
)
Read More

WALDEMIR VIDAL SANTOS DRT-BA 4.260 - ABCD-BA 544

Tecnologia do Blogger.

Neymar fora do jogo contra o Haiti - Falando de Esportes - 19/06/26