Notícias da Copa Libertadores da América


Libertadores 2013 já tem 28 dos 


38 participantes conhecidos: veja 


a lista

As dez vagas restantes serão preenchidas ainda antes do sorteio, dia 21/12


Com Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Grêmio e Atlético-MG representando o Brasil, a Taça Libertadores de 2013 já tem 28 equipes conhecidas. As dez vagas que restam serão preenchidas ainda antes do sorteio, marcado para o dia 21 de dezembro, no Paraguai, onde fica a sede da Conmebol. Desta forma, todos saberão seus adversários antes da virada do ano, não havendo mais casos como o "Bolívia 3" ou "Chile 2", por exemplo, durante o evento que determinará os grupos.
Entre os participantes já confirmados, cinco são estreantes em Libertadores. Tigre, da Argentina, Real Garcilaso e Universidad Cesar Vallejo, do Peru, além de Tijuana e León, do México, participarão do torneio pela primeira vez.
Haverá ainda, pelo menos, sete ex-campeões disputando a edição de 2013 da taça mais cobiçada do continente. Além dos brasileiros Corinthians, Palmeiras, Grêmio e São Paulo, o argentino Vélez Sarsfield, e os uruguaios Nacional e Peñarol já têm participação garantida.
Confira a situação das vagas em cada país
info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - argentina (Foto: arte esporte)
Com direito a cinco vagas na competição, a Argentina só tem três participantes definidos até o momento. Campeão do Torneio Clausura 2012, o Arsenal de Sarandí foi o primeiro classificado, enquanto o Tigre garantiu sua vaga como melhor colocado da Copa Sul-Americana de 2012 - este entrará na Pré-Libertadores.
Ainda restam as vagas destinadas ao campeão do Torneio Inicial 2012, ao clube com maior pontuação na tabela agregada de 2012 e ao clube com a segunda maior pontuação na tabela anual. O Vélez Sarsfield já tem participação garantida, mas ainda sem saber se como campeão do Inicial 2012 ou como um dos maiores pontuadores na tabela anual.
info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - bolívia (Foto: arte esporte)
Os dois clubes bolivianos já confirmados na Libertadores 2013 são o The Strongest, campeão do Clausura 2012, e o San José, vice-campeão do mesmo torneio. Ainda resta a vaga destinada ao campeão do Apertura 2012, que vem sendo liderado justamente por The Strongest e San José, respectivamente. Caso a classificação se mantenha desta forma, o terceiro colocado do Apertura jogaria contra o terceiro colocado do Clausura para definir o dono da terceira vaga. Se o San José se mantiver na segunda ou na primeira colocação do Apertura, vai direto para a fase de grupos. No entanto, se cair na classificação e der lugar a outro clube, vai para a Pré-Libertadores.
info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - BRASIL (Foto: arte esporte)
O Brasil é um dos cinco países com todos os representantes definidos. O Corinthians volta ao torneio como atual campeão, enquanto o Palmeiras se classificou através da Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro, Fluminense, Grêmio, Atlético Mineiro e São Paulo ficaram com as vagas, restando apenas a definição de quem irá para a Pré-Libertadores (terceiro e quarto colocados).
Há ainda a possibilidade de o São Paulo se tornar campeão da Copa Sul-Americana. Mesmo neste caso, o Tricolor continuaria com sua vaga através do Campeonato Brasileiro, enquanto a vaga destinada ao campeão do torneio continental se perderia.
info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - chile - 2 (Foto: arte esporte)
Um dos principais clubes do cenário sul-americano nos últimos anos, o Universidade de Chile foi o primeiro clube do país a conseguir uma vaga para a Libertadores, ao se sagrar campeão do Apertura 2012. O estreante Deportes Iquique já garantiu a segunda melhor pontuação na tabela anual - a primeira é de La U -, o que lhe daria uma vaga na Pré-Libertadores. Porém, o Universidad Católica ainda pode ser campeão da Copa Sul-Americana, o que lhe daria o posto de "Chile 3", no lugar do Iquique. A segunda vaga chilena será destinada ao campeão do torneio Clausura.
info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - colômbia (Foto: arte esporte )
Campeão do Apertura 2012, o Independiente Santa Fé é o único clube colombiano com vaga assegurada até o momento. As outras duas vagas serão destinadas ao campeão do Clausura e ao clube com melhor pontuação na tabela agregada anual – este último jogará a Pré-Libertadores. O Millionarios, que está nas semifinais da Copa Sul-Americana, pode roubar uma das vagas caso seja campeão do torneio continental.
info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - equador - 2 (Foto: arte esporte)
O Barcelona de Guayaquil é o único classificado do Equador até o momento, consagrado como o campeão da primeira fase do Campeonato Equatoriano. A segunda vaga fica com o vencedor da segunda fase - que pode ser o Barcelona novamente ou Emelec, que já assegurou sua vaga na Libertadores 2013 ao garantir a segunda melhor pontuação na tabela anual. Caso vença a segunda fase, o time azul e branco vai direto para a fase de grupos. Se o Barcelona de Guayaquil levar o título, haverá um mata-mata entre o Emelec e o terceiro colocado da tabela anual, com o vencedor ganhando a vaga para a fase de grupos, e o perdedor levando um lugar na Pré-Libertadores. Se o vencedor da segunda fase for o Emelec, a vaga na Pré-Libertadores será definida por um mata-mata entre o terceiro e o quarto melhores colocados na tabela anual.
info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - méxico (Foto: arte esporte)
O México é um dos países com todas as vagas definidas. Com a melhor campanha na primeira fase do Apertura 2012, o Toluca é o dono do primeiro posto mexicano na Libertadores 2013, enquanto o Tijuana e o León, segundo e terceiros colocados na fase inicial do Apertura, ocupam as vagas de "México 2" e "México 3", respectivamente. O León terá que passar pela Pré-Libertadores.
info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - paraguai (Foto: arte esporte)
O tradicional Cerro Porteño é o único já classificado do futebol paraguaio até o momento, tendo levado o título do Apertura 2012. O campeão do Clausura levará a segunda vaga, enquanto a terceira - que leva para a Pré-Libertadores - ficará com o clube de melhor pontuação no ano.
info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - peru (Foto: arte esporte)
Os donos das vagas do futebol peruano também já estão definidos. O Sporting Cristal, com a melhor campanha na primeira fase do campeonato nacional, é o dono da primeira vaga, enquanto o Real Atlético Garcilaso é o dono da segunda. O Universidad César Vallejo, terceiro colocado na primeira fase, garantiu a última vaga e jogará a Pré-Libertadores.
info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - uruguai (Foto: arte esporte)
O Nacional foi o primeiro clube uruguaio ao se classificar para a Libertadores 2013, com o título da edição 2011/12 do campeonato local. Peñarol e Defensor conseguiram suas vagas com a melhor e a segunda melhor pontuação na tabela anual, respectivamente. O clube carrasco do Flamengo em 2007 jogará a Pré-Libertadores.
info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - venezuela (Foto: arte esporte)
Na Venezuela, o Deportivo Lara foi o primeiro a conseguir uma vaga para a Libertadores 2013, ao vencer tanto o Apertura de 2011 como o Clausura de 2012. Desta forma, os dois outros representantes foram definidos pelas melhores pontuações na tabela anual. Caracas e Deportivo Anzoátegui conseguiram a classificação, ficando a vaga para a Pré-Libertadores com o segundo.
Read More

Náutico "ignora" Pituaçu lotado, empata, sela permanência e mantém Bahia ameaçado


A torcida ouviu os pedidos do técnico e dos jogadores do Bahia e lotou o estádio de Pituaçu

A torcida ouviu os pedidos do técnico e dos jogadores do Bahia e lotou o estádio de Pituaçu. Dentro de campo, porém, o time decepcionou. Saiu em vantagem, mas não foi além de empate por 1 a 1 diante do Náutico. Com isso, continua ameaçado pelo rebaixamento, enquanto o adversário pernambucano assegurou sua permanência na Série A.

Desta forma, a equipe comandada por Alexandre Gallo chegou aos 46 pontos, cinco à frente do rival Sport, primeiro da degola, e seu próximo rival. Já o Bahia subiu para 44 e precisa de um simples empate na última rodada, diante do já rebaixado Atlético-GO, para também seguir na elite.

O que mais chamou a atenção no começo da partida foi o número excessivo de substituições. Antes dos 20min, quatro jogadores deixaram o gramado por causa de lesões. Do lado do Náutico, Gallo ficou sem Martinez e Jean Rolt. Já Souza e Diones sentiram lesões e também acabaram sendo substituídos.

Dentro de campo, o time baiano até tinha mais posse de bola. No entanto, mostrava-se até certo ponto ansioso e levava pouco perigo ao gol de Felipe. No geral, as equipes erravam muitos passes, e poucas chances eram criadas. Para piorar, os torcedores baianos ainda foram para o intervalo apreensivos com o empate do Sport diante do Fluminense.

“Está um jogo muito truncado. Vamos conversar para tentar melhorar e vencer a partida”, comentou o volante baiano Fabinho. O Náutico foi bem na marcação, mas também deixou a desejar no ataque. Desta forma, esperava-se uma mudança de postura para o segundo tempo. E a conversa no vestiário deu resultado.

Logo aos 4min, Rogério derrubou Jussandro na área. O juiz marcou pênalti. Gabriel cobrou e fez 1 a 0. Na base da vontade e com o temor de uma virada do rival Sport na Ilha do Retiro, o Náutico adiantou marcação. Mas parava na eficiente defesa baiana. No entanto, não desistiu. E, aos 33min, Dimba, que havia entrado na etapa final, se antecipou ao goleiro Lomba e deixou tudo igual.
Read More

LEÃO DE ELITE: VITÓRIA EMPATA COM O CEARÁ E CONQUISTA VAGA NA SÉRIE A

Com Barradão lotado e Ivete Sangalo no camarote, Rubro-Negro abre o placar, sofre o empate, deixa a torcida angustiada, mas festeja o acesso


Foram dois anos de espera. Longos dois anos que serviram apenas para aumentar a satisfação sentida pela torcida do Vitória na tarde deste sábado, em Salvador. Poderia ter sido o grito de "campeão", é verdade. Mas só o cântico de "Primeira Divisão" bastou para fazer o Barradão tremer. Com direito à chegada de helicóptero de Ivete Sangalo e estádio lotado, o Leão da Barra cravou as unhas na Série A de 2013 ao empatar com o Ceará em 1 a 1.
torcida Vitória Barradão (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação Vitória EC.)Sob um sol de 30 graus, os jogadores do Vitória fizeram a sua parte e tornaram insignificante o triunfo do São Caetano sobre o Guarani. O Rubro-Negro baiano sufocou um Ceará, que já não tinha objetivos pelos quais brigar. William abriu o placar, para delírio da arquibancada. No entanto, apesar de fragilizado, o Vozão chegou atrasado para a partida, tocou a bola por 90 minutos e teve ímpeto para empatar no meio do segundo tempo. Depois de deixar o torcedor adversário apreensivo nos minutos finais do confronto, uma vez que a derrota derrubaria o Vitória para quinto lugar - fora da Série A -, a equipe visitante saiu apressada do estádio para pegar o voo, que deixaria a capital baiana duas horas após o apito final.
Torcida lotou o Barradão para assistir ao acesso do Vitória (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação Vitória EC.)
Com o resultado, o Vitória terminou a Série B de 2012 na 4ª colocação, com 71 pontos. Com 47 pontos, o Ceará ficou na 11ª posição.
Atraso, nervosismo e frieza no momento decisivo
A tensão começou antes mesmo do apito inicial. Com o trânsito complicado em torno do Barradão, os jogadores do Ceará se atrasaram para a partida e chegaram apenas 30 minutos antes do confronto. Quando o elenco do Vozão entrou no estádio, a festa estava pronta. Ivete Sangalo havia descido de helicóptero no gramado (veja o vídeo ao lado) e estava devidamente uniformizada em um dos camarotes. A torcida do Vitória cantava enlouquecida nas arquibancadas, aguardando o início do jogo que marcaria o retorno do time baiano à elite do futebol brasileiro.
E foi com este combustível que o Rubro-Negro baiano entrou em campo. Logo no primeiro lance, Willie foi lançado na área, se chocou com o goleiro Dionatan e pediu pênalti. O árbitro advertiu o atacante do Vitória com cartão amarelo por simulação e mandou seguir o jogo.
Com a vontade de subir acumulada pela torcida, o Leão da Barra foi para cima do Ceará. Abusando dos ataques pela esquerda, a equipe baiana ameaçou bastante no início. A pontaria, no entanto, não era das melhores. O nervosismo e a ansiedade foram os maiores vilões para o elenco rubro-negro.
Jogadores comemoração Vitória (Foto: Edson Ruiz / Ag. Estado)Jogadores comemoram gol rubro-negro
(Foto: Edson Ruiz / Ag. Estado)
Logo aos 15 minutos, Dinei desperdiçou e mandou uma bola que tirou tinta da trave. Momentos depois, William tirou o fôlego dos torcedores ao mandar para fora, depois de passe de Mansur. Por volta dos 30 minutos, o Vozão começou a pressionar. Só que pecou nas finalizações. A maior oportunidade de abrir placar veio de Mota, que cabeceou para fora após cobrança de falta.
O grito de gol estava reservado para os 42 minutos. Apesar da tensão que circulava no sangue dos jogadores do Vitória, um deles reservava a frieza para o momento certo. Após belo passe de Willie, William recebeu na cara do gol. O atacante parou, pensou e analisou como quem calcula a velocidade do chute. Consciente, bateu para o fundo do gol, por entre as pernas do goleiro. Na arquibancada, a torcida gritava: “Ih, Primeira Divisão, para o ano eu tô aí!”.
Cartão vermelho, apreensão e ‘Vamos subir, Nego’
No segundo tempo, o Ceará voltou com um pouco mais de vontade. Ainda pegando fôlego, o Vitória assistiu a Deola fechar o gol aos 4 minutos, após investida do Vozão. O jogo seguiu morno, com mais ataques baianos que cearenses.
E cada minuto a mais era um a menos para o acesso do Leão da Barra. Da arquibancada, gritos de ‘Vamos subir, Nego’ davam o tom do confronto. Até que um cartão vermelho pintou em campo: Jailton cometeu falta em Willie, levou o segundo amarelo e foi mais cedo para o chuveiro. O técnico Anderson Silva substituiu Magno por Régis para garantir um pouco mais de consistência à defesa do Ceará.
William Vitória x Ceará (Foto: Edson Ruiz / Ag. Estado)Ceará arrancou empate no segundo tempo
(Foto: Edson Ruiz / Ag. Estado)
Aos 28 minutos, Willie mostrou que a preocupação do treinador do time visitante tinha fundamento. Após passe milimétrico de Mansur, da linha de fundo, o atacante do Vitória bateu colocado, consciente. Mas o destino da bola não era a rede: ela bateu na trave, para o tradicional ‘Uh!’ ecoar no Barradão.
Quase dez minutos depois, o momento de maior apreensão para a torcida do Vitória: com o São Caetano ganhando do Guarani por 2 a 1, Heleno fez o gol de empate do Ceará. Estava instalada a tensão.
O que se seguiu foi uma das contagens regressivas mais nervosas da história da equipe baiana. Até o árbitro apontar o centro do campo, cada torcedor rubro-negro roía as unhas e rezava a todos os santos e orixás. Assim foi até os 47 minutos, quando a torcida pôde, enfim, soltar o canto: “Sabe, eu sou Vitória, com muito orgulho, com muito amor”.
Read More

Há 31 anos, o Flamengo pintava a América de vermelho e preto


Há exatos 31 anos, Raul, Leandro, Marinho, Nei Dias, Júnior, Adílio, Andrade, Zico, Tita, Lico e Nunes conquistavam, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, um dos títulos mais importantes da história do Flamengo, a Taça Libertadores da América de 1981.
A campanha
Após terminar a fase de grupos empatado em número de pontos com o Atlético Mineiro, o rubro-negro avançou na competição vencendo o galo, no jogo desempate, no estádio Serra Dourada (Goiânia), em uma partida polêmica. Com 37 minutos de jogo, o árbitro José Roberto Wright expulsou o 5º jogador da equipe mineira, dando assim, a vitória e a classificação ao Flamengo. Na fase Semifinal, o "mais querido" venceu o Deportivo Cali, da Colômbia, por 1 a 0 em Cali, e por 3 a 0 no Maracanã. Ainda pela Semifinal, a equipe de Zico derrotou o Jorge Wilstermann, da Bolívia, por 2 a 1 no Rio e por 4 a 1 em Cochabamba.
No primeiro jogo da final, o Flamengo venceu o Cobreloa, do Chile, por 2 a 1, no Maracanã. No jogo da volta, os chilenos levaram a melhor ganhando por 1 a 0. Esta é a única derrota do time da Gávea no torneio. Com uma vitória para cada lado e empate em número de gols marcados, foi necessária a realização de um terceiro jogo, em campo neutro. No jogo desempate, o público do Estádio Centenário, estimado em 30.000 pessoas, viu Zico, o maior jogador da história do Flamengo, fazer dois gols na equipe do Cobreloa e garantir o taça para a equipe brasileira.
Para falar mais sobre o jogo que deu o título ao Flamengo, o SRZD conversou com Júnior, o lateral-esquerdo titular de todos os jogos da campanha e jogador que atuou mais vezes pelo rubro-negro. O "Maestro" lembrou as dificuldades da época. "Talvez esse tenha sido o título mais difícil daquela época. O segundo jogo (em Santiago) foi muito difícil. Por isso, essa conquista tem uma enorme contribuição para a valorização da nossa geração".
O eterno "Vovô garoto" lembrou ainda o fato mais marcante da partida. "Quando lembro daquela partida vem a minha cabeça toda nossa alegria e satisfação no momento da volta olímpica. Lembro de nós passando na frente dos chilenos e eles com cara de derrotados. Foi muito satisfatório", contou o ídolo.
SRZD conversou ainda com o jornalista Roberto Assaf, autor de livros como "Almanaque do Flamengo", "Grandes Jogos do Flamengo" e "Zico, 50 Anos de Futebol", para entender o que representa a conquista da Taça Libertadores de 1981 para a história do clube. Assaf classifica a conquista como início da coroação de uma grande geração. "Representa, antes de qualquer coisa, o início da coroação de uma geração espetacular. Como praticamente todos os jogadores do elenco eram formados na base do clube, o título reforça aquela frase de que ‘Craque o Flamengo faz em casa’. Mas além disso, a Libertadores de 81 tem uma grande contribuição para o futebol, pois a vitória do Flamengo sobre o Cobreloa foi um triunfo da técnica sobre a violência. Os chilenos, que tinham até um bom time, tentaram ganhar o título na base da truculência", explicou Roberto Assaf.
Após alguns vexames históricos nas últimas participações na Libertadores e com a atual situação do clube, resta a torcida do Flamengo relembrar seu passado de glórias para alimentar a esperança de que dias melhores virão.
- Relembre todos os gols da campanha:
Read More

CBF demite Mano Menezes e anunciará novo técnico em janeiro


Tite, Muricy Ramalho e Felipão são os favoritos para assumir o cargo


POSIÇÃOJOGADORES (total = 102)
GOLEIROS (13):Júlio César, Diego Alves, Jefferson, Victor, Rafael, Gabriel, Renan, Renan Ribeiro, Gomes, Neto, Fábio, Cássio e Diego Cavalieri
LATERAIS-DIREITOS (9):Daniel Alves, Maicon, Danilo, Fábio, Rafael, Mariano, Mário Fernandes, Lucas Marques e Marcos Rocha
LATERAIS-ESQUERDOS (8):André Santos, Adriano, Cortês, Kleber, Alex Sandro, Marcelo, Carlinhos e Fábio Santos
ZAGUEIROS (16):Thiago Silva, David Luiz, Lúcio, Dedé, Réver, Juan, Bruno Uvini, Luisão, Leandro Castan, Henrique, Alex, Breno, Rhodolfo, Emerson, Leonardo Silva e Durval
VOLANTES (18):Lucas, Jucilei, Ralf, Paulinho, Sandro, Ramires, Hernanes, Wesley, Anderson, Henrique, Luís Gustavo, Elias, Rômulo, Casemiro, Fernandinho, Fernando, Jean e Arouca
MEIAS (23):Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Oscar, Ganso, Carlos Eduardo, Thiago Neves, Douglas Costa, Lucas, Éderson, Giuliano, Elano, Douglas, Jadson, Renato Augusto, Renato Abreu, Cícero, Willian, Elkeson, Diego Souza, Bruno César, Dudu, Bernard e Fellype Gabriel
ATACANTES (15):Neymar, Robinho, Alexandre Pato, Diego Tardelli, André, Hulk, Phillipe Coutinho, Nilmar, Kléber, Leandro Damião, Luis Fabiano, Jonas, Fred, Borges e Wellington Nem
Mano Menezes foi demitido pela CBF e não é mais técnico da seleção brasileira. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira após reunião na Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo, entre o presidente da CBF, José Maria Marin, o vice Marco Polo del Nero, e o diretor de Seleções, Andrés Sanches. A entidade confirmou a informação em seu site, às 16h06m, e comunicou que toda a comissão técnica foi afastada. O novo comandante será apresentado apenas no início de janeiro: Tite (Corinthians), Muricy Ramalho (Santos) e Luiz Felipe Scolari (ex-Palmeiras) estão cotados.
Mano foi comunicado da decisão por Andrés logo após a reunião. O treinador está em São Paulo e não vai se pronunciar sobre a demissão no momento. O técnico foi contratado em julho de 2010 pelo ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, como substituto de Dunga.
No comunicado oficial desta sexta, a CBF informou que o técnico da Seleção sub-20, Emerson Ávila, continua no cargo, enquanto Márcio Oliveira assume o comando da equipe feminina.
Pouco depois, em entrevista coletiva, Adrés disse que, apesar de ter sido contra a demissão de Mano, irá permanecer no cargo de diretor de Seleções.
A era Mano Menezes: 102 convocados

Após muitas críticas por ter perdido títulos importantes e por não ter formado uma base para a Copa das Confederações de 2013 e, principalmente, a Copa do Mundo de 2014, o técnico vinha de elogios por três boas atuações contra Iraque (6 a 0), Japão (4 a 0) e Colômbia (1 a 1), mas não resistiu mesmo com a conquista do segundo Superclássico na última quarta.
No comando da Seleção principal em 33 partidas, Mano conseguiu 21 vitórias, seis empates e seis derrotas desde que estreou no dia 10 de agosto de 2010. O treinador deixa o cargo apenas com as taças do Superclássico das Américas de 2011 e de 2012, fracassos na Copa América e nas Olimpíadas e queda histórica no ranking mensal da Fifa.
Galeria Mano Menezes seleção Brasil (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Os momentos de Mano na Seleção: fracasso na Copa América e em Londres (Fotos: Editoria de Arte)
No total, Mano convocou 102 jogadores diferentes depois que substituiu Dunga. O principal nome desta fase foi Neymar, que ficou fora do Mundial da África do Sul, estreou junto com Mano e terminou a era Mano como artilheiro da Seleção: 17 gols em 27 jogos. Por outro lado, Paulo Henrique Ganso, que também iniciou sua carreira com a amarelinha com grande atuação no 2 a 0 sobre os Estados Unidos em 10 de agosto de 2010, perdeu espaço e estava fora dos planos do treinador recentemente.
Poucos jogadores da Copa de 2010 continuaram no grupo. O zagueiro Thiago Silva, o meia Kaká, o lateral-direito Daniel Alves e o volante Ramires foram os remanescentes para o período de renovação promovido por Mano de olho no Mundial no Brasil. Além de Neymar, a Seleção passou a contar com nomes como Oscar, Lucas, Leandro Damião, David Luiz, Paulinho e Hulk frequentemente na lista de convocados do treinador.
O primeiro grande teste de Mano foi a Copa América do ano passado, na Argentina. Sem apresentar grandes atuações, a Seleção acabou eliminada nos pênaltis pelo Paraguai nas quartas de final, com cobranças erradas de Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred..
O fraco desempenho nos duelos com seleções tradicionais pesou contra Mano. Foram cinco derrotas, dois empates e duas vitórias (ambas no Superclássico das Américas contra a Argentina, quando as equipes só podiam contar com jogadores que atuassem nos dois países): Brasil 0 x 1 Argentina (2010); Brasil 0 x 1 França, Brasil 0 x 0 Holanda, Brasil 2 x 3 Alemanha, Brasil 0 x 0 Argentina e Brasil 2 x 0 Argentina (2011); Brasil 3 x 4 Argentina, Brasil 2 x 1 Argentina e Brasil 1 x 2 Argentina (2012).
Sob o comando do técnico, o Brasil caiu para sua pior posição na história do ranking da Fifa: 14º lugar em outubro. Atualmente, o time pentacampeão mundial está em 13º. Apenas em cinco oportunidades, a Seleção ficou fora do “top 10”. Em todas, sob o comando de Mano em 2012: 11º em julho; 13º em agosto; 12º em setembro; 14º em outubro; e 13º em novembro.
Além de artilheiro, Neymar também foi o jogador que mais atuou sob o comando de Mano. O craque do Santos entrou em campo em 27 oportunidades, contra 25 do capitão Thiago Silva. O segundo goleador é Alexandre Pato, que balançou a rede oito vezes.
Prédio da FPF reunião  (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Reunião que decidiu queda de Mano foi realizada
na FPF (Foto: Leandro Canônico/Globoesporte.com)
A maior decepção da era Mano foi Ganso. Agora no São Paulo, o meia sofreu com contusões no Santos e demorou a recuperar espaço na Seleção. Após a boa estreia, não aproveitou as oportunidades que recebeu, mal apareceu nas Olimpíadas e foi desbancado por Oscar, que cresceu de produção e passou a ser destaque também no Chelsea.
Entre os veteranos, a primeira grande aposta do treinador foi Ronaldinho Gaúcho, que voltou a ser chamado após algumas boas exibições no Flamengo em 2011. Porém, o atual ídolo do Atlético-MG também não caiu nas graças do técnico e foi esquecido nas últimas listas. Por outro lado, Kaká acabou ganhando as primeiras chances neste ano e passou a ser nome forte para a Copa das Confederações.
A demissão do treinador foi anunciada por Marin nesta sexta, dois dias após a conquista do Superclássico das Américas. No jogo de ida, em Goiânia, no dia 20 de setembro, a Seleção venceu a Argentina por 2 a 1 em partida marcada por vaias da torcida contra Mano e pedidos por Luiz Felipe Scolari. A volta seria em outubro na cidade argentina de Resistencia, mas o confronto foi adiado por causa de um apagão no estádio quando as equipes já estavam em campo.
Apesar de a CBF ter manifestado o desejo de ver a Seleção declarada bicampeã do Superclássico, a Conmebol remarcou a final do torneio para a última quarta, na Bombonera. O Brasil perdeu por 2 a 1 no tempo normal e conseguiu o bi do torneio com 4 a 3 nos pênaltis.
Confira todos os jogos da era Mano Menezes na Seleção principal (sem olímpica):
DATAJOGOCOMPETIÇÃOLOCAL
10/08/2010Brasil 2 x 0 Estados UnidosAmistosoNova Jersey (EUA)
07/10/2010Brasil 3 x 0 IrãAmistosoAbu Dhabi (Emirados)
11/10/2010Brasil 2 x 0 UcrâniaAmistosoDerby (Inglaterra)
17/11/2010Brasil 0 x 1 ArgentinaAmistosoDoha (Qatar)
09/02/2011Brasil 0 x 1 FrançaAmistosoParis (França)
27/03/2011Brasil 2 x 0 EscóciaAmistosoLondres (Inglaterra)
04/06/2011Brasil 0 x 0 HolandaAmistosoGoiânia
07/06/2011Brasil 1 x 0 RomêniaAmistosoSão Paulo
03/07/2011Brasil 0 x 0 VenezuelaCopa AméricaLa Plata (Argentina)
09/07/2011Brasil 2 x 2 ParaguaiCopa AméricaCórdoba (Argentina)
13/07/2011Brasil 4 x 2 EquadorCopa AméricaCórdoba (Argentina)
17/07/2011Brasil 0 x 0 ParaguaiCopa AméricaLa Plata (Argentina)
10/08/2011Brasil 2 x 3 AlemanhaAmistosoStuttgart (Alemanha)
05/09/2011Brasil 1 x 0 GanaAmistosoLondres (Inglaterra)
14/09/2011Brasil 0 x 0 ArgentinaSuperclássicoCórdoba (Argentina)
28/09/2011Brasil 2 x 0 ArgentinaSuperclássicoBelém
07/10/2011Brasil 1 x 0 Costa RicaAmistosoSan José (Costa Rica)
11/10/2011Brasil 2 x 1 MéxicoAmistosoTorreón (México)
10/11/2011Brasil 2 x 0 GabãoAmistosoLibreville (Gabão)
14/11/2011Brasil 2 x 0 EgitoAmistosoDoha (Qatar)
28/02/2012Brasil 2 x 1 BósniaAmistosoSt.Gallen (Inglaterra)
26/05/2012Brasil 3 x 1 DinamarcaAmistosoHamburgo (Alemanha)
30/05/2012Brasil 4 x 1 Estados UnidosAmistosoWashington (EUA)
03/06/2012Brasil 0 x 2 MéxicoAmistosoDallas (EUA)
09/06/2012Brasil 3 x 4 ArgentinaAmistosoNova Jersey (EUA)
15/08/2012Brasil 3 x 0 SuéciaAmistosoEstocolmo (Suécia)
07/09/2012Brasil 1 x 0 África do SulAmistosoSão Paulo
10/09/2012Brasil 8 x 0 ChinaAmistosoRecife
19/09/2012Brasil 2 x 1 ArgentinaSuperclássicoGoiânia
11/10/2012Brasil 6 x 0 IraqueAmistosoMalmo (Suécia)
16/10/2012Brasil 4 x 0 JapãoAmistosoBreslávia (Polônia)
14/11/2012Brasil 1 x 1 ColômbiaAmistosoNova Jersey (EUA)
21/11/2012Brasil 1 (4) x (3) 2 ArgentinaSuperclássicoBuenos Aires (Argentina)
Read More

MENSAGEM DO TORCEDOR CLAUDIO MACHADO



MENSAGEM DO TORCEDOR  Torcida apaixonada da ADJ em Jequié e em todo Brasil, vamos nos unir: Torcedores, Empresários e lutarmos para consolidar a nossa  ADJ como um time Forte e Sustentável na 1ª DIVISÃO ! PARABÉNS ADJ pelo seu Aniversário ! Claudio Machado - Gestor de Projetos - SEBRAE/PA JEQUIÉ.  Foto; Claúdio Machado, Jorge Amado e Guto Santos.
Torcida apaixonada da ADJ em Jequié e em todo Brasil, vamos nos unir:
Torcedores, Empresários e lutarmos para consolidar a nossa ADJ como
um time Forte e Sustentável na 1ª DIVISÃO ! PARABÉNS ADJ pelo seu
Aniversário ! Claudio Machado - Gestor de Projetos - SEBRAE/PA JEQUIÉ.

Foto; Claúdio Machado, Jorge Amado e Guto Santos.
Read More

NOTÍCIAS DA FEDERAÇÃO BAHIANA DE FUTEBOL


Semifinalistas do Intermunicipal 2012 participam de reunião na FBF

Postado por Marcos Mendonça - Comunicação FBF* em 21/11 - em Competições


Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, se reuniu com presidentes das quatro Ligas Desportivas semifinalistas do Campeonato Intermunicipal 2012. No encontro, os representantes das Seleções de São Francisco do Conde, Santo Amaro, Ubaitaba e Coarací foram alertados sobre a importância do cumprimento de normas e leis do Regulamento da Competição e do Estatuto do Torcedor.

Entre os temas abordados, fizeram parte da pauta o sistema de segurança para atletas e torcedores nos estádios, policiamento, exigência de ambulância e médicos e a premiação para a reta final do certame. Também ficou definido que um espaço mínimo para 200 torcedores deverá ser destinado nos estádios para as Seleções visitantes e determinado que não será tolerado arremessos de objetos por parte do público nos gramados e a utilização de fogos de artifício só na entrada dos atletas no campo de jogo e longe das arquibancadas. Ao final da reunião, os dirigentes assinaram um termo de compromisso para o cumprimento das regras.

Além do mandatário da FBF, marcaram presença a diretora técnica Taíse Galvão, o diretor do Departamento de Registros, Ricardo Nonato, e presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim. Já representando as semifinalistas compareceram os presidentes das Ligas de Coarací, José Martins; de Ubaitaba, Everaldo Melo; São Francisco do Conde, Raimundo da Silva; e de Santo Amaro, Giovanni Ribeiro.

Após o encontro, os dirigentes revelaram suas expectativas para os confrontos que definirão os finalistas da edição 2012 do maior campeonato de futebol amador do país.  Ambos prometeram duelos de titãs em busca do título, mas garantiram que haverá respeito ao adversário e fair play.

Empolgado, José Martins, presidente da Liga de Coarací, mostrou confiança na conquista do primeiro título. “Esperamos levar o caneco para Coarací pela primeira vez. O estádio com certeza vai estar lotado, pois contamos com a ajuda dos nossos torcedores e das cidades circunvizinhas”, disse.

Coarací é a dona da melhor estatística entre as quatro semifinalistas. A Seleção conquistou 12 vitórias, três empates e sofreu apenas uma derrota até aqui.

Porém, para chegar à final terá que passar pela forte Ubaitaba. O presidente da Liga Desportiva do Município, Everaldo Melo, garante que não será tarefa fácil bater a união do elenco ubaitabense. “Nós tivemos pouco investimento da Prefeitura ao longo dos meses. A última vez em que chegamos a uma semifinal foi há 30 anos. Porém, nesse ano tivemos uma equipe unida e que está comprometida em buscar o título”, destacou.

Na outra chave, Santo Amaro aposta na base montada há três anos para voltar a ser campeã depois de 20 anos. “Há exatos 20 anos conquistamos o bicampeonato e espero voltar aos tempos áureos”, afirmou Giovanni, presidente da Liga Santoamarense.

Já São Francisco do Conde é a atual campeã do Intermunicipal. Também com a manutenção do elenco da temporada passada, quando conquistou seu primeiro título na história, a Seleção conta com o apoio irrestrito da população e do município.

“Estamos correndo por fora, porém confiantes e focados para a conquista do bicampeonato. É a mesma equipe do ano passado, que nos trouxe alegrias. A prefeita Rilza Valentim está nos dando total apoio e merece toda a nossa garra dentro de campo”, encerrou o presidente da Liga Sanfranciscana, Raimundo da Silva.
 
Confira os confrontos das semifinais do Intermunicipal 2012: 
 
Ida - 25/11 (às 15h) 
São Francisco do Conde x Santo Amaro – Estádio Junqueira Ayres
Coarací x Ubaitaba - Estádio Municipal de Coarací
 
Volta - 2/12 (às 15h)
Santo Amaro x São Francisco do Conde – Estádio Municipal de Santo Amaro
Ubaitaba x Coarací – Estádio Municipal de Ubaitaba
Read More

Festa de que? A Seleção continua mal das pernas!


Nem queria falar muito desse jogo do Brasil contra a Argentina. Principalmente porque tem apenas fins comerciais. Mas não consigo ficar calado, poxa vida! Afinal trata-se de um baita duelo histórico! No fim dos 90 minutos ficou claro que a Argentina só conseguiu levar a partida para os pênaltis porque o Neymar mais uma vez tentou simular um lance. Se notarem bem o contra-ataque que gerou o segundo gol do Scocco foi ocasionado por mais uma ‘cena’ do santista. Ele se jogou dentro da área. Ficou nítido.
Lateral Fabio Santos em ação pela Seleção
Aliás, mais zica que tiveram os hermanos para cobrar as penalidades, tem o treinador brasileiro que mal consegue vencer uma Seleção de ponta. Impressionante! Se pegarmos o retrospecto desde que ele assumiu o comando da Seleção, só conseguimos bater em babas como Gabão e China. Contra Alemanha e França, por exemplo, derrotas. Aliás, o Brasil do Mano só venceu os argentinos nesse tal Superclássico e sem a turma do Messi, Aguero e Tevez. Quando esses caras jogaram, tomamos pau.
Quero ver sinceramente como será o desempenho brasileiro em 2013, já que além de encararmos amistosos mais fortes, jogaremos a Copa das Confederações. Aí o bicho vai pegar! A verdade é que de uma maneira geral não vejo motivo de festas. Mesmo ganhando a taça foi com mais uma derrota. Mais uma apresentação questionável da nossa Seleção.
O pior é que vendo o Galvão na Globo parece que ganhamos a Copa do Mundo, né? Isso sim é que é valorizar evento. Ridículo!
Neto
Neto é ex-jogador de sucesso e um dos maiores ídolos da história do Corinthians. Desde 2006 comenta na TV Bandeirantes e agora é blogueiro exclusivo do UOL. Atualmente sua audiência é considerada um fenômeno em mídias eletrônicas. 
Read More

WALDEMIR VIDAL SANTOS DRT-BA 4.260 - ABCD-BA 544

Tecnologia do Blogger.

Neymar fora do jogo contra o Haiti - Falando de Esportes - 19/06/26