Há 31 anos, o Flamengo pintava a América de vermelho e preto
Há exatos 31 anos, Raul, Leandro, Marinho, Nei Dias, Júnior, Adílio, Andrade, Zico, Tita, Lico e Nunes conquistavam, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, um dos títulos mais importantes da história do Flamengo, a Taça Libertadores da América de 1981.
A campanha
Após terminar a fase de grupos empatado em número de pontos com o Atlético Mineiro, o rubro-negro avançou na competição vencendo o galo, no jogo desempate, no estádio Serra Dourada (Goiânia), em uma partida polêmica. Com 37 minutos de jogo, o árbitro José Roberto Wright expulsou o 5º jogador da equipe mineira, dando assim, a vitória e a classificação ao Flamengo. Na fase Semifinal, o "mais querido" venceu o Deportivo Cali, da Colômbia, por 1 a 0 em Cali, e por 3 a 0 no Maracanã. Ainda pela Semifinal, a equipe de Zico derrotou o Jorge Wilstermann, da Bolívia, por 2 a 1 no Rio e por 4 a 1 em Cochabamba.
No primeiro jogo da final, o Flamengo venceu o Cobreloa, do Chile, por 2 a 1, no Maracanã. No jogo da volta, os chilenos levaram a melhor ganhando por 1 a 0. Esta é a única derrota do time da Gávea no torneio. Com uma vitória para cada lado e empate em número de gols marcados, foi necessária a realização de um terceiro jogo, em campo neutro. No jogo desempate, o público do Estádio Centenário, estimado em 30.000 pessoas, viu Zico, o maior jogador da história do Flamengo, fazer dois gols na equipe do Cobreloa e garantir o taça para a equipe brasileira.
Para falar mais sobre o jogo que deu o título ao Flamengo, o SRZD conversou com Júnior, o lateral-esquerdo titular de todos os jogos da campanha e jogador que atuou mais vezes pelo rubro-negro. O "Maestro" lembrou as dificuldades da época. "Talvez esse tenha sido o título mais difícil daquela época. O segundo jogo (em Santiago) foi muito difícil. Por isso, essa conquista tem uma enorme contribuição para a valorização da nossa geração".
O eterno "Vovô garoto" lembrou ainda o fato mais marcante da partida. "Quando lembro daquela partida vem a minha cabeça toda nossa alegria e satisfação no momento da volta olímpica. Lembro de nós passando na frente dos chilenos e eles com cara de derrotados. Foi muito satisfatório", contou o ídolo.
O SRZD conversou ainda com o jornalista Roberto Assaf, autor de livros como "Almanaque do Flamengo", "Grandes Jogos do Flamengo" e "Zico, 50 Anos de Futebol", para entender o que representa a conquista da Taça Libertadores de 1981 para a história do clube. Assaf classifica a conquista como início da coroação de uma grande geração. "Representa, antes de qualquer coisa, o início da coroação de uma geração espetacular. Como praticamente todos os jogadores do elenco eram formados na base do clube, o título reforça aquela frase de que ‘Craque o Flamengo faz em casa’. Mas além disso, a Libertadores de 81 tem uma grande contribuição para o futebol, pois a vitória do Flamengo sobre o Cobreloa foi um triunfo da técnica sobre a violência. Os chilenos, que tinham até um bom time, tentaram ganhar o título na base da truculência", explicou Roberto Assaf.
Após alguns vexames históricos nas últimas participações na Libertadores e com a atual situação do clube, resta a torcida do Flamengo relembrar seu passado de glórias para alimentar a esperança de que dias melhores virão.
- Relembre todos os gols da campanha:
0 comments:
Postar um comentário