Em jogo com chuva de gols, Vitória vence o América-MG no Barradão


Time baiano encerra jejum em casa e fica a dois pontos do líder Goiás



Após a tormenta, a calmaria. Nesta terça-feira, o Vitória venceu o América-MG no Barradão pelo placar de 5 a 3, em partida válida pela 35ª rodada da Série B, e mandou para longe a crise que rondou a Toca do Leão nas últimas semanas. O Rubro-Negro vinha de derrotas para Atlético-PR e São Caetano em casa.
Já o América-MG permanece no meio da tabela, sem qualquer chance de subir para a Série A ou cair para a Série C. O Coelho é 9º colocado com 50 pontos.Com o triunfo, o Vitória chegou aos 69 pontos e subiu para a segunda colocação com cinco pontos a mais que o São Caetano, primeiro time fora do G-4, e dois do Goiás, líder do campeonato. O time treinado por Paulo César Gusmão, que estreou esta noite no comando do clube, pode garantir o acesso para a Série A já na próxima rodada. Tudo depende de um tropeço do Azulão, que enfrenta o Boa Esporte no Anacleto Campanella.
Na próxima rodada, o Vitória encara o Guaratinguetá no estádio Dario Rodrigues Leite, enquanto o América-MG recebe o ABC no Independência, em Minas Gerais. As duas partidas estão marcadas para sábado.
Chuva, gols e nervosismo
Antes da partida, a chuva atingiu em cheio o Barradão. Debaixo de muita água, a torcida compareceu timidamente ao estádio, reflexo das duas derrotas seguidas do Vitória na Série B. Em campo, o estreante PC Gusmão resolveu apostar em um ataque peso pesado. O treinador escalou William e Elton no setor ofensivo, dupla que ficou conhecida em Salvador como ‘torres gêmeas’ e que já marcou 15 gols na Série B. No América-MG, Cláudio Prates, outro debutante, optou por um esquema mais tradicional, com Fábio Júnior fixo na grande área e Ewerthon como homem de velocidade.
Vitória e América-MG (Foto: Erik Salles / Agência Estado)O Vitória bateu o América-MG e afastou a crise da Toca do Leão (Foto: Erik Salles / Agência Estado)
Aos cinco minutos, a ousadia de PC Gusmão deu resultado. William recebeu passe na grande área e acabou derrubado por Dudu. Sem pensar duas vezes, o árbitro Fabrício Neves Correa (RS) marcou pênalti. Capitão do time, Uelliton desbancou os atacantes rubro-negros e foi para a cobrança. Após segundos de apreensão, o volante correu em direção à bola, bateu colocado e mandou pela linha de fundo, desperdiçando a chance de abrir o placar. O lance irritou a torcida baiana, que passou a vaiar o jogador cada vez que ele tocava na bola.
Pouco tempo depois, as reclamações viraram festa nas arquibancadas. Nino Paraíba recebeu pela direita, invadiu a grande área e chutou forte. A bola passou por baixo do goleiro Neneca, que ficou vendido no lance. Na jogada seguinte, o Vitória perdeu a chance de ampliar. Após falha na zaga do América-MG, a bola sobrou para Tartá, que viu Elton livre na grande área, tentou o passe, mas entregou a bola para a defesa do Coelho.
As boas jogadas de ataque incendiaram os torcedores do Vitória, que mesmo debaixo de chuva começaram a tentar empurrar o time. O problema é que, mesmo fora da disputa por uma das vagas para a Série A, o América-MG resolveu melar o momento de comemoração rubro-negro. Aos 17, Marquinhos Paraná cruzou da direita e Fábio Júnior, entre dois zagueiros, conseguiu cabecear para o fundo das redes, empatando a partida.
O gol do Coelho provocou nervosismo geral no Barradão. O time do Vitória passou a tentar fazer o segundo de qualquer maneira, sem organização. Das arquibancadas, a torcida reclamava e deixava o clima ainda mais tenso dentro de campo. A situação por pouco não ficou ainda pior quando Rodriguinho fez ótimo passe para Ewerthon, que adiantou muito a bola e viu Deola sair do gol de carrinho para afastar o perigo.
Sem conseguir chegar ao gol com jogadas trabalhadas, o Vitória passou a arriscar chutes de fora da área. Em um dos lances, Michel soltou um pombo sem asas da intermediária e a bola saiu ao lado do gol de Neneca. Em outro, Uelliton cobrou falta com efeito, mas o goleiro do América-MG defendeu sem problemas.
O campo encharcado cansou os jogadores, que pouco criaram nos minutos finais da primeira etapa. Na saída para o intervalo, o lateral Gilson deu a receita para conseguir superar o nervosismo e vencer.
- Tivemos uma oportunidade, perdemos o pênalti, fizemos o gol, mas deixamos a equipe deles empatar. É continuar tentando. O jogo está difícil, mas temos que buscar o resultado.
Chuva de gols e show de Willie
Na volta do intervalo, mudança na equipe do Vitória. PC Gusmão decidiu sacar o volante Uelliton e colocou Fernando Bob no time rubro-negro. A substituição teve como objetivo preservar o capitão do time, vaiado durante todo o primeiro tempo. O temporal que castigou o gramado antes da partida, deu uma trégua. O que se viu mesmo no Barradão nos 45 minutos finais foi uma chuva de gols.

Mais calmo, o Rubro-Negro voltou a armar jogadas sem apelar para os chutes de fora da área e não demorou a colher bons frutos. Aos 4 minutos, Willie recebeu lançamento na grande área, disputou com Neneca e caiu no gramado. O árbitro Fabrício Neves Correa mais uma vez marcou pênalti. Dessa vez, William foi para a cobrança e mandou um torpedo no meio do gol. Neneca caiu para o lado direito e apenas assistiu à bola estufar as redes.
Nino gol Vitória (Foto: Romildo de Jesus / Ag. Estado)Jogadores do Vitória celebram o gol de Nino (Foto: Romildo de Jesus / Ag. Estado)

Após sofrer o pênalti, o atacante Willie decidiu acordar e mostrar serviço para PC Gusmão. E a jovem revelação rubro-negra fez isso em alto estilo. O jogador marcou dois golaços: no primeiro, arrancou pela esquerda, fez boa jogada individual e bateu forte de fora da área, acertando o canto de Neneca. No minuto seguinte, avançou em velocidade pela direita, cortou duas vezes o zagueiro Gabriel Santos e acertou uma linda cavadinha por cima do goleiro.
Já no final do jogo, o América-MG descontou. Após rebote da defesa, Rodriguinho dominou, viu Deola mal colocado e chutou de bate-pronto. Logo em seguida, Rodrigo Pimpão recebeu na área, tentou o drible e sofreu o pênalti. Na cobrança, Fábio Júnior empurrou a bola para o fundo das redes, assustando a torcida local.
O Coelho ainda tentou pressionar o Vitória nos últimos minutos do confronto, mas foi o time baiano que ampliou o placar pouco antes do apito final. Nino Paraíba fez grande jogada pela direita, driblou Neneca e empurrou a bola para o gol. Logo em seguida, Fabrício Neves Correa encerrou a partida.
Read More

Felipão admite culpa em possível rebaixamento, mas exalta Copa do Brasil



Felipão se coloca como um dos culpados por situação do Palmeiras, mas pede valorização da Copa do Brasil. Foto: Arituza Timbó /Especial para Terra
Felipão se coloca como um dos culpados por situação do Palmeiras, mas pede valorização da Copa do Brasil
Foto: Arituza Timbó /Especial para Terra

Direto de Fortaleza
Como consultor técnico do Ministério dos Esportes, Luis Felipe Scolari, participou, na manhã desta terça-feira, da solenidade de conclusão do curso de capacitação de operários que trabalharam na obra da Arena Castelão, o maior estádio do Ceará. Após a cerimônia, o treinador conversou com a imprensa e comentou sobre a situação do Palmeiras, que lida há meses com a possibilidade do rebaixamento.
"Concordo em parte com críticos que dizem sou um dos principais culpados pela situação do Palmeiras. Na mesma proporção fui um dos culpados pela vitória na Copa do Brasil. Tracem o paralelo que quiserem", afirmou Felipão ao Terra.
O ex-técnico do time paulista reconhece que o momento do Palmeiras é de dificuldade, mas ainda acredita na possibilidade de superação. "A cada dia que se aproxima do final essa superação está mais difícil, mas alguns atletas podem modificar isso. É isso que espero deles", disse.
Técnico da Seleção Brasileira na conquista do pentacampeonato mundial, Felipão fará ainda hoje uma palestra motivacional para jovens fortalezenses no Centro de Convenções de Fortaleza. A atividade marcará o lançamento oficial do programa Segundo Tempo no Ceará.
O programa é uma extensão do projeto do Ministério do Esporte que leva o mesmo nome. A iniciativa tem o objetivo de democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte.
Além disso, Scolari mostrou-se entusiasmado com o andamento das obras do estádio Castelão, em Fortaleza. "Há um ano aqui estive e senti um pouco de receio, mas hoje vejo as obras e fico muito feliz com os resultados", comemorou.
De acordo com o governador do Ceará, Cid Gomes, falta menos de 8% para a conclusão das obras do estádio. "Sem dúvida, o Castelão será o palco de grandes jogos e de nos dará uma boa imagem lá fora", observou o ex-técnico do Palmeiras.

Read More

Vitória x América-MG: Hoje, 20h30 no Barradão


Passando a régua e tentando espantar as assombrações é bem que poderia ser a forma ideal para o Esporte Clube Vitória recomeçar no Campeonato Brasileiro da Série B, hoje à noite, atuando no Estádio Manoel Barradas Carneiro, contra o desinteressado América-MG, aquele mesmo, que no ínicio do Campeonato desabrochou vencendo sete dos 10 primeiros jogos realizados.  Hoje, no meio da tabela, sem a ameaça em subir, sem medo de descer, virou whiskas, comida preferida dos felinos.

O Vitória vive situação semelhante, quando estranhamente resolveu fazer uma dieta para eliminar a gordura que saudavelmente acumulou no primeiro turno, no entanto, o emagrecimento técnico, conseqüência de uma sucessão de derrotas e vergonha, aconteceu em um momento em que o paciente ainda pode se recuperar, e para isto, já exorcizou o nutricionista Ricardo Silva e trocou o PC, que antes era Carpegiani e agora é Gusmão que estréia com a incumbência de passar pelo América-MG hoje à noite, no Barradão.

A rodada desta terça-feira será completa. 10 jogos como possibilidades mínimas de mudanças na ordem de classificação, já que a composição do G4, dificilmente sofrerá qualquer alteração nas extremidades. O Goiás líder, só cede à ponta da competição, sendo derrotado pelo BOA. Já o Atlético-PR, quarto lugar, não tem a posição ameaçada pelo São Caetano, quinto lugar, que enfrenta o vice-líder Criciúma, no Heliberto Hülse.

Além da pressão da torcida furiosamente insatisfeita com os últimos resultados, notadamente pela goleada vergonhosa sofrida no último sábado, em Bragança Paulista, provavelmente o Leão terá uma preocupação adicional já na abertura da rodada que acontece ás 15h de Salvador, com o Atlético-PR, no Estádio Janguito Malucelli, em Curitiba (PR) enfrentando o América-RN (outro cavalo chinês). Vencendo, o Furação empurra o Leão para a quarta posição para assumir ainda que em caráter provisório, a vice-liderança da competição com 68 pontos.

Hoje à noite, contando a com o apoio da torcida (digo, da essência da torcida) e não apenas aquela meia dúzia de gatos pingados que chamaram para si toda uma representatividade do universo de milhares e milhares de rubro-negros, precisa conquistar os três pontos, sob pena de colocar em risco, não tão somente o título tão almejado, como também, o próprio acesso.

O adversário não almeja nada, coloca em campos jogadores ainda não utilizados neste campeonato, em uma espécie de preparação para o Campeonato Mineiro de 2013, deixando apenas ao Esporte clube Vitória, como opção de tropeços, as próprias pernas e a intolerância de parte da torcida.  
Read More

FBF abre inscrições para Segunda Divisão e Torneio Seletivo de 2013



A Federação Bahiana de Futebol (FBF) abriu, nesta segunda-feira (5), as inscrições para o Campeonato Baiano da Segunda Divisão 2013 e o Torneio Seletivo para a Segunda Divisão 2013. O objetivo das competições é chegar aos dois novos integrantes da elite do futebol estadual para 2014.
Para a Segundona, o período de inscrições será encerrado no dia 26 de novembro. Já para o Seletivo, um dia depois, em 27 de novembro.
Os clubes participantes deverão preencher o requerimento oficial até a data pré-estabelecida pela entidade e encaminhar os laudos técnicos específicos dos respectivos estádios que serão utilizados como mando de campo durante a competição.
Outro item importante é a apresentação da relação nominal dos jogadores que vão fazer parte do elenco. Um mínimo de 18 (dezoito atletas) deverão ser inscritos.
A ata de eleição e posse da diretoria, bem como um inventário apontando quem são tais diretores e demais membros com respectivos contatos fazem parte do preenchimento dos dados junto a FBF. Para finalizar o cadastro, não só as taxas anuais devem ser pagas, como toda a situação dos clubes e seus respectivos atletas terá de ser regularizada.
Read More

Mulher de Zagallo morre aos 80 anos no Rio


Alcina de Castro Zagallo, 80, mulher do ex-jogador e ex-treinador Mário Zagallo, morreu na segunda-feira vítima de insuficiência respiratória, segundo informou a CBF em nota oficial de luto divulgada na noite de segunda-feira em seu site.
De acordo com a entidade, Alcina estava internada na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro e será enterrada às 16h no Cemitério São João Batista, também no Rio. O velório começa a partir das 13h.
Antonio Scorza - 22.mai.98/AFP
Zagallo, então técnico da seleção brasileira, ao lado de sua esposa, Alcina, no aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, embarcando para a Copa da França
Zagallo, então técnico do Brasil, e Alcina no aeroporto Internacional do Rio, no embarque para a Copa da França
Zagallo, que tem 81 anos e está afastado do futebol desde a Copa do Mundo-2006, estava casado com Alcina desde 1955.
Ex-jogador de Botafogo e Flamengo, Zagallo foi campeão do mundo pela seleção em 1958 e 1962 (como jogador), 1970 (como técnico) e 1994 (assistente técnico). Em 2006, foi auxiliar de Carlos Alberto Parreira, reeditando a dupla de 1994.
Segundo a CBF, Zagallo já comandou a seleção em 131 partidas (é o recordista). O curioso é que foram apenas nove derrotas (97 vitórias e 25 empates). Como jogador, foram 36 partidas e só três derrotas (29 vitórias e quatro empates).
Read More

Para Parreira, seleção tem que chegar à final para garantir sucesso da Copa


Rodrigo Mattos
Do UOL, em São Paulo
Carlos Alberto Parreira diz que seleção tem que dar um jeito de chegar à final por sucesso da Copa
Ex-técnico da seleção brasileira nas Copas de 1994 e 2006, Carlos Alberto Parreira afirma que o sucesso da Copa do Mundo de 2014 depende da presença do Brasil na final na competição. Ao UOL Esporte, ele admite ser a favor de uma visão pragmática para a seleção, pois acredita que o Brasil tem tradição de montar o time da Copa em apenas um ano e ainda assim se sair bem. Mas admite que a Fifa, hoje, não vê o futebol brasileiro num bom momento.
Em relação à organização da Copa, Parreira vê poucos CTs disponíveis para as seleções estrangeiras, o que o leva a concluir que essa área é um gargalo para a competição. Ele é consultor remunerado pelo Estado de Minas Gerais para projetos da Copa.
UOL Esporte - O senhor tem visto uma preocupação no exterior em relação ao desempenho da seleção na Copa?
Carlos Alberto Parreira - O futebol brasileiro é surpreendente. Em situação adversas, ele é igual ao fênix e ressurge das cinzas. Em 58 não era favorito. Em 70, saiu vaiado. Em 94, saiu desacreditado. E ganhou Copas do Mundo. Em 2002, teve talvez a pior campanha e foi lá e ganhou o jogo. Isso não serve de parâmetro. Hoje, a seleção está em fase de transição, precisando de uma grande atuação, de grandes jogos. Importante é crescer perto da Copa. Temos um time jovem, não temos experiência de outras equipes. A gente reluta muito em reconhecer, mas Lucas é bom jogador, Neymar, fora de série, Thiago Alves, Daniel Alves.
UOL Esporte - Essa é sua opinião porque conhece o futebol brasileiro. Mas o que o senhor ouve no exterior?
Parreira - Eles não ousam dizer que o Brasil não vai ganhar a Copa. Porque é muito surpreendente. Chega aqui a gente cresce. O Neymar faz lá o que faz no jogo e decide. Conversei com muita gente da Fifa. Evidente que as pessoas não estão preocupadas, mas reconhecem que o Brasil não vive um bom momento, que não está à altura de outras seleções que ganharam Copa. Mas todo mundo, por outro lado, tem um pé atrás e outro na frente. Sabem que o Brasil é surpreendente.
UOL Esporte - Qual o efeito que o desempenho da seleção terá no sucesso e na organização do Mundial?
Parreira - O importante para a Fifa é que o Brasil fique até os estágios finais. Para nós, que seja campeão.
UOL Esporte - Mas se for pelo menos até os estágios finais já não prejudica a competição?
Parreira - Não, para nós, é importante que vá à final. O Brasil tem que chegar à final. Não pode pensar diferente. O sucesso da competição, - a gente sabe como o brasileiro é-, imagine o que vai ser do Brasil sair nas quartas-de-final, em uma semifinal? Para mim, é impensável. Tem que chegar à final de qualquer jeito. Tem que dar um jeito. Tem que pensar dessa maneira, positivo. E temos que ganhar.
UOL Esporte - É preciso pragmatismo para isso?
Parreira - Precisa. Tem que ser pragmático, prático. Tem que fazer o trivial. Não inventar a roda. Motivar os jogadores, mostrar que temos valor. E ver que dá para ganhar.
UOL Esporte - Não dá para montar um time como da Espanha?
Parreira - O time da Espanha está junto há não sei quantos anos. É o time do Barcelona sem Messi. Em 2002, a gente montou o time na Copa. Disputamos eliminatórias sem o Ronaldo e Rivaldo e depois entraram. Um ano depois o time era diferente. Em 1994, o time que jogou com o Uruguai [nas eliminatórias] foi o que disputou a final. Só não jogou o Ricardo Gomes que se machucou. Dos 11, dez jogaram. Foi coisa rara, tinha time definido um ano antes. Em 2002, não. Em 1958, mudou muito, cinco. Não vejo como tão importante ter o time definido hoje. Depois da Copa das Confederações, tem que fechar um time.
UOL Esporte - Do seu trabalho em Minas Gerais [como consultor do governo], o que você viu na organização da Copa?
Parreira - A gente tem um gargalo, em Minas Gerais não tem [o problema]. Mas, de modo geral, há gargalo de CTs (centros de treinamento). Minas tem bons CTs, São Paulo tem bons CTs, Curitiba tem bons CTs. O Rio de Janeiro, não. Outras cidades não têm. CTs têm que dar uma incrementada. Cada sede deveria ter três ou quatro centros de treinamento bons. E outro gargalo são os hotéis. Em Minas, o governo faz trabalho excepcional, aeroporto, Mineirão e estrada, mas o que está pegando são os hotéis. Me falaram em 40 projetos e 16 construídos. Vão ficar prontos quatro para Copa. O cara [de seleção] quando chega quer ver tudo pronto. Os locais têm que ter o poder de sedução. Mulher quando acorda é muito feia. Fui escolher CTs seis vezes como treinador. Você tem que gostar do gramado, da trave. Isso tem que ser enfrentado. E estamos em um período crítico. Se acelerar até a Copa dá tempo. No aeroporto do Rio, não encontraram a forma de renovar o aeroporto. Só que fomos indicados para a Copa há sete anos atrás. Faltando um ano e meio estamos discutindo o aeroporto. Chega um momento que não dá tempo. Tem que torcer para que as pessoas acordem.
Read More

Zinho diz que Adriano está fora dos planos em 2013: 'Não tem meu apoio


Em entrevista que não contou com a presença do jogador, diretor mostra alívio com desfecho do caso: 'É bom para ele e para o Flamengo'


Zinho, Flamengo (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Zinho em entrevista para falar de Adriano
(Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)
Adriano chegou ao Flamengo para iniciar a terceira passagem pelo clube em 22 de agosto. Fora de forma, visivelmente acima do peso e ainda em recuperação da segunda cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo, adotou um discurso otimista em sua apresentação na sala de imprensa do Ninho do Urubu. Esperava voltar a ser o Imperador e previa a reestreia com a camisa 10 rubro-negra em um mês. Nada feito. Setenta e cinco dias depois, ele termina a sua terceira passagem pelo clube ainda como ídolo, mas pela porta dos fundos. Em má forma, sai sem ter sequer ficado no banco de reservas em uma partida oficial. O jogador nem compareceu ao Ninho do Urubu nesta terça-feira. Coube ao diretor de futebol Zinho explicar a saída do atacante.
- Ele já divulgou que é uma decisão dele, partiu dele se desvincular, então realmente acho que fica inviável a permanência para este ano. É bom para ele e para o Flamengo. Encerra isso, o Flamengo está com a consciência limpa de que fez de tudo pelo Adriano - disse o diretor.
Ao ser perguntado se deixaria as portas abertas para um retorno do atacante ao Flamengo em 2013, Zinho deixou claro que o clube não conta com Adriano. O dirigente promete se empenhar na recuperação do atacante, mas apenas no lado pessoal.
- Eu não vou desistir do Adriano, mas de recuperar o ser humano, é uma missão minha, particular. Sem os holofotes, sem essa vida que ele leva que não condiz com a de um atleta profissional, talvez eu possa ter sucesso para recuperar esse ser humano. Mas, profissionalmente, chegou no limite. O Adriano realmente não tem o meu apoio como profissional. O ser humano tem escolhas. Ele está escolhendo errado. A parte profissional não progride porque ele erra em outras coisas: as companhias, o encontro com Deus. Hoje é muito difícil (a volta de Adriano em 2013).
Na minha opinião, ele precisa se cuidar pessoalmente para que não tome essas atitudes que a gente viu, como aquele vídeo na casa de shows, algo que não é de um atleta profissional"
Zinho
O diretor de futebol do Flamengo reafirmou que enxerga a necessidade de acompanhamento psicológico para o atacante. No dia 1º de outubro, ele havia condicionado a permanência de Adriano no clube à ida ao consultório de um profissional, o que não aconteceu.
- Eu acho que precisa de um acompanhamento, isso não foi cumprido, em momento algum ele fez isso. Ele falou que faria o tratamento, foram dados número e endereço. O empresário dele disse que foi marcada uma consulta, mas em cima da hora ele não foi. Na minha opinião, ele precisa se cuidar pessoalmente para que não tome essas atitudes que a gente viu, como aquele vídeo na casa de shows, algo que não é de um atleta profissional.
Zinho admitiu que ficou incomodado com a ausência do atacante, cuja presença era esperada na entrevista coletiva desta terça, no Ninho do Urubu. O diretor espera que Adriano ainda apareça no centro de treinamento do clube ao longo desta semana para se despedir dos companheiros e explicar os motivos de sua saída.
- O clube é a casa dele, ele é ídolo, acho importante ele vir aqui, bater um papo com os amigos. As portas estão abertas para ele nos visitar, e acho legal ele fazer um comunicado para vocês (jornalistas), se despedindo do torcedor. Ele está jogando fora um grande momento da vida dele, o que dá mais alegria a ele. O Flamengo vai sobreviver a todos nós. O Zico parou de jogar e o Flamengo seguiu. O Flamengo seria a grande oportunidade para o Adriano se recuperar, então eu fico triste com isso. Um clube como o Flamengo motiva qualquer ser humano. Infelizmente, o Adriano não conseguiu ter essa motivação para se recuperar completamente.
Consenso na época da contratação
O dirigente aproveitou para explicar o processo da contratação de Adriano, em agosto. Ele reconheceu que desde o início temeu recaídas do atacante, por causa do histórico de indisciplinas dele em sua carreira.
- Não foi uma decisão só minha (a contratação). Houve diferentes estágios. Quem o operou foi nosso médico. O próprio atleta queria ter vínculo com o clube para ter uma motivação. Mediante o consenso da diretoria, chegou-se a esse estágio de fazer um contrato. Nós fizemos um contrato para proteger o Flamengo caso o Adriano voltasse a cometer indisciplinas.
O contrato de produtividade, que terminaria em 22 de dezembro, foi rescindido, algo que o Flamengo já poderia ter feito antes. Conforme previsto no acordo, três advertências por indisciplina dariam ao clube o direito de demitir o atacante. Adriano ultrapassou o limite, foi multado, teve o contrato de imagem suspenso, mas contou com a paciência do diretor de futebol Zinho, que insistiu na tentativa de recuperação. Não conseguiu. As sucessivas faltas demoliram a confiança e a persistência do dirigente em ver Adriano novamente em campo, como um atleta de alto nível. Com o caso no limite e a falta de compromisso do jogador, foi preciso recuar.
O golpe que fez Zinho deixar de acreditar no renascimento do Imperador aconteceu no fim do mês passado, quando Adriano não apareceu na atividade marcada para as 9h30m de sábado, na Gávea, e comunicou sua ausência através de SMS, com algumas mensagens desconexas. O clube definiu a escolha de um psicólogo, chegou a marcar consulta, mas o atacante não apareceu. A paciência do diretor chegou ao fim, e o problema foi debatido com a presidente Patricia Amorim. Diante de novo sumiço na semana passada, o clube decidiu, na última sexta-feira, desligar Adriano do clube. A nota oficial divulgada pela assessoria do jogador na segunda-feira precipitou o anúncio do que estava decidido pela diretoria
.
Read More

Ouça e Assista os Gols da Transmissão de Vasco 0 x 3 Sport Com a Equipe Bola de Ouro

Ouça e Assista os Gols na Narração de Wando Pereira, Comentários de Waldemir Vidal, e Reportagens de Guto Santos !

 


Read More

Ouça o Programa Falando de Esportes do dia 05/11/12 Completo na Íntegra

Read More

Diretoria do Fla se irrita com anúncio antecipado de Adriano sobre retorno em 2013

O clima entre Adriano e a diretoria do Flamengo não é dos melhores. E isso não se deve apenas às seguidas indisciplinas do jogador fora de campo. A cúpula do rubro-negro se irritou também com a divulgação de uma nota do Imperador com o anúncio de que só voltaria a jogar futebol em 2013. A decisão entre as partes já havia sido tomada na sexta-feira, mas o combinado era que o anúncio só seria feito nesta terça, durante coletiva no CT Ninho do Urubu. Pegos de surpresa com a nota divulgada pela assessoria do jogador, os dirigentes ficaram indignados com o vazamento da notícia antes da hora. ADRIANO AVISA QUE SÓ VOLTA A JOGAR EM 2013 E NÃO GARANTE JOGAR PELO FLA Antes mesmo do Flamengo anunciar sua decisão sobre Adriano, o Imperador resolveu quebrar o mistério e falar sobre seu futuro. Após uma série de polêmicas e novas faltas no rubro-negro, o jogador anunciou que só irá voltar a jogar futebol em 2013. Em comunicado divulgado pela sua assessoria de imprensa, o atacante informou que tomou a decisão após pensar com familiares e amigos. Adriano disse ainda estar focado em sua recuperação e não garantiu que irá atuar no Fla na próxima temporada, cogitando até jogar em algum clube fora do Rio VEJA ESTA MATÉRIA COMPLETA NO UOL ESPORTE E a irritação não é apenas com Adriano, mas principalmente com a sua assessora de imprensa, que há algum tempo não goza de muito prestígio dentro da Gávea. Antes do episódio desta segunda-feira, a equipe que trabalha para o Imperador já havia "deslizado" em outras oportunidades, como no caso de sua primeira falta em 2012, quando desmentiu o departamento de futebol e disse que o atacante tinha uma folga previamente estabelecida. No final da tarde desta segunda-feira, a diretoria do Flamengo iria publicar uma nota em seu site oficial sobre a versão do caso com Adriano. A decisão, no entanto, foi abortada e um pronunciamento oficial só irá ocorrer na tarde de terça, após a reapresentação do elenco no CT Ninho do Urubu. Zinho e o jogador conversarão com a imprensa sobre os episódios dos últimos dias. O Flamengo ainda mantém em sigilo o que fará com o contrato do Imperador, que vai até o dia 21 de dezembro, mas a tendência é que o mesmo seja rescindido, principalmente após o desgaste do últimos dias. Além disso, Adriano já teria informado aos dirigentes que não pretende continuar sua recuperação neste final de temporada no rubro-negro.
Read More

34ª rodada do Brasileirão: Flu e Bota empatam, Vasco perde e apenas o Fla vence




Na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012 apenas o Flamengo venceu seu confronto no sábado (3) contra o Figueirense. O Fluminense que encarou o São Paulo no Morumbi ficou no empate, assim como o Botafogo que teve pela frente o desesperado Palmeiras. O Vasco, pela sexta vez consecutiva, perdeu. 

Flamengo



No sábado o rubro-negro carioca praticamente assegurou a permanência na elite do futebol brasileiro e já pode começar a planejar um 2013 mais tranquilo do que o turbulento ano de 2012. O time comandado por Dorival Júnior suou, sofreu, mas conseguiu bater o Figueirense com gol de Ernane. O Fla que agora soma 44 pontos, está com 8 na frente do Sport, que em quatro jogos ainda pode somar 12, mas, dado o retrospecto do rubro-negro pernambucano, fica difícil acreditar que ele vença todos os compromissos restantes e que o Fla não consiga somar os quatro pontos restantes para estar matematicamente garantido.

O próximo desafio do Flamengo é o Nautico, que vem de vitória sobre o Internacional por 3 x 0. O jogo é na casa deles (Aflitos), no domingo (11), e não deve ser fácil para o Fla.

Fluminense


O tricolor carioca encarou neste domingo (4) o paulista. O jogo foi marcado pelo respeito excessivo das duas equipes, que pouco se arriscaram no primeiro tempo. A partida só foi ficando mais interessante na medida que as duas equipes iam medindo as forças do adversário e começando a arriscar jogadas mais insinuantes no ataque. No segundo tempo. Logo no início do jogo, Gum recuou mal a bola para Cavallieri. Luis Fabiano interceptou o passe, passou por Cavallieri e chutou para o gol vazio. 

O mérito do Fluminense foi ter partido para cima do São Paulo logo após sofrer o gol. O time das Laranjeiras pressioava, mas Rogério Ceni salvava o São Paulo. Foi novamente em uma falha de zagueiro que o Flu acabou igualando o placar. Rafael Toloi, aos 18 minutos, tentou cercar a bola na linha de fundo. Deu mole. Samuel roubou a bola e passou para Fred reassumir a artilharia isolada.

O Flu ainda teve chance de virar, mas Ceni não permitiu. O são Paulo que recuou após abrir o marcador, só foi ameaçar o Flu ao 46 do segundo tempo. Mas Diego Cavalieri garantiu o único pontinho que o Flu levou para casa.

O empate foi ruim? Seria, se o Atlético não tivesse sido batido pelo Cortiba por 1 a 0 (gol de Deivid). Assim o Flu ampliou a diferença para 9 pontos (são 12 pontos ainda em jogo). Se o Flu vencer no próximo domingo (11) o Palmeiras e o Atlético sofrer nova derrota já será tetracampeão brasileiro.

Botafogo


O Botafogo não teve em campo o craque Seedorf, diante do desesperado Palmeiras fora de casa. Mas Lodeiro e Elkeson garantiram um valioso ponto que manté o Fogão vivo na briga por uma vaga na Libertadores da América. Barcos tentou salvar o Palmeiras de um fim que será trágico. 2 a 2.

O jogo foi emocionante. As duas equipes precisavam desesperadamente da vitória. O Botafogo por que queria descontar a diferença para o São Paulo no G4. O Palmeiras lutando contra um rebaixamento que parece certo.

O jogo foi aberto o tempo inteiro. O Palmeiras partiu para cima desde o início, com o Botafogo tentando puxar os contra-ataques. Dessa maneira abriu o placar aos 21, com Lodeiro, que aproveitou o próprio rebote da trave e cabeceou para o fundo das redes. Pouco depois, Barcos, o carrasco alvinegro, empatou a partida.

No segundo tempo, o Palmeiras continuou com tudo em cima, mas foi novamente o Botafogo quem ficou à frente do marcador. Lodeiro ganhou dividida na esquerda e cruzou na cabeça de Elkeson. A pressão do Palmeiras em busca do empate era insuportável e não podia dar outro resultado: Barcos, aos 45, recebeu na área, matou no peito, girou e fuzilou no ângulou de Jefferson, que não pode fazer, decretando números finais ao jogo.

Se o Botafogo não descontou a diferença para o São Paulo, que também mpatou, ao menos ultrapassou o Inter e se distanciou do Vasco. O time de Oswaldo de Oliveira tem pela frente agora a Portuguesa, que perdeu para o Bahia em casa. O jogo acontece no sábado (10), no Engenhão.

Vasco


A situação do time da Colina, que poderia ser muito mais honrosa nesta altura do campeonato, está deplorável. o time cruzmaltino sofreu a sexta derrota consecutiva e parece estar jogando só para cumprir tabela.

Neste domingo, Juninho e Cia enfrentaram o Sport, em São Januário. O time carioca jogou mal mais uma vez e foi derrotado por 3 a 0 pela equipe pernambucana. Os gols foram marcados por Felipe Azevedo, Hugo e Henrique. Com a derrota, o Gigante da Colina segue com 50 pontos na tabela do Brasileirão.

O Vasco iniciou o primeiro tempo imprimindo um bom ritmo de jogo, como consequência chegava com facilidade na área do Sport. Porém, no decorrer da partida o time pernambucano conseguiu se encontrar no jogo e passou a pressionar a equipe cruzmaltina. Aos 37 minutos, Auremir tentou jogada individual, perdeu a bola e abre espaço para o contra-ataque rubro-negro. Hugo aproveitou o vacilo e lançou Felipe Azevedo, que invade a área vascaína e abriu o placar. 

Na volta para a segunda etapa, pouca coisa mudou na equipe. O técnico Marcelo Oliveira colocou Felipe no lugar de William Matheus. A equipe estava desorganizada em campo e não conseguiu levar perigo ao gol do Sport. Aos 7 minutos, Hugo aumentou para equipe pernambucana. No final partida, mais um gol do Leão da Ilha, Henrique que havia acabado de entrar sacramentou a derrota vascaina.

Na próxima rodada, no domingo (11), o Vasco enfrenta o Atético-MG, äs 17h, em São Januário.
Read More

Morre aos 95 Anos o Professor e Jornalista Luiz Cotrim


Registramos com imenso pesar, o falecimento após sofrer uma parada cardíaca,  na manhã de sábado (03/11) em uma unidade de saúde da  cidade, do professor e cronista social Luiz Neves Cotrim, 95 anos. Sócio fundador da Associação Jequieense de Imprensa-AJI e membro fundador da Academia de Letras de Jequié-ALJ, o professor Cotrim integrou por muitos anos quadro de docentes do Instituto de Educação Régis Pacheco-IERP, lecionando Português, sendo colaborador por décadas,  com as suas crônicas sociais, do Jornal de Jequié, Rádio Bahiana de Jequié [onde popularizou a frase de fechamento "Uma rosa vermelha e bom dia para você..."] e Rádio Cidade Sol FM. Natural da cidade de Caetité, veio residir em Jequié na década de 1950, na condição de funcionário da extinta Estrada de Ferro Nazaré. Casado com a professora Ione Cotrim, são seus filhos a enfermeira Glenda e o jornalista Luiz Otávio Cotrim. O corpo está sendo velado no Velatório Pax Internacional, de onde sairá o féretro às  10h da manhã de  domingo (04/11) para o Cemitério São João Batista.

Informações do Blog do Jornalista Wilson Novaes Jr.
Read More

Coluna do Roberto Mendes - Marginalidade das Torcidas Organizadas, Até Quando ?

torcedores do vitória causam confusão no aeroporto (Foto: Pedro Canísio/Arquivo pessoal)

Há muito tempo, vemos as torcidas organizadas fazendo bagunça e estardalhaço nos estádios e em demais locais onde se fala de futebol. Mas venho através desta postagem alertar a todos de que não há mais a necessidade desse tipo de torcida, se todos torcem por um time, eles torcem juntos, e juntos formam uma torcida. Nos grandes estados(inclusive na Bahia), a criminalidade e a marginalidade crescem em ritmo galopante, e inevitavelmente, estes bandidos se inserem nos ambientes em que torcedores de bem estão. 

É isso que tem que acabar, esta VAGABUNDAGEM de torcida organizada que só traz morte e confusão por onde passa, pois não sabem conversar civilizadamente, agem como animais ferozes, pois são irracionais, e acima de tudo, BANDIDOS DISFARÇADOS DE TORCEDORES. 

Hoje (02/11) pela manhã, a "torcida organizada" do vitória se reuniu no aeroporto de Salvador, para protestar contra o time, mas não com conversa e refrões, com IGNORÂNCIA E PANCADARIA, comportamento digno de FORAS DA LEI.

Portanto, sou contra as torcidas organizadas em todo o Brasil, pois não são torcidas, e sim facções criminosas (Gaviões da Fiel, Mancha Verde, etc.). Mas sou a favor da torcida única de cada time, para que assim, possamos organizar e desfrutar melhor do nosso esporte favorito, o futebol.

Da Redação, Roberto Mendes.
Read More

Ouça o Programa Falando de Esportes do dia 02/11/2012 Completo na Íntegra

Read More

WALDEMIR VIDAL SANTOS DRT-BA 4.260 - ABCD-BA 544

Tecnologia do Blogger.

Neymar fora do jogo contra o Haiti - Falando de Esportes - 19/06/26