Janeiro Branco: Internações por transtornos mentais entre crianças e adolescentes dobram em cinco anos

Alterações no sono e no apetite, irritabilidade, baixo limiar de frustração ou mesmo uma mudança de comportamento de alguém que era muito extrovertido e passa a se isolar. Esses sintomas poderiam ser de uma pessoa adulta, mas também são comuns em crianças e adolescentes com transtornos mentais. Mesmo aquelas em idades mais novas podem apresentar quadros de doenças como depressão e ansiedade.
Nos últimos anos, a saúde mental de crianças e adolescentes têm sido um dos pontos de atenção de profissionais de saúde. Em cinco anos, o número de internações de pessoas com idades entre 0 e 19 anos devido a transtornos mentais e comportamentais dobrou na Bahia: saiu de 237 em 2020 para 482 em 2024, o que representa um crescimento de 103%.
A campanha Janeiro Branco é um movimento brasileiro, iniciado em 2014, dedicado a sensibilizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e emocional, prevenindo transtornos como ansiedade, depressão e estresse. Realizado no início do ano, busca combater preconceitos, promover o autocuidado e estimular a busca por ajuda profissional.
0 comments:
Postar um comentário