terça-feira, 18 de março de 2025

Erika Hilton faz denúncia para tornar Presidente da Conmebol “persona non grata” após declaração racista

 


Por Redação

Erika Hilton faz denúncia para tornar Presidente da Conmebol “persona non grata” após declaração racista
Montagem: Bahia Notícias / Fotos: Conmebol e Câmara dos Deputados

 

A deputada Erika Hilton protocolou, nesta terça-feira (18), uma representação contra Alejandro Domingues, presidente da CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol), para torná-lo persona non grata. O termo, que significa "pessoa indesejada" se refere um instrumento jurídico utilizado nas relações diplomáticas para indicar que um representante oficial estrangeiro não é mais bem-vindo. 

 

No caso de Alejandro, a denúncia da parlamentar ocorre após o presidente da entidade futebolística se referira os brasileiros como macacos. A declaração ocorreu nesta segunda-feira (17), durante o evento de sorteio dos jogos da Libertadores e Copa Sudamericana torneios continentais de futebol. Na ocasião, Domingues afirmou que a Libertadores sem os brasileiros seria "como Tarzan sem Chita. Impossível". Chita é o nome da macaca dos filmes de Tarzan. 

 

Segundo o Uol, a deputada já enviou um ofício ao Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty). Por meio das redes sociais a deputada afirmou: "Não podemos mais aceitar que jogadores e a população do nosso país sejam alvos de ofensas criminosas como essa no âmbito do futebol", escreveu. 

 

"E é absurdo que essas palavras tenham saído da boca de quem deveria justamente prezar pelo mais alto nível nas competições esportivas, dentro e fora de campo. Mas se a CONMEBOL e seu Presidente são incapazes disso, o problema é deles - inclusive na Justiça", conclui.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

0 comments:

Postar um comentário

WALDEMIR VIDAL

Tecnologia do Blogger.

Jequié 0 x 0 Asa - Campeonato Brasileiro Série D - 13ª Rodada