Vinicius Júnior iguala Romário e entra no top 5 de participações em gols do Brasil em Copas

 


Por Redação

Vinicius Júnior iguala Romário e entra no top 5 de participações em gols do Brasil em Copas
Foto: Reprodução / Instagram / @vinijr

Eleito o melhor em campo na vitória da Seleção Brasileira sobre o Haiti, Vinicius Júnior alcançou uma marca importante com a camisa amarelinha. O atacante do Real Madrid igualou Romário em participações em gols pelo Brasil em Copas do Mundo e entrou no top 5 brasileiro no recorte desde 1986.

 

Na partida contra a seleção haitiana, Vini marcou mais um gol e participou diretamente da construção ofensiva brasileira, sendo decisivo para o triunfo da equipe comandada por Carlo Ancelotti.

 

Com o desempenho, Vinicius chegou a seis participações em gols em seis partidas de Copa do Mundo. O número coloca o camisa 7 ao lado de nomes históricos da Seleção Brasileira no torneio.

 

No levantamento de participações em gols pelo Brasil em Copas desde 1986, Ronaldo aparece na liderança, com 19 participações em 19 partidas. Neymar e Rivaldo vêm na sequência, ambos com 11 participações. Careca soma oito, enquanto Vinicius Júnior aparece com seis.

 

BRASILEIROS COM MAIS PARTICIPAÇÕES EM GOLS EM COPAS DO MUNDO:
Ronaldo
- 19 participações em 19 jogos
Neymar Jr. - 11 participações em 13 jogos
Rivaldo - 11 participações em 14 jogos
Careca - 8 participações em 9 jogos
Vinicius Júnior - 6 participações em 6 jogos

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Haiti e Turquia são as primeiras seleções eliminadas da Copa do Mundo de 2026

 


Por Redação

Haiti e Turquia são as primeiras seleções eliminadas da Copa do Mundo de 2026
Foto: Reprodução / Redes Sociais / Haiti e Turquia

Haiti e Turquia se tornaram as duas primeiras seleções eliminadas da Copa do Mundo de 2026. As equipes deram adeus ao torneio com uma rodada de antecedência, mesmo ainda tendo chances matemáticas de alcançar três pontos na última rodada da fase de grupos.

 

No caso do Haiti, a eliminação foi confirmada após duas derrotas nas duas primeiras rodadas. A seleção caribenha perdeu para a Escócia por 1 a 0 na estreia e foi superada pelo Brasil por 3 a 0 na segunda rodada.

 

Mesmo que vença o Marrocos no último compromisso e chegue aos três pontos, o Haiti não conseguirá ultrapassar a Escócia, já que foi derrotado no confronto direto. Com isso, tornou-se uma das primeiras seleções a se despedir da competição.

 

A Turquia vive situação semelhante. A equipe de Arda Güler perdeu para a Austrália por 2 a 0 na estreia e depois foi derrotada pelo Paraguai por 1 a 0 na segunda rodada.

 

Com os resultados, mesmo que vença os Estados Unidos na última rodada e também alcance três pontos, a seleção turca não pode mais superar australianos nem paraguaios, adversários para os quais perdeu nos confrontos diretos.

 

Na prática, o cenário mostra o peso dos jogos diretos na definição das vagas. Em situações de empate na pontuação, os resultados entre as seleções envolvidas passam a ser decisivos para determinar quem segue vivo na disputa e quem deixa a competição.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

O que o Brasil precisa para avançar à segunda fase da Copa do Mundo

 


Por Dani Blaschkauer e Gabriel Serpa | Folhapress

O que o Brasil precisa para avançar à segunda fase da Copa do Mundo
Foto: Divulgação / CBF

Para chegar à segunda fase da Copa do Mundo sem depender de ninguém, o Brasil vai precisar apenas empatar com a Escócia, na próxima quarta-feira (24), às 19h, em Miami.
 

Ao derrotar o Haiti na noite desta sexta-feira (19), na Filadélfia, por 3 a 0, o time de Carlo Ancelotti assumiu a liderança do Grupo C, com 4 pontos, mesma pontuação de Marrocos, que leva a pior no saldo de gols.
 

Com mais um ponto na terceira e última rodada da fase de grupos, a seleção brasileira garantirá ao menos o segundo lugar no grupo.
 

A permanência na liderança da chave vai depender também do resultado de Marrocos x Haiti, jogo no mesmo dia e horário. Os critérios de desempate, pela ordem, são: confronto direto, saldo de gols e gols pró.
 

Se perder para os escoceses, o Brasil também pode garantir um lugar caso os africanos percam dos haitianos e permaneçam com saldo pior.
 

A outra opção, caso os marroquinos ao menos empatem, é o Brasil entrar como 1 dos 8 melhores terceiros colocados.
 

Para assegurar o primeiro lugar, o Brasil precisa vencer a Escócia e torcer por um tropeço de Marrocos ante o Haiti.
 

Se Brasil e Marrocos construírem placares iguais em seus jogos, a seleção canarinho leva a vantagem pelo saldo de gols e termina em primeiro.
 

Caso os marroquinos façam quatro gols ou mais de diferença, em relação a uma vitória magra do Brasil, os africanos assumem a liderança.
 

PEGA QUEM?
 

Quem terminar em primeiro no Grupo C vai enfrentar o segundo colocado do Grupo F (Holanda, Japão, Suécia ou Tunísia). O vice do C vai encarar o primeiro do F.
 

O terceiro colocado do Grupo C vai pegar ou o 1º do Grupo A, o 1º do Grupo E ou 1º Grupo I.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Ancelotti indica retorno de Neymar contra a Escócia e vê Raphinha virar dúvida na Seleção

 


Por Redação

Ancelotti indica retorno de Neymar contra a Escócia e vê Raphinha virar dúvida na Seleção
Foto: Nelson Terme / CBF

Se não houver imprevistos, Neymar estará à disposição de Carlo Ancelotti para a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. O confronto está marcado para a próxima quarta-feira (24).

 

A previsão de retorno foi indicada pelo próprio treinador, que ainda não conseguiu utilizar o camisa 10 durante a competição nos Estados Unidos. Neymar se apresentou à Seleção com uma lesão na panturrilha direita, no mês passado, em Teresópolis, e desde então permaneceu em tratamento.

 

Ao longo desta semana, o atacante passou a ser reintegrado gradualmente à programação da delegação brasileira. A expectativa é que ele se junte de forma definitiva aos companheiros na próxima segunda-feira (23), dois dias antes do jogo contra os escoceses.

 

"Sim", respondeu Ancelotti, ao ser questionado sobre a possibilidade de Neymar estar no grupo contra a Escócia. "O Neymar vai treinar individualmente amanhã [sábado] e, depois, na segunda-feira, vai estar com a equipe, preparado para o jogo contra a Escócia", completou o treinador.

 

Neymar não viajou com a delegação para a partida contra o Haiti, disputada na noite de sexta-feira (19), na Filadélfia. O jogador permaneceu na região de Nova Jersey, base da Seleção Brasileira nos Estados Unidos, dando sequência ao processo de recuperação no hotel da delegação, em Basking Ridge, e também no centro de treinamento do New York Red Bulls, em Morristown.

 

Nas redes sociais, o atacante publicou a frase "No day off!", expressão em inglês que significa "sem dia de folga".

 

Enquanto Neymar se aproxima do retorno, a Seleção Brasileira passa a monitorar a situação de Raphinha. O atacante deixou o duelo contra o Haiti ainda no primeiro tempo. Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o jogador sentiu dores no músculo posterior da coxa direita, iniciou tratamento e será reavaliado.

 

Para substituir Raphinha, Ancelotti acionou Rayan. Aos 19 anos, 10 meses e 10 dias, o atacante se tornou o jogador mais jovem a atuar pela Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo desde 1970.

 

A entrada de Rayan, no entanto, não garante que ele será o escolhido em caso de ausência de Raphinha diante da Escócia. Luiz Henrique, Gabriel Martinelli e Endrick também aparecem como alternativas para o setor ofensivo da Seleção.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Casemiro define futuro e jogará com Messi após a Copa do Mundo, diz jornalista

 


Por Redação

Casemiro define futuro e jogará com Messi após a Copa do Mundo, diz jornalista
Foto: Reprodução / X / @fabrizioromano

Titular da Seleção Brasileira e uma das lideranças do Brasil nesta Copa do Mundo, Casemiro está próximo de definir o futuro após o Mundial. Segundo informações do jornalista italiano Fabrizio Romano, especialista no mercado de transferências, o volante acertou os termos para defender o Inter Miami, clube de Lionel Messi na Major League Soccer (MLS).

 

De acordo com Romano, o acordo entre as partes está encaminhado, mas ainda depende da assinatura para ser anunciado oficialmente. A tendência é que o jogador se transfira para o futebol dos Estados Unidos após a disputa da Copa do Mundo.

 

A chegada de Casemiro colocaria o brasileiro ao lado de Messi no elenco do Inter Miami, que vem investindo na contratação de jogadores com passagem relevante pelo futebol europeu nos últimos anos.

 

Revelado pelo São Paulo, Casemiro construiu a maior parte da carreira no Real Madrid, onde se consolidou como um dos principais volantes do futebol mundial. O brasileiro também atuou pelo Porto e pelo Manchester United.

 

Ao longo da carreira por clubes, o meio-campista soma 72 gols e 54 assistências. Entre os principais títulos, Casemiro conquistou cinco Champions League, três Supercopas da Europa e uma Copa América com a Seleção Brasileira.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Presidente da CBF alega que imagem com suposta amante nos EUA foi criada por IA

 


Imagens publicadas no site Leo Dias (Foto: Reprodução)

 

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, contestou a autenticidade da imagem divulgada pelo jornalista Leo Dias, mostrando o dirigente da entidade, ao lado da empresária Camila Cristina Andrade,  do setor fitness no restaurante Harry Cipriani, em Nova York, nos Estados Unidos. A publicação obteve grande repercussão, diante do fato de que Camila, seria uma suposta amante do presidente da CBF e teria permanecido hospedada entre os dias 2 e 10 de junho no hotel Hyatt Regency Grand Central, também em Nova York, com as despesas pagas pela entidade.

A publicação ganhou um novo desdobramento neste final de semana, após Samir Xaud, contestar publicamente a autenticidade da imagem, apresentando um laudo pericial sustentando que o material teria sido manipulado com uso de Inteligência Artificial.

O episódio passou a ganhar maior repercussão após surgirem questionamentos de que o caso também teria provocado impactos na vida pessoal do dirigente. A esposa de Samir Xaud, Nathalia Xaud, teria afirmado que pediria o divórcio caso fossem comprovadas tanto a autenticidade das imagens quanto eventuais gastos relacionados à viagem.

Do outro lado, o jornalista responsável pela publicação,  considera autênticos os registros, documentos e informações divulgados até o momento.

https://jequiereporter.com/

Read More

Gasolina terá 32% de etanol a partir de quarta-feira (24);

 


Governo afirma que o combustível mais ficar mais barato – Foto: José Cruz | Agência Brasil

 

A mistura obrigatória de etanol na gasolina passará de 30% para 32% a partir da próxima quarta-feira (24), a partir de aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) e, segundo o governo, pode reduzir o preço do combustível para o consumidor.

O anúncio foi feito, neste sábado (20), pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin ao afirmar que o aumento da participação do etanol na gasolina deve contribuir para baratear o valor pago pelo combustível pelos consumidores, reduzir as emissões de poluentes e estimular a produção agrícola e a agroindústria. “Isso ajuda a gasolina a ficar mais barata, polui menos o meio ambiente e estimula a agricultura e a agroindústria”, disse o vice-presidente.

https://jequiereporter.com/

Read More

Justiça suspende pagamentos de cachês superfaturados em São João de Itaberaba

 


Divulgação

A Prefeitura de Itaberaba foi obrigada a suspender pagamentos de contratos com indícios de superfaturamento relacionados ao “Arraiá de ITA”, tradicional festa de São João do município. A medida foi determinada pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia após representação apresentada pelo Ministério Público da Bahia.

Segundo a decisão cautelar, a gestão municipal previa gastar cerca de R$ 3,92 milhões com apenas cinco atrações, em contratos que teriam recebido reajustes superiores aos limites estabelecidos para 2026.

Entre os cachês questionados estão os de Nattanzinho Lima, contratado por R$ 850 mil, Rey Vaqueiro, por R$ 500 mil, Eric Land, por R$ 280 mil, Vitor Fernandes, por R$ 300 mil, e Xinela de Couro, por R$ 90 mil.

O órgão de controle destacou que a Nota Técnica Conjunta de 2026 estabelece que os valores dos contratos juninos devem respeitar a média dos preços praticados no ano anterior, corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 4,39%.

A decisão também levou em consideração a situação financeira do município. Conforme apontado no processo, Itaberaba acumula uma dívida superior a R$ 27 milhões com a Receita Federal e encerrou o primeiro quadrimestre deste ano com mais de R$ 6,7 milhões em despesas liquidadas e ainda não pagas.

Com a liminar, a prefeitura deverá adequar os pagamentos aos limites permitidos. O prefeito João Filho e as produtoras responsáveis pelos artistas foram notificados e terão prazo de 20 dias para apresentar defesa.

Metro1

https://ipiauonline.com.br/

Read More

Raphinha tem lesão muscular confirmada e desfalca a Seleção Brasileira na Copa do Mundo

 


Divulgação / Rafael Ribeiro / CBF

A Seleção Brasileira terá uma baixa importante na sequência da Copa do Mundo de 2026. Exames realizados neste sábado (20) pela equipe média da CBF confirmaram uma lesão muscular na parte posterior da coxa direita do atacante Raphinha, titular da equipe comandada por Carlo Ancelotti.

Em comunicado oficial, a CBF informou apenas a confirmação da contusão e explicou que o jogador iniciará imediatamente tratamento intensivo sob acompanhamento do departamento médico da Seleção. No entanto, a entidade não divulgou prazo oficial para retorno aos gramados.

O atleta Raphinha passou, neste sábado, por exame de imagem que confirmou lesão muscular na região posterior da coxa direita. O jogador seguirá um protocolo de tratamento intensivo, acompanhado pela equipe médica da Seleção Brasileira, visando sua recuperação e retorno às atividades no menor tempo possível”, informou a CBF em nota.

Segundo informações divulgadas pelo ge, existe expectativa interna de que Raphinha possa se recuperar a tempo de reforçar o Brasil nas oitavas de final, previstas para acontecer dentro de aproximadamente duas semanas.

O atleta do Barcelona se contundiu na vitória do Brasil, por 3 a 0, diante do Haiti, na última sexta-feira (19), válida pela segunda rodada do Grupo C do Mundial.

O problema aconteceu na jogada que originou o segundo gol da equipe, quando o camisa 11 sentiu dores durante uma arrancada e pediu substituição imediatamente, aos 38 minutos da etapa inicial. Rayan entrou em seu lugar.

Esta é a quarta lesão na região posterior da coxa registrada pelo jogador nos últimos 12 meses. Durante a temporada pelo Barça, o atleta do clube catalão chegou a permanecer afastado por mais de três meses e desfalcou o clube em 23 partidas.

Pelas regras da FIFA para a competição, a Seleção Brasileira não poderá convocar um substituto para ocupar a vaga de Raphinha. Com isso, opções como Rayan, Endrick e Luiz Henrique aparecem como alternativas para o setor ofensivo nos próximos compromissos do Brasil.

https://ipiauonline.com.br/

Read More

Jequié: Homem morre em confronto com a CIPE um dia após ataque a policiais na Baixa do Bonfim

 


Redes sociais

Um homem identificado como Edson Mateus de Oliveira Pereira, de 28 anos, morreu após um confronto com policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE Central), na tarde desta sexta-feira (19), na zona rural de Jequié.

A ocorrência foi registrada por volta das 17h30 e aconteceu um dia após o intenso ataque a equipes policiais registrado na noite de quinta-feira (18), na localidade da Baixa do Bonfim, nas imediações do Conjunto Penal de Jequié.

De acordo com a CIPE Central, as guarnições realizavam patrulhamento em uma área de vegetação densa quando avistaram um grupo de indivíduos armados.

Ainda segundo a polícia, ao perceberem a aproximação das equipes, os suspeitos teriam efetuado disparos contra os agentes, que revidaram à agressão.

Após o cessar dos disparos, os policiais realizaram uma varredura no local e encontraram Edson Mateus ferido, caído ao solo, portando uma pistola calibre .380.

Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), mas não resistiu aos ferimentos.

Na ação, foram apreendidos uma pistola calibre .380, um carregador estendido, um pacote contendo substância análoga à maconha, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular.

Todo o material foi apresentado na delegacia responsável, onde o caso será investigado.

A ocorrência desta sexta-feira aconteceu um dia depois do confronto armado registrado na Baixa do Bonfim, no bairro Jequiezinho, onde moradores relataram momentos de tensão após ouvirem diversos disparos de arma de fogo.

A localidade é apontada como uma das áreas sensíveis de Jequié em relação à atuação de grupos criminosos.

Site Mateus Oliver
https://ipiauonline.com.br/
Read More

Caminha carregado de diesel tomba na BR 330, próximo ao distrito de Pé de Serra; motorista sofre lesões graves

 


Foto: CIPRv/3º Pelotão/Jequié

 

Um caminhão carregado de óleo diesel, tombou  neste sábado (20), na BR 330, após a entrada do distrito de Caldeirão dos Mirandas, sentido a Pé de Serra, município de Maracás. De acordo informações da guarnição da CIPRv/Itabuna/3º Pel. Jequié, o condutor foi socorrido por uma equipe do Samu, em situação de gravidade, inicialmente para atendimento no Hospital Municipal Dr. Álvaro Bezerra, em Maracás.

Equipe do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada pela CIPRv, adotando medidas de segurança na via, diante do risco que representa o vazamento do combustível na pista.

https://jequiereporter.com/

Read More

Portal Mais Professores reúne oportunidades de pós-graduação gratuita para docentes de todo o Brasil

 


Ampliação do acesso dos professores a cursos de pós-graduação gratuitos busca fortalecer a formação acadêmica e pedagógica do magistério. Foto: Divulgação/MEC

 

Professores da educação básica já podem consultar novas oportunidades de qualificação profissional por meio do Portal Mais Professores, plataforma do Ministério da Educação (MEC) que reúne cursos gratuitos de pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado ofertados por universidades e institutos federais de diferentes regiões do Brasil.

A ferramenta integra o programa Mais Professores para o Brasil e tem como objetivo ampliar o acesso dos educadores à formação continuada, fortalecendo a qualidade do ensino e contribuindo para a valorização da carreira docente.

Por meio da aba “Oportunidades”, os interessados podem acompanhar cursos com inscrições abertas ou previstas para os próximos meses. As formações são oferecidas nas modalidades presencial e a distância, contemplando diferentes áreas do conhecimento e níveis de especialização.

De acordo com o Ministério da Educação, a iniciativa busca enfrentar um dos desafios da educação brasileira: a formação adequada dos profissionais que atuam nas salas de aula. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) indicam que cerca de um terço das docências da educação básica ainda não conta com professores formados especificamente na área em que lecionam.

Além dos cursos de pós-graduação, a plataforma disponibiliza informações sobre programas da Universidade Aberta do Brasil (UAB), formações oferecidas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec) e pela plataforma Aprenda Mais, além de outras iniciativas voltadas ao aperfeiçoamento profissional dos educadores.

Instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil também contempla ações como o Pé-de-Meia Licenciaturas, a Bolsa Mais Professores para o Brasil, a Prova Nacional Docente e benefícios destinados à valorização da categoria.

A expectativa do Governo Federal é que as iniciativas do programa alcancem aproximadamente 2,3 milhões de professores em todo o país, fortalecendo a formação continuada e contribuindo para a melhoria da educação pública brasileira.

Os interessados podem acessar o Portal Mais Professores para consultar as oportunidades disponíveis, os critérios de participação e os prazos de inscrição.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR).

https://jequiereporter.com/

Read More

TRE-BA amplia representatividade feminina na Corte

 


Desembargadoras destacam a importância da ocupação de espaço pelas mulheres no Judiciário
Desembargadoras Maíza Seal, Carina Canguçu e Patrícia Didier. Foto  ASCOM TRE-BA

 

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) avança na representatividade feminina da Corte. Atualmente, três desembargadoras compõem o colegiado, formado por 7 integrantes, reforçando a força feminina no Eleitoral. São elas: Maíza Seal, Carina Canguçu e Patrícia Didier.

Sobre a presença de mulheres em espaços de liderança no Poder Judiciário, especialmente no TRE-BA, a mais nova desembargadora eleitoral, Patrícia Didier, classificou sua chegada ao Tribunal como um marco atual na composição paritária entre homens e mulheres. “É um contexto que torna-se ainda mais relevante, porque acontece na Casa que guarda a democracia”, afirma.

A desembargadora, Carina Canguçu, disse que as mulheres conquistaram um feito histórico, pois quebra um longo ciclo de predominância masculina no colegiado.  “Isto gera um efeito simbólico, de incentivo, para que mais mulheres participem desse processo”, acredita a magistrada.

Segundo Maíza Seal, desembargadora eleitoral, o TRE-BA dá exemplo para mudanças políticas efetivas em todas as esferas da sociedade. “Nós estamos buscando inserir a mulher no cenário político, nas cúpulas de poder, então essa imagem do Tribunal fortalece o desejo das mulheres de ascenderem”, salientou.

História

Essa conquista é importante, pois resgata outros momentos em que a ocupação de espaços de poder pelas mulheres no Judiciário também foi significativa. Nos anos de 1993, 1994, 2002, 2003 e 2012, o Regional também contou com a presença de três desembargadoras na composição da Corte Eleitoral.

Além de cumprir a determinação da Resolução Nº 525 de 27/09/2023, do CNJ, em prol da equidade na magistratura brasileira, o Conselho aprovou a criação de política de alternância de gênero no preenchimento de vagas para a segunda instância do Judiciário, criando uma nova realidade de representatividade nos espaços de tomada de decisão.

De acordo com o presidente do TRE-BA, desembargador Maurício Kertzman Szporer, a composição da Corte do Eleitoral consolida uma transformação institucional, social, inclusiva e de direito das mulheres. “A ascensão da carreira de mulheres no Judiciário precisa ser normalizada. Essa nova configuração do Tribunal se aplica também nas nossas secretarias. No universo de 11 unidades, nove são geridas por mulheres, além da diretoria-geral, que também é administrada por uma mulher. Isso reitera o cenário de que nós podemos e devemos ocupar espaços de lideranças em todas as instâncias da sociedade”, refletiu.

Fonte: ASCOM TRE-BA

https://jequiereporter.com/

Read More

Bahia é o Estado que mais avança na escolaridade de crianças de 0 a 5 anos, diz o IBGE

 


Foto divulgação Viviane Macêdo

 

A Bahia é o Estado que registrou o maior crescimento do país na taxa de escolarização de crianças entre 0 e 5 anos de idade. Segundo o IBGE, 63,7% das crianças de 0 a 5 anos estavam na creche ou escola no ano passado, conferindo um crescimento de 7,1 pontos percentuais em relação a 2024. Com esse resultado, a Bahia passou ao primeiro lugar do Norte e Nordeste no ranking deste indicador. Em termos nacionais, o Estado subiu da 15ª para a 4ª posição.

O avanço neste índice não é o único observado na Bahia pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou, nesta sexta (19), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua Educação 2025). O estudo detectou melhorias em diferentes etapas de ensino, com destaque, entre outros, para o crescimento do número de estudantes do Ensino Médio na idade adequada e a redução do atraso escolar.

O secretário da Educação do Estado em exercício, Marcius Gomes, celebrou os avanços destacados na pesquisa e ressaltou o impacto das políticas públicas na melhoria dos indicadores educacionais. “Os dados do IBGE refletem o resultado de um trabalho contínuo do Governo da Bahia, com investimentos em todas as etapas da Educação e fortalecimento da rede estadual e do regime de colaboração com a ampliação de convênios com os municípios para a construção, ampliação e melhoria de unidades escolares em todo o Estado”, afirmou.

Ensino Médio

Um dos destaques da PNAD Contínua Educação 2025 é o avanço na trajetória escolar dos estudantes baianos de 15 a 17 anos. Em 2025, a Bahia registrou 541 mil estudantes frequentando o Ensino Médio na idade adequada, o equivalente a 76,2% dos jovens desta faixa etária que estavam matriculados na escola.

O resultado representa crescimento em relação a 2024, quando o percentual era de 72,1%. O avanço também foi acompanhado pela redução do número de adolescentes em situação de atraso escolar. Em 2025, eram 122 mil estudantes nessa condição contra 166 mil no ano anterior, representando uma redução de 44 mil jovens.

Para o secretário da Educação em exercício, a evolução dos indicadores educacionais está relacionada ao conjunto de políticas implementadas pelo Governo da Bahia voltadas ao fortalecimento da educação pública, à ampliação da permanência dos estudantes na escola e à melhoria das condições de aprendizagem na rede estadual.

Entre 2023 e 2026, o Governo da Bahia prevê investir  R$ 20,7 bilhões na Educação, contemplando ações na Educação Básica e na Educação Superior, com foco na expansão da rede e na qualificação educacional em todo o Estado. No mesmo período, outros R$ 4,9 bilhões serão aplicados em programas de apoio aos estudantes, incluindo R$ 2,3 bilhões do Programa Bolsa Presença, que beneficia cerca de 400 mil famílias por ano.


Estado mantém elevado nível de frequência escolar no Ensino Fundamental

Os dados do IBGE evidenciam, ainda, que a Bahia manteve um elevado nível de frequência escolar no Ensino Fundamental, em 2025. No grupo de 6 a 14 anos, 95,1% das crianças e adolescentes estavam frequentando a escola, acima dos 93,7% registrados em 2024. O resultado indica avanço no comparativo anual e posiciona o Estado no patamar estabelecido pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para essa etapa de ensino.

O avanço acompanha as ações desenvolvidas pelo Governo da Bahia em parceria com os municípios para ampliar o acesso à Educação Básica. Entre 2024 e 2026, foram firmados 388 convênios em 204 municípios, com investimentos de R$ 920,8 milhões, somados aos R$ 30,8 milhões de contrapartida dos municípios, totalizando mais de R$ 957 milhões investidos. As iniciativas envolvem construção e reforma de creches, ampliação da infraestrutura escolar e o apoio à expansão da rede de ensino.

Em 2025, o governo estadual também lançou o Programa Bahia Alfabetizada, que articula poderes públicos e a sociedade civil para garantir o letramento na idade certa (entre 6 e 7 anos). Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) revelam que a Bahia cresceu 19 pontos no índice de crianças alfabetizadas na idade correta de 2024 para 2025. A análise dos 417 municípios aponta que 55% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental estão alfabetizados, superando a meta estabelecida pelo MEC para 2025, que foi de 50%.

Fonte: Elisabeth Guerra – Ascom/SEC

https://jequiereporter.com/

Read More

WALDEMIR VIDAL SANTOS DRT-BA 4.260 - ABCD-BA 544

Tecnologia do Blogger.

Neymar fora do jogo contra o Haiti - Falando de Esportes - 19/06/26