Mulher fica ferida após receber encomenda com explosivo em Salvador

 


Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma mulher de 55 anos ficou ferida após receber uma encomenda contendo um artefato explosivo no bairro de Castelo Branco, em Salvador. O caso aconteceu na sexta-feira (19) e está sendo investigado pela Polícia Civil como tentativa de homicídio.

Segundo informações da ocorrência, a vítima recebeu um pacote que escondia o explosivo em seu interior. No momento em que a encomenda foi manuseada, o artefato detonou, provocando ferimentos na mulher.

Ela foi socorrida e encaminhada para uma unidade de saúde da capital baiana, onde permanece em observação médica. O estado de saúde não foi divulgado.

O caso está sendo investigado pela 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central), que trabalha para esclarecer as circunstâncias do ataque.

De acordo com a Polícia Civil, guias periciais foram expedidas e equipes realizam diligências para identificar os responsáveis pelo envio da encomenda e a motivação do crime.

Além da análise técnica do material recolhido, testemunhas deverão ser ouvidas para auxiliar na reconstituição da dinâmica da ocorrência.

Até o momento, não há informações sobre suspeitos ou sobre possíveis motivações para a tentativa de homicídio.

https://ipiauonline.com.br/

Read More

Jerônimo abre concurso de 3,3 mil vagas para PM e Corpo de Bombeiros

 


Serão 2,5 mil vagas para a PM. – Foto: GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, na manhã desta sexta-feira, 19, a realização de novos concursos públicos e convocações para reforçar as forças de segurança da Bahia.

Os editais serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado, 20. O anúncio foi feito durante a cerimônia de formatura dos 1.441 novos policiais militares, realizada na Vila Militar do Bonfim, em Salvador.

Ao todo, serão abertas 2.500 vagas para soldados da Polícia Militar e 200 para oficiais da corporação. Para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, serão ofertadas 600 vagas para soldados e 60 para oficiais.

O governador também anunciou a contratação de 124 profissionais para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

Além disso, serão convocados mais 72 policiais militares da reserva remunerada para atuação no Serviço de Telecomunicações (Stelecom), reforçando o grupo de 400 reservistas já convocados pelo Governo do Estado.

“Estamos anunciando a abertura de concurso para a seleção de 2.500 policiais militares, 200 vagas para oficiais da PM e concurso para 600 soldados do Corpo de Bombeiros, além do quadro de oficiais da corporação, com 60 vagas. Todos serão publicados no Diário Oficial de amanhã”, anunciou o governador Jerônimo Rodrigues.

 

A Tarde

https://ipiauonline.com.br/

Read More

Médico que atuava em Ipiaú morre em trágico acidente entre carro e caminhão na BR-420

 


Uma colisão de grandes proporções registrada na manhã desta sexta-feira (19) provocou a morte de um médico psiquiatra bastante conhecido em Ipiaú e deixou outras pessoas feridas no Vale do Jiquiriçá.

O acidente ocorreu em um trecho da BR-420 conhecido como Volta do Rio, localizado entre os municípios de Ubaíra e Santa Inês.

A vítima fatal foi identificada como o médico Ângelo Chaves, profissional que integrava a equipe de saúde de Ipiaú e possuía forte atuação na região.

A notícia da sua morte se espalhou rapidamente, causando consternação entre colegas de trabalho, amigos, pacientes e moradores de diversos municípios do território do Médio Rio de Contas.

Segundo informações preliminares, a batida envolveu um veículo Jeep Renegade e um caminhão.

O impacto foi extremamente violento, deixando o automóvel completamente destruído.

O médico não resistiu aos ferimentos e faleceu ainda no local da ocorrência, antes mesmo da chegada das equipes de emergência.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram mobilizadas para prestar socorro às demais vítimas envolvidas no acidente.

Após os primeiros atendimentos, os feridos foram encaminhados ao Hospital Maria Leandra, em Ubaíra.

Pelo menos um paciente, devido à gravidade do quadro clínico, precisou ser transferido para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, unidade de referência para casos de alta complexidade na região.

A ocorrência também provocou transtornos no trânsito.

Durante várias horas, o fluxo de veículos ficou interrompido no quilômetro 309 da rodovia para permitir o trabalho das equipes de resgate, remoção dos veículos e limpeza da pista.

Agentes da Polícia Rodoviária Federal acompanharam a operação, organizando o tráfego e registrando os detalhes da ocorrência.

Peritos do Departamento de Polícia Técnica realizaram os levantamentos necessários para esclarecer a dinâmica da colisão.

Após os procedimentos periciais, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML).

A Polícia Civil instaurará investigação para apurar as circunstâncias e possíveis causas do acidente.

A morte do médico gerou inúmeras manifestações de pesar nas redes sociais ao longo do dia.

Instituições de saúde, colegas da área médica e pacientes destacaram a dedicação profissional e o legado deixado por Ângelo Chaves, cuja atuação era reconhecida em diversas cidades da região.

Ipiaú Online 

https://ipiauonline.com.br/

Read More

VÍDEO: Parlamento da Noruega reproduz celebração de torcedores em sessão de apoio à seleção na Copa

 


Por Redação

VÍDEO: Parlamento da Noruega reproduz celebração de torcedores em sessão de apoio à seleção na Copa
Foto: Stortinget/Storyful

O clima da Copa do Mundo de 2026 chegou ao Parlamento da Noruega na quinta-feira (18). Durante uma sessão legislativa, parlamentares interromperam brevemente os trabalhos para reproduzir o tradicional movimento de “remo viking”, celebração que se tornou símbolo da torcida norueguesa durante o torneio.

 

 

A iniciativa partiu do presidente da sessão, que sugeriu que os deputados repetissem o gesto realizado pelos torcedores para demonstrar apoio à campanha da seleção nacional na competição. Os parlamentares aderiram à proposta e participaram da encenação em uma demonstração de unidade entre representantes de diferentes partidos.

 

A comemoração ganhou destaque durante a participação da Noruega na Copa do Mundo. Nos Estados Unidos, país-sede do torneio, torcedores foram vistos realizando o movimento em diversos locais, incluindo escadas rolantes e arquibancadas.

 

O chamado “remo viking” também marcou a vitória da Noruega por 4 a 1 sobre o Iraque na estreia da equipe no Mundial, na última terça-feira (16). A celebração consiste em movimentos sincronizados que simulam remadas, acompanhados por cantos de incentivo à seleção.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Sem previsão de alta, Parreira apresenta melhora, diz hospital

 


Por Redação

Carlos Alberto Parreira
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Carlos Alberto Parreira, ex-treinador da seleção brasileira, apresentou melhora no quadro de inflamação pulmonar, mas segue internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Samaritano Barra, na Zona Oeste do Rio. 

 

Em boletim divulgado nesta sexta-feira (19), a unidade de saúde destacou que Parreira, de 83 anos, ainda necessita de cuidados intensivos, respira com auxílio de aparelhos e que não há previsão de alta. O ex-treinador precisou ser entubado na última quarta-feira (17), segundo informações do ex-jogador Zinho ao Bahia Notícias. 

 

Parreira convive há anos com um linfoma de Hodgkin, tipo de câncer que afeta o sistema linfático, responsável por parte importante da defesa imunológica do organismo. O linfoma de Hodgkin ocorre quando células do sistema imunológico sofrem alterações e passam a se multiplicar de forma descontrolada, podendo atingir diferentes regiões do corpo. 

 

Responsável por comandar a equipe tetracampeã do Mundo, Parreira participou de seis Copas do Mundo como treinador e integrou comissões técnicas em outras edições do torneio. Além da Seleção Brasileira, o ex-técnico tem passagens por Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, África do Sul e clubes brasileiros.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Grapiúna afasta cinco jogadores após suspeita de manipulação de resultados na Série B do Baiano

 


Por Redação

Grapiúna afasta cinco jogadores após suspeita de manipulação de resultados na Série B do Baiano
Foto; Reprodução/Feira FC

O Grapiúna anunciou o afastamento de cinco jogadores do elenco principal após suspeitas de possível manipulação de resultados na goleada sofrida por 7 a 0 para o Feira FC, pela sétima rodada da Série B do Campeonato Baiano. A decisão foi divulgada pelo clube na quinta-feira (18).

 

Os atletas afastados não tiveram as identidades reveladas. Como medida para a sequência da competição, a diretoria informou que cinco jogadores da equipe sub-20 serão incorporados ao elenco profissional.

 

Em pronunciamento divulgado nas redes sociais do clube, o presidente Álvaro Castro explicou os motivos da decisão e apontou problemas de desempenho observados ao longo da campanha.

 

"Confiava ali no grupo e confio na grande maioria até hoje, mas devido a algumas situações de alguns jogos, nem por causa de goleada, é a falta de competitividade clara de alguns atletas", afirmou.

 

Após a derrota para o Feira FC, disputada no último domingo (14), torcedores e internautas passaram a questionar lances defensivos da equipe, especialmente em alguns dos gols sofridos, levantando debates nas redes sociais sobre a atuação do time.

 

O Grapiúna ocupa posição distante da zona de classificação para as semifinais da Série B estadual. Com quatro pontos conquistados em sete partidas, o clube de Itabuna ainda tem dois compromissos pela primeira fase. O próximo será neste sábado (20), fora de casa, diante do Camaçari.

 

Confira a nota publicada pelo Grapiúna nas redes sociais:

"Grapiúna anuncia afastamento de cinco atletas após suspeita de manipulação de resultado

O presidente do Grapiúna, Álvaro, anunciou o afastamento de cinco atletas do elenco profissional que disputa a Série B do Campeonato Baiano. A decisão foi tomada após suspeitas de manipulação de resultado na partida contra o Feira de Santana.

Com a saída dos jogadores, o clube promoverá cinco atletas da equipe sub-20 para compor o elenco principal na sequência da competição."

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Brasil pode assumir liderança do grupo? Veja o que acontece se a Seleção vencer o Haiti na Copa 2026

 


Por Thiago Tolentino

Brasil pode assumir liderança do grupo? Veja o que acontece se a Seleção vencer o Haiti na Copa 2026
Foto: Rafael Ribeiro / CBF

A Seleção Brasileira volta a campo nesta sexta-feira (19) para enfrentar o Haiti pela segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2026, no estádio Lincoln Financial Field, na Filadélfia. O confronto é decisivo para as pretensões da equipe na fase de grupos e pode alterar completamente o cenário da chave.

 

Após o empate por 1 a 1 na estreia contra o Marrocos e a vitória da Escócia sobre o Haiti por 1 a 0, o grupo está embolado: os escoceses lideram com 3 pontos, enquanto Brasil e Marrocos somam 1 ponto cada. O Haiti ainda não pontuou.

 

Caso vença o Haiti, o Brasil chega a 4 pontos e pode assumir a liderança do Grupo C ao fim da rodada. Isso porque o resultado do duelo entre Escócia e Marrocos também interfere diretamente na classificação.

 

Se houver empate nesse outro jogo, a Seleção Brasileira termina a rodada na liderança isolada. Se houver vencedor, o Brasil ainda pode ficar entre os primeiros colocados, dependendo do saldo de gols.

 

Pelo formato da Copa do Mundo de 2026, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam diretamente às oitavas de final, além de alguns melhores terceiros colocados. Por isso, uma vitória contra o Haiti coloca o Brasil em posição confortável para a última rodada.

 

Com 4 pontos, a Seleção precisaria apenas de um bom resultado contra a Escócia na terceira rodada para confirmar a classificação sem depender de outros grupos.

 

Apesar de ser considerado o adversário mais frágil do grupo, o Haiti chega pressionado após a derrota na estreia e precisa pontuar para seguir vivo na competição. Um resultado inesperado contra o Brasil pode embolar totalmente a chave e aumentar a pressão na última rodada.

 

Uma vitória recoloca o Brasil em posição de força no grupo e reduz a pressão após a atuação irregular na estreia. Já um tropeço pode obrigar a Seleção a jogar a última rodada sob risco real de eliminação.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Gabriel Medina é eliminado na estreia em Saquarema e se despede do Vivo Rio Pro 2026

 


Por Redação

Gabriel Medina é eliminado na estreia em Saquarema e se despede do Vivo Rio Pro 2026
Foto: Aaron Hughe / WSL

O retorno de Gabriel Medina a Saquarema terminou de forma precoce nesta sexta-feira (19). Em uma bateria disputada até os últimos instantes, o tricampeão mundial foi superado pelo sul-africano Matthew McGillivray e deu adeus ao Vivo Rio Pro 2026 logo em sua estreia na etapa da World Surf League (WSL), na Praia de Itaúna.

 

A disputa foi definida no detalhe. Nos segundos finais, Medina tentou uma última manobra aérea, chegou a aguardar a virada na pontuação, mas não obteve a nota necessária. O brasileiro encerrou com 13.13 pontos, ficando a apenas 0.4 de conseguir a classificação.

 

A participação marcou o retorno do surfista à etapa fluminense após não competir em 2025. Na ocasião, ele ficou fora por conta de uma lesão no tendão do peitoral maior do ombro esquerdo, sofrida durante um treino em Maresias.

 

Mesmo com um currículo vitorioso no circuito mundial, Saquarema ainda é uma etapa que resiste ao domínio do brasileiro. Medina já venceu praticamente todos os palcos importantes da WSL, mas ainda não conseguiu conquistar o título na praia carioca.

 

Em 2024, sua última aparição antes da edição atual, ele chegou até as quartas de final, sendo eliminado pelo norte-americano Griffin Colapinto, em mais uma tentativa frustrada de vencer no Brasil.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Beatriz Ferreira vence chinesa e garante medalha em retorno ao boxe olímpico em nova categoria

 


Por Redação

Beatriz Ferreira vence chinesa e garante medalha em retorno ao boxe olímpico em nova categoria
Foto: Instagram / @biaferreiraboxe

O retorno de Beatriz Ferreira ao boxe olímpico começou com resultado positivo e mais uma medalha na carreira. A baiana, vice-campeã em Tóquio-2020 e bronze em Paris-2024 na categoria até 60kg, estreou na divisão até 65kg e já garantiu lugar no pódio da Copa do Mundo de Boxe de Guiyang, na China.

 

Na primeira competição internacional após os Jogos de Paris, Bia venceu a chinesa Shu Li em um confronto equilibrado decidido por pontos. A brasileira levou a melhor por decisão dividida (3 a 2) e avançou à semifinal, resultado que assegura ao menos a medalha de bronze.

 

O combate contou com alterância de domínio. No início, a atleta da casa saiu em vantagem na leitura dos juízes, mas Bia respondeu no segundo round ao impor maior volume de golpes e ajustar a distância. No terceiro assalto, a brasileira foi mais ativa e conseguiu virar a avaliação dos árbitros.

 

O placar final refletiu o equilíbrio: dois juízes marcaram 29 a 28 para a brasileira, dois deram o mesmo resultado para a chinesa e um anotou 30 a 27 para Bia Ferreira, confirmando a vitória por decisão dividida.

Agora, a brasileira volta ao ringue neste sábado (20) para enfrentar a cazaque Aida Abikeyeva por uma vaga na final da categoria até 65kg.

 

Após o ciclo olímpico de Paris, Bia passou a atuar também no boxe profissional e retornou ao circuito olímpico em modelo híbrido em 2026. Ainda na categoria até 60kg, ela havia conquistado o título brasileiro em abril, movimento que marcou seu reingresso definitivo na seleção.

 

O objetivo de longo prazo segue claro: a disputa dos Jogos de Los Angeles-2028, onde a pugilista mira o ouro olímpico, medalha que ainda não conquistou e que ela mesma chama de "mãe de todas".

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Ex-Flu de Feira, atacante Brasão é morto a tiros em SC aos 44 anos; polícia investiga ataque em bar

 


Por Redação

Ex-Flu de Feira, atacante Brasão é morto a tiros em SC aos 44 anos; polícia investiga ataque em bar
Foto: Divulgação

Morreu aos 44 anos na manhã desta sexta-feira (19) o ex-jogador Ivan Fiel da Silva, conhecido como Brasão. Ele foi morto a tiros em um estabelecimento no bairro Vila Esperança, em Tubarão, no Sul de Santa Catarina. A Polícia Civil ainda segue investigando o caso.

 

Conforme informações da delegacia regional, Brasão foi uma das vítimas de um ataque em um bar. João Roberto Pereira de Oliveira, de 20 anos, também morreu no local.

 

Brasão é natural de São Paulo e construiu a maior parte da carreira no futebol catarinense, com passagens por clubes como Tubarão, Inter de Lages, Camboriú, Atlético de Ibirama, Concórdia, Navegantes, Guarani de Palhoça e Almirante Barroso.

 

Fora de Santa Catarina, o atacante também teve trajetória em equipes tradicionais do futebol brasileiro. Entre elas estão Athletico-PR, Atlético Goianiense, Santa Cruz, Treze, Brasil de Pelotas.

 

No futebol baiano, Brazão soma três passagens pelo Fluminense de Feira: uma em 2009, outra em 2012 e a última em 2015. Ao todo, foram 23 partidas oficiais, com doze gols marcados. 

 

Além do Touro, o jogador também atuou pela equipe do Vitória da Conquista, em 2014, onde atuou em apenas quatro partidas oficiais, mas passou em branco em todas elas. 

 

No exterior, Brasão soma passagens pelo Fransa-Pax e Salgaocar, na Índia, além do Vitória de Setúbal, em Portugal.

 

Ao longo da trajetória, Brasão conquistou títulos importantes em nível estadual. Entre eles, o Campeonato Goiano de 2010 pelo Atlético Goianiense e a Série B do Campeonato Catarinense em 2014, pelo Inter de Lages.

 

De forma oficial, o Fluminense de Feira emitiu uma nota de pesar, lamentando a perda do seu ex-jogador, responsável pelo gol que garantiu o último acesso do Fluminense de Feira à Primeira Divisão do Campeonato Baiano. Leia na íntegra:

 

https://www.bahianoticias.com.br/esportes
Read More

Técnico dos EUA, Pochettino é flagrado gravando arredores de CT e brinca: "Estamos na era da espionagem"

 


Por Redação

Técnico dos EUA, Pochettino é flagrado gravando arredores de CT e brinca: "Estamos na era da espionagem"
Foto: Pablo Maurer / Divulgação

O técnico da seleção dos Estados Unidos, Mauricio Pochettino, chamou atenção nos bastidores da Copa do Mundo de 2026 ao ser flagrado registrando imagens nos arredores do centro de treinamento da equipe.

 

 

O episódio foi registrado pelo jornalista Pablo Maurer, do jornal britânico The Guardian, nesta semana, e levantou comentários nas redes sociais. Segundo a publicação, o argentino parecia observar possíveis movimentações externas ao CT às vésperas do duelo contra a Austrália, pela fase de grupos.

 

A situação ganhou repercussão principalmente pelo contexto da preparação americana antes de um jogo considerado decisivo na competição. Questionado sobre o caso na entrevista coletiva pré-jogo, Pochettino confirmou o registro e tratou o assunto de forma leve.

 

"Eu queria ver porque, você sabe, estamos na era da... como se diz? Espionagem. E isso foi uma ao oportunidade de ver. Eu estava fazendo um vídeo, não tirando uma foto do arredores ", contou, em bom humor , aos jornalistas presentes durante sua entrevista coletiva. 

 

A fala remete a uma prática antiga no futebol, em que equipes tentam obter informações sobre treinos e estratégias dos adversários antes das partidas. Apesar do tom descontraído, o treinador não deu detalhes sobre a preparação dos Estados Unidos para o confronto contra os australianos.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Saiba mudanças na programação de Globo e SBT devido ao jogo do Brasil

 


Por Leonardo Volpato | Folhapress

Saiba mudanças na programação de Globo e SBT devido ao jogo do Brasil
Foto:

A partida entre Brasil e Haiti pela Copa do Mundo de 2026, marcada para as 21h30 nesta sexta-feira (19), provocará mudanças significativas na programação das principais emissoras abertas do país.
 

Tanto Globo quanto SBT reorganizaram suas grades para acomodar a transmissão do jogo da seleção brasileira, mexendo em horários de novelas, telejornais e programas de entretenimento.
 

Na Globo, a estratégia foi antecipar parte da programação noturna sem abrir mão dos capítulos das novelas. As maiores alterações ocorreram no horário do Jornal Nacional e da trama de "Quem Ama Cuida", que serão exibidos mais cedo para abrir espaço à cobertura esportiva. O pré-jogo começa às 20h30, uma hora antes do apito inicial.
 

Com isso, a faixa noturna da emissora passa a ter "Coração Acelerado" às 18h50, seguida pelo Jornal Nacional às 19h30 e por "Quem Ama Cuida" às 19h55. Logo depois, a Globo entregará sua programação à cobertura da Copa, que tem sido um dos principais motores de audiência da televisão aberta desde o início do torneio.
 

Já no SBT, as mudanças foram ainda mais profundas. A emissora decidiu suspender cerca de quatro horas de sua programação regular para apostar na transmissão da partida.
 

Entre as atrações que saem da grade nesta sexta estão o Aqui Agora, a novela "A História de Joana" e o tradicional Programa do Ratinho.
 

O telejornal SBT Brasil, que normalmente vai ao ar às 19h45, foi antecipado para 18h15. Em seguida, a emissora exibe o Torcida SBT e o Vem Pro Jogo, atrações dedicadas ao aquecimento para a partida.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

WALDEMIR VIDAL SANTOS DRT-BA 4.260 - ABCD-BA 544

Tecnologia do Blogger.

Neymar fora do jogo contra o Haiti - Falando de Esportes - 19/06/26