PRF dá início à Operação São João nas rodovias federais da Bahia nesta sexta (19)

 


Uso de drones como ferramenta de apoio à fisvalização (Foto: Divulgação PRF)

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia dará início, a partir desta sexta-feira (19) à Operação São João 2026,  que segue até o dia 25 de junho. Pela primeira vez durante os festejos juninos, drones serão empregados especificamente em ações de fiscalização de trânsito.

O aparelho será aplicado principalmente em trechos urbanos e de grande movimentação da BR-324, principal corredor de ligação entre Salvador e o interior do estado durante o período junino.

A expectativa é de aumento expressivo no fluxo de veículos nas BRs 324, 101, 116 e 242,  principais corredores utilizados pelos motoristas que seguem em direção aos festejos juninos em diversas regiões da Bahia.

Principal foco da Operação

O foco da fiscalização aérea está no uso do telefone celular ao volante, a falta do cinto de segurança, o trânsito irregular pelo acostamento, o não uso do capacete por motociclistas, além de outras infrações que contribuem diretamente para a ocorrência de sinistros graves e fatais nas rodovias federais.

Por meio das imagens captadas em tempo real, os policiais poderão identificar comportamentos de risco e direcionar imediatamente as equipes em solo para a abordagem dos infratores.

A fiscalização do uso indevido do acostamento receberá atenção especial durante a operação, Durante os engarrafamentos, é comum o registro de condutores que utilizam o acostamento para tentar escapar dos congestionamentos.

https://jequiereporter.com/

Read More

Ministério da Saúde libera R$ 48 milhões para obras e equipamentos na Bahia

 


Foto: Divulgação

 

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (17) a liberação de R$ 48 milhões para ações de infraestrutura na rede pública de saúde da Bahia. Os recursos serão destinados à construção de novas unidades, aquisição de equipamentos e ressarcimento de obras concluídas no estado.

Do total, mais de R$ 31 milhões serão aplicados em 13 novos empreendimentos, incluindo 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos municípios de Caetité, Catu, Itacaré, Nova Canaã, Ruy Barbosa, Santa Luzia, Sento Sé, Igaporã, Irecê, Santo Estevão, Sobradinho e Várzea da Roça. Também está prevista a implantação de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) em Camaçari.

Parte dos recursos será utilizada para a compra de equipamentos voltados à realização de cirurgias e exames especializados, além do ressarcimento de obras concluídas por meio do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Saúde.

Entre as unidades contempladas com a regularização de repasses estão uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma UBS em Paulo Afonso. Também serão beneficiados os municípios de Barra do Choça e Marcionílio Souza, com Academias da Saúde, além de UBSs em Gandu, Entre Rios, Mairi, Medeiros Neto, Santanópolis e Santo Antônio de Jesus.

https://jequiereporter.com/

Read More

Governador Jerônimo Rodrigues cumpre agenda oficial em Jequié e mais dois municípios da região

 


Governador Jerônimo Rodrigues retornando a Jequié nesta quinta (18)

 

Menos de um mês da sua última visita a Jequié, quando esteve presente na abertura da 45ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial (em 23 de maio), o governador Jerônimo Rodrigues (PT), tem programada nova agenda no município, para esta quinta-feira (18).

De acordo informação da Coordenação de Articulação Social – COAS. o governador da Bahia, estará às 8h30, inaugurando o programa das Cozinhas Comunitárias, na Associação de Moradores e Produtores Rurais de Anta Gorda, na Rua São Domingos n°68 Bairro Mandacaru. Em seguida, o governador e comitiva seguem para o município de Ubatã, onde inaugura a reforma e ampliação do Mercado Municipal e a modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral da cidade. Também serão entregues em Ubatã, 26 unidades habitacionais no bairro Comissão.

Às 13h, a agenda será concluída no município de Manoel Vitorino, onde o governador inaugura unidade do Programa Cozinhas Comunitárias, entrega a pavimentação em TSD do acesso à Rodovia BR-116,  no âmbito do Programa Bahia em Movimento e inaugura o Programa Conecta Bahia.

https://jequiereporter.com/

Read More

Operação mira em grupo que extorquia vítimas em apps de namoro em Salvador

 


Divulgação Polícia Civil

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), uma operação para coibir um grupo investigado por atrair vítimas por meio de aplicativos de encontros para posterior extorsão em Salvador.

As apurações apontam que os suspeitos mantinham as vítimas sob grave ameaça para exigir transferências bancárias.

As investigações, conduzidas por equipes da 9ª e da 10ª Delegacias Territoriais, na Boca do Rio e Pau da Lima,  tiveram início após o registro de ocorrência feito por uma vítima que relatou ter sido atraída por meio de anúncios em sites e aplicativos de relacionamento.

Após marcar um encontro em um imóvel localizado no bairro da Boca do Rio, em Salvador, o homem foi surpreendido por um homem que se apresentou como companheiro da mulher e exigiu bens e valores em troca de sua liberdade.

Foram identificados quatro integrantes atuando de forma coordenada, com divisão de funções entre os participantes. Enquanto duas mulheres trans realizavam os contatos e atraíam as vítimas por meio de anúncios em sites e aplicativos de relacionamento, outros dois integrantes eram responsáveis pela abordagem, pelas ameaças e pela cobrança dos valores exigidos.

Conforme as apurações, outras vítimas foram surpreendidas da mesma forma durante os encontros, quando eram ameaçadas, mantidas sob restrição da liberdade e obrigadas a realizar transferências bancárias para obter a própria liberação. As investigações também apontaram a utilização de filmagens íntimas como forma de intimidação e pressão psicológica contra as vítimas, ampliando o constrangimento empregado para obtenção das vantagens indevidas.

As diligências apontaram que o grupo utilizava uma estratégia previamente planejada, tendo como principal foco homens e turistas. Para realizar os encontros e aplicar os golpes, os investigados alugavam temporariamente casas e apartamentos por meio de plataformas digitais, inclusive em nome de terceiros, dificultando a identificação dos envolvidos e o rastreamento dos locais utilizados para a prática criminosa.

As diligências cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão nos bairros da Liberdade e de São Cristóvão, em Salvador. A ação segue em andamento.

BN

https://ipiauonline.com.br/

Read More

Bahia: Menino de 12 anos fica gravemente ferido após explosão de fogos de artifício

 


Foto: Brigada Águia Resgate

Um menino de 12 anos ficou ferido durante a explosão de fogos de artifício, na tarde de terça-feira (16), na localidade de Cansanção, zona rural de Conceição do Coité.

Segundo familiares, a criança havia adquirido um tipo de bomba que demora alguns minutos para explodir. A suspeita é de que ele tenha acreditado que o artefato havia falhado e retornado para verificar o que havia acontecido quando ocorreu a explosão.

De acordo com o relato de um familiar, a bomba explodiu e acionou outros fogos que estavam dentro de uma sacola, aumentando a gravidade do acidente. Ele informou ainda que chegou a procurar o vendedor dos fogos, mas ressaltou que o comerciante não teve responsabilidade pelo ocorrido.

Após o acidente, a vítima recebeu os primeiros atendimentos de equipes da Brigada Águia Resgate e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Em seguida, foi encaminhado para uma unidade hospitalar de Salvador, devido à gravidade dos ferimentos, principalmente em uma das mãos.

O estado de saúde dele atualizado não foi divulgado.

G1

https://ipiauonline.com.br/

Read More

Homem usa IA para fingir ser PM e ameaçar ex-mulher

 


Registros do falso PM – Foto: Reprodução | Redes sociais

Um homem foi preso após ser acusado de importunar e ameaçar sua ex-mulher em Aparecida de Goiânia, Goiás. Segundo informações divulgadas pela polícia local, o suspeito teria utilizado aplicativos de Inteligência Artificial (IA) para produzir registros fingindo ser um policial militar.

A vítima relatou que o ex-companheiro se apresentava como oficial e compartilhava imagens usando o fardamento da PM e de uma suposta identidade funcional. Ela também contou que recebia mensagens ofensivas e já possuía um medida protetiva contra o acusado.

Ciente da denúncia, a PM-GO se dirigiu à residência do suspeito e o capturou em flagrante, após uma tentativa falha de fuga. Ele foi encaminhado à Central Geral de Flagrantes e autuado pelo crime de desobediência.

As acusações da vítima estão sendo investigadas pela Polícia Civil. “A denúncia de ameaça feita pela vítima foi registrada na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), que encaminhou ao Poder Judiciário o pedido de medida protetiva”, informou a PM em nota.

A Tarde

https://ipiauonline.com.br/

Read More

Brasil expõe velhos problemas contra Marrocos e aumenta dúvidas de Ancelotti

 

Tostão critica a pouca associação no meio-campo brasileiro e questiona se Ancelotti ainda busca a melhor formação

Por Tostão
Read More

“Temos que lidar com a realidade e não ser hipotéticos”, diz Danilo sobre contribuição de Neymar para a Copa do Mundo

 


Por Sara Santos

“Temos que lidar com a realidade e não ser hipotéticos”, diz Danilo sobre contribuição de Neymar para a Copa do Mundo
Foto: Reprodução/YouTube/CBF

Uma das lideranças da Seleção Brasileira nesta Copa do Mundo, o lateral Danilo foi questionado sobre o nível de contribuição de Neymar para o elenco, e o defensor foi claro: “Temos que lidar com a realidade e não com questões hipotéticas”. A afirmação aconteceu nesta quarta-feira (17), em entrevista coletiva realizada no hotel The Ridge, onde a delegação brasileira está hospedada nos Estados Unidos.

 

Questionado se o camisa 10 bem fisicamente poderia trazer o mesmo nível de atuação que Messi entregou pela Argentina, onde marcou três gols na sua estreia nesta edição do torneio, Danilo disse que “é chover no molhado, precisamos lidar com a realidade e não com questões hipotéticas. O que a gente espera é que ele esteja bem fisicamente e possa se recuperar, e que seu contributo seja com 10, 15, 20 ou 30 minutos. A qualidade dele já foi provada por onde passou e a todo tempo”, opinou.

 

ENDRICK COMO PEÇA DO GRUPO
Aproveitando a oportunidade, o lateral-direito defendeu a utilização de Endrick no elenco da Canarinho, fazendo referência a uma entrevista de Casemiro na qual o volante afirmou que o jovem atacante ainda “não fazia parte do grupo”.

 

“É um tema que a gente fantasia muito. Teve a entrevista do Casemiro, na qual ele falou de uma forma que possa ter dado margem à interpretação. É justo, então cabe a nós, quando sentamos nessa cadeira, nos comunicarmos da melhor maneira e da forma mais clara possível”, afirmou. “É um jogador que tem uma potência de perna muito grande, um poder de decisão muito grande, tem estrela, que acontece as coisas e você não sabe o por que e ele faz gol”.

 

Em entrevista à TNT Sports, o volante brasileiro havia sido perguntado sobre a situação de Endrick e disse que ele não estava totalmente garantido no Mundial.

 

“Se ele for para a Copa do Mundo, e temos de ser realistas que ele ainda não é do grupo, a gente não pode botar uma pressão de que vai resolver, que vai entrar nos jogos para resolver. A gente sabe que têm jogadores de frente que precisam puxar mais, tirar mais da equipe [...] A gente não pode colocar uma pressão nele, não pode dizer que ele vai solucionar o nosso problema na Copa do Mundo, porque é muito jovem”, pontuou Casemiro.

 

Após empatar com o Marrocos, a Seleção Brasileira volta a campo nesta sexta-feira (19), contra o Haiti, pela segunda rodada do Grupo C. Fechando a primeira fase, o Brasil enfrenta a Escócia na última rodada, no dia 24 (quarta-feira). Confira a classificação do Grupo C abaixo:

Classificação fornecida por Sofascore 
https://www.bahianoticias.com.br/esportes
Read More

WALDEMIR VIDAL SANTOS DRT-BA 4.260 - ABCD-BA 544

Tecnologia do Blogger.

Neymar fora do jogo contra o Haiti - Falando de Esportes - 19/06/26