Benfica suspende cinco sócios-torcedores por caso de racismo contra Vini Jr.

 


Por Redação

Benfica suspende cinco sócios-torcedores por caso de racismo contra Vini Jr.
Foto: Reprodução/SBT

O Benfica informou, nesta sexta-feira (27), que suspendeu cinco sócios-torcedores em razão de ofensas racistas registradas durante uma partida da Champions League. O episódio ocorreu no dia 17 de fevereiro, em Lisboa, no confronto contra o Real Madrid.

 

Em nota oficial, o clube afirmou ter identificado “comportamentos inadequados, de natureza racista”, sem mencionar o nome de Vinícius Júnior. O comunicado destaca que esse tipo de conduta não está alinhado aos valores defendidos pela instituição.

 

O Benfica também anunciou a abertura de um processo disciplinar interno para apuração do caso. Ao fim da investigação, os envolvidos poderão ser expulsos de forma definitiva do quadro social, punição prevista como a mais severa no estatuto do clube.

 

A denúncia ocorreu no jogo de ida dos playoffs para as oitavas de final da competição europeia, disputado no Estádio da Luz. Na ocasião, Vinícius Júnior marcou o gol da vitória do Real Madrid e comemorou com uma dança próxima à torcida adversária, o que gerou um princípio de confusão entre jogadores das duas equipes.

 

Antes da retomada da partida, o atacante brasileiro se dirigiu ao árbitro francês François Letexier e relatou ter sido chamado de “mono” (macaco em espanhol) por Prestianni, atacante do Benfica. Diante da denúncia, o árbitro acionou o protocolo antirracismo e interrompeu o jogo por cerca de dez minutos.

 

Posteriormente, a UEFA aplicou uma suspensão provisória de um jogo ao atleta argentino, por possível infração ao Artigo 14 do Regulamento Disciplinar, que trata de comportamentos discriminatórios. A medida teve caráter cautelar e não representou decisão definitiva sobre o caso.

 

O Benfica recorreu da suspensão e incluiu Prestianni na delegação que viajou a Madri para o jogo de volta. O recurso, no entanto, foi negado, e o jogador ficou fora da partida.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Pré-temporada reduzida e escalações geram incômodo no elenco do Flamengo

 


Por Bruno Braz | Folhapress

Pré-temporada reduzida e escalações geram incômodo no elenco do Flamengo
Foto: Reprodução/Instagram (@flamengo)

Tanto a pré-temporada reduzida quanto as escalações do técnico Filipe Luís têm gerado incômodo em parte do elenco do Flamengo, apesar de ocorrer uma preocupação de que isso não seja interpretado como desculpa para os maus resultados.
 

VOLTA ANTECIPADA FOI SUGESTÃO DA DIRETORIA COM CONSENSO DA COMISSÃO
 

A primeira situação que incomodou jogadores foi a volta antecipada do grupo principal. Os profissionais se reapresentaram no dia 12 de janeiro e o planejamento inicial previa que a força máxima só seria escalada no dia 28 de janeiro, contra o São Paulo, na estreia no Campeonato Brasileiro.
 

Porém, o desempenho ruim da equipe sub-20 no Campeonato Carioca fez com que o presidente do clube, Luiz Eduardo Baptista, interviesse. O Rubro-Negro corria sérios riscos de cair para o quadrangular contra o rebaixamento e Bap sugeriu a antecipação à comissão técnica e ao diretor de futebol, José Boto.
 

Após debates e ponderações, houve um consenso e o aceite. Os jogadores foram comunicados e fizeram suas estreias na temporada no clássico contra o Vasco, em 21 de janeiro, sete dias antes do planejado.
 

Alguns atletas se incomodaram, mas não restou outra alternativa senão acatar a ordem de cima, apesar da insatisfação. Após o vice da Recopa para o Lanús, nesta quinta-feira (26), no Maracanã, Arrascaeta disse que o Flamengo "não teve pré-temporada".
 

Tem muito trabalho por trás, estamos tentando dar o nosso melhor, mas as coisas não estão acontecendo. Certamente, este ano, não tivemos uma pré-temporada, mas não é desculpa isso aí. Agora é levantar a cabeça, trabalhar, já passamos por momentos assimArrascaeta
 

Léo Pereira não negou que a pré-temporada encurtada atrapalhou, mas foi outro que ressaltou que não há como utilizar este argumento para justificar o desempenho ruim.
 

"A gente não pode mais usar isso como muleta, como desculpa, até porque os jogos estão acontecendo e nós, como profissionais, temos que dar resultado para o clube", disse Léo Pereira.
 

Outro líder da equipe, Jorginho já havia alertado sobre este ponto após o vice na Supercopa Rei para o Corinthians. O volante admitiu que a volta antecipada gerou impacto no elenco.
 

Acredito que tenha um certo impacto, sim, sobre a questão da pré-temporada ter sido mais curta. Acaba influenciando, mas isso também não pode ser uma desculpaJorginho, após o vice na Supercopa
 

MUDANÇAS NAS ESCALAÇÕES TAMBÉM GERAM INCÔMODO
 

Outro ponto de incômodo no elenco tem sido as escalações do técnico Filipe Luís e suas constantes mudanças. Alguns jogadores se sentem injustiçados e lamentam não terem uma sequência de jogos maior entre os titulares. Outro ruído tem sido na comunicação com o departamento de futebol.
 

Um dos que publicamente já vinha demonstrando insatisfação desde o ano passado é Everton Cebolinha. nesta quinta-feira, após a derrota para o Lanús, o atacante, inclusive, avaliou que 2026 será seu último ano com a camisa do Flamengo. Seu contrato se encerra em dezembro deste ano.
 

"Não houve nenhuma conversa de renovação neste momento. Não fui procurado. Creio que posso afirmar que esta seja minha última temporada aqui no Flamengo", disse.
 

Nos dois jogos da decisão contra o Lanús, Filipe Luís optou por um ataque sem um centroavante de referência, com Pedro e Bruno Henrique no banco. Após a partida no Maracanã, o treinador foi questionado sobre a escolha e explicou que escalou os que estavam em melhor forma:
 

"Estudamos o Lanús o máximo possível. Escolhi a equipe que, segundo a minha visão, são os jogadores que estão em melhor forma, junto com as características que a equipe precisava. Tentei equilibrar o máximo possível a equipe para que pudesse realmente jogar dentro da área do Lanús. Para isso, precisava equilibrar muito o ataque segundo as funções que eles executam", falou o técnico.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Vacina brasileira contra a dengue começa a ser distribuída na Bahia

 


Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

 

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) iniciou a distribuição da primeira remessa da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan. O imunizante será enviado para 417 municípios baianos e seguirá os critérios de priorização do Ministério da Saúde.

A Bahia recebeu cerca de 40 mil doses. O diferencial da vacina do Butantan é o fato de o imunizante ser de aplicação única, o que facilita a logística e acelera o processo de proteção.

Inicialmente, a vacinação será voltada exclusivamente aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do SUS, com idade entre 15 e 59 anos, 11 meses e 29 dias. Entre eles estão: médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem; agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE); odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, profissionais das equipes multiprofissionais, nutricionistas e farmacêuticos.

A vacina é direcionada tanto para quem já teve dengue quanto para quem nunca foi infectado, mas o indivíduo não deve ter histórico de vacinação prévia com outros imunizantes contra a dengue.

https://jequiereporter.com/

Read More

Maraú: Polícia cumpre mandado por homicídios e dois homens são presos por tráfico de drogas

 


Divulgação PCBA

Ação integrada das Polícias Civil e Militar apreendeu cocaína, pés de maconha e materiais utilizados no comércio de entorpecentes

Um homem de 22 anos, investigado pelo homicídio de Paulo Felipe dos Santos Costa e suspeito de participação na morte de Kauã Vitor Almeida Silva, foi preso nesta sexta-feira (27), durante cumprimento de mandado de prisão preventiva na localidade de Mangue Verde de Baixo, no município de Maraú.

A ação ocorreu em operação integrada entre as Polícias Civil e Militar da Bahia.

Durante o cumprimento do mandado judicial e de busca e apreensão domiciliar, os policiais localizaram 238 pinos contendo substância análoga à cocaína, ependorfs utilizados para acondicionamento de drogas, balança de precisão, caderno com anotações relacionadas ao tráfico, capa de colete balístico e pés de maconha.

No mesmo local, outro homem, de 18 anos, foi preso em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

A prisão do investigado está relacionada às apurações do homicídio de Paulo Felipe dos Santos Costa, ocorrido em outubro de 2025, na localidade de Taipu de Fora, quando a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo após ser chamada à porta de sua residência.

O suspeito também é apontado como participante do homicídio de Kauã Vitor Almeida Silva, cujo corpo foi encontrado em via pública com sinais de violência.

Os dois presos foram conduzidos à unidade policial, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis, permanecendo custodiados à disposição do Poder Judiciário.

A ação foi realizada por equipes da Delegacia Territorial de Maraú, com apoio da 72ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Maraú).

As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos nos crimes.

https://ipiauonline.com.br/

Read More

Lanús vence o Flamengo e silencia o Maracanã para conquistar a Recopa Sul-Americana

 27/fev/2026 . 8:29

Lance

O Flamengo perdeu o título da Recopa Sul-Americana para o Lanús em pleno Maracanã nesta quinta-feira (26), com derrota por 3 a 2 após a prorrogação. No tempo regulamentar, o Rubro-Negro venceu por 2 a 1 e tirou a vantagem de 1 a 0 construída pelos argentinos na ida. Contudo, a equipe de Filipe Luís sucumbiu nos últimos 15 minutos do tempo extra, e o título volta na bagagem dos Granates.

Os gols do título dos visitantes foram feitos por Castillo — que já havia deixado o dele no jogo de ida —, Canale e Bou. Arrascaeta e Jorginho, ambos de pênalti, marcaram para os donos da casa.

Atrás no agregado e embalado pela torcida, o Flamengo pressionou desde o início para abrir o placar no Maracanã. Carrascal e Plata tiveram boas chances saindo em velocidade, mas finalizaram para fora. Do outro lado, o Lanús se fechava e buscava uma oportunidade de ampliar a vantagem em um contra-ataque, como quem esperava um erro rubro-negro. E ele aconteceu.

Aos 28 minutos, após sobra de bola de cobrança de falta perigosa para o Mais Querido, Rossi se antecipou para ajudar na construção. Ayrton Lucas, então, tentou recuar para o goleiro, que acabou escorregando. Com gol aberto, Castillo conduziu a bola e bateu de fora da área para deixar o placar agregado em 2 a 0 para a equipe argentina.

A reação rubro-negra, contudo, não demorou muito. Cinco minutos depois, Varela cruzou pela direita, e Carrera desviou a bola com o braço dentro da área. Pênalti para o Flamengo, cobrado e convertido por Arrascaeta para empatar o jogo e diminuir a vantagem no agregado para um gol.

Com a chuva sem dar trégua e o campo cada vez mais pesado, o Mais Querido seguiu pressionando, mas cada vez mais insistia nos cruzamentos para chegar à meta adversária. A estratégia, no entanto, embarrava na retranca argentina e pouco gerou oportunidades.

Filipe Luís, então, usou das substituições para alargar ainda mais o campo e abrir espaço pelo meio, trazendo Pulgar para a zaga e abrindo Cebolinha na direita, assim como Ayrton Lucas na esquerda. Na frente, Pedro e Bruno Henrique foram acionados para aumentar o poder áereo da equipe.

A solução, contudo, veio por baixo: Jorginho, que também entrou no segundo tempo, achou Arrascaeta. O uruguaio fintou o marcador e foi derrubado na linha da área, o suficiente para o árbitro apontar pênalti mais uma vez. Especialista, o ítalo-brasileiro cobrou e deixou tudo igual na soma dos placares aos 39′ da segunda etapa, mandando a decisão para a prorrogação.

Os times voltaram a campo para mais 30 minutos de futebol, mas o desempenho físico claramente já estava aquém do espetáculo. Mesmo ainda tendo a bola, o Flamengo sequer conseguiu finalizar no primeiro tempo da prorrogação. O Lanús, por sua vez, chegou assustar com Izquierdoz, de cabeça, após cobrança de escanteio; o lance seria um presságio do final da partida

Nos últimos 15 minutos, quando tudo parecia se encaminhar para a disputa por pênaltis, os argentinos tiveram mais um escanteio a favor. Desta vez, foi Canale quem desviou de cabeça, vencendo Paquetá pelo alto, para balançar a rede rubro-negra. Na sequência, com o Flamengo todo no ataque, os argentinos ainda viraram a partida com Bou para sacramentar o título da Recopa Sul-Americana para o Lanús.

O Flamengo volta a campo na próxima segunda-feira (2), também no Maracanã, e enfrenta o Madureira pelo jogo de volta das semifinais do Campeonato Carioca. Na ida, vitória rubro-negra por 3 a 0.

https://www.cidadeesportes.com.br/v1/

Read More

Resultados dos jogos desta quinta-feira, 26

 27/fev/2026 . 8:26

Da Redação

Confira os resultados dos jogos que foram realizados nesta quinta-feira (26), pelo Brasil e noMundo;

Recopa Sul-Americana – Final
Flamengo 2 x 3 Lanús
– LANÚS CAMPEÃO

Taça Conmebol Libertadores – Segunda Fase
Guaraní-PAR 1 x 2 Juventud
– JUVENTUD CLASSIFICADO
Tolima 0 x 1 Deportivo Táchira
– TOLIMA CLASSIFICADO (Pênaltis: 3-0)

Campeonato Brasileiro – Série A – 4ª Rodada
Santos 2 x 1 Vasco

Copa do Brasil – Segunda Fase
Ceará 2 x 1 Primavera
– CEARÁ CLASSIFICADO
Operário-VG 1 x 1 Porto Velho
– PORTO VELHO CLASSIFICADO
Portuguesa 5 x 1 Altos
– PORTUGUESA CLASSIFICADA

Campeonato Carioca – 4ª Rodada – Quadrangular do Rebaixamento
Nova Iguaçu 1 x 1 Portuguesa-RJ
Sampaio Corrêa-RJ 2 x 1 Maricá

Campeonato Cearense – Disputa do 3º lugar
Ferroviário 1 x 0 Floresta

Campeonato Catarinense – 5ª Rodada – Quadrangular do Descenso
Carlos Renaux 2 x 1 Marcílio Dias

Campeonato Sergipano – Semifinal
América de Propriá 1 x 1 Sergipe

Campeonato Capixaba – Quartas de Final
Serra 1 x 0 Real Noroeste
– SERRA CLASSIFICADO

Campeonato Amapaense – 4ª Rodada
Trem 1 x 1 Independente-AP

Liga Europa – Playoffs de Oitavas de Final
Estrela Vermelha 0 x 2 Lille
– LILLE CLASSIFICADO
Ferencvaros 2 x 0 Ludogorets
– FERENCVAROS CLASSIFICADO
Stuttgart 0 x 1 Celtic
– STUTTGART CLASSIFICADO
Viktoria Plzen 1 x 1 Panathinaikos
– PANATHINAIKOS CLASSIFICADO (Pênaltis: 3-4)
Celta 1 x 0 PAOK
– CELTA CLASSIFICADO
Genk 3 x 3 Dinamo Zagreb
– GENK CLASSIFICADO
Nottm Forest 1 x 2 Fenerbahçe
– NOTTM FOREST CLASSIFICADO
Bologna 1 x 0 Brann
– BOLOGNA CLASSIFICADO

Liga Conferência da UEFA – Playoffs de Oitavas de Final
Celje 3 x 2 Drita
– CELJE CLASSIFICADO
Fiorentina 2 x 4 Jagiellonia
– FIORENTINA CLASSIFICADA
HNK Rijeka 3 x 1 Omonia Nicosia
– RIJEKA CLASSIFICADO
Samsunspor 4 x 0 Shkëndija
– SAMSUNSPOR CLASSIFICADO
Lech Poznan 0 x 0 KuPS
– CLASSIFICADO
Lausanne-Sport 1 x 2 Sigma Olomouc
– SIGMA CLASSIFICADO
AZ Alkmaar 4 x 0 Noah
– AZ CLASSIFICADO
Crystal Palace 2 x 0 Zrinjski
– CRYSTAL PALACE CLASSIFICADO

Campeonato Brasileiro Série A Sub-20 – 2ª Rodada
Bahia 2 x 2 Corinthians
Botafogo 2 x 1 Avaí

https://www.cidadeesportes.com.br/v1/

Read More

Morre Wilson de Oliveira, pai de Bebeto Gama

 


Por Redação

Morre Wilson de Oliveira, pai de Bebeto Gama
Foto: Reprodução

O pai do ex-jogador Bebeto, Wilson de Oliveira, morreu aos 97 anos na última quinta-feira (26). A informação foi confirmada pelo próprio tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira, que publicou nas redes sociais um texto emocionante de despedida. A causa da morte não foi divulgada.

 

“Hoje o meu coração chora pela sua partida, pai, mas também se enche de orgulho por tudo o que o senhor representou em minha vida. Nos despedimos de um homem que foi mais que um pai, foi um guerreiro de Deus”, escreveu o ex-atacante.

 

 

Revelado pelo Esporte Clube Vitória, Bebeto conquistou a Copa do Mundo de 1994 com a Seleção Brasileira de Futebol e marcou seu nome na história do futebol brasileiro.

 

O Rubro-Negro manifestou pesar pela morte de Wilson de Oliveira e se solidarizou com Bebeto e seus familiares. Em nota oficial, o clube desejou força e conforto a amigos e parentes diante da perda.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

"A vida é feita de ciclos": Bellintani prestigia lançamento de novo CT do Bahia e detalha futuro do Ypiranga

 


Por Sara Santos / Bia Jesus

"A vida é feita de ciclos": Bellintani prestigia lançamento de novo CT do Bahia e detalha futuro do Ypiranga
Foto: Bia Jesus / Bahia Notícias

Na manhã desta sexta-feira (27), o ex-presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, marcou presença na cerimônia de lançamento da pedra fundamental do novo Centro de Treinamento do Bahia. O evento, que simboliza um novo passo na era SAF liderada pelo Grupo City, ocorre há exatos seis anos após a inauguração do atual CT Evaristo de Macedo, capitaneada por Bellintani em 2020.

 

Em entrevista, Bellintani refletiu sobre a transição do clube e a importância de estruturas cada vez mais robustas. Para o ex-dirigente, a construção de um novo equipamento, mais próximo da capital e dos atletas, é um sinal natural de progresso.

 

"Quis o destino que seis anos depois o Bahia estivesse aqui iniciando a pedra fundamental de um novo ciclo. O CT Evaristo de Macedo cumpre um papel importante, mas se podemos ter algo ainda mais moderno, global e conectado com a nossa cidade, melhor ainda. É um sinal de evolução", afirmou.

 

SOBRE O YPIRANGA
Questionado sobre o Esporte Clube Ypiranga, projeto que lidera atualmente, Bellintani esclareceu a ausência do "Mais Querido na Série B do Campeonato Baiano e nas competições de base Sub-20 em 2026. Segundo ele, o foco do clube permanece na formação inicial, até o Sub-17, enquanto pendências de infraestrutura são resolvidas.

 

De acordo com Bellintani, o clube ainda precisa finalizar obras em seu centro de treinamento para ter condições de mandar jogos. Para viabilizar as melhorias, ele revelou haver um diálogo com o Governo do Estado. "O governador está muito sensível a esse ponto de complementar temas para que o Ypiranga possa jogar lá. Aí a gente volta a atuar com o sub-20 e quem sabe com o profissional em algum momento", concluiu.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

"Precisamos de um grande programa de educação", diz Ricardo Lima sobre possível volta da torcida mista no Ba-Vi

 


Por Bia Jesus / Thiago Tolentino

"Precisamos de um grande programa de educação", diz Ricardo Lima sobre possível volta da torcida mista no Ba-Vi
Foto: Bia Jesus / Bahia Notícias

Presente no lançamento da pedra fundamental do novo centro de treinamento do Esporte Clube Bahia, nesta sexta-feira (27), em Camaçari, o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima, fez uma projeção acerca da reta final do Campeonato Baiano de 2026, avaliou o formato das semifinais e da decisão em jogo único.

 

A fase decisiva terá confrontos entre Bahia x Sociedade Desportiva Juazeirense e Esporte Clube Vitória x Esporte Clube Jacuipense. Segundo o dirigente, o equilíbrio foi uma das marcas da competição.

 

"Eu analiso de forma positiva. Acho que o campeonato ficou aberto do início ao fim. Tivemos uma distorção apenas no Atlético de Alagoinhas, mas os demais todos brigavam por algo. O Bahia se distanciou no início e antecipou sua classificação, mas agora é um novo campeonato, partidas únicas na semifinal e na final. Vai prevalecer o critério técnico dentro de campo e acredito que mais uma vez vai estar tudo aberto", avaliou. 

 

Ricardo Lima destacou que, apesar da responsabilidade maior da dupla Ba-Vi pelo nível de investimento, o formato mantém a disputa indefinida.

 

"Lógico que a dupla Bavi sempre leva uma responsabilidade maior, até pelo nível de investimento, mas está tudo aberto. Futebol se decide dentro de campo. Espero ter duas grandes partidas e fazer uma grande entrega ao público baiano no dia 8 de março", contou.

 

NOVO FORMATO
Ricardo explicou que a adoção de jogos únicos nas semifinais e na final ocorreu em razão da limitação do calendário.

"As datas foram cortadas, nós tínhamos apenas 11 datas. Entendemos que esse é o melhor formato porque todos enfrentam todos. Ficamos nesse déficit que seria uma partida a mais na semifinal e uma na final para cada equipe", explicou. 

 

Ele afirmou que o modelo será avaliado após o encerramento da competição, em diálogo com os clubes e com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 

TORCIDA MISTA NO BA-VI
Questionado sobre a possibilidade de retorno da torcida dividida nos clássicos entre Bahia e Vitória, Ricardo Lima afirmou que o tema depende de órgãos de segurança pública.

 

"Primeiro, precisamos ter um grande programa de educação. Estamos vendo grandes acontecimentos e tragédias sem envolver as duas torcidas. A federação cuida do futebol. A segurança pública compete à Secretaria de Segurança Pública e à Polícia Militar. Vamos ouvir também o Ministério Público. Aquilo que entenderem que é melhor para o futebol baiano e para a sociedade, a federação vai acatar", ressaltou. 

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Bahia lança pedra fundamental do CFA Bahia e dá início às obras do novo CT

 


Por Bia Jesus

Bahia lança pedra fundamental do CFA Bahia e dá início às obras do novo CT
Foto: Bia Jesus / Bahia Notícias

O Bahia deu início, nesta sexta-feira (27), às obras do seu novo Centro de Treinamento, batizado de CFA Bahia. A cerimônia de lançamento da pedra fundamental foi realizada no terreno onde será construída a nova estrutura, localizada em Camaçari.

 

O evento contou com a presença de representantes do Grupo City e autoridades políticas. Estiveram no local o CEO do Grupo City, Ferran Soriano, e o CEO do Bahia, Raul Aguirre. Também participaram o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, além do senador Jaques Wagner e do ministro Rui Costa.

 

CEO do City Football Group, Ferran Soriano falou com entusiasmo sobre o marco histórico:

 

“O Bahia representa muito. Uma história extraordinária, marcada por paixão e resiliência, simbolizada, talvez, pela torcida mais vibrante do mundo. Nosso desafio é honrar essa trajetória e, ao mesmo tempo, projetar o futuro. Nada representa melhor o futuro do Bahia do que essa nova estrutura. O City Football Academy Bahia é a pedra fundamental para o crescimento do clube. Construiremos um dos melhores centros de treinamento do mundo, completo, moderno e, ainda mais importante, conectado a outras estruturas do City Football Group”.

 

CEO do Bahia, Raul Aguirre complementou:

 

“Esse centro de treinamentos será uma importante ferramenta de competitividade para o Bahia e, me arrisco a dizer, para o futebol baiano como um todo. Ele nos permitirá atrair talentos de todo o Brasil e de outras partes do mundo, especialmente da América Latina. Além disso, possibilitará a implementação de tecnologias de ponta e elevará significativamente o nosso nível de desempenho e competitividade”.

 

Pela Associação, acompanharam o ato o presidente Emerson Ferretti e o vice-presidente Paulo Tavares, além dos presidentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, Wendel Marques e Márcio Paiva, respectivamente.

 

Durante a solenidade, foi realizada a primeira movimentação de terra no local, marcando simbolicamente o início da construção. A previsão de entrega do CFA Bahia é dezembro de 2027.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Juiz converte prisão em flagrante em preventiva de chileno acusado de racismo na Fonte Nova

 


Por Aline Gama

Juiz converte prisão em flagrante em preventiva de chileno acusado de racismo na Fonte Nova

A 3ª Vara das Garantias de Salvador converteu na manhã desta sexta-feira (27) a prisão em flagrante do cidadão chileno Francisco Javier Sepulveda Vargas, detido na noite da última quarta-feira (25) na Arena Fonte Nova sob a acusação de praticar gestos racistas durante a partida entre Esporte Clube Bahia e O’Higgins, pela Copa Libertadores da América.

 

O juiz entendeu que a prisão em flagrante do chileno foi nula, tendo sido relaxada, por não haver intérprete no momento da detenção, porém, o juiz Cidval Santos Sousa Filho decretou a prisão preventiva do estrangeiro, mantendo-o detido com base na gravidade e na repercussão social da conduta.

 

A decisão, proferida após a audiência de custódia, acolheu em parte o pedido da defesa, que apontava nulidades no procedimento policial. O magistrado constatou que o interrogatório do flagranteado foi realizado sem a presença de um tradutor ou intérprete.

 

Segundo os autos, Francisco Javier, de nacionalidade chilena, não teve garantido o direito à assistência de um profissional que pudesse assegurar sua plena compreensão das perguntas, dos direitos constitucionais a ele informados e das consequências de suas declarações, ferindo o disposto no artigo 5º da Constituição Federal e no Código de Processo Penal.

 

"A mera presunção de compreensão devido à semelhança entre os idiomas não pode substituir a garantia formal da assistência de um intérprete para assegurar a plenitude da defesa e a voluntariedade das declarações", fundamentou o juiz na decisão que relaxou o flagrante.

 

Entretanto, a análise da prisão preventiva, solicitada tanto pela autoridade policial quanto pelo Ministério Público, tomou um rumo distinto. O magistrado entendeu que, embora o flagrante estivesse maculado, os indícios de autoria e a prova da materialidade do delito são contundentes.

 

Imagens de câmeras de monitoramento da Arena Fonte Nova flagraram o torcedor na arquibancada destinada à torcida visitante realizando gestos que simulam um macaco, direcionados aos jogadores do time adversário. Em seu depoimento, o próprio acusado afirmou não se recordar do ato, mas admitiu ter feito "um gesto sem pensar nas consequências", sem intenção de ofender, versão que não afastou o entendimento do juiz sobre a tipicidade da conduta.

 

Ao justificar a decretação da prisão preventiva, o juiz Cidval Sousa Filho destacou a excepcionalidade e a gravidade concreta do caso, que transcende a ofensa individual.

 

A decisão enfatizou a reprovabilidade da conduta à luz do ordenamento jurídico brasileiro, que considera o racismo crime inafiançável e imprescritível, mas também fez uma extensa análise comparativa com a legislação do Chile, país de origem do acusado.

 

O magistrado citou a Ley Zamudio e a Lei nº 21.151/2019, que protege a população afrodescendente no Chile, para afastar qualquer hipótese de erro de proibição. "Um cidadão proveniente de país que adota essa postura normativa não pode, com mínima credibilidade, alegar que desconhecia que ofender uma pessoa em razão de sua raça ou cor poderia constituir conduta ilícita", argumentou.

 

A decisão também ponderou o contexto em que o crime foi praticado, classificando-o como uma agressão simbólica à identidade coletiva de Salvador, cidade com a maior população negra fora da África.

 

O magistrado apontou que transformar o futebol, um espaço de integração entre os povos, em palco de segregação racial, especialmente durante um torneio como a Libertadores, que possui protocolos rígidos da Conmebol de combate à discriminação, configura uma violação que exige resposta firme do Judiciário para preservação da ordem pública e credibilidade da Justiça.

 

Apesar de o acusado não possuir antecedentes criminais no Brasil ou no Chile e ter vínculos com seu país de origem, o juiz considerou tais condições subjetivas insuficientes frente à necessidade de acautelar o meio social e garantir a aplicação da lei penal, rejeitando a possibilidade de aplicação de medidas cautelares alternativas à prisão. A defesa ainda pode recorrer da decisão.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Jerônimo Rodrigues confirma diálogo sobre gestão do Bahia na Fonte Nova: "Conversamos sobre a possibilidade"

 


Por Bia Jesus / Thiago Tolentino

Jerônimo Rodrigues confirma diálogo sobre gestão do Bahia na Fonte Nova: "Conversamos sobre a possibilidade"
Foto: Bia Jesus / Bahia Notícias

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou que há negociações em andamento para que o Esporte Clube Bahia assuma, de forma definitiva, a gestão da Arena Fonte Nova. A declaração ocorreu nesta sexta-feira (27) durante o evento de lançamento da pedra fundamental do novo centro de treinamento do clube, em Camaçari. Segundo o governador, as conversas avançaram a partir de discussões sobre a otimização do uso de estádios públicos no estado.

 

"Nós começamos a conversar sobre a possibilidade de utilizarem a Fonte Nova e Pituaçu, mas eles queriam um projeto maior. Não era apenas o uso de um estádio, embora já tenham a Fonte Nova, mas também a possibilidade de utilizar outros estádios, caso necessário", explicou o governador.

 

Jerônimo destacou que o momento é oportuno para que o Estado, os atuais gestores do equipamento e o Grupo City busquem um consenso sobre a administração da arena.

 

"Conversamos para que ele pudesse assumir a Fonte Nova, definitivamente. É um bom momento agora para o Governo do Estado, os gestores da Fonte Nova e o grupo City sentarem à mesa para encontrarmos uma solução para que o Bahia possa assumir definitivamente a Fonte Nova", sinalizou. 

 

O governador também mencionou que o atual modelo de Parceria Público-Privada (PPP) pode ser rediscutido para viabilizar o novo formato de concessão, permitindo que o clube tenha maior autonomia comercial e operacional sobre a praça esportiva.

 

Sobre o Estádio de Pituaçu, Jerônimo esclareceu que o Bahia não demonstrou interesse na estrutura, visto que o novo projeto em Camaçari suprirá as necessidades técnicas do clube. O novo CT será erguido em uma área de aproximadamente 60 hectares às margens da Via Metropolitana (BA-535) e contará com 12 campos de futebol e infraestrutura completa de alojamento.

 

Além disso, o governador revelou um diálogo com a Prefeitura de Camaçari para integrar o investimento do clube à modernização do estádio municipal local.

 

"Como eles estão instalados em Camaçari, demandamos que o prefeito apresentasse condições para que pudessem ajudar na modernização do estádio do município."

 

Ao encerrar, Jerônimo Rodrigues fez um apelo para que o projeto seja visto como um ganho para o estado, independentemente de preferências clubísticas ou políticas.

 

"O futebol não tem partido político. Há torcedores de um time e de outro, mas isso não pode prejudicar investimentos", concluiu.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

WALDEMIR VIDAL SANTOS DRT-BA 4.260 - ABCD-BA 544

Tecnologia do Blogger.

Neymar fora do jogo contra o Haiti - Falando de Esportes - 19/06/26