Quinta-Feira, 31/07/2025 - 19h30

Por Redação

Morre Jankel Schor, o "Vovô das Embaixadinhas do Maracanã", aos 98 anos; estádio presta homenagens
Foto: Reprodução / Juha Tamminen

Um dos personagens mais marcantes do futebol carioca, Jankel Schor, mais conhecido como "Vovô das embaixadinhas", morreu nesta quinta-feira (31), aos 98 anos. O russo naturalizado brasileiro fez exibições no Maracanã por quase 10 anos e era uma atração carimbada da praça esportiva. 

 

O Vovô estava internado há 7 dias no hospital Badim, na Tijuca. Após a confirmação do falecimento de Schor, as redes sociais do estádio lhe prestou homenagem. 

 

 

Jankel começou a fazer embaixadinhas em São Januário, após ser indicado por Edmundo ao vice-presidente de futebol da época, Eurico Miranda. Depois da passagem na casa do Vasco, Jankel começou a ir às quartas e domingos no gramado do Maracanã, onde se consolidou como figura do futebol carioca.

West Ham projeta quase meio bilhão de reais por Lucas Paquetá

Por Redação

West Ham projeta quase meio bilhão de reais por Lucas Paquetá
Foto: Reprodução / Instagram

Após a absolvição na acusação de envolvimento em apostas de Lucas Paquetá, o West Ham projetou receber quase meio bilhão de reais com uma possível venda do atleta. Na época da denúncia, em 18 de agosto de 2023, o brasileiro tinha uma negociação encaminhada com o Manchester City, por cerca de 100 milhões de libras.

 

Apesar da expectativa de novos ares, o clube inglês não descartou uma permanência do meia. No entanto, o West Ham já sinalizou ao mercado que o valor estipulado para Paquetá seria entre 50 (R$ 370 milhões) e 60 milhões (R$ 444 milhões) de libras. 

 

O contrato do brasileiro com a equipe tem validade até junho de 2027, ainda com opção de renovação por mais um ano, caso seja da vontade de ambas as partes. 

 

A janela de transferências deste começo de temporada tem duração até o dia 1º de setembro, e a expectativa é de que o mercado esteja mexido por Lucas Paquetá. 

 

A confirmação da inocência foi divulgada nesta quinta-feira (31). O atleta, atualmente, está nos Estados Unidos realizando a pré-temporada com o elenco do West Ham. O começo da Premier League está marcada para o próximo dia 15.

Palmeiras pode ter até cinco desfalques contra o Vitória; time misto é opção
Foto: Reprodução/Instagram (@palmeiras)

O zagueiro Bruno Fuchs deixou o gramado com dores na parte posterior da coxa direita durante o segundo tempo do clássico contra o Corinthians, na noite da última quarta-feira (30), pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O defensor foi substituído aos 28 minutos e pode se tornar mais um desfalque para o técnico Abel Ferreira.

 

Com a possível lesão, o Palmeiras pode chegar a cinco baixas por problemas físicos. Já estão fora por contusão o zagueiro Murilo, o meia-atacante Felipe Anderson e os atacantes Paulinho e Bruno Rodrigues. Este último está fora desde janeiro de 2023 por conta de duas lesões graves no joelho.

 

Murilo ainda se recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda sofrida no Mundial de Clubes, enquanto Paulinho passou por cirurgia e só deve retornar em 2026. Já Felipe Anderson trata uma inflamação no quadril e tem retorno mais próximo.

 

A saída de Fuchs no clássico resultou na entrada de Micael, que cometeu a falta que originou o gol da vitória do Corinthians por 1 a 0, na Neo Química Arena, em São Paulo.

 

TIME MISTO PARA ENFRENTAR O VITÓRIA
Com o elenco desgastado, Abel Ferreira deve poupar alguns titulares no próximo sábado (2), quando o Palmeiras enfrenta o Vitória, no Barradão, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Três dias depois, o Verdão volta a encarar o Corinthians no Allianz Parque, em duelo decisivo por vaga nas quartas da Copa do Brasil.

 

"Jogamos de três em três dias, tem jogos às 9 e meia da noite e depois de dois a três dias vamos jogar outra vez", afirmou Abel, ao comentar a maratona de partidas.

Com ausência de Pulga, Bahia inicia preparação para pegar o Sport

Por Bia Jesus

Com ausência de Pulga, Bahia inicia preparação para pegar o Sport
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia

O elenco do Bahia se reapresentou na manhã desta quinta-feira (31), no CT Evaristo de Macedo, após o triunfo por 3 a 2 sobre o Retrô, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na noite de quarta-feira (30), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. O grupo iniciou os trabalhos de preparação para o confronto contra o Sport, marcado para o próximo sábado (2), às 18h30, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

Os jogadores que atuaram mais de 45 minutos diante da equipe pernambucana realizaram trabalho físico na academia, enquanto os demais foram ao campo. O goleiro Ronaldo também participou das atividades externas, com treino específico da posição.

 

Na primeira atividade em campo, o técnico Rogério Ceni comandou um exercício de posse de bola em espaço reduzido, em que os jogadores precisavam manter o passe dentro de uma faixa delimitada, enquanto os adversários tentavam o desarme. Em seguida, houve um trabalho técnico em área ampliada, simulando situações de jogo. O volante Rezende e o atacante Tiago participaram normalmente de todas as atividades.

 

No departamento médico, o atacante Erick Pulga realizou fisioterapia, enquanto Fredi, Erick e Kanu seguiram em tratamento.

Advogada de Dudu defende atleta em julgamento: “Seria misoginia se ‘VTNC’ fosse Vai trabalhar na cozinha”
Foto: Reprodução/UOL

Na tarde desta quinta-feira (31’), durante o julgamento do recurso do atacante Dudu, do Atlético-MG, no processo envolvendo a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, a advogada do atleta argumentou que o termo “VTNC” não se trataria de um caso de misoginia, porque se fosse algo do tipo, a tradução seria “Vai trabalhar na cozinha”.

 

 

“Senhores, já começa que VTNC, se ele quisesse, já que dizem ser tão ofensiva essa afirmação, muito embora no convívio com a mocidade hoje, e indo aos campos de futebol, é o que a gente mais ouve. Se isso significa ‘Vai tomar no **’, para mim seria misoginia se fosse ‘Vai trabalhar na cozinha’, porque aí sim estaria falando de algo que atingia todas (mulheres)”, explicou.

 

O julgamento em questão teve de ser suspenso, porque a auditora relatora, Antonieta da Silva, não conseguiu comparecer à sessão no pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de problemas de saúde. Com a ausência, o andamento do julgamento foi impedido.

Bahia tenta contratação de zagueiro brasileiro que pertence ao Zenit, mas esbarra em concorrência
Foto: Reprodução / Instagram

Com um modelo de negócio definido para a atual janela de transferências, o Bahia ficou próximo de fechar a contratação do zagueiro Robert Renan, de 21 anos, que pertence ao Zenit, da Rússia. A informação foi divulgada inicialmente pelo site ge.globo e confirmada pelo Bahia Notícias.

 

O Tricolor tinha um acordo pelo atleta e estava já nas trocas de documentos com o time russo, mas Robert, que já tinha dado o OK para o negócio, optou, na última hora, por aguardar propostas do futebol europeu antes de tomar a decisão.

 

Canhoto, Robert Renan atua também como lateral-esquerdo e chegaria para ser uma alternativa ao argentino Santiago Ramos Mingo, atleta de linha que mais vezes esteve em campo pelo Bahia na temporada de 2025. Vale lembrar, que com a lesão de Kanu e a utilização de David Duarte como titular, o Bahia só tem em seu elenco o camisa 21 no lado esquerdo.


Robert Renan foi revelado pelo Corinthians e foi vendido ao Zenit em 2023. Em 2024, o defensor passou por Internacional e Al-Shabab, da Arábia Saudita. Entre os dois clubes, foram 66 partidas e seis assistências.

Vitória é multado pelo STJD por cânticos homofóbicos contra Wagner Leonardo
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Em julgamento realizado nesta quinta-feira (31), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) multou o Vitória em R$ 30 mil por cantos homofóbicos entoados por torcedores contra o zagueiro Wagner Leonardo, do Grêmio, durante partida válida pela 6ª rodada da Série A, no Barradão. 

 

A partida marcou o primeiro jogo de Wagner Leonardo contra o Vitória desde a sua polêmica saída em fevereiro deste ano. O episódio aconteceu aos 19 minutos do 1° tempo e foi registrado em súmula pelo árbitro Felipe Fernandes de Lima.

 

No julgamento, a Procuradoria, representada por Marcos Souto Maior, pediu a pena máxima de portões fechados e multa e a defesa do Vitória pediu absolvição. Com base no artigo 243-G, que trata de “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante”, ficou definido que o clube não possui precedentes no mérito julgado e a punição seria de multa de R$ 30 mil, sem perda de mando de campo. 

 

Wagner Leonardo em jogo contra o Vitória, no Barradão | Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias 

 

Campeão da Série B de 2023 e do Campeonato Baiano de 2024, Wagner Leonardo virou ídolo da torcida do Vitória. No total, o zagueiro fez 97 jogos pelo Leão, com 11 gols. 

 

O valor da multa aplicada ao Vitória levou em conta punições anteriores mais severas impostas a clubes reincidentes em casos de homofobia, como Corinthians e Palmeiras, que foram penalizados com R$ 60 mil e R$ 80 mil, respectivamente. Por não ter histórico de conduta semelhante, o Vitória teve um tratamento mais brando, e a discussão girou em torno de valores significativamente menores — R$ 40 mil, R$ 30 mil e R$ 20 mil. Prevaleceu a quantia intermediária, em sinal de proporcionalidade e distinção em relação aos casos anteriores.

Presidente do Athletico-PR convoca padre para benzer CT e afastar “pacto” de 2024
Foto: Reprodução / Instagram

Ainda na tentativa de sair da má fase na Série B do Campeonato Brasileiro, o Athletico-PR chamou um padre para benzer as dependências do clube. De acordo com a jornalista Monique Vilela, a ocasião foi a pedido do presidente Mario Celso Petraglia, que acredita que o "pacto" realizado na temporada passada não favoreceu a equipe e atraiu "energias negativas". 

 

Em outubro de 2024, na luta contra o rebaixamento, o Furacão publicou um vídeo nas redes sociais com enredo sobrenatural e associações "macabras. Durante o produto audiovisual, foram mostradas frases como ‘entregue a sua alma’, com o intuito de chamar a torcida para fortalecer a equipe. 

 

“Todo mundo já ouviu que nós temos um pacto. A verdade é que sim, nós temos. Não com entidades sobrenaturais, mas com uma força que vem das arquibancadas. A energia da nossa torcida sempre nos moveu, agora não será diferente”, completou o clube. 

 

A benção do padre foi realizada no Centro de Treinamento do Caju, que fica ao lado da Arena da Baixada, casa do Athletico.  

 

Nesta quinta-feira (31), o Furacão vai enfrentar o São Paulo, em duelo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, a partir das 19h30. Apesar do jogo importante, o foco da equipe é na Série B do Campeonato Brasileiro. Até então, o Rubro-Negro está com a 11ª colocação, com 25 pontos somados.

BN na bola

BN na Bola
Dirigente e treinador da base do Ypiranga contaram detalhes da reconstrução do terceiro maior campeão baiano
Read More

DEAM: Cumprimento de Mandado de Prisão Preventiva em Jequié

 

 

 

A  Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher-DEAM de Jequié, cumpriu mandado de Prisão Preventiva na manhã desta sexta-feira (01),  expedido pela 1ª Vara Criminal de Jequié, em desfavor de um homem de iniciais S.C.A., detido no bairro Jequiezinho.

Equipe do SI da Especializada DEAM após realizar cruzamento de dados e monitoramento do alvo localizou o homem que foi detido e apresentado à autoridade policial, pelo crime de descumprimento de medida preventiva de urgência,  ficando à disposição da Justiça para adoção de medidas cabíveis.

S.C.A teve pedido de Prisão Preventiva determinado pela autoridade Judicial por estar de forma reiterada descumprindo os termos citados na medida protetiva que lhe foi imposta, não restando desta forma a imposição de medida restritiva de liberdade.

*A Operação Shamar”,  visa o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e ao feminicídio em todo o território nacional. As atividades propostas para esse período envolvem ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas, como palestra, roda de diálogos, instauração de inquéritos, cumprimento de mandados de prisões, entre outras.

https://jequiereporter.com/

Read More

 

PRF apreende 22 ampolas de Mounjaro e Ozempic de origem suspeita em Jequié

Crédito: PRF

 

Uma equipe do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da Polícia Rodoviária Federal em Jequié apreendeu  22 ampolas de medicamentos controlados durante fiscalização no km 677 da BR-116. A ocorrência foi registrada na tarde de quinta-feira (31), por volta das 17h10.

Os policiais abordaram um ônibus que fazia a linha Campo Grande (MS) x Recife (PE) e, ao vistoriarem o compartimento de bagagens, localizaram uma encomenda com destino a Jequié contendo ampolas dos medicamentos tirzepatida e semaglutida, ambos utilizados para emagrecimento.

As embalagens apresentavam rótulos em idioma espanhol, com características de qualidade e quantidade duvidosas. A encomenda não estava acompanhada de Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), apenas de um Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTE), sem descrição do produto.

O medicamento, embora aprovado pela Anvisa para o tratamento de diabetes tipo 2, tem sido utilizado de forma off-label para perda de peso, e sua venda no mercado brasileiro é proibida sem a devida regularização.

Diante da situação, ficou configurado o crime previsto no art. 273 do Código Penal Brasileiro. A mercadoria foi apreendida e encaminhada à Receita Federal em Vitória da Conquista para as providências cabíveis.

Read More

“CIN em Todo Lugar” leva nova carteira de identidade a 343 municípios da Bahia

 


Foto: Feijão Almeida/GOVBA

 

Expandir os locais de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para atender a cada vez mais pessoas. Esse é o objetivo principal do projeto CIN em Todo Lugar, que pretende levar o serviço da nova carteira de identidade a 343 municípios da Bahia. Iniciada em abril de 2025, a ação já realizou 11,3 mil atendimentos e chegou a 75 cidades baianas (veja relação abaixo), que ainda não possuem postos fixos da Rede SAC. Para tirar a nova carteira de identidade basta se dirigir ao Posto de Identificação vinculado à prefeitura local.

O projeto CIN em Todo Lugar é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP), através do Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão responsável pelo Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), e a Secretaria da Administração (Saeb), com o SAC, além do Detran-BA. Por meio de um convênio, as prefeituras recebem um kit multibiométrico e também a devida capacitação de pessoal para o funcionamento do Ponto de Identificação. “A solicitação da nova carteira de identidade será realizada direto pelo sistema, possibilitando mais rapidez na demanda e também na entrega do documento”, explica o diretor do IIPM, Bruno Fróes.

A equipe do SAC realiza visitas técnicas aos municípios com o objetivo de avaliar a viabilidade técnica e estrutural para a implantação do serviço. “A interiorização da CIN, levando o serviço a municípios que ainda não possuem SAC, é a materialização do direito à cidadania e inclusão social, mudando a realidade de milhares de baianos e baianas. Em um Estado tão grande e diversificado, garantir o acesso à identificação civil básica é fundamental para a dignidade de todas as pessoas”, afirma a secretário da Administração, Edelvino Góes.

O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, destaca o empenho do governo estadual em intensificar o investimento em ações e serviços transversais. “A coleta de biometria e a emissão dos documentos CNH e CIN são feitas hoje pelo Detran, através do consórcio Bahia Digital. O objetivo da contratação integrada é ampliar cada vez mais, possibilitando a construção de uma base de identificação única do Estado. Isso garante mais comodidade, segurança e eficiência nos serviços oferecidos ao cidadão”, ressalta Pimentel.

https://jequiereporter.com/

Read More

Motorista fica ferido em acidente entre caminhão e carretas na BR-116; trânsito ficou interrompido entre Jequié e Manoel Vitorino

 


Colisão entre veículos pesados na BR-116 (Foto: Blog Marcos Frahm)

 

A colisão, envolvendo um caminhão e três carretas provocou a interdição total do tráfego de veículos na manhã de quinta-feira (31) na Rodovia Santos Dumont BR-116 e deixou uma pessoa gravemente ferida.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal – PRF o acidente aconteceu por volta das 05h20 na altura do KM 690, trecho do povoado de Boaçu (Jiboia), entre os municípios de Jequié e Manoel Vitorino, no Médio Rio de Contas, no Sudoeste baiano.

O motorista do caminhão-baú, que transportava verduras teria perdido o controle da direção, tombando o veículo sobre a rodovia e, duas carretas, uma delas cegonha, que seguiam no mesmo sentido acabaram colidindo, uma terceira conseguiu evitar a colisão.

O  trânsito de veículos ficou interrompido por um longo período nos dois sentidos da via e posteriormente foi liberado após a remoção dos veículos envolvidos, com acompanhamento de equipes do DNIT e PRF. O motorista ferido foi socorrido ao Hospital Geral Prado Valadares.

https://jequiereporter.com/

Read More

Corpo encontrado dentro de matagal em loteamento de Jequié

 


Corpo foi conduzido ao IML de Jequié

 

Um corpo do sexo masculino,  em estado avançado de decomposição foi encontrado na tarde de quarta-feira (30), Rua São Jorge, no loteamento Beta Ville, em Jequié. O forte odor proveniente do para local e a presença de grande quantidade de urubus, chamou a atenção de moradores que acionaram a Polícia Militar, sendo determinado de imediato o deslocamento de uma guarnição para verificar a procedência da informação.

Ao chegarem no local, policiais militares do 19º BPM constataram num matagal,  a presença do corpo,, removido por equipe do Departamento de Polícia Técnica-DPT, para o Instituto Médico Legal. A perícia buscou identificar as circunstâncias da morte.

https://jequiereporter.com/

Read More

 

Contribuinte de Salvador ganha prêmio de R$100 mil da Nota Premiada Bahia

Crédito: Matheus Lens

 

O resultado do sorteio de julho da Nota Premiada Bahia foi divulgado nesta quinta (31), o prêmio principal, de R$ 100 mil, foi para um morador de Salvador. Outros 90 prêmios de R$ 10 mil foram sorteados para 54 moradores da capital e 36 do interior baiano. Juntas, as premiações somam R$ 1 milhão.

A campanha Nota Premiada Bahia, da Secretaria da Fazendo do Estado (Sefaz-Ba) conta atualmente com mais de 865,3 mil participantes inscritos. O próximo sorteio está marcado para o dia 28 de agosto com mais 91 prêmios, dos quais serão 90 de R$ 10 mil e um de R$ 100 mil. Estarão concorrendo os inscritos na campanha que tenham colocado o CPF nas notas fiscais de compras realizadas ao longo do mês de julho.

Salvador foi a cidade com maior número de ganhadores. Seguida por Lauro de Freitas, com cinco pessoas contempladas. Na lista aparecem ainda: Ipiaú, Juazeiro e Vitória da Conquista, com três vencedores; Irecê e Itabuna com dois sortudos cada uma; e os municípios de Alagoinhas, Candeias, Castro Alves, Feira de Santana, Gandu, Guanambi, Ilhéus, Itajuípe, Jequié, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Miguel Calmon, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Terra Nova, Tucano e Valença com um ganhador cada.

Para participar da Nota Premiada Bahia, basta se cadastrar uma única vez no site e preencher um formulário simples. No momento do cadastro, devem ser escolhidas até duas entidades filantrópicas, uma da área de saúde e outra da social, com as quais serão compartilhadas todas as notas eletrônicas que forem associadas ao CPF cadastrado.

https://jequiereporter.com/

Read More

Federação União Progressista pode redesenhar cenário na Bahia; seis deputados estaduais do PP migrarão para outras siglas

 

Os seis deputados eleitos pelo PP em 2022 estão de malas arrumadas para deixarem o partido

 

A federação entre União Brasil e Progressistas (PP), batizada de União Progressista, avança para a etapa final de formalização. Os presidentes nacionais das duas siglas, Antônio de Rueda e Ciro Nogueira, respectivamente, agendaram para o dia 19 de agosto as convenções partidárias que devem aprovar o estatuto da nova federação. Os encontros ocorrerão simultaneamente em Brasília e selarão a união entre duas das maiores bancadas do Congresso Nacional.

Na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), por exemplo, os seis deputados estaduais do PP – Antonio Henrique Júnior, Eduardo Salles, Felipe Duarte, Hassan, Nelson Leal e Niltinho atualmente aliados do governo estadual, analisam como deixarão a legenda após a união com o União Brasil, comandado no estado por ACM Neto, vice-presidente nacional do partido. O principal motivo é a incompatibilidade da nova federação com a permanência na base governista local, liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Sete partidos já demonstraram interesse em acolher os deputados dissidentes: Avante, PDT, PCdoB, Solidariedade, PSB, PSD e Podemos. Entre eles, o Avante é apontado como o destino mais provável para o grupo, que busca preservar a aliança com o Palácio de Ondina.

Na Bahia, a federação já se consolida como uma força política. Somando os números das duas siglas, são 80 prefeitos e 789 vereadores, de acordo com dados do TSE, além de uma boa representação na bancada baiana da Câmara dos Deputados.

O prefeito de Jequié, Zé Cocá, é uma das lideranças eleitas na legenda do PP que também poderá deixar o partido. Apesar de ainda tensionar a decisão para o final do ano,  de quem estará apoiando em 2026, na disputa pelo governo da Bahia, pessoas mais próximas do chefe do executivo jequieense, apostam que ele fará opção pelo retorno à liderança petista, da qual se afastou nas eleições de 2022.

A expectativa dos defensores da futura União Progressista é de  fortalecimento do desempenho das legendas nas eleições municipais de 2026 e amplie seu poder de articulação política em nível federal. Com a oficialização e posterior registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o novo arranjo pode provocar mudanças no cenário político da Bahia.

Com a fusão, a União Progressista passa a reunir 109 deputados federais, 14 senadores, seis governadores, mais de 1.300 prefeitos e cerca de 12 mil vereadores em todo o país. Segundo ACM Neto, trata-se da consolidação da “maior força política do Brasil” e a ideia que vem sendo materializada é de formar o maior bloco político não apenas no Congresso, mas também nos Estados e municípios.

https://jequiereporter.com/

Read More

Professores da Bahia aguardam liberação da quarta parcela do abono dos precatórios do Fundef: cerca de R$ 1,5 bilhão

 


Foto: Reprodução ilustrativa

 

A quarta parcela do abono destinado aos professores da rede estadual, proveniente dos precatórios do FUNDEF  (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), já foi depositada na conta do Supremo Tribunal Federal (STF). O valor é referente ao repasse previsto para 2025.

Conforme informou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) após a confirmação da transferência por parte do STF, “os advogados da categoria protocolaram o pedido de liberação para que os valores sejam transferidos com urgência para o governo do Estado.”

Em nota, a APLB destacou que segue acompanhando de perto o processo, cobrando não apenas agilidade na liberação, mas também o pagamento com os devidos juros e correção monetária, conforme determina a legislação.

Ao todo, cerca de R$ 1,5 bilhão foram repassados para o pagamento dos precatórios do Fundef aos professores da rede estadual, avalia o coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira. O valor a ser pago a cada profissional será proporcional à jornada de trabalho e aos meses de efetivo exercício no magistério e na educação básica.

Na semana passada, Jerônimo afirmou que havia cobrado um posicionamento do governo Federal sobre o repasse, mas ainda não tinha obtido retorno. “Estive lá, requisitei e estamos cobrando e pedindo, mas aguardando a decisão federal”, disse na ocasião, ao sinalizar que o pagamento será feito assim que os valores forem transferidos.

Devem receber os precatórios os professores, coordenadores pedagógicos, diretores, vice-diretores e secretários escolares que ocuparam cargo público ou que estavam em emprego público, em efetivo exercício na educação básica da rede pública de ensino, no período de janeiro de 1998 a dezembro de 2006.

Também são contemplados aqueles que ocupavam cargos comissionados do quadro do Magistério e professores contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), que atuavam na educação básica no mesmo período.

https://jequiereporter.com/

Read More

Governo paga segunda parcela de reajuste salarial para professores das universidades estaduais

 


Foto ilustrativa Virlane Carmo
O Governo do Estado liberou nesta quinta-feira (31), o pagamento da segunda parcela do reajuste salarial para professores das universidades estaduais da Bahia. O reajuste é de 2% e se soma ao pagamento da primeira parcela de 4,7%, que ocorreu em fevereiro deste ano com retroatividade ao mês de janeiro. Ao todo, 5.840 servidores ativos e inativos são contemplados.

O reajuste dos professores das universidades está previsto para ser implementado em um cronograma escalonado, que totaliza um incremento de 13,83%, até 2026. O pagamento desse reajuste ocorrerá em quatro parcelas: duas em 2025 (finalizadas agora) e mais duas no próximo ano. Esses avanços são resultado de um diálogo contínuo estabelecido com a categoria, entre maio e outubro de 2024.

O aumento dos professores das universidades é resultado da Lei nº 14.818/2025, que reajusta os vencimentos dos cargos da carreira do magistério público das universidades estaduais. E só este ano representa um impacto orçamentário de R$ 15,1 milhões e de, aproximadamente, R$ 30 milhões, em 2026.

De acordo com a secretária de Educação do Estado, Rowenna Brito, a iniciativa é mais uma demonstração dos esforços do governo estadual na valorização de professores e servidores e no fortalecimento do Ensino Superior.

“Temos que destacar todo o investimento feito pelo Governo do Estado no fortalecimento das nossas universidades estaduais que, só este ano de 2025, têm o orçamento previsto em R$ 2,5 bilhões, em uma clara demonstração de cuidado e respeito às nossas instituições de Ensino Superior”, afirmou a secretária, destacando o caráter democrático dos reajustes que foram concedidos em diálogo com as categorias.

O secretário da Administração, Edelvino Góes, destacou que esta é mais uma ação de valorização dos professores das universidades. “Existe um conjunto de ações que o Governo do Estado vem implementando, como a abertura de concursos públicos e a ampliação do quadro de dedicação exclusiva e das promoções”, elencou.

https://jequiereporter.com/

Read More

WALDEMIR VIDAL SANTOS DRT-BA 4.260 - ABCD-BA 544

Tecnologia do Blogger.

Flu de Feira goleia na Série B | Brasil segue rotina de treinos para jogo com a Escócia - FE - 22/06