Presidente do Athletico-PR convoca padre para benzer CT e afastar “pacto” de 2024

 


Por Redação

Presidente do Athletico-PR convoca padre para benzer CT e afastar “pacto” de 2024
Foto: Reprodução / Instagram

Ainda na tentativa de sair da má fase na Série B do Campeonato Brasileiro, o Athletico-PR chamou um padre para benzer as dependências do clube. De acordo com a jornalista Monique Vilela, a ocasião foi a pedido do presidente Mario Celso Petraglia, que acredita que o "pacto" realizado na temporada passada não favoreceu a equipe e atraiu "energias negativas". 

 

Em outubro de 2024, na luta contra o rebaixamento, o Furacão publicou um vídeo nas redes sociais com enredo sobrenatural e associações "macabras. Durante o produto audiovisual, foram mostradas frases como ‘entregue a sua alma’, com o intuito de chamar a torcida para fortalecer a equipe. 

 

“Todo mundo já ouviu que nós temos um pacto. A verdade é que sim, nós temos. Não com entidades sobrenaturais, mas com uma força que vem das arquibancadas. A energia da nossa torcida sempre nos moveu, agora não será diferente”, completou o clube. 

 

A benção do padre foi realizada no Centro de Treinamento do Caju, que fica ao lado da Arena da Baixada, casa do Athletico.  

 

Nesta quinta-feira (31), o Furacão vai enfrentar o São Paulo, em duelo válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, a partir das 19h30. Apesar do jogo importante, o foco da equipe é na Série B do Campeonato Brasileiro. Até então, o Rubro-Negro está com a 11ª colocação, com 25 pontos somados.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Carille terá zagueiro à disposição pela primeira vez no Vitória; saiba quem


Por Hugo Araújo

Carille terá zagueiro à disposição pela primeira vez no Vitória; saiba quem
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Além da provável estreia de Romarinho, e outros reforços como Rúben Ismael e Aitor Cantalapiedra, o técnico Fábio Carille poderá contar pela primeira vez com o zagueiro Neris, neste domingo (3), contra o Palmeiras, pela 18ª rodada da Série A. Recuperado de lesão, o defensor voltou a treinar normalmente e pode voltar a campo após quase três meses. 

 

A última partida de Neris foi em 10 de maio, contra o Vasco, pela 8ª rodada, quando entrou nos minutos finais. Na sequência, o defensor foi reserva contra Cerro Largo e Bahia, antes de se lesionar e ficar indisponível a partir da partida contra o Santos, na 10ª rodada do Brasileirão. 

 

Dez jogos depois, Neris volta a ficar à disposição e pela primeira vez com Carille, que estreou há cinco partidas, no dia 12 de julho, contra o Internacional, na rodada 13 da Série A. Desde a primeira partida do novo treinador, o Vitória perdeu para o Inter, empatou com Botafogo, Sport e Mirassol e venceu o RB Bragantino. 

 

Neris em treino do Vitória | Foto: Victor Ferreira/EC Vitória 

 

Nas dez partidas sem Neris, o Vitória perdeu cinco, empatou quatro e venceu apenas uma vez, com oito gols sofridos. Contratado pelo Leão em julho do ano passado, o zagueiro de 33 anos soma 34 jogos pelo Vitória, com dois gols marcados. Em 2025, jogou 18 vezes. 

 

 Atualmente, a zaga rubro-negra é formada pelo capitão Lucas Halter e Zé Marcos. Além de Neris, o Leão ainda conta com Edu e o jovem Kauan, que fraturou o tornozelo e se recupera de cirurgia. 

 

Após 17 jogos no Campeonato Brasileiro, o Vitória soma 17 pontos, na 15ª colocação. O Leão tem dois pontos a mais que o Santos, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. 

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

VÍDEO: Ex-Cruzeiro, goleiro Rafael Cabral defende três pênaltis em partida nos Estados Unidos

 


Por Redação

VÍDEO: Ex-Cruzeiro, goleiro Rafael Cabral defende três pênaltis em partida nos Estados Unidos
Foto: Reprodução / X

O goleiro brasileiro ex-Cruzeiro, Rafael Cabral, se destacou na vitória do Real Salt Lake sobre o Club América, do México. Na estreia das equipes pela League Cup 2025, a partida foi para a disputa de pênaltis e o defensor segurou 3 das 4 cobranças do clube adversário. 

 

 

Além de ter sido o principal atleta do triunfo, aos 35 anos, Rafael é capitão da equipe e, nesta temporada, já atuou mais de 2.400 minutos. O atleta é o único jogador do elenco que disputou todos os minutos dos jogos, até então. 

 

“Eu nunca trabalhei com um jogador com a qualidade do Rafa. Ele tem sido a voz do vestiário, o líder, e aparece quando mais precisamos”, afirmou o treinador do Real Salt Lake após o apito final. 

 

Cabral deixou o Cruzeiro em janeiro deste ano para fechar com o RSL. Ao todo, o goleiro completou 121 jogos com a camisa da Raposa. Nesse período, levou 109 gols.

 

A equipe dos Estados Unidos volta a campo no próximo sábado (2), contra o Atlético San Luis. O duelo será no America First Field e a bola vai rolar a partir das 22h30.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Palmeiras se irrita com VAR e Corinthians reclama de 'jogo picado' por juiz

 


Por Livia Camillo e Carolina Alberti | Folhapress

Palmeiras se irrita com VAR e Corinthians reclama de 'jogo picado' por juiz
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

A arbitragem de Wilton Pereira Sampaio irritou a Corinthians e Palmeiras, na vitória do Timão por 1 a 0, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira (30).
 

VAR E 'JOGO PICADO'
 

Enquanto o lado alviverde questionou a decisão do VAR, que anulou o que seria o gol de empate, o alvinegro reclamou das paralisações constantes. Ao todo, Wilton marcou 33 faltas —20 contra o Corinthians e 13 contra o Palmeiras.
 

Abel Ferreira disse que o futebol brasileiro trabalha com "ferramentas do século passado". O técnico do Palmeiras não quis se alongar ao responder sobre o impedimento milimétrico de Maurício, mas deixou claro
 

"Não vou falar sobre isso. Com a qualidade da tecnologia para avaliarmos as linhas... Já disse várias vezes minha opinião. A única coisa que posso dizer é que foram duas situações em que o Sr. Wilton está em cima do lance e não marca pênalti, e o impedimento é invalidado pelo bandeirinha. Estamos no século 21 e ainda trabalhamos com ferramentas do século passado", disse Abel após a partida.
 

O meio-campista Lucas Evangelista também criticou a ação do árbitro de vídeo. No entanto, o jogador fez um "mea culpa" e afirmou que não dá para depender da tecnologia em campo.
 

"Não gosto muito de falar sobre isso, mas o VAR serve para corrigir erro e está dando mais problema. Então, foi o que eu falei, não dá para ficar dependendo disso. Temos que fazer o nosso", falou Lucas Evangelista, em zona mista.
 

Porém, não foi apenas o lado palmeirense que se incomodou, e os corintianos reclamaram do "jogo picado". O alto número de faltas impediu que a partida tivesse um ritmo mais dinâmico e até gerou discussões mais acaloradas entre os atletas.
 

"Cada árbitro tem o seu critério. Creio que não é muito fácil apitar um clássico, mas é difícil, porque o que a gente quer é estar com a bola no pé. A gente quer jogar e, quando o jogo para muito acaba atrapalhando, ainda mais com frio, se a gente fica um pouco parado, por causa de alguma bobeira, discussão, é ruim. Mas, fazer o quê? Faz parte. Ele tem os critérios dele, a gente tem que respeitar, mas, com certeza, faz muito mal essas paralisações", disse Matheuzinho, lateral-direito do Corinthians, em zona mista.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Nico Acevedo desfalca o Bahia na volta contra o Retrô pela Copa do Brasil

 

Por Bia Jesus

Nico Acevedo desfalca o Bahia na volta contra o Retrô pela Copa do Brasil
Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

Titular absoluto do Bahia na Copa do Brasil, o volante Nico Acevedo será desfalque na partida decisiva contra o Retrô, marcada para a próxima quarta-feira (6), na Arena Pernambuco, pelo jogo de volta das oitavas de final.

 

O uruguaio recebeu o terceiro cartão amarelo consecutivo na competição e, por isso, está suspenso.


ESPAÇO ABERTO PARA JOIA?

Com a ausência de Acevedo, o técnico Rogério Ceni poderá abrir espaço para o jovem Jota, volante formado na base tricolor, que desponta como opção para começar entre os titulares na decisão diante do Azulão. 

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Ancelotti marca data para volta das férias e vai fixar residência no Rio

 


Por Eder Traskini | Folhapress

Ancelotti marca data para volta das férias e vai fixar residência no Rio
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A comissão técnica da seleção brasileira já iniciou uma nova rodada de observações in loco de jogos pelo país, mas ainda não conta com a presença de Carlo Ancelotti, que já tem data para retorno definitivo ao Brasil.
 

Ancelotti está em período de férias, como avisou que faria em entrevistas durante a primeira data Fifa no comando da seleção. O italiano fez sua mudança de Madrid, Espanha, para Vancouver, no Canadá, onde mora com a esposa.
 

O treinador ficará em definivo no Brasil a partir do dia 10 de agosto. Ele vai morar no Rio de Janeiro e participará das observações in loco. Ele já esteve em diversos estádios brasileiros antes de fazer sua primeira convocação com a seleção.
 

Enquanto isso, a comissão técnica segue acompanhando jogos e atualizando o banco de dados do departamento. O coordenador técnico Juan Santos e o analista de desempenho Bruno Baquete estiveram no Morumbis em São Paulo x Fluminense, por exemplo.
 

A agenda para as próximas semanas conta com jogos da Copa do Brasil e do Brasileiro. O diretor executivo Rodrigo Caetano, o preparador de goleiros Cláudio Taffarel, o analista Thomaz Araújo e o preparador físico Cristiano Nunes estarão em jogos.
 

*
 

CONFIRA A AGENDA DE OBSERVAÇÕES:
 

São Paulo x Fluminense: Juan Santos e Bruno Baquete
 

Corinthians x Palmeiras: Thomaz Araújo e Cláudio Taffarel
 

Internacional x Fluminense: Juan Santos e Cristiano Nunes
 

Flamengo x Atlético-MG: Rodrigo Caetano
 

Botafogo x Cruzeiro: representantes a definir
 

Santos x Juventude: representantes a definir

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Trump avalia restringir vistos para brasileiros na Copa do Mundo de 2026

 


Por Redação

Donald Trump ao lado de Gianni Infantino, presidente da Fifa
Foto: Divulgação

O atrito diplomático entre Estados Unidos e Brasil ganhou um novo capítulo e pode trazer consequências diretas para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada entre 11 de junho e 19 de julho nos EUA, Canadá e México. Segundo informações da CNN Brasil, o presidente Donald Trump avalia restringir ou até suspender a emissão de vistos para brasileiros durante o período do torneio.

 

A medida seria uma forma de retaliação às recentes divergências políticas entre o Brasil e o atual governo norte-americano. O gesto de impacto faz parte de uma série de ações que Trump pretende adotar, incluindo o já anunciado “tarifaço”.

 

Sinais da possível mudança já foram percebidos em Washington, durante a visita de uma comitiva de senadores brasileiros. Os parlamentares receberam vistos com tempo de permanência reduzido, o que foi interpretado como um ensaio da nova política migratória.

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acompanha o caso com atenção. A entidade já está ciente da possibilidade de sanções e pretende, se necessário, dialogar com o Governo Federal em busca de alternativas que garantam a presença da torcida brasileira no Mundial.

 

A FIFA ainda não se posicionou oficialmente sobre o tema. O presidente Gianni Infantino, que mantém boa relação com Trump, afirmou recentemente que "torcedores internacionais serão bem-vindos" no torneio. No entanto, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, declarou em evento que os visitantes "devem assistir aos jogos e voltar para casa logo após.".

 

Além da Copa, os EUA sediarão os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, também durante o próximo mandato presidencial. O cenário diplomático pode, portanto, afetar não apenas o Mundial, mas outros eventos esportivos globais.

 

Trump, por sinal, já protagonizou momentos controversos no futebol. Durante a premiação da primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, realizado neste ano em solo norte-americano, o presidente entregou o troféu ao capitão do Chelsea, Reece James, e descumpriu protocolos ao circular livremente entre os atletas no gramado do MetLife Stadium, em Nova Jersey. O momento, que gerou constrangimento, ganhou repercussão internacional.

 

A taça em questão, fabricada pela joalheria Tiffany & Co. com acabamento em ouro 24 quilates, segue exposta no Salão Oval da Casa Branca. Segundo Trump, o troféu original permanece sob sua guarda, enquanto o Chelsea recebeu apenas uma réplica após a vitória sobre o Paris Saint-Germain.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

De volta ao Vozão: Ceará anuncia retorno de Vina, ex-Bahia

 


Por Redação

De volta ao Vozão: Ceará anuncia retorno de Vina, ex-Bahia
Foto: Reprodução/Instagram

O torcedor alvinegro amanheceu nesta quinta-feira (31) com uma boa notícia. O Ceará confirmou, por meio de suas redes sociais, o retorno do meia Vina, de 34 anos, como o primeiro reforço da equipe nesta segunda janela de transferências do futebol brasileiro.

 

Ídolo recente da torcida do Vozão, Vina retorna após duas temporadas no futebol da Arábia Saudita, onde vestiu as camisas do Al-Hazm e do Al-Jubail. Na última temporada, o meia disputou 19 partidas e marcou oito gols.

 

A história de Vina com o Ceará é lembrada com muito carinho pelos alvinegros. Entre 2020 e 2023, o jogador acumulou 168 jogos, 46 gols e 31 assistências, sendo peça-chave em campanhas que marcaram a permanência do clube na Série A e boas participações em competições nacionais e internacionais. Depois da passagem pelo Vozão, teve uma breve estadia no Grêmio, onde não conseguiu repetir o mesmo desempenho.

 

Apesar da forte ligação com o clube cearense, Vina também é lembrado pela torcida do Bahia, onde atuou entre 2017 e 2018. Pelo Tricolor de Aço, ele somou 87 jogos, com 16 gols e cinco assistências, destacando-se no meio-campo.

 

Ao longo da carreira, o meia também passou por Athletico Paranaense, Náutico, Fluminense, Atlético-MG, Coritiba, Joinville, Paraná, entre outros clubes do futebol brasileiro.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

Lucas Paquetá é inocentado de acusação de manipulação de apostas, anuncia West Ham

 

Por Thiago Tolentino

Lucas Paquetá atuando em amistoso pelo West Ham
Foto: Reprodução/Instagram

O meia brasileiro Lucas Paquetá, foi inocentado das acusações de envolvimento em manipulação de apostas esportivas. O anúncio oficial foi feito quinta-feira (31) pelo West Ham, através de um comunicado divulgado nas redes sociais e no site oficial do clube. A decisão põe fim a um processo que se arrastava desde maio de 2024 e teve repercussão internacional.

 

 

Paquetá era investigado pela Federação Inglesa (FA) sob a suspeita de ter influenciado propositalmente a própria conduta em campo para favorecer apostas ilegais. O foco da investigação estava em quatro partidas da Premier League: contra Leicester (12/11/2022), Aston Villa (12/03/2023), Leeds United (21/05/2023) e Bournemouth (12/08/2023), nas quais o jogador recebeu cartões amarelos considerados suspeitos.

 

À época, a FA chegou a alegar que o atleta teria violado quatro vezes a Regra E5.1, que trata de tentativas de influenciar o resultado ou o andamento de partidas em benefício de mercados de apostas. Também pesavam contra o jogador duas acusações de descumprimento da Regra F3, relacionadas à suposta falta de colaboração durante a investigação.

 

Entretanto, após meses de apuração e defesa apresentada pelos advogados de Paquetá, o caso foi encerrado sem punição. O órgão regulador não encontrou evidências suficientes para manter a acusação, e o jogador foi oficialmente absolvido de qualquer infração.

 

Em nota, a vice-presidente do West Ham United, Karren Brady, comemorou o desfecho e reiterou sua confiança no atleta.

 

"Estamos satisfeitos por Lucas ter sido absolvido. Ele manteve sua inocência desde o início, e, como clube, o apoiamos de forma resoluta durante todo o processo. Apesar da enorme pressão sobre ele, Lucas se manteve atuando semana após semana pelo clube, sempre dando o seu máximo. Foi um período difícil para Lucas e sua família, mas ele se manteve absolutamente profissional durante todo o tempo e agora está pronto para encerrar esse episódio, assim como todos no West Ham United."

 

Lucas Paquetá também se manifestou: "Desde o primeiro dia desta investigação, mantive minha inocência diante dessas acusações extremamente graves. Não posso dizer mais nada neste momento, mas gostaria de expressar minha gratidão a Deus e minha vontade de voltar a jogar futebol com um sorriso no rosto. À minha esposa, que nunca soltou minha mão; ao West Ham United; aos torcedores que sempre me apoiaram; e à minha família, amigos e equipe jurídica que estiveram ao meu lado – obrigado por tudo."

 

A absolvição de Paquetá deve reaquecer o interesse de grandes clubes europeus, e possivelmente do Flamengo, que tem agido de forma agressiva no mercado e já sinalizou sondagem pelo jogador. Vale lembrar que o Manchester City, chegou a recurar nas negociações, que na época eram dadas como certas, durante o andamento do processo.

 

Leia o comunicado oficial na íntegra:

 

"O West Ham United pode confirmar que uma Comissão Reguladora independente inocentou Lucas Paquetá das acusações de má conduta feitas contra ele pela Associação de Futebol por supostas violações da regra E5 da FA."

 

Karren Brady (vice-presidente do West Ham United): "Estamos satisfeitos por Lucas ter sido absolvido. Ele manteve sua inocência desde o início, e, como clube, o apoiamos de forma resoluta durante todo o processo. Apesar da enorme pressão sobre ele, Lucas se manteve atuando semana após semana pelo clube, sempre dando o seu máximo. Foi um período difícil para Lucas e sua família, mas ele se manteve absolutamente profissional durante todo o tempo e agora está pronto para encerrar esse episódio, assim como todos no West Ham United."

 

Lucas Paquetá: "Desde o primeiro dia desta investigação, mantive minha inocência diante dessas acusações extremamente graves. Não posso dizer mais nada neste momento, mas gostaria de expressar minha gratidão a Deus e minha vontade de voltar a jogar futebol com um sorriso no rosto. À minha esposa, que nunca soltou minha mão; ao West Ham United; aos torcedores que sempre me apoiaram; e à minha família, amigos e equipe jurídica que estiveram ao meu lado – obrigado por tudo."

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

SAF no Vitória: Marcone Amaral nega contato com Fábio Mota e reforça tratativas com investidores do Catar

 


Por Redação

Deputado Marcone Amaral ao lado do escudo do Vitória
Foto: Divulgação

Em meio aos rumores que envolvem o processo de transformação do Vitória em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), o deputado estadual e ex-jogador Marcone Amaral (PSD) veio a público na última quarta-feira (30) para esclarecer seu papel nas articulações com investidores estrangeiros. Ele negou qualquer contato recente com o presidente Fábio Mota sobre o tema e reafirmou que os diálogos seguem por meio de um grupo independente.

 

"Não existe nenhuma troca de mensagens entre mim e Fábio Mota sobre a SAF. O que há é um movimento institucional, através do grupo Vitória SAF, que busca viabilizar uma reunião comigo em agosto", afirmou o parlamentar, rebatendo especulações divulgadas por setoristas ligados ao clube.

 

Marcone, que tem bom trânsito com representantes da família real Al-Thani, no Catar, reforçou que está aberto ao diálogo com a atual gestão rubro-negra, mas sem qualquer intenção de interferência política ou administrativa. Segundo ele, seu foco é contribuir de forma transparente para o fortalecimento do clube.

 

"Estou à disposição do Vitória e da torcida. Qualquer informação sobre nossas conversas com investidores árabes deve ser confirmada diretamente comigo, com responsabilidade e transparência", contou.

 

Com passagens pelo futebol internacional e experiência em relações diplomáticas no mundo árabe, Marcone demonstrou otimismo quanto ao avanço das negociações. "Conheço bem o perfil do investidor árabe e posso dizer que há grandes chances desse projeto sair do papel. Nosso objetivo é tornar o Vitória mais competitivo, com ambição por títulos nacionais e internacionais", concluiu.

 

Paralelamente às conversas com possíveis investidores, o Vitória tem discutido internamente o modelo de SAF a ser adotado. Uma das propostas levadas ao clube prevê a criação de uma SAF gerencial, em que o departamento de futebol seria transformado em empresa com 100% das ações sob controle da associação — modelo que possibilitaria buscar um investidor posteriormente.

 

No entanto, o Movimento Vitória SAF (MVSAF) se posicionou publicamente contra essa estrutura. Em nota divulgada, o grupo alertou para os riscos de perpetuação no poder e travamento do processo de profissionalização do clube.

 

"A principal vantagem tributária da SAF (redução de impostos em cerca de 10,5%) só começa a valer em 2027. Até lá, não faz sentido jurídico nem financeiro realizar a transformação sem um investidor já engatilhado", afirma o texto.

 

"O presidente da associação passa a acumular o cargo de CEO da SAF, com salário definido internamente, podendo alcançar cifras altíssimas", concluiu.

 

Ainda segundo o movimento, um modelo engessado, criado sem planejamento, pode afastar investidores sérios no futuro.

 

O tema se insere num momento de importantes mudanças estruturais, como o projeto da Arena Barradão, que já tem contrato assinado. Os próximos passos para a SAF envolvem definir o modelo de negócio, emitir parecer do Conselho Fiscal, formar uma comissão especial e aprovar o plano em instâncias como o Conselho Deliberativo e Assembleia Geral.

 

Em entrevista à ESPN no dia 14 de maio, o presidente Fábio Mota reafirmou a intenção de transformar o clube em SAF até 2027. Ele não descartou a possibilidade de antecipar esse prazo caso surja um investidor.

 

"O Vitória está caminhando, sim, independente de ter ou não investidor. Nós vamos transformar o Vitória em SAF até 27. Se tiver um investidor antes, até antes deste momento", disse.

https://www.bahianoticias.com.br/esportes

Read More

WALDEMIR VIDAL SANTOS DRT-BA 4.260 - ABCD-BA 544

Tecnologia do Blogger.

Neymar fora do jogo contra o Haiti - Falando de Esportes - 19/06/26