Notícias de Bahia e Vitória


Campeões da Copa do Brasil Sub-20 são




 homenageados em Salvador

Equipe do Vitória foi recebida pelo governador do estado da Bahia nesta quarta-feira em Salvador

Por GLOBOESPORTE.COMSalvador
10 comentários
A festa não para. Os jogadores do Vitória, campeões da Copa do Brasil sub-20, foram recebidos nesta quarta-feira pelo governador da Bahia, Jaques Wagner. Os jovens foram homenageados pelo chefe do estado baiano. Wagner comemorou além do título da base, o acesso do time principal à Série A.

- Sou torcedor do Bahia, mas vidente que separo a postura de governador da de torcedor. Torço para que cada jovem baiano brilhe e estou muito feliz com essa conquista. É um orgulho pra mim, assim como é ver o Vitória na Primeira Divisão, já que é  mais exposição do nosso estado – disse o governador.
vitória; sub-20Governador da Bahia recebeu os rubro-negros nesta quarta-feira em Salvador (Foto:Raul Golinelli/Secom)
Durante o encontro, o governador anunciou a liberação de recursos para uma parceria com o Vitória para desenvolver trabalhos sociais na região de Canabrava, bairro onde fica a Toca do Leão. O presidente do Vitória, Alexi Portela, agradeceu a liberação de quase R$ 900 mil para os projetos e destacou a importância da sua diretoria na divisão de base.

- Esse convênio vai ajudar a melhorar a estrutura do clube e a inclusão social em Canabrava, agradeço ao governador. Quanto ao título, eu não tinha dúvida do resultado pela maneira como o time estava jogando. Agradeço a Epifânio Carneiro, nosso diretor da base, que formou um grupo de profissionais competentes e, portanto tem parte no resultado – disse Portela.

Um dos destaques do time na competição, o jovem Magal destacou os ingredientes da conquista baiana.

- A conquista foi com muito trabalho e comprometimento. Agora o time está focado na Copa São Paulo e depois na Taça Libertadores – garantiu.

Bahia nega ter feito proposta para





 Wellington Saci




Lateral-esquerdo, que negocia com o Paysandu, disse ter recebido uma proposta para atuar no time baiano

Por Raphael CarneiroSalvador
27 comentários
Wellington Saci, Atlético-PR x ABC (Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)Jogador foi desmentido pela diretoria do Bahia
(Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)
O Bahia não tem interesse em Wellington Saci. Essa é a palavra oficial do clube. Depois de o jogador ter revelado que, em negociação com o Paysandu, teria recebido uma proposta do Tricolor, a diretoria do time baiano negou a versão. De acordo com a assessoria de imprensa do Bahia, o gestor Paulo Angioni disse se tratar de um jogador de qualidade, mas que no momento não está nos planos do Esquadrão de Aço.
Wellington Saci tem contrato com o Corinthians até o final deste ano. Pouco aproveitado no Timão, teve passagem por Atlético-MG, Sport, Vitória e por último estava no Atlético-PR, onde fez parte do grupo que conquistou o acesso para a Série A do próximo ano.
O Bahia ainda não anunciou nenhum reforço para a próxima temporada. Até agora, o clube renovou apenas os contratos de Diones e Danny Morais, além do técnico Jorginho.
A possibilidade de negociar com Wellington Saci seria por uma precaução para a lateral esquerda em 2013. Até agora, o clube conta apenas com Ávine e Jussandro para o setor. O primeiro, no entanto, pode não jogar mais como lateral. Ávine está afastado dos gramados desde agosto deste ano por causa de uma lesão cartilaginosa no joelho. O lateral, que se prepara para retornar aos campos na próxima temporada, admitiu que existe até apossibilidade de mudar de posição.
- Não tem problema [jogar como meia]. Eu quero é estar jogando, estar no grupo, ajudando da melhor maneira possível – declarou o atleta em novembro.
Confira as opções do elenco para o técnico Jorginho armar o time:
Goleiros: 
Marcelo Lomba e Omar;
Laterais: Ávine, Jussandro, Madson e Neto;
Zagueiros: Titi e Danny Morais;
Volantes: Diones, Anderson, Fahel, Kléberson e Hélder;
Meias: Gabriel, Anderson Talisca, Magno, Jéferson e Zé Roberto;
Atacantes: Rafael, Ryder, Souza, Matheus, Cláudio Pitbull e Italo Melo.


Read More

Notícias dos Times do Rio de Janeiro


Dorival indica contratação do argentino Jesus Dátolo

Quatro setores do time são tratados com mais urgência
Por: Beto Junior e Sérgio Américo
Site Oficial do Grêmio
O técnico Dorival Junior se reuniu com a nova cúpula de futebol do Flamengo nesta terça-feira (18/12) para definir sua permanência no clube e começar a traçar o futuro do departamento de futebol rubro-negro. As partes conversaram por longas horas e se acertaram, a única pendência ficou em relação ao novo cargo oferecido para Zinho (ex-diretor de futebol), que não deseja sofrer uma redução salarial. O tetracampeão deve responder nesta quarta-feira (19/12).

Na reunião com Paulo Pelaipe (diretor executivo) e Wallim Vasconcellos (vice de futebol), o técnico apresentou uma lista de despensas e outra com possíveis reforços. Algumas posições são mais urgentes. Dorival pediu atenção maior com quatro posições: lateral-direita, zaga, meia campo (camisa 10) e segundo atacante.

Um nome de peso estava sendo negociado para vestir a camisa 10 rubro-negra. A diretoria passou essa semana negociando com o capitão colorado D´Alessandro, mas os gaúchos pediram seis milhões de euros para liberar o craque argentino. Paulo Pelaipe descartou o negócio. Outro meia do Internacional que pode ser contratado é Dátolo. O jogador que também interessa ao Vasco, foi um pedido especial de Dorival que trabalhou com o jogador no Colorado. O dirigente também negocia com o zagueiro Lisandro Lopez, de 23 anos, que pertence ao Arsenal de Sarandi (Argentina).





Marcelo Mattos fala sobre período difícil em 2012

Jogador não atua a quase oito meses por conta de lesão no púbis
Por: Gabriel Vasconcellos e Thiago Veras
Divulgação/AGIF
Marcelo Mattos teve um ano de 2012 para esquecer, pelo menos no que diz questão a lesões e atuações. Sofrendo desde o começo com um problema na região do púbis, o volante relembra que atuou na maior parte do ano no sacrifício. A lesão, a mesma que aposentou o ex-jogador de tênis Guga Kuerten, segundo o próprio Marcelo está curada.
Ciente que mesmo tentando ajudar, pode ter se prejudicado, o atleta revela que só tomou a decisão de fazer a primeira e depois a segunda cirurgia, porque já não estava mais conseguindo correr em campo.
“Foi um ano muito difícil, mas de superação, de lutas, várias vezes tentei voltar, mas a dor impedia até que tomamos a decisão de fazer uma nova cirurgia e, creio que agora isso foi resolvido. Espero que agora em 2013 eu tenha um ano só de futebol, sem lesões e isso que é importante”, disse o jogador que explicou mais sobre o problema.
“Eu acho que eu fiz tudo. Jogando eu fui até o meu limite, que foi contra o Vitória, quando eu não conseguia dar mais nenhum passo e, acho que isso fez com que eu ficasse de fora esses sete, quase oito meses. Não acho que eu sou guerreiro, mas acho que se eu tivesse saído antes, teria voltado antes, mas quis seguir, quis ajudar e, infelizmente acabei ficando muito tempo fora. Agora é levantar a cabeça, estou muito feliz com a última cirurgia que eu fiz, tô me sentindo muito bem, cada dia melhora um pouco, cada dia eu me solto mais um pouco e, isso vai ajudar muito. Essa lesão vêm me atrapalhando a bastante tempo e agora creio que resolveu.”
Lesões no púbis têm uma cicatrização mais complicada e a recuperação mais lenta, mas depois de quase oito meses sem pisar nos campos, Mattos acha que finalmente voltou a hora de retornar aos gramados e quer trabalhar forte em janeiro para recuperar seu espaço no time alvinegro.
“Eu sabia do meu problema, das dificuldades, mas o momento mais difícil foi esse último de ter entrado conta o Vasco onde eu não estava me sentindo 100%, mas eu quis ajudar e, depois contra o Figueirense que eu entrei faltando mais ou menos cinco minutos e vi que não poderia ajudar e, até poderia prejudicar o time e resolvi tomar uma providência quanto a isso, que acabou sendo fazer essa cirurgia. Esse foi o momento mais difícil, mas agora estou pronto para começar janeiro de maneira muito forte”, finalizou.




Atacante Rhayner, ex-Náutico, é o primeiro reforço do Fluminense

Jovem vem por empréstimo de uma temporada
Por: Beto Junior e Wilson Pimentel
Crédito: Divulgação
O atacante Rhayner, que disputou a Série A deste ano pelo Náutico, é o primeiro reforço do Fluminense para 2013. O jogador chegou agora ao Rio de Janeiro e acertou sua situação com o clube e está confirmado como o primeiro reforço para a próxima temporada. O atacante vem por empréstimo até o final de 2013. O Campeão Brasileiro de 2012, terá prioridade de compra no fim do empréstimo. O jogador tem os seus direitos ligados ao Tombense de Minas Gerais.

Rodrigo Caetano, diretor executivo do Fluminense, comenta a chegada do jovem atacante.

“Conseguimos concretizar a contratação do atacante Rhayner que se destacou pelo Náutico no Campeonato Brasileiro. Jogador jovem, de muita velocidade que foi indicado pelo Abel. Agora a gente pode focar mais nas outras duas peças e tentar concluir até o dia 04 de janeiro que é o dia que a gente viaja para a pré-temporada em Atibaia.”

Fala o que fez o clube buscar o jogador 

"Foi justamente pelo destaque que ele teve no Náutico. Nas partidas contra o Fluminense ele se destacou muito, jogou 34 das 38 partidas do brasileirão. Tem características interessantes para um jogador de lado de campo. Foi um nome de consenso indicado pelo Abel." 

Comenta que não se importa com o fato do atacante não ter feito gols na Série A

"Não de forma nenhuma. O que foi observado foi a característica dele. As valências físicas, as funções que ele exerce em campo. A gente já acompanha o Rhayner desde que ele surgiu no Grêmio Barueri."

O jovem vais ser apresentado em janeiro

"A idéia é que ele seja apresentado no dia 03 de janeiro ainda no Rio de Janeiro."

Explica porque adquiriu o jogador por empréstimo

"Hoje no cenário do futebol é bem complicado , as equipes sabem que tem q contratar muito rápido e a disputa é grande. Ta cada vez mais difícil comprar os jogadores e ainda mais a gente que já tem um elenco numeroso e qualificado. A busca tem que ser bem cirúrgica."

Explica que as contratações não são feitas por serem mais baratas ou caras
"O Fluminense vai sempre buscar o melhor jogador possível. Os números de hoje no mercado atrapalham um pouco. Então quando surge uma oportunidade de buscar um jogador de qualidade e que se enquadra na nossa dificuldade, a gente vai buscar. Não por ser mais barato ou caro."





Juninho Pernambucano: "Voltei jogando muito bem e isso acabou incomodado”

Meia acusou conselheiros por vazamento de informações
Por: Beto Junior
Crédito: Marcelo Sadio
  Em entrevista exclusiva , ao vivo, durante o Show do Apolinho, Juninho Pernambucano abriu seu coração e desabafou nos microfones da Tupi. O ex-jogador do Vasco falou dos bastidores da sua segunda passagem pelo clube de São Januário que culminaram com a saída do jogador para o New Yorque Red Bull. O eterno Reizinho da Colina criticou o ambiente do clube e os erros administrativos do Vasco. Juninho começa explicando como acertou seu retorno para o clube e o que deixou acordado com Roberto Dinamite.

“Na minha apresentação eu disse que depois de seis meses eu faria o que eu quisesse da minha vida. Estava pagando minha divida com o Vasco. Depois dos seis meses, eu fiz mais seis meses por ver a situação do Vasco e renovei no inicio desse ano. Fizemos uma campanha muito boa na Libertadores sendo eliminado nas quartas de final pelo Corinthians. Depois mais seis meses, ano passado eu renovei por objetivo e esse ano por jogo. Tudo baseado na proposta que o Vasco me fazia. Agora um ano e meio depois, 76 jogos depois, 50 só esse ano. Fiz tudo que podia e achei que era um risco muito grande continuar no Vasco com a situação em que o clube se encontra.”

Fala dos culpados pelo momento do Vasco e comenta sobre a negociação para sair do Vasco

“É difícil dizer quem é o culpado. Essa direção tem uma parcela grande de culpa, a direção passada tem uma parcela de culpa grande. E quando se comete erros precisa de um tempo grande para recuperar. Então achei que a melhor decisão era sair. Recebi uma proposta do Atlético-MG, fiquei tentado porque a proposta era muito boa. Não só pelo contrato, mas pelo grande time que o Atlético-MG tem, pelo desafio de jogar novamente com o Ronaldinho Gaúcho. Mas deixei claro para o Roberto que minha preferência era sair do Brasil. Surgiu à oportunidade de jogar no New Yorque Red Bull, fui lá com o Vasco sabendo de tudo, visitei tudo, lugar pra morar, escolas para os filhos. Com o Vasco sabendo de tudo, segunda-feira eu fechei com eles por um ano de contrato. Eles me ofereceram dois anos, mais eu não quis porque esse será meu último ano de futebol.”

Afirma que tem medo da torcida ficar contra ele

“Às vezes eu fico com medo dessa inversão. Não está havendo nenhum abandono, eu não estou quebrando contrato. Nem agora e nem na minha última saída. Não quero correr o risco, pela situação que o clube se encontra, de terminar minha carreira em uma situação difícil dentro de campo em que os resultados não apareçam e seja usado como um escudo para tudo isso. Eu prefiro sair assim, mesmo sem ter conquistado nenhum título nessa segunda passagem pelo Vasco, mas eu saio com minha consciência tranquila de ter feito o melhor que eu podia. Infelizmente se o clube não tivesse nessa fase, lógico que eu nem receberia uma proposta.”


Read More

Pelaipe revela que Dorival continua: 'Não tínhamos dúvida de que ficaria'


Após reunião, diretor executivo de futebol confirma permanência do treinador para 2013. Zinho deve dizer nesta quarta se vai seguir no Fla


Dorival Junior no treino do Flamengo (Foto: Bernardo Monteiro / VIPCOMM)

O Flamengo confirmou no fim da noite desta terça-feira a permanência do técnico Dorival Júnior no comando da equipe para a temporada 2013. Após reunião entre o treinador e integrantes da nova cúpula do futebol rubro-negro, ficou acertada a permanência do comandante.
- O Dorival é o técnico do Flamengo, tem contrato, não tínhamos nenhuma dúvida de que ele ficaria. A reunião foi muito boa, já começamos a tratar de nomes, falamos sobre a pré-temporada, sobre a filosofia de trabalho. Acho que ele gostou - declarou Paulo Pelaipe, diretor executivo de futebol.
Além de Pelaipe, participaram da reunião o novo vice de futebol, Wallim Vasconcellos, e Zinho. O antigo diretor de futebol tem a proposta para assumir a função de gerente. Zinho vai fazer uma reunião particular com Dorival nesta quarta-feira. Depois, é esperado que ele responda se aceita ou não continuar no Flamengo. Se sim, o dirigente sofrerá uma redução salarial. A demora na resposta de Zinho gira em torno desta questão.
Braço direito de Dorival será mantido no clube
A incerteza sobre a permanência de Dorival se dava principalmente pela decisão de Pelaipe de fazer mudanças na comissão técnica. O diretor fazia questão de trazer um preparador de sua confiança para substituir Celso de Rezende, braço direito de Dorival. Isto, a princípio, não deve ocorrer.
- Não vamos trazer mais ningúem. O Flamengo tem outros dois preparadores físicos (Marcelo Martorelli e Daniel Guimarães). O Celso continua, vai fazer parte da comissão permanente - acrescentou Pelaipe.
A pré-temporada do Flamengo tem seu início previsto para 3 de janeiro. Ela será toda feita no Ninho do Urubu.
Read More

Com dados exatos, Fla bate Timão, e Flu supera fácil a Lusa em pesquisa


Datafolha divulga dados de pesquisa com duas casas decimais. Vantagem do Fla sobre o Corinthians é de 0,71%. Flu tem 1,46% contra 0,51 da Lusa


O Datafolha divulgou nesta terça-feira dados mais exatos da pesquisa sobre a preferência dos torcedores brasileiros. É a primeira vez que o instituto libera informações que mostram números com duas casas decimais após a vírgula - o Datafolha adota como regra a divulgação de números redondos em pesquisas de torcidas.
A divulgação da pesquisa ainda sem as casas decimais, no último sábado, causou polêmica por conta de vários números. Corinthians e Flamengo estariam empatados com 16% em primeiro lugar. Com a divulgação dos novos números após consulta do GLOBOESPORTE.COM, o Rubro-Negro tem 16,27%, contra 15,56% dos campeões mundiais.
Pelos números originais, Fluminense e Portuguesa estavam empatados com 1% por causa do arredondamento feito pelo instituto. Os dados novos mostram o Tricolor carioca com 1,46%, contra 0,51% do time do Canindé.
- Mesmo com os novos números, a torcida do Fluminense ser três vezes maior do que a da Portuguesa ainda me parece pouco. Se o instituto de pesquisa tinha esses detalhes, deveria divulgar na primeira pesquisa. De 1,46% para 0,51% é muita coisa. Se eles divulgassem pelo menos uma casa decimal, o Fluminense já teria seu número arredondado para 1,5%. Isso tudo coloca em risco a credibilidade da pesquisa - disse o vice-presidente de marketing do Fluminense, Idel Halfen.

pesquisa datafolha (Foto: arte esporte)
A pesquisa Datafolha foi realizada com base em 2.588 entrevistas, realizadas no último dia 13 de dezembro em 160 municípios brasileiros. Só participaram pessoas com 16 anos de idade para cima. Comparando por regiões, existem mudanças em relação aos números de Flamengo e Corinthians em pesquisas realizadas em 2010 e na medição atual.
O blogueiro Vinícius Paiva, que publicou no Teoria dos Jogos uma análise da pesquisa na segunda-feira, criticou a forma de divulgação escolhida pelo Datafolha, inicialmente sem qualquer casa decimal.
- É importante ressaltar que, mesmo questionável, existe cientificidade na pesquisa. A ordem das torcidas (com exceção da figura da Portuguesa) foi próxima do convencional, e as margens de erro (dois pontos percentuais) existem para ser consideradas. Porém, tendo em vista a divulgação de duas casas decimais, resta claro o processo de arredondamento do Datafolha extremamente equivocado. No tocante ao empate de Fluminense e Portuguesa, o Tricolor tem praticamente um ponto percentual a mais - o triplo da torcida da Lusa na pesquisa! Assim o instituto assume posição de vidraça e se expõe a críticas bastante pertinentes - disse Vinícius.
Autor do blog Olhar Crônico Esportivo, Emerson Gonçalves também lamenta a divulgação inicial dos números do instituto sem as casas decimais.
- Talvez tenha faltado um pouco de bom senso ao Datafolha. Eles tinham que ter passado os números quebrados. Quando o percentual do Fluminense é diminuído de 1,46 para 1, e o da Portuguesa aumentado de 0,51 para 1, existe uma distorção, pois pode dar diferença. Tecnicamente falando, levando em conta a margem de erro, tudo bem, mas deveria prevalecer o bom senso nesse caso. Ou arredondar apenas uma casa decimal. Por exemplo: Flamengo deu 16,27, usa 16,3; Corinthians deu 15,56, usa 15,6. Assim daria uma noção maior da realidade.
No Sul, a vantagem do Corinthians sobre o Flamengo passou de dois pontos em 2010 (9% a 7%) para seis em 2012 (12% a 6%). No Nordeste, os rubros-negros perderam vantagem (24% a 10% em 2010, contra 22% a 12% em 2012). No Norte/Centro-Oeste a frente do time carioca despencou quase pela metade (de 28% a 10% em 2010, para 23% a 13% em 2012).
Segundo o Datafolha, “nas regiões há que se levar em conta a margem de erro em cada uma. Quanto menor o número de entrevistas, maior a margem de erro. A margem para o total da amostra é de dois pontos para mais ou para menos, considerando uma amostra de 2.588 entrevistas. No Sudeste, foram 1007 entrevistas, com margem de erro de três pontos percentuais. No Sul, foram 364 entrevistas com margem de erro de cinco pontos. No Nordeste, 727 entrevistas e margem de erro de quatro pontos; e no Norte/Centro Oeste, foram 420 entrevistas, com margem de erro de cinco pontos para mais ou para menos”.
Read More

Palmeirenses se revoltam e xingam Thiaguinho no Facebook: 'Verme'


Cantor se anima durante a festa do do Corinthians e acaba puxando coro contra arquirrival, mas diz que não teve intenção de initar violência


As provocações do cantor Thiaguinho ao Palmeiras não repercutiram nada bem com os torcedores alviverdes. Horas após o pagodeiro puxar gritos de “Ei, Palmeiras, vai tomar no c...” na festa do título mundial do Corinthians, nesta terça-feira, a torcida do Verdão passou a postar uma sequência de mensagens ofensivas na página oficial do cantor no Facebook. Uma imagem de protesto foi criada para endossar a campanha.
O cantor rebateu as críticas por meio de seu Twitter. Ele disse que a emoção falou mais alto na comemoração do título, mas que não teve a intenção de provocar o Verdão.
- Participei de uma festa em que claro, a emoção supera a razão, mas eu incitar a violência!? Nunca! Basta ver minha conduta em 10 anos... Nunca me envolveria em um assunto desses. Só fui à festa porque sou amante do futebol, e do meu time. Vivo de música. Não de futebol - disse Thiaguinho.

protesto Thiaguinho torcida Palmeiras (Foto: Reprodução)

O cantor lembrou que fez uma música sobre amizade em parceria com seu amigo Rodriguinho, que é palmeirense. Além disso, em 2010, ele gravou o DVD de 25 anos do Exaltasamba no Palestra Itália.
- Gravei um DVD no Palestra Itália. Quer mais exemplo de neutralidade? Quem me conhece sabe como sou justo. Por isso, me justifico.
Assim como Thiaguinho, o atacante Jorge Henrique também provocou o arquirrival, relembrando a queda para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Com o microfone em mãos, ele cantou "Você já caiu, porco!", lembrando a queda do Palmeiras para a Série B neste ano.
Read More

Bahia contesta e faz duras críticas a pesquisa sobre torcidas do Brasil


marcelo guimarães filho (Foto: Raphael Carneiro/Globoesporte.com)

A pesquisa do instituto Datafolha sobre o tamanho das torcidas do Brasil, divulgada no último sábado, desagradou o Bahia. Com Flamengo e Corinthians no topo, com 16%, o levantamento traz o Tricolor baiano em 12º lugar, com 1% da preferência dos entrevistados, empatado com Fluminense, Portuguesa e Vitória.
Na tarde desta segunda-feira, o clube baiano divulgou uma nota em seu site oficial, na qual faz duras críticas à pesquisa Datafolha. A nota afirma que ‘evidentemente todos sabem que não seria possível’ colocar as torcidas de Bahia, Portuguesa e Vitória no mesmo patamar.
- Nem mesmo as torcidas da Lusa e do Rubro-Negro baiano acreditam nesta hipótese – diz o texto.
Para o presidente do clube, Marcelo Guimarães Filho, a pesquisa não reflete a realidade do tamanho da torcida do Bahia.
- Não podemos levá-la em consideração. Em 2011, tivemos a segunda melhor média de público da Série A. Em 2012, ficamos em quinto. Também tivemos o maior índice de crescimento em venda de pay per view. Estes são apenas dois indicadores da força da torcida do Bahia, que é reconhecida em todo o Brasil – diz o cartola.
Confira abaixo a íntegra da nota oficial do Tricolor de Aço.
“Apesar de respeitar o Instituto Datafolha, organização ligada ao Grupo Folha, a diretoria do Esporte Clube Bahia sente-se na obrigação de contestar a última pesquisa sobre os tamanhos das torcidas brasileiras, na qual a torcida tricolor aparece na 12ª colocação, com apenas 1% dos entrevistados declarando-se torcedores do Esquadrão de Aço.
Segundo a pesquisa do Datafolha, a torcida do Bahia estaria empatada com as da Portuguesa-SP e a do Vitória-BA, o que evidentemente todos sabem que não seria possível e nem mesmo as torcidas da Lusa e do Rubro-Negro baiano acreditam nesta hipótese.
Entendemos que cada pesquisa e instituto tem os seus critérios e métodos de aferimento, mas fica impossível considerar plausível este resultado, já que temos outros inúmeros indicadores que comprovam a imensidão da Nação Tricolor. “Esta pesquisa não reflete a realidade do tamanho da torcida do Bahia e não podemos levá-la em consideração. Em 2011, tivemos a segunda melhor média de público da Série A. Em 2012, ficamos em quinto. Também tivemos o maior índice de crescimento em venda de pay per view. Estes são apenas dois indicadores da força da torcida do Bahia, que é reconhecida em todo o Brasil”, comentou o presidente, Marcelo Guimarães Filho.
O Esporte Clube Bahia espera que o Datafolha aprofunde os seus métodos de pesquisa na próxima vez em que for abordar este tema, para que o resultado não fique tão longe da realidade, o que acaba arranhando a imagem e credibilidade desta nobre instituição”.
Confira abaixo o resultado completo:
1 - Flamengo: 17%
1 - Corinthians: 16%
3 - São Paulo: 9%
4 - Palmeiras: 7%
5 - Vasco: 5%
6 - Grêmio: 4%
7 - Cruzeiro: 3%
7 - Santos: 3%
9 - Internacional: 2%
9 - Atlético-MG: 2%
9 - Botafogo: 2%
12 - Fluminense: 1%
12 - Bahia: 1%
12 - Vitória: 1%
12 - Portuguesa: 1%
Nenhum: 23%
Read More

Notícias do Bahia e do Vitória


NOTÍCIAS DO E.C.BAHIA

Cirurgia de Gabriel é bem sucedida


Na manhã desta segunda-feira(17/12), o meia Gabriel foi submetido a uma cirurgia no nariz para correção de um desvio do septo nasal, que vinha dificultando sua respiração e causando incômodos com crises de sinusite.

A cirurgia foi bem sucedida e realizada no Hospital da Bahia, pela equipe médica do Dr. Epifânio Júnior, otorrinolaringologista especialista neste tipo de procedimento.

A recuperação da cirurgia varia entre 15 e 20 dias e Gabriel abriu mão das suas férias para  que possa estar em condições de participar da pré-temporada, que terá inicio no dia 03 de janeiro.

Gabriel está no apartamento do Hospital da Bahia e deve ter alta médica no inicio da noite de hoje.  O Hospital da Bahia fica localizado na Avenida Professor Magalhães Neto, nº 1541,  na Pituba.

NOTÍCIAS DO VITÓRIA-BA

Jogador do Vitória é cortado da seleção


De acordo com informações do site G1, Rio de Janeiro, o atacante Willie, do Vitória, foi cortado da seleção brasileira sub-20 que se prepara na Granja Comary, em Teresópolis, e está fora do Sul-Americano, que acontece entre janeiro e fevereiro, na Argentina. 

 Por problemas médicos não especificados pela CBF, Willie deixou o grupo. Nenhum jogador será convocado para sua vaga, já que 27 atletas foram pré-convocados, e apenas 22 estarão na lista final do Sul-Americano. Com o corte de Willie, mais quatro serão cortados até o torneio.
Read More

NOTÍCIAS DA ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA JEQUIÉ


O EX-Técnico da Atlético de Alagoinhas Paulo César Sales que
vem se reunindo com os Diretores da A.D.Jequié com o objeti-
vo do mesmo assumir o comando Técnico da A.D.Jequié no ano
2013, mas é aguardado até a próxima sexta-feira (21) a defini-
ção em relação a sua ida para o Futebol Pernambucano.
Os Diretores da A.D.Jequié já realizaram várias reuniões desde
o final das eleições onde foi Eleita a Drª Tânia tendo como Vice-
Sergio da Gameleira ambus vem buscando ouvir a todos os Dire-
tores para definirem uma forma de parceria entre o Poder Públi-
co Municipal e A.D.Jequié, mas para isto acontecer será necessá-
rio também que os Vereadores aprovem um projeto de lei, além
que a Diretoria da A.D.Jequié busquem também se organizarem
como deve ser uma equipe Profissional.
Outra informação devido o conhecimento do bom trabalho do que
sempre realiza o Técnico Paulo César Sales alguns Empresários
estariam dispostos a patrocinarem a A.D.Jequié.
Ao encontro o EX-Prefeito de Itagibá Dr. Gilson Fonseca disse que
a partir do dia 02 de janeiro de 2013 vai morar em Jequié e está
a disposição do Presidente Jorge Amado para assumir qualquer
Diretoria da A.D.Jequié como sair em busca de patrocinadores.
NOTÍCIAS DA ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA JEQUIÉ
O EX-Técnico da Atlético de Alagoinhas Paulo César Sales que 
vem se reunindo com os Diretores da A.D.Jequié com o objeti-
vo do mesmo assumir o comando Técnico da A.D.Jequié no ano
2013, mas é aguardado até a próxima sexta-feira (21) a defini-
ção em relação a sua ida para o Futebol Pernambucano.
Os Diretores da A.D.Jequié já realizaram várias reuniões desde 
o final das eleições onde foi Eleita a Drª Tânia tendo como Vice-
Sergio da Gameleira ambus vem buscando ouvir a todos os Dire-
tores para definirem uma forma de parceria entre o Poder Públi-
co Municipal e A.D.Jequié, mas para isto acontecer será necessá-
rio também que os Vereadores aprovem um projeto de lei, além
que a Diretoria da A.D.Jequié busquem também se organizarem 
como deve ser uma equipe Profissional.
Outra informação devido o conhecimento do bom trabalho do que 
sempre realiza o Técnico Paulo César Sales alguns Empresários 
estariam dispostos a patrocinarem a A.D.Jequié.
Ao encontro o EX-Prefeito de Itagibá Dr. Gilson Fonseca disse que
a partir do dia 02 de janeiro de 2013 vai morar em Jequié e está 
a disposição do Presidente Jorge Amado para assumir qualquer 
Diretoria da A.D.Jequié como sair em busca de patrocinadores.
Read More

Corinthians vence Chelsea e é bicampeão mundial de clubes


Alessandro segura a taça em comemoração ao título (Foto: Shuji Kajiyama/AP)

O Corinthians venceu neste domingo o Chelsea por 1 a 0, com gol do atacante Paolo Guerrero, no estádio Internacional de Yokohama (Japão), e conquistou seu segundo título do Mundial de Clubes da Fifa. 
O gol do atacante peruano Paolo Guerrero, aos 23 minutos do segundo tempo, deu ao Alvinegro seu segundo título e elevou o dia 16 de outubro de 2012 a uma seleta galeria de datas que jamais sairão da memória da fiel torcida. Como o longínquo, porém inesquecível 13 de outubro de 1977 do fim do jejum. Afinal, foi neste domingo que o "bando de loucos" ganhou o mundo.
A vitória, como não podia deixar de ser, teve contornos dramáticos. Do outro lado do campo, afinal, estava um grande adversário. O campeão europeu, a equipe que derrotou o todo-poderoso Barcelona nas semifinais da Liga dos Campeões e que venceu o Bayern de Munique na final no estádio do adversário. Mesmo estando em má fase agora, é respeitável e temível.
Tanto que, para a final, o técnico Tite pensou em um esquema especial. Sacou o meia Douglas para promover a escalação do atacante Jorge Henrique entre os titulares. O objetivo era deixar a equipe mais rápida no ataque e tirar algumas obrigações de Emerson na marcação no meio.
Conhecido por revezar seus jogadores, Rafa Benítez também fez modificações no Chelsea em relação à semifinal contra o Monterrey. E foram várias. O treinador espanhol tirou o brasileiro Oscar e pôs o experiente Frank Lampard, de 34 anos, recém recuperado de lesão. Reserva contra o time mexicano, Ramires começou a partida de hoje em campo. Com isso, outro brasileiro, David Luiz, que havia atuado como volante no último jogo, voltou à zaga.
O lateral direito Azpilicueta ficou no banco, e Ivanovic, zagueiro no duelo com o Monterrey, ocupou essa posição, pela qual também atua. Por fim, o atacante Moses começou como titular, fazendo dupla com Fernando Torres, e o volante Mikel foi para a reserva.
Quando a bola rolou, o Corinthians pareceu não sentir o peso de enfrentar uma das melhores equipes do mundo e impôs seu estilo de marcação aguerrida e muita disciplina tática.  Mas como no tradicional palco paulista, o tal sofrimento estava presente. Comprou ingresso para a final de hoje e apareceu pela primeira vez aos 10 minutos, quando, em uma rara bobeada da defesa alvinegra, em uma cobrança de escanteio, o goleiro Cássio foi obrigado a fazer um autêntico milagre. O zagueiro Cahill teve duas chances de marcar dentro da pequena área, à queima-roupa. Mesmo caído, o arqueiro pareceu preencher todo o gol, e a bola simplesmente não entrou.
Após esse lance, o Chelsea cresceu na partida, mas o Corinthians não abdicou do ataque. Após adiantar a marcação e conseguir uma roubada de bola, o time teve boa chance aos 17 quando arrancou em velocidade com Emerson. Porém, ao invés de buscar Guerrero, que estava no meio da área, o atacante preferiu encarar David Luiz, que fez a proteção e deixou a bola sair pela linha de fundo.
Oportunidade melhor ainda aconteceu aos 34 minutos. Guerrero dominou dentro da área, girou, passando por David Luiz e Cahill, e chutou cruzado. A bola saiu fraca, fora do alcance do goleiro e rumo à linha de fundo, mas na segunda trave, quase sem ângulo, Emerson arriscou e acertou o pé da trave.
E o tal do sofrimento para os corinthianos? Andava sumido, mas voltou a dar as caras aos 37. Lampard fez longo lançamento para Torres na área. De primeira, o atacante espanhol finalizou fraco, para boa defesa de Cássio.
Dois minutos depois, o coração de toda a Fiel veio à boca quando Moses entrou na área pela esquerda, após receber belo passe de Hazard, e chutou tão bem colocado que quase correu para comemorar o gol. Só não contava com Cássio - sempre ele, o melhor em campo no primeiro tempo. O goleiro, de 1m95, se esticou tanto que pareceu até passar de 3 metros, ou pelo menos o suficiente para espalmar a bola para escanteio.
Se o futebol fosse boxe ou MMA, muitos diriam que o primeiro tempo terminou com vitória do Chelsea por pontos. Mas assim como nas lutas, é possível estar em desvantagem um confronto inteiro e depois, em um lance apenas, conseguir o golpe perfeito. O nocaute.
Talvez essa fosse a ideia de Tite, pois o Corinthians voltou para o segundo tempo aparentemente com uma postura mais defensiva. Parecia à espera de um contra-ataque. E seguiu resistindo à pressão. Aos oito minutos, Mata serviu Hazard, que arrancou e bateu na saída de Cássio. Mas o goleiro, inspirado, fez mais uma boa defesa.
Após o susto inicial, o Alvinegro neutralizou o adversário e passou a tomar conta do jogo. Aos 18, veio a primeira boa chance no segundo tempo. Guerrero dominou dentro da área e tocou para Paulinho, na direita, chutar. A bola foi para fora, mas passou perto do gol de Cech.
Foi então que a Fiel, que não parou de cantar nem no intervalo, se agigantou, confiante. O time correspondeu em campo, e a recompensa veio aos 23 minutos.
Gols históricos não precisam ser bonitos. E quando são sofridos, conquistados na raça, são ainda mais comemorados. O Corinthians é especialista no assunto. O de Guerrero foi assim. Até no nome de seu autor. Começou a ser desenhado quando Danilo, na área, cortou o marcador e chutou. A bola desviou na zaga e subiu. O atacante peruano então apareceu para cabecear por cima da zaga do Chelsea, que estava em cima da linha e não conseguiu evitar que ela entrasse pelo alto.
Feio? Feio é não fazer gol, como diria Dadá Maravilha. Ou dar entradas desleais como o zagueiro Cahill, do Chelsea, que foi expulso aos 44min do segunda etapa, facilitando o trabalho do Corinthians, que a essa altura sofria uma leve pressão. Antes, Rafa Benítez deve ter se dado conta de que fez outro favor ao time paulista ao ter deixado Oscar de fora, e o pôs em campo no lugar de Moses. A partir daí, a equipe inglesa melhorou.
Se algum torcedor corinthiano estava em sã consciência, apesar da eletricidade da final, enlouqueceu de vez, como os demais, em dois lances no fim da partida - que parecia interminável.
Aos 46, Fernando Torres fez um gol que foi anulado por impedimento. E no último lance da partida, Mata mandou a bola na trave. E então tudo acabou. Veio o apito final. O sofrimento deu lugar à completa loucura. Foi a senha para o "hospício" abrir suas portas e tomar as ruas de São Paulo, do Brasil, do Japão e do mundo. 
Bola de ouro
A Fifa deu neste domingo o prêmio ao melhor jogador da nona edição do Mundial de Clubes ao goleiro Cássio, após sua espetacular atuação contra o Chelsea.
A Bola de Prata, de segundo melhor jogador do torneio, foi para o zagueiro brasileiro David Luiz, do Chelsea, que foi preciso, rápido e eficiente na final.
Em terceiro lugar ficou o atacante peruano Paolo Guerrero, autor dos gols das vitórias do Corinthians na semifinal, contra o Al Ahly, e na decisão.
Com o título de hoje, o Corinthians, que já havia sido campeão mundial em 2000, no Brasil, encerrou uma série de conquistas de times europeus no torneio que começou em 2007, com o Milan. No ano passado, o Barcelona conquistou o troféu ao golear o Santos na final. 
Read More

COLUNA VIDAL FUTEBOL


CIRCUITO DAS ESTAÇÕES CORRIDA ADIDAS
Domingo (16) Prova de Verão em Salvador saída do Jardim
de Alah - Av. Octávio Mangabeira.
Percurso 5k e 10k
Largada 7:30h da manhã
Premiação: Troféus para os três primeiros colocados das provas
5 e 10k Masculino e Feminino.
A Cidade de Jequié será representada por vários Atletas entre eles
Representando a Rádio Cidade Sol FM 94,9 de Jequié o seu Diretor
Fabrício Ferreira Borges como o responsável de Informática Heleno
Silva.
Os relacionados de Jequié para a CORRIDA ADIDAS EM SALVADOR;
Diego, Duda, Fabian, Fabrício Borges, Heleno Silva, Hosannah, Lucia-
no, Otavia, Rogério Torres, Rui, Sergio, Silvio e Leila, Thaise e Lucia-
no Chaves, Claúdio Leite e Isnaia, Jefferson Cafezeiro, Savio e Luquito.
Desejo a todos boa sorte e tragam medalhas.
CIRCUITO DAS ESTAÇÕES CORRIDA ADIDAS Domingo (16) Prova de Verão em Salvador saída do Jardim  de Alah - Av. Octávio Mangabeira. Percurso 5k e 10k  Largada 7:30h da manhã Premiação: Troféus para os três primeiros colocados das provas  5 e 10k Masculino e Feminino. A Cidade de Jequié será representada por vários Atletas entre eles Representando a Rádio Cidade Sol FM 94,9 de Jequié o seu Diretor  Fabrício Ferreira Borges como o responsável de Informática Heleno  Silva. Os relacionados de Jequié para a CORRIDA ADIDAS EM SALVADOR; Diego, Duda, Fabian, Fabrício Borges, Heleno Silva, Hosannah, Lucia- no, Otavia, Rogério Torres, Rui, Sergio, Silvio e Leila, Thaise e Lucia-  no Chaves, Claúdio Leite e Isnaia, Jefferson Cafezeiro, Savio e Luquito. Desejo a todos boa sorte e tragam medalhas.
Read More

NOTÍCIAS DO SANTOS-SP


Santos está perto de anunciar três contratações, diz Luis Alvaro

Em homenagem no Memorial de Conquistas do clube, mandatário alvinegro confirmou a chegada de Renê Júnior e Guilherme Santos, mas fez mistério sobre terceiro nome

LANCEPRESS! 14/12/2012 - 15:17 Santos (SP)
Entrevista com Luis Alvaro (Foto: Eduardo Viana)
O Santos prepara uma trinca de reforços para anunciar ao torcedor santista antes do final do ano. Além do volante Renê Júnior, ex-Ponte Preta, e o lateral Guilherme Santos, ex-Figueirense, que já têm tudo acertado para 2013, o presidente Luis Alvaro Ribeiro revelou que a equipe santista está prestes anunciar um terceiro nome, ainda desconhecido e que já tem negociações adiantadas.
Em homenagem do Ministério do Esporte pelo centenário do clube, nesta sexta-feira, no Memorial de Conquistas do clube, o cartola confirmou a chegada da dupla, que teve acerto divulgado pelo LANCE!Net, mas preferiu manter em segredo o nome do terceiro jogador.
- Eu não gostaria de confirmar nome nenhum, por conta de uma razão de natureza ética. Eu só confirmo e anuncio quando está assinado. Você (jornalista) sabe que eu estou licenciado. Quem está conduzindo isso é o Odílio (Rodrigues, vice-presidente do clube). Além desses dois, me parece, segundo o Odílio, que há um terceiro, cuja negociação estaria praticamente encerrada também - afirmou Luis Alvaro à Rádio Estadão/ESPN.
O volante, que teve destaque na campanha da Série B na Ponte Preta, está vinculado ao Tombense-MG, clube do empresário Eduardo Uram, e chegará à Vila Belmiro por empréstimo de um ano, com opção de compra. Ele tinha outras propostas de clubes da Série A, mas preferiu o Santos e chega para disputar posição com Arouca, Henrique e Adriano.
Já o lateral Guilherme tem no currículo passagem pelo futebol espanhol entre 2008 e 2010, quando defendeu o Almería e Valladolid. Os direitos econômicos do atleta pertencem ao Atlético-MG, que não tem interesse em seu retorno, o que facilitou as negociações. Ele chega para brigar pela posição de titular e suprir a carência na lateral esquerda alvinegra.

O terceiro nome em questão ainda é um mistério. Nos últimos meses, a diretoria tem trabalho para acertar com nomes para o setor ofensivo. Nomes como do meia argentino Montillo, do Cruzeiro, o atacante Robinho, do Milan (ITA), e o meia Cícero, do São Paulo, estão na pauta alvinegra.
De concreto para 2013, o Santos anunciou apenas a chegada de um reforço. Trata-se do zagueiro Neto, que teve destaque no Guarani e já treina com o grupo desde novembro. Ele chega para suprir as ausências dos zagueiros Bruno Rodrigo e David Braz, que devem deixar a equipe.

Read More

Copa Brasil SUB-20: Vitória é o Campeão!



Vitória e Atlético Mineiro entraram em campo, neste sábado, para a decisão da primeira competição de categorias de base sob a chancela da CBF, a Copa do Brasil Sub-20, com o Leão com uma das mãos na taça e, hoje à noite, precisando apenas de administrar uma vantagem enorme obtida no jogo de ida, quando aplicou 4 x 1, no Barradão. 
A tarefa do Atlético-MG era uma das mais difíceis, além de vencer de goleada (3 x 0) ou no barato, para levar a decisão através das cobranças dos pênaltis, era preciso também se superar, já que o adversário baiano deu mostras, na última terça-feiras que era infinitamente superior. 
E não houve surpresa ou qualquer assombração do mundo do futebol, daquelas que acontecem de tempos em tempos. O Esporte Clube Vitória, mesmo perdendo por 2 x 1, em um jogo em que foi superior integralmente, sagrou-se de forma brilhante, merecida e repleta de todos os méritos, CAMPEÃO DA 1º COPA BRASIL SUB-20. 
Apesar do Atlético-MG precisar desesperadamente do triunfo, o início do primeiro tempo foi de puro equilíbrio, em um jogo movimentado, com chances de lado de lado, no entanto, com o passar do tempo, o Vitória que não se acomodava com a vantagem, muito menos se intimidava com o adversário ou sua pequena torcida, obteve total supremacia e foi dono das melhores oportunidades de grande parte dos primeiros 45 minutos, inclusive, merecia encerrar essa etapa na frente do placar. 
Se o Vitória entrou em campo como campeão, no segundo tempo já havia percorrido meio caminho, ainda teve a vida facilitada pela expulsão do lateral esquerdo Lucas Cândido do galo, no final do primeiro tempo e continuou superior, mas acabou levando o primeiro gol do galo marcado por Carlos aos 27 minutos, mas se manteve firme, segurou a pressão natural do adversário, tomou o segundo gol novamente através de Carlos, dando sinais que situação parecia complicar, MAS na base da plena dedicação e muita entrega, os meninos rubro-negros resistiram até ao final e, após os 90 minutos, onde os minutos finais foram sofridos, levantaram com muita garra o caneco de Campeão da Copa do Brasil com sobras. O Leão ainda reduziu o placar já nos acréscimos, sacramentando a grande conquista rubro-negra.
Se a torcida do Vitória começou o ano perdendo o Campeonato Baiano, obteve o acesso no segundo semestre, fechou o ano de 2012, na base do brilhantismo com a conquista inédita do título da 1º Copa do Brasil SUB-20, que apesar de não ter o peso da categoria principal, tem um significado não menos importante, notadamente, pela valorização dos jogadores formados no clube, que é uma das prioridades dos grandes clubes no Brasil considerados sérios. 
Para obter o título, Vitória teve de eliminar o América-MG na primeira fase, o Palmeiras nas oitavas-de-final, o Cruzeiro nas quartas e, num duelo emocionante, com direito a gol nos acréscimos, o Grêmio na semifinal e na grande final realizada na noite deste sábado, o Atlético-MG. O time baiano marcou 17 gols na competição e sofreu dez.
Read More

Após ‘denúncia’ de Jorge VI, Romário pede CPI da CBF



Jorge VI, secretário de Estado Adjunto do Esporte
Jorge VI, secretário de Estado Adjunto do Esporte
O deputado federal Romário voltou a defender a instauração da CPI da CBF com base nas denúncias veiculadas pelo Correio Braziliense, que afirma que o secretário-adjunto de Educação e Esporte, Jorge VI, teria afirmado que Alagoas deixou de ser sede da Copa de 2014 por se recusar a pagar R$ 5 milhões à Confederação Brasileira de Futebol.
A denúncia foi levada à reunião da Comissão de Turismo e Desportos da Câmara dos Deputados, durante sessão em que participaram representantes de seis estados que não foram escolhidos para sede da Copa do Mundo e agora esperam, quando muito, receberem os times estrangeiros para treinamentos e adaptações.
Jorge VI, secretário adjunto do Esporte de Alagoas, denunciou que o governo de Teotônio Vilela abriu mão de concorrer à vaga de estado-sede ao receber o aviso de que deveria contratar um determinado projeto de arquitetura ao preço de R$ 5 milhões. As ‘orientações’, segundo ele, não paravam ai. “Havia indicação de como deveria ser feita cada passo do processo e ‘sugestões’ para que fossem consumidos produtos e serviço de algumas empresas", expôs.
Enquanto o presidente da Comissão, Francisco Escócio (PMDB-MA) alertava para a gravidade da denúncia, o deputado Romário (PSB-RJ) endossava-a: “É assim que aconteceu na época do Ricardo Teixeira. É assim que está acontecendo com a Copa n o Brasil, quem paga mais, leva”.
Depois da repercussão do caso na imprensa nacional, Jorge VI negou que tenha feito tais afirmações. Em nota enviada à imprensa pela assessoria do Gabinete Civil, o secretário afirma que tais informações são inexistentes e esclareceu que, ao participar de uma reunião da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, foi-lhe perguntado qual a dificuldade de Alagoas em não ter se candidatado a sede do mundial, como, segundo ele, também foi indagado aos demais representantes de outros estados.
Na ocasião, Jorge afirmou que Alagoas é um estado muito pobre e não teria como custear as obras que precisaria executar, mencionando o custo de R$ 5 milhões apenas para o projeto arquitetônico. Segundo o secretário, ele foi indagado se esse custo seria uma propina cobrada pela CBF. O secretário respondeu que este era apenas o custo de projetos e documentos daquela etapa, que seriam necessários, mas, de forma alguma, uma cobrança da CBF.
Read More

Após confusão, árbitro encerra jogo, e São Paulo conquista Sul-Americana


Argentinos acusam PM de ameaçá-los com armas de fogo no vestiário e se recusam a voltar para o gramado. Diante disso, arbitragem encerra a partida


A final da Copa Sul-Americana entre São Paulo e Tigre entra para a história como um jogo que não teve fim, mas com um campeão: o Tricolor. Acusando a Polícia Militar de tê-los ameaçados com armas de fogo no vestiário, os jogadores do time argentino se recusaram a voltar para o segundo tempo, e o árbitro chileno Enrique Osses se viu obrigado a encerrar a partida. O placar marcava 2 a 0 para o Tricolor. Depois de mais de 30 minutos esperando pela volta do Tigre, a arbitragem decretou o jogo como encerrado, dando o título ao São Paulo. Enquanto os jogadores brasileiros comemoravam, dirigentes argentinos invadiram o gramado para protestar contra a arbitragem. Ainda no campo, o delegado da Conmebol disse que, com o fim do jogo, o São Paulo foi declarado vencedor e, consequentemente, campeão.
Confusão no jogo, são Paulo e Tigres (Foto: Agência Reuters)Policiais tentam apartar confusão no jogo entre São Paulo e Tigre (Foto: Agência Reuters)
A confusão começou no campo, logo após o fim do primeiro tempo, quando o atacante Lucas passou pelo lateral-esquerdo Orban oferecendo a ele, de forma irônica, o chumaço de algodão que estancava o sangramento em sua narina direita. Lucas havia sido atingido pelo argentino pouco antes.
Não demorou para que jogadores do Tigre cercassem o camisa 7 do São Paulo. A confusão foi generalizada. Revoltados com a provocação – e, claro, com a derrota na bola -, os argentinos partiram para cima dos são-paulinos e por pouco não invadiram o vestiário do time da casa. Policiais precisaram intervir e, segundo jornalistas argentinos, houve confronto da PM com os jogadores. O técnico Nestor Gorosito, em entrevista à ESPN Argentina, acusou os policiais de terem ameaçado seus jogadores com armas de fogo.
Lucas, São paulo e Tigres (Foto: Agência Reuters)Lucas provoca Orban (com a bola) e depois é repreendido por Ferreira (Foto: Agência Reuters)
Lucas, em entrevista à TV Globo, disse não ter provocado ninguém. Ele lamentou, na verdade, que os argentinos estivessem abusando da violência em campo.
- Se a equipe deles quer bater, temos de responder na bola - disse Lucas, ainda sem saber da suspensão do jogo.
A primeira partida da decisão entre São Paulo e Tigre, na Bombonera, na quarta-feira passada, já havia tido confusão. O atacante Luis Fabiano, do Tricolor, e o zagueiro Donatti, do Tigre, foram expulsos após se agredirem em campo.
Policia, São Paulo e Tigres, AP (Foto: Agência AP)Policiais em frente ao túnel do vestiário do Tigre no Morumbi (Foto: Agência AP)
Na terça-feira, mais polêmica: o Tricolor impediu o Tigre de treinar no Morumbi, sob alegação de que o gramado, castigado após a realização de um show da cantora Madonna, precisava ser preservado. Os argentinos tiveram de treinar no Canindé.
Horas antes do jogo no Morumbi, mais confusão. Os jogadores do Tigre tentaram fazer o aquecimento no gramado, mas foram novamente impedidos, desta vez com truculência, por seguranças do São Paulo.
Lucas gol São Paulo x Tigre (Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)O atacante Lucas comemora seu gol contra o Tigre 
(Foto: Gustavo Tilio / Globoesporte.com)
Como foram os 45 minutos de jogo
Em campo, o São Paulo se mostrou superior ao Tigre durante toda a primeira etapa. O time tomava a iniciativa, mas encontrava uma forte marcação pela frente. As pontas, principais válvulas de escape no esquema de Ney Franco, foram muito bem bloqueadas por Nestor Gorosito, técnico do Tigre. Lucas e Osvaldo tinham vigilância severa.
Com isso, a chave do jogo estava no meio. E Jadson, no primeiro lance em que teve espaço para jogar, criou a jogada do gol do São Paulo. Aos 22, quando o São Paulo tinha 65% de posse de bola, contra 35% do rival, ele achou Willian José na entrada da área. O atacante recuou para o camisa 10, que foi travado no chute. Na sobra, Lucas fintou o marcador e bateu cruzado, de pé esquerdo, no canto esquerdo de Albil: 1 a 0, festa no Morumbi e choro do camisa 7, que foi abraçado pelos companheiros. O Tigre mal se recuperou do primeiro golpe e levou o segundo. Aos 28, Lucas deu ótima assistência para Osvaldo, que, em posição de impedimento, invadiu a área pelo lado direito e bateu por cima de Albil, com muita categoria: 2 a 0. Imediatamente, começou a ecoar o grito no Morumbi.
- Ô o campeão voltou, o campeão voltou, o campeão voltoouuuu....
Com o título praticamente perdido, os argentinos perderam a compostura. Aos 39, Orban acertou uma cotovelada em Lucas, que caiu com o nariz sangrando. Enrique Osses nem falta marcou e ainda advertiu o são-paulino, que precisou ser atendido fora de campo. Quando voltou, foi acertado novamente, desta vez por Godoy, que levou cartão amarelo. 

homenagem a Lucas feitas pela torcida (Foto: Agência Reuters)Torcida presta homenagem a Lucas, que se despede do São Paulo (Foto: Agência Reuters)
Read More

Coluna do Leandro Fortes - O Futebol, Visto por Outro ângulo



Atenção: A Matéria que Você vai ler não expressa de maneira alguma a opinião do autor deste blog. As informações contidas abaixo são de responsabilidade do seu autor.





Melhor impossível. Nada como levar um time para a derrota e ser chamado para comandar a "seleção" por causa disso. Parece que todo mundo esqueceu a derrota que levou o Palmeiras para o ralo.


A mídia toda está celebrando a volta de Felipe Scolari, o Felipão para o comando da "seleção". Os trouxas agora podem ficar tranquilos que o "país" agora tem "presidente". Alienados odeiam anarquias e amam líderes. Mesmo que esses líderes governem para si mesmos.
E por confundir "seleção" com o próprio país, os brasileiros tratam com absoluta seriedade a escolha de um técnico de futebol, mais do que a de um Presidente da República.. A propaganda da Coca com o Huck mostra isso, colocando uma bandeira do Brasil nas costas de um pobre coitado que só pensa em futebol, achando que isso traga melhorias para o país.
E a mídia, em deleite, faz longas e mais longas reportagens, só para dizer que o Felipão voltou a seleca. Fazer associações ao penta conquistado na mutreta, na compra de adversários, no "jeitinho brasileiro", é "primordial". É bom fazer a população alienada se comover com a vitória inútil, mas desejada, como uma criança que recebe um cara vestido de Mickey Mouse em sua casa.
Povo otário deve estar feliz mesmo, pois para conquistar o hexa, nada melhor que ter o mesmo técnico do penta. Neymar, o babaca, deverá sair como "herói" máximo da nação, após a festinha tola.
Scolari é um bom técnico. O Palmeiras na verdade perdeu por falta de sorte. Apesar de ganho no roubo, a "seleção" foi bem treinada por ele. Mas faltou bons jogadores. 
Na era da mediocridade, até o futebol tá na onda, pois desde o final dos anos 80, fomos contaminados pelo futebol-negócio, tendo no lugar de craques, um bando de estrelinhas que só fazem o correto em campo e o errado fora dele. Com jogadores assim, ser o melhor do mundo só se for no cambalacho. Na desonestidade mesmo. Até porque estamos acostumados a trapacear no nosso cotidiano, porque não em uma copa?
Mas a associação com a copa de 2002, pelo fato de ter o mesmo técnico,  é o que anima a "torcida", achando que com isso - e brasileiro é muito místico - a vitória supérflua seja garantida. Para dar uma prótese de alegria falsa a quem não consegue - por ignorância e má vontade - adquirir a verdadeira e permanente felicidade.
Felipe pode até treinar com qualidade. Mas na hora do aperto, a grana oferecida pelos "cartolas" da CBF é que fará diferença nos momentos decisivos, para o bem da ilusão coletiva nacional.









Read More

WALDEMIR VIDAL SANTOS DRT-BA 4.260 - ABCD-BA 544

Tecnologia do Blogger.

Neymar fora do jogo contra o Haiti - Falando de Esportes - 19/06/26