O Choro do Imperador



Adriano se emocionou ao lembrar de Almir Leite Ribeiro, seu pai, que morreu em 2004
Adriano se emocionou ao lembrar de Almir Leite Ribeiro, seu pai, que morreu em 2004
11/11/2012 - 23h45

Adriano chora ao lembrar do pai e defende idas à favela: "Na Barra, não posso nem tomar cerveja"

Do UOL, em São Paulo
Oito anos após a morte de seu pai, o atacante Adriano mostra ainda não ter superado a maior perda de sua vida. Em entrevista ao canal Fox Sports, o "Imperador" se emocionou e chorou ao lembrar do pai enquanto andava pelas ruas da Vila Cruzeiro, favela onde o atleta nasceu e passou boa parte da vida, antes de virar jogador de futebol e ir jogar no futebol italiano.
"Antes do meu pai morrer, ele falou pra mim: 'Adriano, seja sempre você mesmo'. E eu sou o que eu sou por causa do meu pai. Fico muito emocionado (chora)... Por não ter mais meu pai por perto", disse o jogador. Almir Leite Ribeiro, pai de Adriano, morreu em 2004, poucos dias depois do filho tornar-se herói nacional ao fazer um gol nos acréscimos na final da Copa América, contra a Argentina, e ajudar o Brasil a ser campeão nos pênaltis.
O "Imperador" também defendeu suas visitas à Vila Cruzeiro. Segundo o atacante, a favela é o único lugar onde ele pode ser "o Adriano de verdade".  O jogador também ressaltou que não vai à favela para fazer nada ilegal.
"Eu não venho pra cá (Vila Cruzeiro) para usar drogas. Eu venho para cá para ser o Adriano de verdade. Todo mundo me julga porque eu vou na comunidade, mas na Barra eu não posso nem tomar cerveja que já dizem que estou embriagado. Aqui na comunidade eu sou igual a todo mundo", desabafou Adriano, antes de soltar mais reclamações.
"Sou muito perseguido. Não posso nem comer um cachorro-quente que 'nego' fala... Não posso comer um hambúrguer que 'nego' fala... Não posso comprar um carro que 'nego fala'... Aqui estão as pessoas que eu amo", afirmou.
"QUERO VOLTAR PARA O FLAMENGO"
Após ter protagonizado um verdadeiro fiasco em sua terceira passagem pelo Flamengo, Adriano diz que quer voltar a jogar pelo clube em 2013. Neste ano, ele chegou até a treinar com o grupo, mas suas faltas e o fato de não estar em forma fizeram com que o atacante não jogasse nem uma vez sequer. Depois, ele afirmou que só gostaria de voltar aos gramados no ano que vem.
"Quero voltar ao Flamengo. Eu sei que vai ter pré-temporada de 15, 20 dias. Aí, vou ter um bom tempo para me preparar e voltar bem", disse o "Imperador", que também explicou porque não quis tentar jogar ainda em 2012.
"Todo mundo está acostumado a me ver 100%, aí eu vou voltar jogando 50% do que eu posso e todo mundo vai reclamar. Faltando quatro, cinco jogos para acabar o campeonato, eu falei: 'Mãe, é melhor eu ficar afastado mais um pouco, pensar no que eu realmente quero, e ano que vem eu vejo...", relatou.
Além do Fla, Adriano também acredita em volta à seleção brasileira: "Eu sei do meu potencial e não tenho que provar nada pra ninguém. Todo mundo fala: 'Ah, o Adriano é um caso perdido. Pode ter certeza que eu não sou", bradou.
Read More

Notícias do Baianão 2013


FBF realiza arbitral do Baianão 2013 nesta quarta


Por Luciano Pina
Presidentes e representantes de clubes e a diretoria da FBF se reunirão nesta quarta (14). No auditório do Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD-BA), os dirigentes realizarão o arbitral do Campeonato Baiano de 2013.
No encontro, as agremiações vão decidir sobre diversos assuntos, como premiações da primeira e segunda fase e todo o formato da competição, incluindo formas de classificação e rebaixamento à segunda divisão de 2014.
A primeira fase da competição terá a participação de 09 equipes: Bahia de Feira, Fluminense, Juazeiro, Juazeirense, Jacuipense, Botafogo, Atlético de Alagoinhas, Serrano e Vitória da Conquista. Enquanto que Bahia, Vitória e Feirense só entrarão na segunda fase
.
Read More

Notícias da Copa do Brasil


Confira as vagas e as novas regras da Copa do Brasil para 2013

Por Luciano Pina

A CBF já divulgou quais foram os estados beneficiados com as novas regras da Copa do Brasil, que passarão a valer em 2013. O torneio terá 70 equipes oriundas dos torneios estaduais e ainda contará com mais dez times vindos do ranking nacional de clubes e seis da Libertadores – caso o país só tenha cinco vagas no torneio continental, a vaga restante será dada à equipe melhor colocada no ranking nacional.
Contando com 86 equipes no geral, haverá inicialmente um mata-mata com 80 times e apenas dez passarão para às oitavas de final. Nesta parte da competição os clubes convidados – os seis classificados para a Libertadores – começarão sua jornada na Copa do Brasil. As equipes que forem desclassificadas do torneio terão direito de disputar a Copa Sul-Americana. Serão quatro vagas para a competição continental – que não terá mais a fase eliminatória brasileira –, levando em conta a classificação do Brasileirão do ano anterior.
Antes com 54 equipes classificadas por meio dos Campeonatos Estaduais, a nova regra da Copa do Brasil beneficiou 14 estados brasileiros. O Rio de Janeiro e São Paulo passarão a ter mais duas vagas na competição. Já o Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Bahia, Goiás, Santa Catarina, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Distrito Federal contarão com mais uma vaga.
Read More

Notícias do Intermunicipal



Visitantes largam na frente nas quartas do Intermunicipal

FBF
Foram abertas na tarde deste domingo (11) as quartas de finais do Intermunicipal 2012. Nas quatro partidas da rodada, os visitantes se deram melhor e largaram na frente nas decisões.
Atual campeã da competição, a Seleção de São Francisco do Conde derrotou Ipiaú, fora de casa, por 1 a 0. Já Santo Amaro foi até Itabuna e venceu a Seleção local por 2 a 1.
Em Belmonte, Ubaitaba mostrou superioridade e bateu Belmonte por 1 a 0. Por fim, Coarací segurou Porto Seguro e garantiu o empate por 1 a 1 na casa do adversário.
Os jogos de volta das quartas de finais serão realizados na tarde do próximo domingo (18). Na oportunidade serão conhecidos os semifinalistas do maior campeonato de futebol amador do país.
Confira os resultados dos jogos de ida:
Quartas de finais
Ipiaú 0 x 1 São Francisco do Conde
Porto Seguro 1 x 1 Coarací
Itabuna 1 x 2 Santo Amaro
Belmonte 0 x 1 Ubaitaba
Read More

Notícias do Bahia e do Vitória



Bahia perde o jogo e a defesa


O Bahia fez um ótimo primeiro tempo e um segundo frouxo, sendo incapaz de segurar o Cruzeiro e acabou saindo de Minas Gerais carregando na sacola uma derrota que, só não foi pior, pelo empate do Sport contra o Figueirense, ainda assim, a distância da zona de rebaixamento foi reduzida para três pontos e a renovação da licença ainda está em processo de aprovação. 

É preciso vencer a Ponte Preta para começar respirar com maior tranquilidade e em seguida bater o martelo contra o Náutico, ambos os jogos dentro de casa, local onde, curiosamente, o Bahia se revela nos seus piores momentos. 

Para a partida contra a Ponte Preta, que será no próximo domingo, o técnico Jorginho terá os desfalques dos zagueiros Titi e Lucas Fonseca, além do lateral Jussandro, que receberam o terceiro cartão amarelo. O meia Mancini, que foi expulso contra o Cruzeiro, também desfalcará a equipe.


FICHA TÉCNICA CRUZEIRO 3 X 1 BAHIA 
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG) 
Data: 11 de novembro de 2012 (domingo) 
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Público: 7.772 pagantes
Renda: R$ 165.875,00  

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ) 
Assistentes: Roberto Braatz (PR) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) 
Cartões amarelos: (Cruzeiro) Wellington Paulista, Fabinho, Sandro Silva, Fábio (Bahia) Lucas Fonseca, Fahel, Titi, Jussandro, Neto Cartões vermelhos: 
Cruzeiro) Sandro Silva (Bahia) Mancini  
Gols: Cruzeiro: Martinuccio, aos oito e aos 22 e William Magrão, aos 46 minutos do segundo tempo Bahia: Fahel, aos 27 minutos do primeiro tempo

CRUZEIRO: Fábio, Diego Renan, Thiago Carvalho, Leandro Guerreiro e Everton; Sandro Silva, Marcelo Oliveira, Tinga (William Magrão); Fabinho (Souza), Martinuccio e Anselmo Ramon (Wellington Paulista) Técnico: Celso Roth 

 BAHIA: Marcelo Lomba; Neto, Titi, Lucas Fonseca e Jussandro; Fahel, Fabinho (Elias), Hélder e Gabriel; Jones Carioca (Mancini) e Souza Técnico: Jorginho 

NOTÍCIAS DO VITÓRIA-BA

Vitória decepciona novamente na Série B


A reta final do Campeonato Brasileiro, para o torcedor do Leão, tem sido extremamente desagradável em todos os sentidos e levando apenas em consideração o primeiro tempo de hoje à tarde, contra o Guaratinguetá, em São Paulo, também é situação preocupante. No primeiro tempo foi visto, novamente, um Vitória desorganizado, derrotado por 1 x 0, sem aquela força de ontem para correr atrás do prejuízo e, para complicar, foi vítima de uma arbitragem confusa, que anulou um gol legítimo do Leão mas, em contrapartida, colaborou com o Leão, ao deixar de marcar uma penalidade legítima favorável aos donos da casa. Os 45 minutos iniciais pareciam prenúncio que o Vitória iria, novamente, acumular um revés fora de casa e pulgas atrás da orelha do torcedor rubro-negro seriam colocadas. 

No segundo tempo, PC Gusmão repetiu a mesma modificação feita contra o América-MG, que deu resultado, removendo o volante Uelliton e colocando em campo, Fernando Bob. Mudança que deu aparente resultado; o time melhorou, criou várias oportunidades de gols, MAS caiu de rendimento, voltou à apatia do primeiro tempo e, após os 90 minutos, o Leão aceitou um novo fracasso contra um adversário desqualificado, abandonando praticamente as pretensões e o sonho do primeiro título de repercussão nacional, e o pior, colocando em risco até ao próprio acesso que era dado como praticamente garantido. 

Com o resultado, o Esporte Clube Vitória, que já havia sido ultrapassado pelo Atlético-PR na sexta-feira, agora chegou à vez do Criciúma, que venceu o América-RN e empurrou o Leão para a quarta posição e, na alça de mira do São Caetano, atrás apenas dois pontos. 

 O problema rubro-negro agora sai de São Paulo e vai direto para Santa Catarina, local onde o Leão encara o Joinville, às 15h20, do próximo sábado na Arena Joinville, em Joinville (SC). Partida onde o Leão só terá como opção de resultado, um triunfo puro e simples, sob pena de ser removido da zona de classificação e sem quase nenhuma alternativa de recuperação. 

Em alguns momentos, confira todos os detalhes da partida e, logo após, o vídeo com os melhores momentos e toda movimentação pós-jogo de Guaratinguetá 1 x 0 Esporte Clube Vitória que valeu pelo complemento da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, edição 2012.
FICHA TÉCNICA
GUARATINGUETÁ 1 X 0 VITÓRIA

Local: Estádio Dario Leite Rodrigues, em Guaratinguetá (SP)
Data: 10 de novembro de 2012, sábado
Horário: 16h20 horas (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Carlos Henrique Selbach (RS)
Cartões amarelos: Renato Peixe, Júlio César Jr., Alemão, Marlon (Guaratinguetá); Nino (Vitória)
Gol: GUARATINGUETÁ: Jonatas Belusso, aos seis minutos do primeiro tempo

GUARATINGUETÁ: Saulo; Leandro, Igor, Baggio e Renato Peixe; Bruno Formigoni, Júlio César, Danilo Gomes (Marlon) e Marcinho (Pimenta); Jonatas Belusso (Anderson Rocha) e Alemão
Técnico: Carlos Octávio

VITÓRIA: Deola; Nino Paraíba, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Gilson; Uelliton (Fernando Bob), Michel, Tartá (Arthur Maia) e Marquinhos; Elton e Willian (Dinei)
Técnico: PC Gusmão
 

Sábado
Goiás-GO 3 x 0 Grêmio Barueri
Guaratinguetá 1 x 0 Vitória 

América-MG 1 x 0 ABC
América-RN 1 x 4 Criciuma-SC 

Paraná-PR 1 x 0 Ipatinga-MG
Ceará-CE 0 x 0 CRB  

Classificação Série B   

Sábado - Série A
19h30

Atlético-GO 2 x 1 Santos-SP
Botafogo 3 x 0 Portuguesa

Corinthians-SP 5 x 1 Coritiba-PR
Read More

Sonhando com a Libertadores, Botafogo recebe ameaçada Portuguesa


O Botafogo recebe a Portuguesa neste sábado, às 19h30 (de Brasília), no Estádio do Engenhão, em confronto válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na quinta colocação, com 51 pontos conquistados, o Glorioso almeja uma vaga na Copa Libertadores e vem de empate por 2 a 2 com o Palmeiras.

Já a Lusa tem planos bem mais modestos, já que após a derrota de 1 a 0 para o Bahia, no último final de semana, voltou a se preocupar consideravelmente com o risco de rebaixamento. O time paulista ocupa a 15ª colocação, com quarenta pontos ganhos, quatro a mais que o Sport, melhor posicionado na zona de queda.

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo, tem procurado motivar seus jogadores para que eles acreditem que ainda é possível conseguir a classificação para a competição continental. “Nós temos que continuar lutando, pois enquanto existir esperança devemos trabalhar com a possibilidade. Vamos procurar fazer a nossa parte. Temos quatro jogos por fazer e o compromisso com os nossos torcedores que vamos nos empenhar muito em busca do resultado. Se ao final a vaga não for conquistada, pelo menos teremos nos esforçado para que ela viesse”, disse o treinador.

Os jogadores concordam com o comandante sobre a importância de uma vitória diante da Lusa, independentemente da realidade no Brasileiro. Para isso admitem tentar tirar proveito do desespero do adversário. O Botafogo tem conseguido bons resultados contra rivais que lutam contra o rebaixamento. Foi assim, recentemente, nas vitórias por 2 a 0 sobre o Figueirense e por 4 a 0 sobre o Atlético-GO.

“Nós estamos mostrando tranquilidade quando entramos em campo contra esses adversários, que acabam ficando pressionados por conta da situação na tabela de classificação. É preciso, nesses casos, saber jogar com calma, esperando o momento certo para dar o bote, já que a pressão e o relógio jogam contra o nosso adversário” afirmou o goleiro Jefferson.

O Botafogo ainda não está definido para este jogo e a dúvida está em seu principal jogador. O meia holandês Clarence Seedorf, se recuperando de lesão na coxa direita, fará um teste no dia do jogo, pela manhã. Caso não possa atuar, Fellype Gabriel será mantido no setor. O volante Gabriel, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Palmeiras, dá sua vaga a Jadson.

Pelo lado da Portuguesa, o técnico Geninho não quer ver seus jogadores preocupados com as partidas de seus concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento. Ele pretende evitar qualquer tipo de desespero.

“Com todo respeito aos nossos concorrentes diretos, nós dependemos das nossas próprias forças para evitarmos o rebaixamento e vamos em busca disso contra o Botafogo e nas demais partidas que nos restam. Se fizermos os pontos que precisamos estaremos livres, independentemente do que acontecer nas demais partidas”, observou Geninho.

O treinador, porém, reconheceu que a série de jogos da Lusa é complicada. “Temos o Botafogo, o Grêmio e o Internacional, que brigam pela Libertadores. Portanto, não vamos ter facilidade. Seria ótimo pontuar no Rio de Janeiro e vamos em busca disso”, destacou o comandante.

Para este compromisso a Portuguesa não poderá contar com o meia Moisés, que vai cumprir suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo na derrota para o Bahia. Heverton será o substituto.

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes se enfrentaram no Canindé, em São Paulo (SP), e empataram por 1 a 1. Elkeson abriu o placar para os cariocas, mas Bruno Mineiro garantiu a igualdade no marcador.

BOTAFOGO X PORTUGUESA

BOTAFOGO: Jéfferson, Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Renato, Jadson, Fellype Gabriel (Seedorf), Andrezinho e Lodeiro; Bruno Mendes
Técnico: Oswaldo de Oliveira

PORTUGUESA: Dida, Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Léo Silva, Heverton e Boquita; Ananias e Bruno Mineiro
Técnico: Geninho

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 10 de novembro de 2012 (Sábado)
Horário: 19h30(de Brasília)
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Guilherme Camilo Dias (MG)
Read More

Barça usará dinheiro de Bojan e Afellay para ter Neymar, diz jornal


'Mundo Deportivo' afirma que diretoria tem plano para arrecadar € 32 milhões para tirar craque do Santos sem prejudicar as finanças do clube


Capa do Mundo Deportivo com Neymar sobre a camisa 11 de Romário (Foto: Reprodução)Admiração de Neymar por Romário rende capa
do 'Mundo Deportivo' (Foto: Reprodução)
O Barcelona já sabe de onde sairá o dinheiro para contratar Neymar. Segundo reportagem do jornal espanhol "Mundo Deportivo", o clube está disposto a negociar os atacantes Bojan Krkic (emprestado ao Milan) e Ibrahim Afellay (cedido ao Schalke) no ano que vem, o que deixaria o clube sem problemas financeiros na negociação com o Santos.
O time catalão estaria disposto a dar € 32 milhões (R$ 83 milhões) pelo camisa 11 do Peixe e da Seleção. As transferências de Bojan e Afellay renderiam € 25 milhões (R$ 65 milhões) aos cofres do Barça: € 15 milhões (R$ 39 pagos pelo Milan pelo primeiro mais € 10 milhões (R$ 26 milhões) que seriam desembolsados pelo Schalke para contratar o atacante holandês em definitivo.
Essa quantia seria somada ainda aos € 7 milhões (R$ 18 milhões) que sobraram do orçamento na última janela de transferências. O "Mundo Deportivo" explica que o clube separa sempre € 40 milhões (R$ 104 milhões) para contratações, mas que gastou "apenas" € 33 milhões (R$ 85,8 milhões) para trazer Alex Song e Jordi Alba.
Além da notícia sobre a possível negociação de Barça e Santos, Neymar virou personagem principal da capa do "Mundo Deportivo" deste sábado por causa da admiração por Romário, ídolo do clube catalão. O jornal destacou a declaração do jovem sobre ter escolhido a camisa 11 por influência do Baixinho. Mas, no Barça, Romário era o 10 no time treinado por Johan Cruyff entre 1993 e 1994
.
Read More

Confira a Rodada das Quartas de Final do Intermunicipal

Após empatar o primeiro jogo contra Ibicaraí, na casa do adversário, pelo placar de 1X1, a seleção de Ipiaú não saiu do 0X0 neste domingo no estádio Pedro Caetano e levou a decisão para os pênaltis. A seleção visitante errou duas cobranças e perdeu a vaga para o time ipiauense, que enfrentará no próximo domingo(04), em casa, o time de São Francisco do Conde.
Read More

Notícias do Flamengo


Conselho confirma candidatura de Patricia Amorim à reeleição no Fla

Conselho de Administração rejeita pedido de impugnação da chapa da presidente. Jorge Rodrigues também é liberado para concorrer



Patrícia Amorim presidente do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Patricia Amorim vai concorrer à reeleição em
dezembro (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
A presidente do Flamengo, Patricia Amorim, teve sua candidatura à reeleição homologada pelo Conselho de Administração na noite desta quinta-feira, na Gávea. Jorge Rodrigues também foi liberado para concorrer no pleito. O órgão se reúne para analisar pedidos de impugnação contra três candidatos: Patricia, Jorge Rodrigues e Wallim Vasconcelos, nesta ordem. O caso da atual presidente foi o primeiro a ser votado, e os conselheiros decidiram, por 58 votos a 22, que ela poderá concorrer ao segundo mandato na eleição do dia 3 de dezembro. Jorge Rodrigues teve vantagem ainda maior em favor de sua candidatura: 72 a 9.
Dos 101 conselheiros aptos a votar, 81 compareceram à Gávea nesta quinta. Um deles votou nulo no caso de Patricia Amorim. Antes de o candidato passar pela votação, o advogado de cada um apresentou a defesa. Marco Assef representou Patricia. Integrantes da oposição, incluindo o ex-presidente Márcio Braga, apresentaram o pedido de impugnação da candidatura da presidente sob a alegação de gestão temerária, argumentando que as contas de 2011 não foram aprovadas.
Já Jorge Rodrigues foi denunciado por opositores porque o estatuto proíbe que candidatos à presidência tenham relação comercial com o clube. Ele é dono da Triunfo Logística, que ostenta sua marca na camisa rubro-negra. Além disso, o empresário não teria cinco anos de vida associativa no Flamengo.
A votação é realizada no Auditório Rogério Steinberg, que foi isolado com cavaletes de ferro. Só é possível entrar no local mediante apresentação de senha.
Além dos três candidatos cuja situação é analisada pelo Conselho de Administração, concorrem à presidência do Flamengo no triênio 2013-2015 Lysias Itapicurú, Maurício Rodrigues e Ronaldo Gomlevsky.
Read More

Coluna do Leonardo Gaciba - A Tecnologia no Futebol




Você viu a matéria deste fim de semana do ESPORTE ESPETACULAR a respeito da utilização da tecnologia “gol não gol” no mundial interclubes deste ano? 
Se não viu, vale a pena entender como as coisas funcionarão:





Nos dois campos do torneio as tecnologias serão diferentes: Em um o sistema de ímãs, em outro o sistema de câmeras com imagens cruzadas.
Essa é a grande discussão do momento: Utilizar ou não imagens em jogos de futebol?
Tenho repetido incessantemente que sou a favor do uso da tecnologia no futebol para auxiliar o olho humano já que, cientificamente comprovado, o ser humano chegou ao seu limite e em algumas jogadas não tem condições de tomar uma decisão 100% correta tendo em vista a velocidade do futebol, a “arte” dos atletas e o ângulo de observação que lhe é propiciado.
Não sou advogado de defesa da FIFA e muito menos tenho a pretensão de ser, mas creio que a entidade está coberta de razão nos passos que está dando.
Justifico minha opinião pelo fato da entidade máxima do futebol ser inflexível com a confiabilidade de 100% nas informações que serão passadas ao árbitro e que estas informações sejam instantâneas, simultâneas ao acontecimento. É o fato do sistema “gol não gol”. Não há polêmica: ENTROU OU NÃO ENTROU! 1 segundo depois o árbitro apita e PONTO. Foi ou não foi gol, sem contestações!
Digo isso pois tenho preocupação de a utilização das imagens para discussões técnicas sejam MAIS polêmicas do que o próprio jogo em “real time”. Você já se imaginou vendo um jogo em que seu time faz um gol decisivo e o atleta sai correndo para a torcida, beijando o escudo, arquibancadas tremem; em casa, você quase quebra a TV para comemorar. 30 segundos depois, DESAFIO! Tensão no ar, vimos a imagem e deduzimos que o atleta estava 2 centímetros a frente do seu adversário no momento do lançamento. O gol não valeu! Frustração e o jogo recomeça, a equipe adversária entra na área e o atacante recebe um tranco “polêmico”. O árbitro nada marca! Ufa; contra-ataque mortal de seu time, bola para a ponta direita e GOLLLL. Agora você pode gritar a vontade, seu time será o verdadeiro campeão. Mas, desafio adversário sobre o tranco na área. Os árbitros olham na TV demoradamente por três ou quatro ângulos diferentes, discutem, debatem, divergem e após 5 minutos decidem: Gol anulado, foi pênalti anteriormente e cartão vermelho para o zagueiro de seu time! Meu Deus, ISSO seria LEGAL de viver? Para piorar você viu o replay do tranco na área e “na sua opinião” não foi pênalti (lances interpretativos aceitam opiniões divergentes). Pronto: POLÊMICA armada e o que vinha para ajudar cria a maior confusão do mundo! Mesmo que vejamos dez vezes o replay, “aquele tranco” será motivo de discussões por anos e mais anos; nada diferente do que é agora.
Estou “viajando” ou você acha que isso não será difícil de ocorrer?
Este é o problema da utilização de imagens, além de ser subjetivo, faria com que o rítmo do jogo fosse quebrado e por muitas vezes nos sentissemos palhaços por ter comemorado um gol que não valeu. Além disso, NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES o replay não é a certeza da solução dos problemas.
A FIFA utiliza como exemplo um jogo do Brasil na Copa do Mundo em que o zagueiro Jr Baiano fez um pênalti que somente o árbitro viu! As 32 câmeras da FIFA que estavam fazendo a transmissão não conseguiram mostrar a penalidade. O árbitro foi crucificado e teve sua passagem de volta para casa emitida por ter “inventado” a penalidade. No dia posterior, uma rede de TV que estava fazendo um documentário a beira do campo sobre o atacante que teria sofrido a penalidade e ,por este fato, o filmou os 90 minutos do jogo, mostrou o que nenhuma das câmeras oficiais flagaram: Jr Baiano quase “rasgou” a camisa do atacante na jogada. O pênalti havia sido marcado corretamente. Correria para o aeroporto para trazer o árbitro de volta e um pedido de desculpas de todos que haviam criticado fortemente sua decisão. O que fazer neste caso? Voltar para o estádio um dia depois?
Por este motivo, vou complementar minha frase do início do post: Sou 100% a favor da tecnologia desde que ela seja 100% confiável e não interpretativa! Senão, voltaremos para a vala comum…

Read More

35ª rodada pode ter Flu campeão, Palmeiras rebaixado e São Paulo garantido na Libertadores; veja as chances


A 35ª rodada do Campeonato Brasileiro pode acabar com o Fluminense campeão, Grêmio e São Paulo garantidos na Libertadores da América de 2013 e Palmeiras e Figueirense rebaixados à Série B, fazendo companhia ao já degolado Atlético-GO. 

Para isso, uma série de combinações de resultados tem de acontecer. O ESPN.com.br fez as contas e mostra, abaixo, como os times podem assegurar a taça, se classificarem de vez para a disputa do torneio continental e caírem para a segunda divisão. 

Título
Fluminense, 73 pontos
Será campeão na 35ª rodada se:

1 - Vencer o Palmeiras, e o Atlético-MG não somar três pontos (perder ou empatar) contra o Vasco

Como ficaria:

Fluminense - 76 pontos - 11 pontos de diferença restando apenas 9 em disputa
Atlético-MG - 65 pontos 

2 - Empatar com o Palmeiras, e o Atlético-MG perder do Vasco 
Como ficaria:
Fluminense - 74 pontos - 10 pontos de diferença restando apenas 9 em disputa
Atlético-MG - 64 pontos 

Libertadores
Fluminense, 1º, 73 pontos - Já está garantido ao menos na fase pré-grupos; garante vaga direta se somar mais três pontos 

Atlético-MG, 2º, 64 pontos - Já está garantido ao menos na fase pré-grupos 

Grêmio, 3º, 63 pontos - Precisa de mais um ponto para se garantir na fase pré-grupos

São Paulo, 4º, 59 pontos 

Botafogo, 5º, 51 pontos

Internacional, 6º, 51 pontos

Vasco, 7º, 50 pontos 

O chamado G-4 estará fechado na 35ª rodada se:

1 - O São Paulo vencer o Grêmio, e Botafogo e Internacional não somarem três pontos (perderem ou empatarem) contra Portuguesa e Ponte Preta, respectivamente

Como ficaria: 
São Paulo - 62 pontos - 10 de diferença restando apenas 9 em disputa
Botafogo - 52 pontos
Internacional - 52 pontos -

2 - O São Paulo empatar com o Grêmio, Botafogo e Internacional perderem de Portuguesa e Ponte Preta, respectivamente, e o Vasco não vencer o Atlético-MG

Como ficaria:

São Paulo - 60 pontos, 18 vitórias - Com apenas três rodadas para o fim, poderia ser alcançado em pontos, mas não em número de vitórias
Botafogo - 51 pontos, 14 vitórias
Internacional - 51 pontos, 13 vitórias
Vasco - 51 pontos, 14 vitórias

Degola
Portuguesa, 15º, 40 pontos

Bahia, 16º, 40 pontos

Sport, 17º, 36 pontos - Não pode ser rebaixado na 35ª rodada

Palmeiras, 18º, 33 pontos - Será rebaixado na 35ª rodada se perder do Fluminense, e Portuguesa e Bahia vencerem seus jogos contra Botafogo e Cruzeiro, respectivamente

Como ficaria:
Palmeiras - 33 pontos - 10 pontos de diferença restando apenas 9 em disputa 
Portuguesa - 43 pontos
Bahia - 43 pontos

Figueirense, 19º, 29 pontos - Mesmo que vença o Sport, será rebaixado na 35ª rodada se Bahia e Portuguesa vencerem seus jogos contra Botafogo e Cruzeiro, respectivamente 

Como ficaria:

Figueirense - 32 pontos - 11 pontos de diferença restando apenas 9 em disputa 
Portuguesa - 43 pontos
Bahia - 43 pontos

Atlético-GO, 20º, 23 pontos - Já rebaixado
Read More

WALDEMIR VIDAL SANTOS DRT-BA 4.260 - ABCD-BA 544

Tecnologia do Blogger.

Neymar fora do jogo contra o Haiti - Falando de Esportes - 19/06/26