quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Formado na Itália como técnico, Mancini retorna ao Brasil: 'Quero trabalhar'

Formado na Itália como técnico, Mancini retorna ao Brasil: 'Quero trabalhar'
Foto: Reprodução / Instagram
Ex-jogador e agora técnico de futebol, Mancini está de volta ao Brasil há cerca de um mês e está morando em Belo Horizonte. Aos 39 anos, ele retorna da Europa à procura de trabalho no futebol brasileiro.

"Eu joguei muitos anos no futebol italiano, que é uma escola muito bacana na parte tática e na parte defensiva. Então, quando terminei a minha carreira de jogador eu voltei lá para fazer cursos. Tem muita coisa boa acontecendo no futebol brasileiro e eu quero contribuir com minha bagagem de quase 20 anos como jogador e também os aprendizados fora de campo", afirmou em entrevista ao site "Uol Esporte". "Tirei três anos da minha vida para me qualificar e aprender e agora estou pronto, quero trabalhar", completou.

Alessandro Faiolhe Amantino, mais conhecido como Mancini, pendurou as chuteiras após a disputa do Campeonato Mineiro em 2016 defendendo o Vila Nova. Ele começou a carreira no Atlético-MG e jogou na Portuguesa, São Caetano e América-MG. Em 2012, vestiu a camisa do Bahia. No futebol italiano, teve passagem marcante pela Roma, onde atuou por cinco temporadas, além de atuar no Venezia, Inter de Milão e Milan.

Logo após a aposentadoria como jogador, Mancini se mudou para a Itália para estudar. Pela Federação Italiana de Futebol (FIGC), ele fez cursos e atividades e obteve licenças da Uefa de nível B, A e Pró, que é o máximo oferecido pela entidade dando permissão para trabalhar em qualquer lugar do mundo. Os estudos foram concluídos em outubro do ano passado. Porém, antes de se formar, ele teve sua primeira experiência como treinador. A estreia durou pouco, apenas três jogos no comando do Foggia, da quarta divisão italiana. Foram duas vitórias e uma derrota. Após ter sido contratado em agosto do ano passado, ele deixou o cargo no mês seguinte e na época explicou que sua saída se deu por incompatibilidade de visões do futebol (relembre aqui). 

A passagem no Foggia deixou uma certeza em Mancini, a da profissão de professor da bola. E ele não descarta trabalhar nas categorias de base ou em times de divisões inferiores. "O contato humano, o fato de estar dentro do campo e a relação das pessoas quando você teve uma carreira bacana como a minha são coisas que me animam. Estou esperando um projeto interessante e quero começar de baixo, passo a passo, sem queimar etapas", falou. "Veja o Rogério Ceni, que começou no topo e depois voltou para trilhar o caminho certo que levou a um grande trabalho", finalizou.

0 comments:

Postar um comentário

WALDEMIR VIDAL

Tecnologia do Blogger.

ROGRAMA FALANDO DE ESPORTES - 28-03-2024